Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Julho de 2024, as 05:51:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Filtro eliminador de ruidos de 60Hz.  (Lida 35961 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #30 : 23 de Novembro de 2011, as 18:37:26 »

Oi Amorin

Parece que houve uma mudança significativa no timbre. As componentes de alta frequência estão lá, mas o erro de fase mudou a posição dos nós.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #31 : 24 de Novembro de 2011, as 10:32:20 »

Eu tenho uma dúvida sobre o ruído de 60 Hz: ele é um sinal "adicionado" ao original ou trata-se de sobreposição por "batimento"?
Motivo da pergunta: Estou lidando aqui em casa com um ruído 60 hz originado de dimmer (rf), ao se usar o equalizador, qualquer faixa que se atenue, o ruído prossegue. Este é um fenômeno que ainda não assimilei muito bem... Grato
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #32 : 24 de Novembro de 2011, as 11:08:47 »

Oi Rafael

Dimmers costumam gerar frequências que começam em 60Hz e se estendem ao infinito. Os que usam TRIACS cortam a senoide e isso gera uma componente em pulso retangular. Recomendo usar um filtro de linha antes do dimmer e blindar a caixa para evitar propagação de RF. O melhor mesmo seria usar um VARIAC no lugar do dimmer.

Abraços

Eduardo


Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #33 : 25 de Novembro de 2011, as 10:35:37 »

 Smiley Isso é que eu chamo de EAD
Usei filtro de linha só no equipamento de som, mas nem me passou pela cabeça usá-lo com o dimmer

Dica catálogada
Muito obrigado!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #34 : 25 de Novembro de 2011, as 15:15:03 »

Oi Rafael

Então preste atenção em alguns detalhes:

1- Use um filtro de linha que seja de fato filtro de linha. Tem um monte de réguas de tomadas no mercado que não são nada além de um benjamim grandão.

2- Filtros de linha isolam o que está ligado neles da rede, mas não um aparelho do outro. Ligar no mesmo filtro algo que faça e algo que sofra interferência será inútil.

3- Considere o uso de um VARIAC no lugar do Dimmer. É um equipamento mais caro, mas que não cria interferências na rede nem manda formatos estranhos de onda para o aparelho controlado.


Abraços

Eduardo
« Última modificação: 25 de Novembro de 2011, as 15:17:27 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #35 : 30 de Novembro de 2011, as 14:27:35 »

Oi Rafael

Então preste atenção em alguns detalhes:

1- Use um filtro de linha que seja de fato filtro de linha. Tem um monte de réguas de tomadas no mercado que não são nada além de um benjamim grandão.

2- Filtros de linha isolam o que está ligado neles da rede, mas não um aparelho do outro. Ligar no mesmo filtro algo que faça e algo que sofra interferência será inútil.

3- Considere o uso de um VARIAC no lugar do Dimmer. É um equipamento mais caro, mas que não cria interferências na rede nem manda formatos estranhos de onda para o aparelho controlado.


Abraços

Eduardo

Eduardo, você poderia sugerir alguma boa marca de filtro de linha? Me sugeriram APC mas tenho dificuldades de encontra-lo aqui em Recife e ainda por cima ele é 120v, mas a cidade aqui é 220v.

Agradeço desde já!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #36 : 30 de Novembro de 2011, as 14:41:07 »

Oi Diego

Faz o seguinte; pegue duas lâmpadas econômicas queimadas. Dentro da lâmpada você vai encontrar um anelzinho de ferrite. Pegue os aneizinhos e enrole 10 voltas de fio em cada um deles. Compre uma régua de tomadas e monte seu filtro dentro dela. Liga um anel em cada fio e um capacitor de 1nF ante e outro depois. Os capacitores cruzam de uma linha a outra e os indutores são atravessados pela corrente. Fica assim

                                    Indutor
Linha ------------------OOOOOOOOO------------------- Regua
                  |                                           |

              ====  1nF                            ==== 1nF
                 |                                            |
Linha-------------------OOOOOOOOO------------------- Regua


Deu para entender o esquema tosco?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #37 : 30 de Novembro de 2011, as 14:46:34 »

Deu sim, muito obrigado!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #38 : 30 de Novembro de 2011, as 14:50:19 »

Eduardo,

qual seria a bitola aproximada do fio?
Registrado
aron62br
Visitante
« Responder #39 : 30 de Novembro de 2011, as 15:13:16 »

Eduardo,

me engano ou vc. está propondo um filtro de rejeição de modo comum?

De fato, acho isso mais importante do que o filtro analizado, pois não é somente 60Hz que se mete no sinal, mas podem ser muitas frequencias, especialmente com a enormidade de fontes chaveadas que temos hoje: computadores, reatores eletrônicos, lâmpadas PL, carregadores de celular, e sei lá mais o que.

Essa bombas feitas na China, com a entrada de força toda limpa na placa, e jumpeada com fios, (economizam os componente que impediriam o ruído de voltar ) manda toda sorte de ruídos para a rede. Experimente ouvir ondas curtas com um receptor ligado na tomada e depois com pilhas e vc. verá o que eu digo.

Para vc. ter uma idéia, eu usava o radinho da minha avó para saber se o horizontal dos televisores estava oscilando: o fly-back é a mãe das fontes chavedas.

Saudações

Aron


PS,: apesar de ser um mal necessário, eu tenho um caso mal resolvido de amor e ódio com as fontes chaveadas...
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #40 : 30 de Novembro de 2011, as 16:52:08 »

Oi Pessoal

qual seria a bitola aproximada do fio?

Precisa ser grosso o bastante para aguentar a corrente da régua e fino o bastante para enrolar no anel de ferrite. Acho que um fio 23AWG está de bom tamanho

me engano ou vc. está propondo um filtro de rejeição de modo comum?

Exato! Esse circuitinho besta faz uma boa diferença na zueira de alta frequência que polue a rede. Pelo menos 6dB de melhora você consegue.

Sobre ondas curtas, com pilhas eu nunca tentei, pois meu Telefunken é valvulado, mas já viu a diferença em ouvir com a luz fluorescente acesa e apagada? Se for dessas lâmpadas com reator eletrônico nem faz tanto barulho, mas aquelas antigas com reator de ferro e estarter simplesmente impediam a audição.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #41 : 30 de Novembro de 2011, as 20:17:53 »

fontes chaveadas são uma coisa fantasticamente chatas pra gerar ruído(audível e não audível)...  interferência de ondas electromagnéticas temos uma poluição enorme que não existia alguns anos atrás:  o telefone celular!

No trabalho com instrumentação, até mesmo com um bom aterramento, tive um condicionador que não funcionava com qualquer celular ligado dentro do galpão.

Hoje em dia a televisão comum tem a sua sintonia bem prejudicada por essa poluição.  Até o ônibus passando lá na rua faz  a TVE daqui perder a sintonia.

Estou seriamente pensando em instalar um filtrão na entrada de energia da minha nova casa... e isntalar um bom terra, pois de uns anos prá cá, os problemas com isso com tem piorado.

T+
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #42 : 30 de Novembro de 2011, as 20:47:18 »

Estou seriamente pensando em instalar um filtrão na entrada de energia da minha nova casa...

É uma idéia bem interessante. Eu já pensei em algo mais radical. Queria instalar um inversor de frequência na entrada da rede, mas por R$7000,00, achei melhor continuar trocando lâmpadas.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #43 : 01 de Dezembro de 2011, as 16:21:11 »

Estou seriamente pensando em instalar um filtrão na entrada de energia da minha nova casa...

.... achei melhor continuar trocando lâmpadas.

Abraços

Eduardo

POis é..  as lampadas (pseudo-econômicas)são outro caso de poluição eletromagnética e ambiental, pois estão a espalhar mercúrio absolutamente por todo lado..  e é bem baratinho pra poluir, pra limpar(será possìvel??)  quero ver quanto vai custar.

Além disso, para justificar a troca das lampadas incandescentes para as mini-fluorescentes e depois para LEDs, é quase que lei as incandescentes queimarem logo....  e isso é bem fácil com a qualidade da energia declinando cada vez mais.

T+
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #44 : 02 de Dezembro de 2011, as 08:08:55 »

Oi Patines

Lâmpadas incandescentes sempre duraram 500 horas. Minha mãe tem um lustre grande na casa dela com 10 lâmpadas incandescentes. Toda semana quando vou vê-la, troco uma lâmpada. Outro dia achei que estava queimando demais e fiz a conta. Pelo tanto que ela deixa ligado, tem que queimar uma a cada 9 dias. São poucas as semanas que nenhuma queimou.

A gente ficou mal acostumado com as lâmpadas fluorescentes que duram 5000 horas. Eu lembro que quando eu era criança meu avô trocava lampadas na casa quase todo dia!

Sobre a poluição, na minha dicade, onde minha mãe mora, tem coleta seletiva e as lâmpadas são recolhidas a parte. Aqui em São Paulo tem no meu bairro também.

Em São Paulo foi uma iniciativa da prefeitura, mas na minha cidade foi o povo que comecou a separar e entregar para os lixeiros em saquinhos identificados. Não demorou para aparecer um reciclador recolhendo na cidade toda.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal