Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 05:40:42

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Flanger Fl301  (Lida 4419 vezes)
Choppedal
Visitante
« : 01 de Novembro de 2011, as 12:57:09 »

Olá amigos dos pedais!
Peguei umas férias e ontem fiquei o dia inteiro montando o flanger da tonepad (e remontei o noise gate, que postarei no tópico equivalente).

Ao final da noite consegui ligar, porém além da oscilação BBD do mn 3101, o pot Regen e o trimpot VR103 maxregen transformaram meu pedal complexo e caro em uma sirene de um transistor e algumas pecinhas  Cry
(como uma microfonia)
Alguma dica sobre como regular essa placa?

Não achei no google tópico sobre esse flanger funcionando no fórum, por isso este post; se não deveria ser aberto por favor apagar.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, as 13:35:06 por Choppedal » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #1 : 01 de Novembro de 2011, as 13:34:37 »

Primeiro a correçao:
O esquema eletrico deste pedal, contem um erro, que passa desapercebido.
É os capacitores eletroliticos C125 e C126, que ficam no oscilador (pinos 6 e 7 do IC 105).
No esquema esta 10/47 (10uF), na verdade estes e3letroliticos sao de 47uF x 10V.
No tonepad, fizeram o layout e usaram o valor errado...

Este é o primeiro ponto que te informo.

Sobre o ajuste "regen",  é um pouco chato.
Porque digo que é chato?
Os flangers da Ibanez, usam um equipamento chamado "sincroscopio" para fazer o ajuste do regen.
Mas tem um modo alternativo.

Primeiro de tudo, voce deve regular o clock (vr101), coloque todos controles no min.
Ajuste o trimpot vr101 para no pino 2 ou 6 do MN3007  ter 40Khz.
Feito isso, regule o bias (vr102), esse é facil.
Injete um sinal de 400Hz (senoidal) na entrada, ajuste o referido trimpot para ter uma onda sem distorcao no ponto CP10 (pino 1 IC 102).

Agora vem o ajuste do regen...
Esse seria nescessario o uso do tal sincroscopio...
Vou sugerir a forma alternativa... uma forma baseada no ajuste do BF-2.
Sem sinal de entrada, coloque todos controles no min.
Encoste uma chave de fenda em CP-4 (pino 7 IC 102), ajuste o vr 103 para quando comecar a oscilacao.

Mas antecipo, que o som sirene nao vem do ajustes.
De uma conferida na montagem.

Mas depois de ajustado e funcionando legal, é um flanger legal (bom, para quem gosta).
gubterra
Visitante
« Responder #2 : 08 de Novembro de 2011, as 23:41:04 »

Ola chopp... seguinte cara isso é normal, é a regulagem dos trimpots se não regular direito, vira mesmo sirene!
Eu mesmo não consegui regular ele direito, e foi um dos primeiros que eu fiz, ja faz tempo...
Vo tentar seguir as dicas do mestre Amorim e ve se consigo regular melhor agora! hauhauhauhauhauhauha..... mais uma vez obrigado amorim!
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #3 : 09 de Novembro de 2011, as 14:05:43 »

Se o ajuste de regen (trimpot), estiver no maximo, e dependendo do ajuste que tiver no clock, pode acontecer a sirene.
Mas neste caso quando se mexe em um destes ajustes, principalmente o de regen, a sirene some.
É comum de colocar invertido o trimpot, invertendo o terminal do cursor, isso pode ocasionar a sirene, e fazer que o ajuste nao atue.

Ha algum tempo, estou preparando o material para montar o sucesor deste Flanger, como varias coisas se passaram, tera 2 opcoes.
Aguardem...
gubterra
Visitante
« Responder #4 : 09 de Novembro de 2011, as 17:40:13 »

Gramo....  onde eu coloco a ponta preta do multimetro pra medir a frequencia do clock do vr101?
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #5 : 09 de Novembro de 2011, as 17:58:50 »

Dependendo do multimetro, so usa uma das pontas para medir a frequencia, o meu é assim.
Caso seu multimetro nao fazer a captura da frequencia so com uma ponta, voce deve colocar a ponta preta em qualquer ponto GND.
Certifique que seu multimetro lê acima de 40KHz.
Caso a range for menor que 40KHz, é possivel fazer um divisor de frequencia e usar, eu faço isso.
gubterra
Visitante
« Responder #6 : 09 de Novembro de 2011, as 20:51:06 »

E o vr102, eu não tenho osciloscopio nem injetor de sinais..... posso achar a tecla mais perto de 400hz  do meu teclado.... é o unico injetor q tenho rsrsrsrsr Da pra regular sem osciloscopio?   akeles de ligar no PC serve bem a estes propósitos?   Obrigado mais uma vez amigo.. abraço!
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #7 : 09 de Novembro de 2011, as 23:40:37 »

Se for usar o teclado, nenhuma nota da os 400Hz exatos.
A nota "LA" é 440Hz, 400Hz da um SOL desafinado.
Voce pode usar algum programa de edicao de audio, como o Audacity, Cool edit, Soundforge, ou qualquer outro, para gerar os 400Hz.

...Da pra regular sem osciloscopio?   akeles de ligar no PC serve bem a estes propósitos?

Sempre quiz saber se estes osciloscopios (simuladores) de PC daria certo para regular o bias de pedais.
Eis que dias atras, montei um CE-2 e fui fazer o teste.
Comparei o ajuste usando um osciloscopio real, e o programa zelscope mostrou a imagem como no osciloscopio real.

Se usar o zelscope, afirmo que servira para este proposito. Outros programas nao testei ainda.
Mas pretendo fazer o teste tambem com o VA e o BipLab.
Choppedal
Visitante
« Responder #8 : 21 de Novembro de 2011, as 14:07:01 »

Obrigado GrAmorim, quando eu puder vou a algum lab e verificar essas regulagens.
Por enquanto, aumentei um resistor de 4k7 próximo, para 10k e aumentar a volta do pot regen.
Realmente é um efeito interessante, vou postar uma foto da caixa em breve.

gubterra, obrigado, estava achando que todo o trabalho resultaria apenas em um gerador de assobios!
  Imprimir  

Ir para: