Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 10:33:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Válvula com problema ou projeto de amp ruim? (RESOLVIDO)  (Lida 10905 vezes)
designermx2
Visitante
« : 01 de Novembro de 2011, as 23:32:02 »

Pessoal, no antigo forum (o verde) existiam alguns conteúdos como testar valvulas usando multímetro. Confesso que não achei tão fácil a explicação, mas era melhor do que não ter. Anjo

Bom, vamos ao meu problema.

A um tempo atrás, tive várias aulas com o povo aqui para descobrir que aquele Angela Super Single Ended era uma furada. Acho que depois de quase um ano, tomei coragem e remontei o 5F2A (projeto Original), porém, como meu transformador estava super dimensionado para utilizar duas 6v6, acabei colocando uma 6l6 no lugar da 6v6. Assim, mantenho a potência ( aproximadamente 11w) e utilizando metade das peças e sem aquele monte de adaptações (leia-se armengo).

Quando finalizei, tive apenas um problema: Na 6v6 havia um grande apito na hora que liga (6v6 funcionando perfeitamente antes no "antigo" AMP), imaginei que fossem as diferenças de valores do transformador (amperagem, power, bias, etc...). Coloquei a 6L6 e ela liga, mas inicialmente ela fica Azulada (bem visível) e depois começa a xiar e dar uns barulhos como se fosse cabo solto no plug da guitarra , mas não coloquei nada na entrada... diga-se de passagem!

A dúvida é:

Depois de ligado tive os resultados:

350v na fonte (depois de ligar a chave e tirar o standby), sem ligar dava 390v

Pino 8 com 26v (salvo engano, se estivesse bem dimensionado seria no máximo 18v), valor errado

Pino 3 para o pino 8: 370v


Pergunto: A válvula pode estar ruim ou pode ser por erro em algum outro valor? Modifiquei a resistência do cathodo para que o Bias se adequasse e mesmo caindo para 16.75 ela tinha os mesmos sintomas.

Alguma sugestão? Não queria comprar uma válvula se esta estiver funcionando. Ficarei meio triste em comprar uma nova e acontecer a mesma coisa ou acabar estragando. Como vocês fazem os testes da válvula sem os equipamentos específicos?

É um Azul meio púrpura...


Se for válvula ruim, alguém aqui vende delas novas? Vejo Eduardo falando: "Lá na loja..." mas não sei se vende peças. Tem como comprar com cartão pelo site?

Abraços



« Última modificação: 14 de Março de 2012, as 22:33:00 por designermx2 » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #1 : 02 de Novembro de 2011, as 00:25:03 »

Cara, espere o Eduardo dar a opinião dele, mas ta me parecendo valvula com dissipação além da conta. Acho que precisa ajustar o BIAS. Mas pode ser que ela esteja respondendo assim porque ja esta com defeito, e mesmo o que seria uma dissipação ideial pra ela ja é demais.
Mas qual a voltagem no pino 4?
A loja que o Eduardo costuma comentar é a www.altanatubes.com.br, que por acaso ele é o dono, e que por acaso é especializada em valvulas.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #2 : 02 de Novembro de 2011, as 00:28:20 »

Azul tipo assim:

http://cdn.head-fi.org/f/fa/fa1bfa2d_p361590860-5.jpg
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #3 : 02 de Novembro de 2011, as 00:55:30 »

Ou assim???  Evil
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/79/Kt88_power_tubes_in_traynor_yba200_amplifier.jpg
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
designermx2
Visitante
« Responder #4 : 02 de Novembro de 2011, as 07:46:56 »


Kem, a cor é mais próxima a essa, mas não tem esse alaranjado todo. Só o filamento fica aceso e o azul é meio púrpura mesmo, além de ficar no final da válvula... lá de baixo até mais da metade dela.

Pelo que andei estudando bossman, algumas válvulas gasosas ficam azuladas mesmo, mas acho que não é o caso da 6l6GC.

-----
Cara, espere o Eduardo dar a opinião dele, mas ta me parecendo valvula com dissipação além da conta. Acho que precisa ajustar o BIAS. Mas pode ser que ela esteja respondendo assim porque ja esta com defeito, e mesmo o que seria uma dissipação ideial pra ela ja é demais.
Mas qual a voltagem no pino 4?
A loja que o Eduardo costuma comentar é a www.altanatubes.com.br, que por acaso ele é o dono, e que por acaso é especializada em valvulas.

Quanto ao bias, eu vi que estava alto, mas está oscilando. Antes eu testei com 330R e ficou em 30. Subi para 500R e ficou nesse valor, depois coloquei 750 e normalizou o valor, mas os sintomas são os mesmos. Fiquei pensando se não é alguma coisa na alimentação, já que o transformador era utilizado em outro projeto. Como Eduardo disse que eu poderia utilizar meus transformadores com a 6l6 sem problemas porque eles suportavam (está no tópico estalos no amp. valvulado), acabei optando por isso, tirando todas as alterações do angela e do alemão. Ficou um 5F2A Purinho.

----------

Hoje pela manhã fui fazer novas medições, já que a rede de dia muda em relação a noite:

Entrada de linha: 127vac (cravados)

Saída do transformador: 290v - 150ma

P3: 395vdc
P4: 354
P8/3 : 394
P8: 28v


Como era um capacitor de 25/25 no cathodo, mesmo sabendo que existe uma margem (geralmente de 10%) resolvi colocar um de 25uf/50v e advinhem... mudou os valores todos depois que topei na entrada do pré para ver se tinha sinal!

P3:308
P4:294
P8/3: 248
P8:70v

Fiquei espantado, porque coloquei o capacitor novo de 50v e subiu mais ainda (bem mais comparado o percentual da primeira).

Resolvi tirar a válvula e olhar agora de dia e vi duas coisas:

Uma coloração tipo arco-íris no pé do socket e uma mancha bem suave esbranquiçada (tipo leite aguado). Acho que essa válvula já era, mas fiquei na dúvida: Se eu pegar uma zeradinha hoje e colocar no lugar, não vai estragar a válvula não?
« Última modificação: 02 de Novembro de 2011, as 08:29:39 por designermx2 » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #5 : 02 de Novembro de 2011, as 20:13:34 »

A 6L6 fica azulada sim! Já usei umas 6L6 da Sovtek e ficaram azuladas no escuro sim.

-----
Uma coloração tipo arco-íris no pé do socket e uma mancha bem suave esbranquiçada (tipo leite aguado). Acho que essa válvula já era...

Também acho...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
designermx2
Visitante
« Responder #6 : 02 de Novembro de 2011, as 22:06:02 »

É bossman... agora a noite tive a certeza. O catodo tava dando 1.5v e o resto estava normal. Não estava mais azulada, mas ainda saía som. Acho que tá lenhada mesmo.

De qualquer forma, comprei na Altanas (loja do Eduardo) uma 6l6wxt+ da Sovitek. Porém tenho uma pergunta:

Pode ter sido o meu equipamento que estragou a válvula, ou ela já estava ruim (não lembro de ter visto o esbranquiçado no início da montagem.

transformador: 127vac - In | 290/300vac - 150ma Out... 3.15 -CT- 3.15 v - 5A

Não estou usando retificadora, mas tenho standby.
transformador de saída de 15w
Resistor de cathodo atual é 250R (para teste) , mas inicialmente era de 500R

O que sugerem? Corre algum risco de estragar a válvula nova até concluir a regulagem de bias, ou posso colocar sem medo e ir alterando o resistor do cathodo e demais para afinar a válvula?

 
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #7 : 02 de Novembro de 2011, as 22:20:35 »

Cara eu não posso te dar certeza mas já estraguei uma 12au7 no circuito também... Assim como você não tenho certeza absoluta de que foi o circuito que a estragou mas, lembro-me que a válvula estava sem a mancha branca antes de eu a meter no soquete.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 03 de Novembro de 2011, as 06:26:56 »

Senhores:

Cadê o esquema do amplificador? Como você podem começar a querer encontrar o problema no amplificador sem saber direito o que foi que ele montou?

Designer, antes de por a 6L6 você devia fazer ele funcinar direito com a 6V6 e com um transformador correto. Esse do Super Angela não serve para a 6L6 nem para a 6V6.

O que deve estar acontecendo é oscilação em alta frequência. Se apitava com a 6V6, com a 6L6 o apito é muito mais forte e numa faixa acima do que seu ouvido pode perceber. Isso causa sobrecarca de placa, o que provoca a luz azulada nas válvulas.

Válvulas velhas também emitem a luz azulada.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 03 de Novembro de 2011, as 06:32:23 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #9 : 03 de Novembro de 2011, as 15:33:17 »

Eduardo sem querer desmerecer seu conhecimento mas como disse eu tenho um par de 6L6's sovtek e elas são novíssimas! e mesmo assim emitem a luz de coloração azul. Pra corroborar oque eu escrevi colei esse comentário do Carlos Adolphs.

As válvulas só não podem ficar brancas nem com a placa vermelha, com azul (resultado de ionização das poucas particulas remanescentes de gases nobres no interior do bulbo) ou sem ele, não há o menor problema.Quando fica com bulbo esbranquiçado, significa que está entrando ar e o fim já aconteceu ou está próximo.Se a placa(toda aquela parte metálica acizentada externa) ficar com tendencia a avermelhar(não é a parte central interna), comece a rezar, pois ela vai fundir e entrar em curto-circuito.Uma mancha espelhada de algum lado do bulbo também é normal.
Abc!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #10 : 03 de Novembro de 2011, as 17:08:38 »

Oi Bossman

Com certeza a luz azulada por si só não quer dizer muita coisa, no entanto é mais comum ver válvulas antigas emitindo essa luz!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #11 : 03 de Novembro de 2011, as 18:29:28 »

...
transformador: 127vac - In | 290/300vac - 150ma Out... 3.15 -CT- 3.15 v - 5A
Não estou usando retificadora, mas tenho standby.
Não entendi essa parte...  Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
designermx2
Visitante
« Responder #12 : 03 de Novembro de 2011, as 19:54:49 »

...

transformador: 127vac - In | 290/300vac - 150ma Out... 3.15 -CT- 3.15 v - 5A
Não estou usando retificadora, mas tenho standby.


Não entendi essa parte...  Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes


O transformador entra 127ac , mas tem duas saídas : 290vac e 300vac com 150ma.

Não estou usando válvulas como 54uG , mas pontes de diodo.

Senhores:

Cadê o esquema do amplificador? Como você podem começar a querer encontrar o problema no amplificador sem saber direito o que foi que ele montou?

Designer, antes de por a 6L6 você devia fazer ele funcinar direito com a 6V6 e com um transformador correto. Esse do Super Angela não serve para a 6L6 nem para a 6V6.

O que deve estar acontecendo é oscilação em alta frequência. Se apitava com a 6V6, com a 6L6 o apito é muito mais forte e numa faixa acima do que seu ouvido pode perceber. Isso causa sobrecarca de placa, o que provoca a luz azulada nas válvulas.

Válvulas velhas também emitem a luz azulada.

Abraços

Eduardo

Acho que eles tentaram me ajudar pela identificação de características na válvula Eduardo. Uma vez li (não lembro em qual post) que quando a válvula ficava branca, ela estava ruim e salvo engano, foi um post que você explicou isso. Ai Perguntei do azulamento, mas no dia seguinte a vi branca e agora ela dá apenas 1.2v de chatodo. Ela já era mesmo, mas não quero correr esse risco com a nova.

Como pretendo montar outros amps como o AC30 e 5F6A , queria saber se isso é normal e da para ir regulando com válvulas novas ou se corre o risco de queimar (isso lembrando que dessa vez usarei os transformadores corretos).

Layout (seguido a risca):
http://taweber.powweb.com/store/5f2a_layout.jpg

Eduardo, lembra quando agente (leia-se você e eu apenas obedeci entendendo os processos depois de alterar) fez aquelas correções no Super SE? Então, em http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1049.msg16625;topicseen#msg16625 você até falou que o transformador suportava uma 6L6 (não em paralelo) e tal, sem problema algum. Foi por isso que resolvi desfazer daquele "monstro de duas cabeças " como você havia colocado e montei esse (usando muito menos peças... talvez até metade).

Agora lembro que antes de algum ponto, agente tinha usado um resistor de 250R no transformador(acho que antes do primeiro capacitor, mas fiquei na dúvida se era apenas para aquele projeto ou se nesse também precisaria.

Outra coisa que eu fiquei em dúvida foi:

Se a 6l6 consome mais que a 6v6, não seria correto pensar que uma 6l6 ficaria "normal" em determinado ponto de potência onde uma 6v6 não conseguiria trabalhar, queimando ou gerando ruídos? (isso é teoria, ok?)

Quanto à válvula, comprei a você uma ontem, a 6l6wxt+ la na altanastubes.


Por isso que eu queria ver se conseguiria usar sem queimar para poder "equilibrar" o amp. Não penso em utilizar um transformador novo num amp de 11w. Até porque queria reaproveitar esse (tá novinho).

Como vou comprar equipamento correto para montar um  Fender 5F6A de 50w, ai sim vou estar com comprando as coisas com cuidado desde a primeira peça. Esse foi refugo do outro que já começou errado bem errado (e por conta do transformador "apenas", provavelmente esse vai ser um pouco errado) , mas bem menos que o anterior

« Última modificação: 03 de Novembro de 2011, as 22:05:30 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #13 : 04 de Novembro de 2011, as 08:00:17 »

Oi Designer

De fato, o transformador deve aguentar a 6L6. Agora, você querer adaptar as coisas assim sem muito estudo é algo temerário. O Cogumelo construiu um SE com a 6L6 que está funcionando direito. O melhor seria você pegar o esquema dele e ver os valores dos resistores.

Hoje estou saindo de férias e estarei menos frequente no forum por uns dias, então você vai ter que contar com a ajuda dos demais colegas!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #14 : 04 de Novembro de 2011, as 09:22:03 »

Sem problemas. Vou verificar isso sim. Valeu e boas férias... mas não gaste todo o dinheiro em las vegas viu? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

Como o primeiro amp estava com fios soltos e muita solda por cima de solda, n queria cometer o mesmo erro e acabei fazendo uma coisa que só me toquei aqui no trabalho. Agrupei todos os fios, torcendo-os ou com fitas de nilon (tipo presilha), assim ficou tudo muito junto e pode ser capacitância parasita.

O que acham? Pode ser?  Se for, queria entender uma coisa... o porque escuto com a 6V6 e não com a 6L6?
« Última modificação: 04 de Novembro de 2011, as 14:29:59 por designermx2 » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal