Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 13:49:36

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: troca potenciômetros guitarra strato  (Lida 19881 vezes)
Tmc
Colaborador

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30

Se Deus é por nós quem será contra nós!

« : 27 de Outubro de 2011, as 09:26:26 »

Amigos,

Tenho uma guitarra strato (SSS), e gostaria de trocar os potenciômetros pois estão chiando que é uma beleza Angry
qual melhor opção 3 pot de 250k (dois audio e um linear) ou (um audio e dois linear)
gostaria de saber a opinião dos amigos se eu colocar um 500k vol. e dois 250k tone o que muda?

obrigado
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #1 : 27 de Outubro de 2011, as 09:41:50 »

Oi TMC

Que muda, muda! Provavelmente para pior! Se fosse melhorar, acho que a turma que faz a guitarra já teria tentado!  Cheesy

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #2 : 27 de Outubro de 2011, as 11:08:40 »

Vai de gosto, mas para quem já fez a experiência e sentiu a diferença. O jogo original com caps de .047uF é o original, que agrada a muitos. Se gosta de mais brilho pode usar pots de 500K nos Tones, ou valores mais baixos para os caps. Isso vai depender do timbre e valores dos seus pickups.

Eu, particularmente, aconselho a alterar os contoles de Tone para os atuais "greese buckets", uma boa inovação feita pela Fender em alguns de seus modelos. Você pode encontrar o circuito aqui nio site ou pela net. Procure
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #3 : 27 de Outubro de 2011, as 11:54:48 »

Alex, acho que se equivocou, 47n é comúm nas lespauls e acusticas que usam pots de 500k a 1M, na grande maioria das strats usa-se 22n e os 3 pots de 250k, normalmente o de volume é log e os outros 2 lineares.

Os pots de 500k (ou mais) deixam o som um pouco mais brilhante o que é mais indicado para captadores humbuckers.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #4 : 27 de Outubro de 2011, as 12:10:33 »

Eddie,

Você tem toda razão, eu troquei as bolas. Mil peerdões. Na verdade acabei de colocar uns caps nas LP´s, e pus 22nF na ponte e 15nF no braço, o que me forneceu o resultado que eu esperava. Com pots de 500K.

Mas os pots de Volume nas guitarras são lineares e os de Tone logarítmicos. O contrário do que se vê nos circuitos ativos... Pode me corrigir novamente se tiver trocado as bolas mais uma vez!...rs Batendo Cabeça
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #5 : 27 de Outubro de 2011, as 12:40:44 »

é... você trocou as bolas denovo, coloque um pot linear no volume e você vai ter a sensação de ter colocado uma chave pdt no lugar... ja coloquei pots log nos tones, mas não gostei muito da resposta.

O greasebucket que você mensionou é um grande avanço, da pra tirar aquele som de guitarra acústica na strato.
http://www.tdpri.com/telephoto/data/500/Greasebucket_Circuits.jpg

Outra mão na roda é o treeble bleed:
http://i44.tinypic.com/zlu70y.png
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #6 : 27 de Outubro de 2011, as 14:08:10 »

...uma chave pdt no lugar...

Uma chave com filiação partidária...  Cheesy  Cheesy
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
EddieTavares
Visitante
« Responder #7 : 27 de Outubro de 2011, as 14:31:43 »

Hehe, pois é +- isso...

O que ocorre é que quando você vai abaixando o volume o som fica inalterado até o 2-3 e de repente o som some, como uma chave.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #8 : 27 de Outubro de 2011, as 14:47:59 »

"Some manufactures like Fender use Audio taper pots for both volume and tone controls. Gibson on the other hand uses linear taper pots for both volume and tone. And still others use Linear taper pots for volume and Audio taper pots for tone (Ibanez?Huh?). However, if a problem of exists where a volume or tone pot has no effect on the sound, try a changing the taper."

http://www.guitarelectronics.com/c=jAzyHF9ECm3gS5Aj4z6wiPle7/category/wiring_resources_guitar_wiring_diagrams.wiring_faqs/

Pois é... mais tarde, em casa, vou até dar uma checada nas minhas guitarras...rs Pois fiquei confuso com isso...rs Eu sempre usei log pots para volume em qualquer circuito ativo que construí.
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #9 : 27 de Outubro de 2011, as 16:28:48 »

A diferença nos pots de tonalidade é mais menos pronunciada que nos pots de volume, se bem que, acho impraticável usar pots lineares para volume, e, pra ser sincero, ainda não testei nenhuma guitarra de fábrica que viesse com estes.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #10 : 27 de Outubro de 2011, as 17:22:37 »

A Fender usa nas Stratos POTs LOG para volume e tom. Ela não usa LIN em nada.
O Greasebucket foi calculado em cima de LOG... não sei se a resposta com LIN vai ser boa.
Minha opinião... As squier SSS vem com POTs de 500K... Fica aquele som ardido e sem peso...
As Fenders SSS vem com POTs de 250K... deve ter algum motivo pra linha melhor usar 250K...
I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #11 : 27 de Outubro de 2011, as 17:43:21 »

No caso dessas Squier, KEM, você saberia como são os pups? Se seriam cerâmicos e/ou com outro número de voltas tendo uma sonzinho menos "bell like"? Há diferenças quando se fala em pups single, pois há quem confunda um pup agudo e magricela com um que tem um grave legal e as altas frequências valorizadas.
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #12 : 27 de Outubro de 2011, as 21:32:35 »

Alex... Os captadores das squier são ceramicos, e uma barra só na parte de baixo, diferente dos Fenders Mexicanos que tem 2 barras, uma de cada lado dos slugs.
O enrolamento é feito a maquina, camado sobre camada... isso aliado aos pots de 500k da naquela caca que conhecemos...
O padrão para singles é 250K... realmente um captador single que tenha um som mais "gordo" pode ficar interessante com pots de 500K. Mas no geral, 250K é a melhor escolha.
Quanto ao greasebucket... Ele tem uma ação mais suave do que o controle de tom com um capacitor só. Não da aquele corte rapido de frequencia. Eu vendo ele pronto (parte eletrica completa) no ML tanto para strato quanto para tele, e sai bastante... Tem gente que compra um e em seguida compra mais pra colocar nas outras guitarras.
Eu ja postei o esquema dele aqui no forum. É facil de fazer e vale a pena...
« Última modificação: 27 de Outubro de 2011, as 21:35:47 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
EddieTavares
Visitante
« Responder #13 : 28 de Outubro de 2011, as 08:57:25 »

Eu tive um fender japonesa com uns captadores desses enrolados na maquina, ma eram de alnico, um deles deu problema e eu o rebobinei, acabei rebobinando todos os 3, realmente faz muita diferença, os captadores enrolados a mão tem um som macio, muito mais agradável.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65

Shut Up 'n Play Yer Guitar!

« Responder #14 : 28 de Outubro de 2011, as 14:22:01 »

ja que tocaram no assunto do Greasebucket
eu gostaria de perguntar pra quem ja testou, se o timbre com o controle todo aberto pro agudo
muda se comparado com o circuito de tonalidade tradicional com um capacitor só?

agora respondendo a pergunta do topico

na duvida use todos 250k log
linear pra volume só quando usa resistor em paralelo pra criar um falso log
mas isso é só pra ultimo caso, quando não tem opção.
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: