Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Outubro de 2024, as 20:23:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido  (Lida 13403 vezes)
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #15 : 10 de Novembro de 2015, as 14:31:18 »

Boa tarde, camarada.

Meu conselho pessoal é: ferramentas elétricas "baratas" são o barato que sai caro.

O que eu recomendo:

Tupia de fresa: você pode fazer uma guitarra com uma tupia do tipo laminadora. Uma que recomendo é a Makita 3709. Ela é bastante resistente e fácil de regular. O lado negativo dela é que pelo formato, pouco peso, e potência baixa tem que ir fresando com calma, senão ela dá coices e sai da peça, o que pode causar acidentes ou danos na peça em que estás trabalhando! Essa tupia possui um espaçador para fazer cortes como o de canaleta para binding também.

Utiliza fresas de 6mm ou 1/4" de diâmetro da haste, o que deve ser operado com cuidado porque sob pressão excessiva podem romper. Mas tomados os cuidados é bem mais em conta do que comprar uma tupia Bosch GOF 1300 que pode usar fresas com 1/2" de haste. Se você pode, vá na Bosch, mas se quer começar e está com orçamento limitado, pode deixar a Bosch para quando estiver fazendo bastante volume de trabalho.  Smiley

Construção com Molde: https://www.youtube.com/watch?v=NplyeCs16no

Para fresas, se você vai construir usando moldes (é útil e uma boa forma de construir) então adquira algumas fresas com rolamento. Alguns compram na Stewmac. Eu pessoalmente compro no site Tools Today, da marca Amana (israelense). Um set com uma fresa com rolamento superior de 1/2" de comprimento de lâmina por 3/8" de diâmetro para neck pockets e fresagens menores, uma fresa com rolamento superior de 1 1/2" de comprimento por 1/2" de diâmetro pra fresagens longas e profundas (como cavidade p/ trêmolo, controles e contornos do corpo); e uma fresa dessa com rolamento inferior (para complementar o trabalho da anterior em contornos do corpo) basta para fazer uma guitarra. O mais é por comodidade.

Serra Tico Tico é um outro item muito bom.

Serras de fita ou são muito caras e grandes, ou não dão conta de cortar direito uma madeira da espessura de um corpo de guitarra. Todo mundo que conheço que comprou uma serra tico tico de pequeno porte se arrependeu rápido. Eu prefiro usar a tico-tico para fazer o corte rustico a uma distância do contorno, e então fazer o contorno exato com molde e fresas como as que descrevi. Ainda assim recomendo uma tico tico de boa qualidade e potência, evita queimar a madeira. Prefira as que possuem um rolamento para guiar a serra, aí reduz inclinação do corte ao se fazer cortes curvos. Eu recomendo fortemente as tico tico da Dewalt. Mas Bosch e Makita também são boas.

Sobre Furadeiras, as de bancada são mais fáceis de utilizar. Eu tenho uma MOTOMIL daquelas pequenas. O único porém em relação a elas é que as furadeiras menores possuem pouca distância entre a superfície de trabalho e a coluna da furadeira, resultando em que esse espaço acaba sendo pequeno na hora de furar para começar uma cavidade de tremolo, ou furos para ponte Tune o Matic, etc: é difícil fazer furos localizados na área central do corpo da guitarra. Pode parecer excêntrico mas não é má idéia levar uma guitarra real na loja e ver o espaço, se consegues levar o corpo até o local da broca, com espaço o bastante.

A furadeira de bancada também permite a construção de uma prensa para inserção de trastes. Você prende essa ferramenta no mandril, e ela consiste em uma placa que possui a curvatura do raio. Sob o braço, coloque um "descanso" que permita manter a peça firme mas que também possibilite gingar a peça se necessário.

Uma furadeira de mão acaba sempre sendo útil também. Domine sua utilização e as coisas ficam bem mais fáceis.

***

Invista num amplo set de brocas; limas; grosa; formões diversos (desde os chatos até os com ponta em meia-cana... esqueci o nome).

Para fazer descanso de braço como da Strato, uma plaina (elétrica ou manual) pode ser útil também. Eu faço dessa forma, angulando a plaina manualmente para o desnível desejado. Para o contorno interno, da barriga, pode ser usado uma grosa, ou pode ser usado uma esmirilhadeira com disco de flap (uma série de lixas) que faz um desbaste rápido e satisfatório. O mesmo sistema da esmirilhadeira é conveniente para fazer archtops!

***

Quanto a lixadeira, não é necessário uma de bancada. É útil, mas não é necessário. Uma orbital dá conta. Novamente, não compre porcaria, vá de Makita, Bosch ou Dewalt.

***

Recomendo enfaticamente fazer amizade em alguma marcenaria onde eles possuam serra circular de bancada, plaina desengrossadeira, e plaina desempenadeira. Estas três ferramentas são grandes e caras, mas são muito úteis para dimensionar e esquadrinhar uma peça de madeira no tamanho certo e esquadro correto para colagem e montagem, e usinagem posterior.

Vale mais a pena combinar um precinho camarada para o marceneiro deixar isso a jeito para ti, do que torrar dinheiro em versões "hobby" dessas ferramentas que não darão conta depois de pedaços de madeira de tamanho e espessura relevantes para fabricação de guitarras.

***

Provavelmente esqueci de mencionar algo, mas espero ter ajudado!






 
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.032 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal