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Autor Tópico: Ponte Tune O-Matic Les Paul  (Lida 20267 vezes)
xandaum
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« : 01 de Novembro de 2011, as 15:46:26 »

Afinal de contas..para que serve esta peça?



Qual a finalidade dela "subir" e "descer"? Roll Eyes



« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, as 16:19:06 por Plautz » Registrado
evileudo
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« Responder #1 : 01 de Novembro de 2011, as 15:55:04 »

Afinal de contas..para que serve esta peça?

Serve para segurar as cordas.

Qual a finalidade dela "subir" e "descer"?

Bem, diminui a tensão das cordas na ponte com os ajustes de oitava, sonoricamente (essa palavra existe?) dizem que aumenta ou diminui o sustain. Eu sempre deixo a minha toda pra baixo.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, as 16:19:16 por Plautz » Registrado
Chris
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« Responder #2 : 01 de Novembro de 2011, as 16:08:59 »

alem do que o evileudo citou
eu ja ouvi dizer que diminuindo a tensão no cordal a pegada das cordas na escala fica mais macia
tem até gente que usa as corda passando por cima do cordal igual as les paul junior.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, as 16:19:22 por Plautz » Registrado

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« Responder #3 : 01 de Novembro de 2011, as 16:31:04 »

Chris,

A ponte a qual você se refere, creio eu, é a "WrapAround", que é feita apenas de uma peça (diferentemente da Tune-O-Matic, que é composta de cordal e ponte) já com as compensações de afinação de cada corda préajustadas, como algumas da PRS. Já existem modelos com os saddles ajustáveis hoje em dia.

Tensão demais na ponte pode não ser tão interessante assim, por isso há a possibilidade de ajuste de altura do cordal ou stoptail de acordo com a altura da ponte. Há alguns que preferem passar as cordas por cima e usar o cordal bem baixo. Eu faço isso em minhas LP's originais. Mas pra ser sincero não saberia dizer se isso melhora alguma coisa...rs
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« Responder #4 : 01 de Novembro de 2011, as 16:39:38 »

Há quem diga que um dos segredos do grande sustain dos modelos da Gibson se deve ao ângulo fechado do headstock e das cordas na ponte, daí a possibilidade de ajuste do ponto ideal para cada instrumentista.
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Chris
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« Responder #5 : 01 de Novembro de 2011, as 17:37:46 »

Alex

a ponte que eu me referia é a tradicional mesmo da les paul, se eu não me engano o Zakk Wylde
usa dessa forma que eu falei
se bem que ele usa os bordões muito pesados quase corda de baixo  Cheesy
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« Responder #6 : 01 de Novembro de 2011, as 18:16:44 »

Alex
a ponte que eu me referia é a tradicional mesmo da les paul, se eu não me engano o Zakk Wylde
usa dessa forma que eu falei
se bem que ele usa os bordões muito pesados quase corda de baixo  Cheesy

Já vi guitarras usando a ponte tradicional do modo como o Chris descreveu acima também.
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« Responder #7 : 02 de Novembro de 2011, as 09:37:07 »

Sim, foi o que eu disse que faço nas LP's da Gibson, mas não sei se realmente ajuda em algo...

-----
http://www.youtube.com/watch?v=Hi_ettgvDio

« Última modificação: 02 de Novembro de 2011, as 10:18:33 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #8 : 03 de Novembro de 2011, as 09:51:11 »

Fiz estes testes ontem á tarde e...sinceramente...não percebi diferença alguma na tensão das cordas, nem no sustain (cronometrei o "soar" da corda, inclusive) Undecided

Observando que usei cordas com bitola 0.11 na Les Paul Standard usada nos testes.
Deve realmente ser perceptível em encordoamentos mais pesados...sei lá Wink
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« Responder #9 : 03 de Novembro de 2011, as 09:54:05 »

Quais testes?

Para guitarra eu considero .011 pesadinhas, uso .010, sustentam muito bem.
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« Responder #10 : 03 de Novembro de 2011, as 16:50:42 »

Na boa, a tensão das cordas não deveria mudar.
Se mudasse, as leis da física estariam enterradas.
A tensão delas está ligada à distância, diâmetro e regulagem do tensor do braço.
Se ela apenas passou por trás e saiu por cima do cavalete, não vejo porque mudaria algo.
Sustain....hum...também acho que não vá mudar em nada.
Mas como quem usa isso tem nome....então tá.

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« Responder #11 : 03 de Novembro de 2011, as 17:02:56 »

A tensão total das cordas mesmo não muda, fica dependendo do tipo de corda, calibre,  comprimento e afinação usada.

O que, creio eu, seja diferente é a força exercida sobre cada peça de apoio, já que o ângulo muda, vetorialmente há mudança na divisão de forças. Física, mecânica, Newtoniana, sem necessidade de "quantum".

Mas me refiro a coisas como a altura do cordal em relação à ponte e ao ângulo do headstock. A coisa do "topwraping" pode ser mojismo mesmo.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2011, as 17:04:51 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #12 : 03 de Novembro de 2011, as 18:07:43 »

Mojo ou não, vou experimentar um dispositivo que muda a angulação das cordas no cavalete da minha SS, que dizem aumentar o sustain da mesma, que é próximo de nenhum...

Dê uma olhada aqui:

http://www.northcoastmusic.com/buzzstop/
« Última modificação: 03 de Novembro de 2011, as 18:17:39 por Adiel » Registrado

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« Responder #13 : 03 de Novembro de 2011, as 19:19:17 »

O Buzzstop funciona, melhora mesmo! Milagre nào há, mas o sustain passa a ser bem melhor que nada (SIC!).

E, Adiel, consegui fazer a alavanca da SS funcionar!!! E graças ao seu apoio "emocional"....rs
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« Responder #14 : 03 de Novembro de 2011, as 19:22:27 »

 Legal! Legal! Legal! Legal!

Grande Alex!  

Fotos?
« Última modificação: 03 de Novembro de 2011, as 19:25:30 por Adiel » Registrado

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