Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 11:45:59

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Boss OD-2  (Lida 31337 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #15 : 24 de Abril de 2012, as 11:50:29 »

Como prometido:

Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #16 : 24 de Abril de 2012, as 12:01:36 »

Uma observação, pra quem pretende montar: os operacionais discretos do canal "turbo" (Q10-Q11-Q12 e Q13-Q14-Q15 e resistores associados, no esquema linkado pelo Roberto) operam com 5.6V de alimentação - não é qualquer FET que vai funcionar...
Desculpe a discordancia, mas os FETs sao 2SK30, que sao de uso geral. Pode ser usado no lugar deles o K118, K117 ou ainda K184, com perfeito funcionamento.
Ja nao posso afirmar sobre os J201 que o pessoal tem o costume de usar.

Pessoal, só dando uma satisfaçao:
Nao postei o material, sinceramente, porque desanimei em fazer um material e o pessoal ter medo de monta-lo, foi o caso do DS-2.
Acabei de comentar isso em um post http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=176.msg78066#msg78066

Mas tendo interessados, volto a retornar a produçao do material.
Mas antecipo que este modelo é de uma complicidade media-alta, tendo trilhas extremamente finas (04 mm), que passam entre terminais de transistores. Esse é o ponto de maior dificuldade, digo na confecção da placa, o resto é ate mais facil e tranquilo.

Ferro, belas fotos.  Legal!
Essa é a versão mais atual do OD-2, que usa o jack DC ja embutido na placa.
A versão que tenho o layout é a mais antiga, onde o Jack é fora da placa.
Creio que nao se tenha diferenças significativas.
MAs essas fotos podem, e sao de grande utilidade.

Bom pessoal, aqui ficou meu comentario, dêem suas opinioes, se ainda se interessam ou nao pelo material.
gfr
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #17 : 24 de Abril de 2012, as 12:34:47 »

Discordando da sua discordância:

No operacional discreto é o 2sk117-GR, VGSoff entre -0.2 e -1.5V. Mesmo no pior caso deve mal ou bem funcionar.

O 2sk30 tem um VGSoff entre -0.4 e -5V, com uma alimentação de 5.6V, alguns vão funcionar, outros não. Pra citar alguns comuns no Brasil, o 2n5457 tem  um VGSoff entre -0.5 e -6V, o BF245 tem um VGSoff entre -0.25 e -8V. Se você der sorte, ou tiver uma tonelada pra selecionar, qualquer um deles funciona. Ou não.

O J201 tem um VGSoff entre -0.3 e -1.5V, provavelmente funciona, mas o Idss é bem menor que o 2sK117, que na versão GR é entre 2.6~6.5 mA. Não sei como isto vai influenciar a distorção.

-----
Achei este esquema do OD-2r, a versão mais nova:
http://www.sugardas.lt/~igoramps/article20/boss_od_2r.gif

O parte turbo é alimentada com 8V (segundo o esquema) e não 5.6V como no OD-2 sem "r" e no ROD-10. Aí a seleção de fets fica mais fácil.

Segundo http://www.bossarea.com/loadpage.asp?file=boxes/od2r.xml

The OD-2R has the same internal circuitry as the OD-2. Tests has shown that the R model has higher gain than the original but sounds very similar.

A diferença pode ser justamente por causa da alimentação.

Nunca toquei neste novo, o antigo eu usei emprestado por um bom tempo e adorava.
« Última modificação: 24 de Abril de 2012, as 12:52:35 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #18 : 24 de Abril de 2012, as 13:02:32 »

O engraçado é que este "novo" é de 1989.  Cheesy
Eu comprei em Miami e depois revendi para um amigo que não o usou.
Agora em 2007 eu recomprei dele.
Esta novinho.

Abraços.
Colaborador

Obrigado

« Responder #19 : 24 de Abril de 2012, as 14:03:20 »

Estranho...

http://www.bossarea.com/loadpage.asp?file=boxes/od2.xml
The OD-2 was sold from August 1985 to November 1994.
http://www.bossarea.com/loadpage.asp?file=boxes/od2r.xml
The OD-2r was sold from November 1994 to July 1999.
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #20 : 24 de Abril de 2012, as 14:20:13 »

gfr

Pois é eu já havia visto esta informação, mas eu acho que esta errada pois no máximo eu
posso esta enganado por um ano pois eu estive em Miami em 1989 e em 1990.

Acho que comprei na primeira viagem em 1989, mas posso esta enganado, pode ter sido
no ano seguinte.

Comprei na Guitar Center na North Kendall drive, ao lado do Shopping Center Dadeland Mall.

Conheço bem a área pois entre 95 e 98 morei em Miami.

Abraço.

Correção, correção, correção!

É possivel sim que tenha sido em 1994! (ou começo de 95)
Me lembrei que antes de ir morar em Miami (em junho de 1995) eu trabalhei em uma importadora de produtos
de informática e fui para Miami em um dia e voltei dois dias depois, apenas para levar produtos
com defeito (RMA).
Talvêz tenha sido aí que eu comprei.
Desculpem a memoria já não é das melhores.
Me lembro que vendi a este meu amigo o pedal e a guitarra  que tinha na época, uma Fender Stratocaster
made in Brasil, feita pela Giannini.
A guitarra ele vendeu mas o pedal ele guardou, e eu recomprei agora em 2007.

Assim é.  Desculpem já é a idade. Sad
« Última modificação: 24 de Abril de 2012, as 14:44:52 por Ferro_Velho » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #21 : 24 de Abril de 2012, as 14:31:02 »

O antigo provavelmente é esse:

Em:

http://www.hobby-hour.com/electronics/s/od2-turbo-overdrive.php
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59

« Responder #22 : 24 de Abril de 2012, as 17:00:31 »

GrAmorim Me interesso muoito por esse pedal, ainda mais que saiu de linha.

Gfr Esse esquema é de um micro rack? você consegue outros dessa série?

Obrigado.
Colaborador

Obrigado

« Responder #23 : 24 de Abril de 2012, as 18:20:04 »

Achei pelo google.

Achei o phaser também:

http://img.photobucket.com/albums/v474/mhammer/rph10-a.gif
http://img.photobucket.com/albums/v474/mhammer/rph10-b.gif
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #24 : 25 de Abril de 2012, as 20:41:35 »

Discordando da sua discordância:

No operacional discreto é o 2sk117-GR, VGSoff entre -0.2 e -1.5V. Mesmo no pior caso deve mal ou bem funcionar.

O 2sk30 tem um VGSoff entre -0.4 e -5V, com uma alimentação de 5.6V, alguns vão funcionar, outros não. Pra citar alguns comuns no Brasil, o 2n5457 tem  um VGSoff entre -0.5 e -6V, o BF245 tem um VGSoff entre -0.25 e -8V. Se você der sorte, ou tiver uma tonelada pra selecionar, qualquer um deles funciona. Ou não.

O J201 tem um VGSoff entre -0.3 e -1.5V, provavelmente funciona, mas o Idss é bem menor que o 2sK117, que na versão GR é entre 2.6~6.5 mA. Não sei como isto vai influenciar a distorção.

Discordando da discordancia, perguntando!  Cheesy
Se funcionasse mal, se nao funciona, ou se com sorte funcione, não acha que fabricantes teriam percebido isso?
Afinal, assim é usado ha mais de 30 anos.
Veja por exemplo o lendario CS-2, que usa um K30, e tantos outros modelos dos anos 80...
Desconheço de algum pedal que funcione, de vez enquando, ou funcione com sorte...  desde que nao tenham algum defeito é claro.
Veja que os pedais usam um FET no chaveamento, geralmente K30 ou K118, e sao polarizados com 1/2 V (4,5V) da alimentaçao (9V), e funcionam perfeitamente...

Tal pedal foi produzido comercialmente, em escala industrial, e nao se ouve dizer por ai que um funciona, outro nao, as vezes funciona, as vezes nao, etc...  pelo contrario, esses pedais sao sempre bem ditos, como por exemplo o modelo referente a este topico.

Certos FETs tem finalidades especificas, mas funcionam em outras funçoes.
Como por exemplo o BF245 é para RF, mas funciona como um pré de audio, mas nao funcionara bem como chaveador.
O K30/117/118 funciona bem tanto quanto pré, quanto chaveador. Embora o 30 e 118 tem melhor desempenho como chaveador do que o 117.
O K246 funciona bem como pré, e pessimo como chaveador, na verdade nem serve para chavear, fica oscilante.
O J111/113 são proprios para chaveamento, mas funcionam como pré.
O J201, nunca usei 1  Cheesy   entao desse nao posso falar...

Pode estar havendo algum desentendimento referente as caracteristicas e funcoes dos FETs, e do circuito.
gfr
Colaborador

Obrigado

« Responder #25 : 25 de Abril de 2012, as 21:06:26 »

Eu não estou dizendo que o 2sK30 não funciona, em geral. No caso específico do OD-2 "antigo", tem estágios alimentados com 5.6V (o 1/2 Vcc destes estágios é 2.8V), então a chance de não funcionar é razoável. Tanto, que nestes estágios a Boss não usou 2sk30, usou o 2sk117. No resto do pedal usou o 2sk30. Se desse pra usar o mesmo fet no pedal todo, facilitava e barateava a produção, aposto que eles usariam.

Se funcionasse mal, se nao funciona, ou se com sorte funcione, não acha que fabricantes teriam percebido isso?

Tanto perceberam que
1) usaram um fet diferente nesta parte do circuito, pra minimizar riscos e
2) na versão seguinte (OD-2r) mudaram a alimentação pra 8V ao invés de 5.6V, pra diminuir ainda mais a chance de dar problema.

Desconheço de algum pedal que funcione, de vez enquando, ou funcione com sorte...  desde que nao tenham algum defeito é claro.
Veja que os pedais usam um FET no chaveamento, geralmente K30 ou K118, e sao polarizados com 1/2 V (4,5V) da alimentaçao (9V), e funcionam perfeitamente...

Pois eu já vi vários boss e ibanez que vazam som distorcido pro som limpo, às vezes, dependendo da temperatura. Por que o fet estava um pouquinho fora do ideal, mas dentro da especificação ainda.
« Última modificação: 25 de Abril de 2012, as 21:08:22 por gfr » Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #26 : 25 de Abril de 2012, as 22:14:24 »

...No caso específico do OD-2 "antigo", tem estágios alimentados com 5.6V (o 1/2 Vcc destes estágios é 2.8V), então a chance de não funcionar é razoável. Tanto, que nestes estágios a Boss não usou 2sk30, usou o 2sk117. No resto do pedal usou o 2sk30. Se desse pra usar o mesmo fet no pedal todo, facilitava e barateava a produção, aposto que eles usariam.

Tanto perceberam que
1) usaram um fet diferente nesta parte do circuito, pra minimizar riscos e
2) na versão seguinte (OD-2r) mudaram a alimentação pra 8V ao invés de 5.6V, pra diminuir ainda mais a chance de dar problema.

Observe que a Boss usou C945 e C2240 (versao antiga) e C3378 e C2458, A970, A1335 e A1049, quando poderia ter usado o mesmo em todo circuito...   mas porque disso?
O C2240 apresenta um resultado muito superior que o 945 em audio, por ser proprio para audio, por isso a Boss o usou na buffer de saida (versao antiga).
O mesmo com o K117...
O K117 apresenta um resultado melhor para uso como amplificaçao de audio do que o K30, por isso foi usado.
Como eu disse no post anterior, o K30 funciona melhor que o K117 para chaveamento.
O K117 é proprio para audio, enquanto o K30 é para uso geral e audio.
Futuramente a Boss passou a usar o K184 no lugar do K117 para esta configuraçao.
Outra diferença, fica por conta do timbre, o K30 tem uma, K117 tem outra, e K184 tem outra.
Esse pode ser outro motivo.

Com o tempo, e evolução... os usuarios desejavam que os pedais tivessem mais ganho... este pode ser outro motivo pelo qual a Boss aumentou a tensao de 5,6V para 8.
Isso se observa no trecho em um de seus posts:
The OD-2R has the same internal circuitry as the OD-2. Tests has shown that the R model has higher gain than the original but sounds very similar.

A diferença pode ser justamente por causa da alimentação.

Pois eu já vi vários boss e ibanez que vazam som distorcido pro som limpo, às vezes, dependendo da temperatura. Por que o fet estava um pouquinho fora do ideal, mas dentro da especificação ainda.
Isso passa a ser defeito ou algo que esteja incorreto.
Quando fui roadie, toquei em lugar que estava frio e lugar que estava quente, isso com diferença de um dia para  o outro, e nunca aconteceu tal descrito.
E ainda hoje (que ja nao toco mais profissionalmente),  nao vejo acontecer isso em meus pedais (tanto Boss e Ibanez).
Onde moro ta sempre calor, e derrepente, de um dia para o outro a temperatura cai de 32°/38° para 16°/18°.
Meus Boss sao dos antigos, e Ibanez tenho das series 5 (sondtank), 7 (Tonelok), 9 e 10.
POr isso tal feito, pode ser algum defeito ou anomalia.
felixmeirelles
Visitante
« Responder #27 : 25 de Abril de 2012, as 23:40:18 »

Veja só a Maxon, a Ibanez e a Boss não são reconhecidas por ter os pedais mais "duros" do mercado a toa. Você pega pedais mal conservados de mais de 20 anos atrás que ainda falam muito alto e bem. Tentar questionar os transistores usados é como questionar as rodas de um carro.

O que acontece é que tem muitos projetos de clones na internet que não mostram quais as variantes corretas dos transistores, que no caso dos boss podem ser 2SK30ATM GR ou 2SK30ATM Y.

Vejas as diferenças de zona de saturação entre os modelos R, O, Y e GR:
IDSS classification  R: 0.30~0.75, O: 0.60~1.40, Y: 1.20~3.00, GR: 2.60~6.50

Isso sem contar os K30 piratas ou similares, que podem ter especificações diferentes.

Garanto que se usarmos o modelo e variante certos original da Toshiba teremos um chaveamento consistente para os próximos 30 anos.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #28 : 25 de Abril de 2012, as 23:57:12 »

Corretissimo!
Foi algo que faltou ser mencionado antes.
Essas variantes fazem sim grande diferença.

E componentes piratas ou similares, as caracteristicas informadas, podem nao ser tão verdadeiras.
felixmeirelles
Visitante
« Responder #29 : 26 de Abril de 2012, as 01:45:45 »

GrAmorin só para acrescentar outra coisa ao que você tinha dito, acontece que tem muitos projetos antigos da boss que usam a fonte ACA (12vdc).

Podemos destacar o DS-1(v.1), o OD1, o CE2, o HM-2, o SD-1(v.1) entre tantos outros.

Acontece que muitos handmakers e usuários se confundem e usam fontes PSA 9v nestes pedais sem as devidas adaptações em seu circuito.

É muito comum culparem o flipflop porque é o sistema que indica primeiro a tensão errada.

Lista de pedais e consumo (os boss com tensão)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Em: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/80859/

obs: exite também o ACA-120G que é 9v mas não serve nos pedais antigos.
« Última modificação: 26 de Abril de 2012, as 01:47:45 por felixmeirelles » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: