Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 19:33:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como funciona um pedal?  (Lida 6626 vezes)
Frango
Visitante
« : 05 de Novembro de 2011, as 10:42:21 »

Pessoal eu montei um fuzz face para um trabalho da faculdade (Engenharia Elétrica 2º Periodo)
Vou apresentar esse mês, mas nas minhas pesquisas não consegui descobrir realmente o funcionamento dele.
O que eu entendi basicamente é que o pedal recebe o sinal da guitarra, aumenta ele até saturar e depois ele abaixa o volume desse sinal saturado.
O que eu queria saber é como cada componente influi no som do pedal, para que serve os transistores os capacitores resistores e tals.. Eu só sei
que os capacitores filtram o som e evitam ruidos. Como estou no começo da facu não tenho muita base ainda, se voces poderem me ajudar
ficarei super grato.. =]
Valeu pessoal abrass..
« Última modificação: 05 de Novembro de 2011, as 11:34:15 por Plautz » Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #1 : 05 de Novembro de 2011, as 10:45:37 »

Mais mastigadinho do que isso, imporssível!

http://www.geofex.com/article_folders/fuzzface/fffram.htm
« Última modificação: 05 de Novembro de 2011, as 11:34:22 por Plautz » Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #2 : 05 de Novembro de 2011, as 11:41:37 »

Pra você saber como cada componente funciona, na teoria, é bom estudar sabe? mas pra quem quer fazer modificações e alterações no pedal, basta utilizar um injetor de audio, não de sinais, em cada componente, daí você modifica bem a gosto
Registrado
Frango
Visitante
« Responder #3 : 06 de Novembro de 2011, as 10:29:42 »

rafammbass

Muito bom o site parece estar tudo muito bem explicado, mas meu ingles não esta afiado e o google translate é muito incoerente.
Procurar algum amigo para ver se traduz isso ai pra min.

Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 06 de Novembro de 2011, as 14:59:03 »

Aqui no forum tem alguns topicos que relacionam sobre isso.
Alguns deles:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1371.0
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1013.0

Tem outros, mas no momento so me recordei destes.  Smiley
Registrado

Frango
Visitante
« Responder #5 : 06 de Novembro de 2011, as 16:31:55 »

GrAmorin

Estes topicos foram de imensa ajuda..
Só ainda não consigo entender para que serve os resistores e os capacitores no caso do fuzz face.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #6 : 06 de Novembro de 2011, as 22:16:13 »

Frango, seria de grande ajuda se você estudasse um pouco de eletrônica básica, nesse caso, para começar.  Um cursinho de inglês também vai ser de grande ajuda.
Registrado

diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #7 : 07 de Novembro de 2011, as 12:29:06 »

GrAmorin

Estes topicos foram de imensa ajuda..
Só ainda não consigo entender para que serve os resistores e os capacitores no caso do fuzz face.

Fiz Engenharia Elétrica também, sou formado a algum tempo, porém nunca trabalhei com essa parte de eletrônica. O que te falo é como já falaram, fica difícil de entender sem antes estudar eletricidade básica, eletrônica básica e tudo mais, provavelmente você ainda não chegou nessas disciplinas na faculdade.

Outra dica que te dou, é fazer um curso técnico, um que seja bem prático, ou monte uma bancada em casa e vai estudando projetos, porque na engenharia aprende-se muito a teoria, e você acaba tendo pouco envolvimento com esses assuntos na prática.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #8 : 07 de Novembro de 2011, as 15:20:35 »

Tente estudar o circuito RC e RL... este tipo de assunto ajudará a você entender como um sinal alternado se comporta ao passar por um capacitor (RC) ou por um indutor (RL)... no caso dos resistores, eles basicamente, limitam a tensão.
Para se mais metódico, faça uma lista de componentes e começe a ler que cada um faz, e em quais configurações você pode encontrá-lo. Depois disso, analise o seu pedal, que você será capaz de identificar a função de cada componente.
http://www.4shared.com/document/GqLPT5Ay/Introduo_a_Anlise_de_Circuitos.html
Acho que este livro te ajuda.
Siga esses passos que falei para escrever seu relatório, e com certeza sua nota será muito boa!

Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #9 : 07 de Novembro de 2011, as 15:57:38 »

Concordo com o que o Adiel sugeriu, reafirmo as palavras do Diego, e aconselho as palavras do Lamer.

Sem conhecer o basico, nao tem como entender como funciona.
O ingles, é comum na area eletronica, por isso tem uma certa importancia.
Como o Diego disse, engenharia é muito teorico, por isso é bom ter contato com a parte pratica.
Registrado

Frango
Visitante
« Responder #10 : 07 de Novembro de 2011, as 16:43:32 »

Adiel

Está é a minha intenção, fiz a inscrição para a prova do senai. Quero fazer o curso tecnico em eletrônica..
E o curso de inglês tambem está em meus planos, só tenho que ver os horarios que vou encaixar tudo..


diego.fcs

Sei que não dá para entender o funcionamento sem o basico da eletrônica, mas sabe como é a facu né..!
Os professores mandam agente fazer um projeto mas nos nunca nem vimos um resistor dentro da sala de aula, ai fica dificil..
Por isso to correndo atras e tentando adiantar algumas coisas que só vou ver lá na frente.. Quanto ao curso ja fiz incrição da prova do senai   Legal!

Lamer

Valeu pelo livro vai ser de grande ajuda... =]

Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #11 : 08 de Novembro de 2011, as 10:06:29 »

Outra coisa Frango, normalmente esses cursos disponibilizam os laboratórios para você utilizá-los fora do horário das aulas, pegue uns projetos simples, seja de pedais ou outros simples tipo "pisca-leds", sirenes e tal e monte no protoboard, aí nesses laboratórios você terá fontes excelentes, multimetros, osciloscópios, geradores de sinal e tudo mais, dá para você montar e analisar todo o circuito utilizando esses equipamentos.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #12 : 09 de Novembro de 2011, as 00:28:00 »

Não espere explicações satisfatória dos professores... o pouco sei é pesquisando, seja na net, livros, forum...   ou seja, eles te explicam o mínimo.. a maior parte das faculdades não fazem a ligação teórica-prática.. e quando existe não é a contento... o SENAI é a unica escola, que eu conheço, que faz isto muito bem.
Para quem quer ser um bom Engenheiro.. Laplace, FFT, integrais e derivadas nunca são demais.. porém conhecer o lado prático (técnico), ajuda a enxergar a aplicação da teoria.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal