Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Fevereiro de 2025, as 20:46:32

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Capacitância Parasita  (Lida 14898 vezes)
FESTER
Visitante
« : 26 de Outubro de 2011, as 06:55:24 »

Bom dia pessoal, estou com umas dúvidas sobre capacitância parasita.

1) Como posso prever isto?
2) É medido pela tensão? Corrente? Ou pelos dois juntos?
3) Como sei o quanto de distância das trilhas devo deixar para que isto não ocorra?
4) E quais os sinais que o pedal apresenta quando ocorre capacitância parasita?

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) galera!!!!!
« Última modificação: 26 de Outubro de 2011, as 11:17:52 por Plautz » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #1 : 26 de Outubro de 2011, as 07:44:09 »

Oi Fester

1) Se a montagem for "porca", com muitos fios emaranhados, componentes sobrepostos, etc., com certeza terá.

2) Não dá para medir de forma direta. Ela existe de forma distribuida no circuito, em paralelo com resistores e demais componentes.

3) Se você fizer uma placa que dá para fazer em casa com percloreto e transferência, então ela não terá esses problemas. Capacitância em placas ocorre principalmente naquelas com várias camadas e trilhas de alta densidade, tipo informática. Mais importante que a distância entre as trilhas é a distância entre a placa de circuito e a caixa metálica do pedal.

4) Se a sua montagem apita sem motivo, tem um som muito grave ou muito agudo, é sinal que existe uma capacitância parazita.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 26 de Outubro de 2011, as 11:18:00 por Plautz » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
FESTER
Visitante
« Responder #2 : 26 de Outubro de 2011, as 08:47:23 »

Eduardo, muito obrigado pelas informações!

Bom, você mencionou que se a montagem fosse feita com um emaranhado de fios poderia dar capacitancia parasita, porém, eu fiz um protótipo de um layout para o pedal guvnor, onde em um monte de terminais que seriam para os potenciometros, todos alinhados um do lado do outro, com aproximadamente 3mm de distância um do outro, e por ai soldei os fios nos terminais (são 15 fios) e passei cinta plástica (vulgo enforca gato) em todos eles.

Enfim, estão todos juntos.... então poderia dar capacitância parasita ai? Pois quando coloco o potenciômetro de agudo no máximo o som fica muito agudo, e quando eu tiro um POUQUINHO SÓ do agudo o som já fica bem mais grave.

Pelo que esta acontecendo, então pode estar havendo cap. parasita não é?

« Última modificação: 26 de Outubro de 2011, as 11:18:07 por Plautz » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #3 : 26 de Outubro de 2011, as 09:21:31 »

Oi Fester

Por que você acha que os cabos de disco rígido PATA são chatos? Ainda por cima tem 80 fios e 40 deles são aterrados! Não seria muito mais fácil para o fabricante usar um cabo redondo com uma malha só?

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 26 de Outubro de 2011, as 11:18:17 por Plautz » Registrado

FESTER
Visitante
« Responder #4 : 26 de Outubro de 2011, as 10:06:31 »

ta explicado!!!

EU estava pensando em usar esses cabos flat, com um soquete que é bem mais prático.

Eduardo, v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) mesmo!!!

Abraçao.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2011, as 11:18:23 por Plautz » Registrado
Bertão
Visitante
« Responder #5 : 26 de Outubro de 2011, as 18:05:10 »

...Mais importante que a distância entre as trilhas é a distância entre a placa de circuito e a caixa metálica do pedal...

Por favor Eduardo Da pra explicar melhor isso?
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #6 : 26 de Outubro de 2011, as 18:12:50 »

A capacitância formada entre a placa e a caixa do pedal, se esta for metálica, é bem maior que a capacitância entre uma trilha e outra por conta das áreas envolvidas.
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 469

« Responder #7 : 26 de Outubro de 2011, as 18:39:25 »

A capacitância formada entre a placa e a caixa do pedal, se esta for metálica, é bem maior que a capacitância entre uma trilha e outra por conta das áreas envolvidas.

Então isso equivale dizer que o material da caixa altera o timbre do pedal ? Em caso positivo oque vai ter de gente se descabelando ai agora não tá no gibi!  Cheesy
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
lfaraujo
Visitante
« Responder #8 : 26 de Outubro de 2011, as 19:43:00 »

Toda interface metal-isolante-metal forma uma capacitância, muitas vezes são insignificantes mas em alguns casos pode interferir no sistema sim.. Experimente comprar um cabo de 5 metros pro seu iPod pra vc tirar a prova rs.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #9 : 27 de Outubro de 2011, as 06:35:11 »

Oi Pessoal

Se o circuito ficar afastado da caixa, o efeito cai na proporção inversa do quadrado da distância. Mas tem aqueles tipos que colocam um papelão no fundo da caixa e parafusam a placa de circuito contra o fundo. Aí tá pedindo para alterar a resposta!

O melhor é usar uns distanciadores e prender a placa suspensa dentro da caixa. Um centímetro já dá pro gasto!

Abraços

Eduardo
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #10 : 27 de Outubro de 2011, as 10:28:00 »

O melhor é usar uns distanciadores e prender a placa suspensa dentro da caixa. Um centímetro já dá pro gasto!

Estes distanciadores podem ser de metal ?
« Última modificação: 28 de Outubro de 2011, as 19:01:13 por bossman » Registrado

Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #11 : 28 de Outubro de 2011, as 07:15:54 »

Oi Bossman

Eu uso caninhos de cobre de 1/4 de polegada como distanciadores. O parafuso de 1/8 passa por dentro dele numa boa.

Abraços

Eduardo
vinealonso
Visitante
« Responder #12 : 07 de Novembro de 2012, as 15:16:41 »

Restou desenterrando, pois a questão da distância da placa pra caixa me chamou a atenção.

Eduardo, e no caso de pedais que utilizam jacks onboard, com caixas hammond por exemplo, que automaticamente deixam a face de solda da placa bem próxima a tampa? Algum tipo de capacitância neste caso seria inevitável então?
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #13 : 07 de Novembro de 2012, as 15:20:02 »

Algum tipo de capacitância neste caso seria inevitável então?

Não sou o Eduardo mas posso afirmar que sim! Mas é bom não ficar muito paranóico com isso se não tu pira... porque não é só capacitancia, deve ter alguma outra variável junto.
vinealonso
Visitante
« Responder #14 : 07 de Novembro de 2012, as 15:26:32 »

então o idela seria manter uma distancia mesmo? e um isolante, uma camada de borracha, por exemplo?
  Imprimir  

Ir para: