Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Julho de 2024, as 06:02:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Filtro eliminador de ruidos de 60Hz.  (Lida 35967 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #15 : 15 de Novembro de 2011, as 17:55:44 »

Filtrar a fonte nao é garantia de eliminacao de ruidos.
Observe este trecho:
Conforme dito em posts anteriores, o  texto do artigo:

Os roncos de AC ou corrente alternada pertubam todos que montam ou instalam  equipamentos de audio.
Muitas vezes esse ronco nao é resultado  da fonte com filtragem deficiente, realimentaçoes internas dos circuitos ou ainda faltas de blindagem, mas sim resultado  de uma captaçao  dos cabos de entrada  que sao muito longos  ou dos proprios transdutores que fornecem o sinal para amplificaçao.
Uma solucao para eliminar estes roncos na entrada do proprio  equipamento é a utilizacao de um filtro que seja sintonizado para rejeitar os de 60Hz.

Nao adianta eu filtrar a fonte de alimentacao, se o sinal é captado pelos captadores, ou pelo proprio cabo...

Infelismente nao posso afirmar sobre a funcionalidade fisica deste circuito, como ja mencionei, ainda nao o montei, apenas esta me faltando os capacitores de 82nF que nao encontrei em minha cidade.
Apenas montei em simulador. No simulador mostrou funcionar.
Mas como nem toda simulacao funciona na pratica, prefiro monta-lo antes, para depois dar certeza sobre sua funcionalidade ou eficacia.

Assim como muitos, tambem ja montei circuitos do Tio Newton, e nao  funcionaram...
Registrado

pavuna
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 0


« Responder #16 : 15 de Novembro de 2011, as 21:36:18 »

pessoal eu montei o filtro mas não achei diferença, com ele ou sem ele continua a mesma coisa, amanhã vou dar uma revisada pode ter alguma coisa errada.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #17 : 16 de Novembro de 2011, as 08:03:31 »

A meu ver, é uma ferramenta bem util.
se baseando no teste acima postado o corte de frequencias é apenas na região dos 60Hz, frequencia que naturalmente a guitarra não produz.
Trabalho em estudio de gravações, e normalmente cortamos todas as frequencias abaixo dos 80Hz nas linhas de guitarra, isso ajuda muito a desembolar a guitarra na hora da mix.
Vale lembrar que mesmo timbres de guitarra "pesados" não tem esses graves ai não.

Pois é...   pra que sintonizar um filtro em 60HZ??   O que de aproveitável tem na linha da guitarra lá pelos 40HZ ou abaixo??

Se é pra meter algum filtro, melhor seria um de segunda ordem e passa altas lá pelos 80HZ.  Fácil-fácil, já que geralmente é em forma de buffer.  seria um buffer com frequencia de corte inferior acima dos 60HZ.

Além disso, se for ligado na guitarra, acho melhor aumentar a impedãncia, pois os 82k, podem  "roubar o timbre"  com reclamam algumas pessoas dos pedais com essas impedãncias baixas.

Pra mim(minha singela opinião), o circuito proposto é uma teorização, mais do que uma coisa prática.

Minha opinião é que um circuito ativo, ou mesmo com Phantom-power na guitarra, com baixa impedância de saída, é a solução ideal pra eliminar (reduzir muito) esses ruídos de 60HZ ou outros colegas dele.

T+
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #18 : 16 de Novembro de 2011, as 15:23:48 »

Pavuna, voce ajustou o trimpot, como descreve no pdf?
... se for ligado na guitarra, acho melhor aumentar a impedãncia, pois os 82k, podem  "roubar o timbre"  com reclamam algumas pessoas dos pedais com essas impedãncias baixas.
No PDF tem menção de alterar o valor do resistor para melhor desempenho.

Sobre teorizacao, algumas funcionam do mesmo modo na pratica, outros nao...

Como disse anteriormente, e esta no primeiro post, ainda nao montei para testar, por isso nao posso dizer nada sobre o funcionamento.
Registrado

pavuna
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 0


« Responder #19 : 16 de Novembro de 2011, as 17:57:02 »

eu tentei ajustar mas não ouve mudança nenhuma talvez seja por que eu coloquei um trimpot de 100K, nesse final de semana volto a mexer nele.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #20 : 17 de Novembro de 2011, as 06:30:41 »

Pavuna, se você não seguiu a risca a receita, não pode dizer que o bolo é ruim! Antes de postar aqui que o circuito não dá resultado, faça os testes como se deve!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #21 : 17 de Novembro de 2011, as 11:20:22 »

Injete um sinal de 60Hz, 0db.
Pode ser gerado no PC mesmo.
Ajuste o trimpot para que se tenha o maximo de atenuacao.
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #22 : 22 de Novembro de 2011, as 16:50:30 »

Mexendo em algumas caixas por aqui, encontrei os capacitores de 82nF que me faltavam para montar o circuito para testar.
Acho importante fazer tais testes, para saber o resultado do circuito.

Os testes foram feitos com as seguintes frequencias:
1KHz, 440Hz, 200Hz, 100Hz e 60Hz.
Ambas com 0dB.

Os resultados foram os seguintes:
(melhor usar imagens do que dizer, concordam? entao coloco as imagens e faço um comentario.)
A linha vermelha é o sinal original, na entrada.
A linha azul é o sinal na saida do circuito.

1KHz.

Em 1KHz nao ha atenuação (A diferença entre um sinal e o outro se deve a perda do proprio circuito).

440Hz.

Atenuacao é praticamente nula. (A diferença entre um sinal e o outro se deve a perda do proprio circuito).

200Hz.

A atenucação é muito minima, quase nula.

100Hz.



A atenuação é minima.

60Hz.



Grande atenuação, deixando a passagem da frequencia quase a 0.

Os testes com ambas frequencias foram feitos observando o ajuste do trimpot, e apenas as frequencias de 60Hz e 100Hz sao afetadas dependendo do ajuste.

Quando ocorre o corte proximo a frequencia de 100Hz a frequencia de 60Hz nao sofre atenuação.
Quando ajustado devidamente para atenuar em 60Hz, a frequencia de 100Hz quase nao é afetada.
Como podemos ver nas imagens abaixo:

60Hz, com corte proximo a 100Hz (circuito fora de ajuste).




100Hz atenuado.


O que podemos dizer sobre o circuito?
Quais as conclusoes podem ser ditas?

Ps. Este foi um teste real e não uma simulação. Foi usado um software de osciloscopio e acompanhado em um osciloscopio de bancada, para comparação.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #23 : 22 de Novembro de 2011, as 18:05:11 »

Oi Amorin

De fato o circuito é bem seletivo na frequência que será cortada. A única coisa que escapa é uma pequena defasagem nas frequências baixas. Só falta saber se soa bem e como se comporta com um sinal complexo.

Parabéns pelo excelente trabalho!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #24 : 22 de Novembro de 2011, as 19:16:09 »

Se quer fazer um teste mais interessante... seria jogar uma frequencia de 0hz a 1khz nesse filtro, gravar no micro com um programa tipo o SoundForge, aplicar o analizador de espectro de áudio dele, que consiste em um gráfico de amplitude x frequencia..

Aí dá pra fazer uma idéia mais ampla de cada amplitude de cada frequencia..

um exemplo:

http://images.digitalmedianet.com/2004/Week_26/26i67nbz/story/annotated_spectrum400.jpg

Planejo fazer isso com o cabsim passivo que estou fuçando
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #25 : 22 de Novembro de 2011, as 21:01:47 »

Gr. Amorin, pra mim esta análise é satisfatória, o resultado é bem previsível, parabéns. Que software você usou? Como é a comunicação com o pc?  Palmas

-----
tipo o SoundForge

Recomendo o "Audacity", levíssimo e free ( legal e legal)
« Última modificação: 22 de Novembro de 2011, as 21:04:23 por Rafael O Leite » Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #26 : 22 de Novembro de 2011, as 23:51:27 »

seria interessante ligar a guitarra com a entrada desse circuito em um osciloscopio, observar como a interferencia atua na frequencia, projetar um filtro passa-banda extremamente eficiente (Butterworth?)
regular para essa exata frequencia da interferencia observada e anula-la, em seguida ajustar o ganho da saída ser fiel ao da entrada..

ainda concordo com o Eduardo nessa.. cabos e equipamento de qualidade deveriam ser o foco
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #27 : 22 de Novembro de 2011, as 23:59:18 »

Parabéns pelo excelente trabalho!
Grato.

Sobre o deslocamento, acontece de 200Hz para baixo.
Essa foi uma preoculpacao que tive, em relacao se funciona com sinal complexo.
Ate fiz o teste com um sinal complexo, mas acabei nao uppando a imagem, mas vou fazer isso ja.

É importante o teste com  sinal complexo, porque um determinado circuito pode funcionar bem em analises com equipamentos de medida, mas nao em uso real no audio.
Por isso pretendo fazer um teste usando uma guitarra.
So nao fiz antes, porque nenhuma das minhas guitarras tem ronco. Mas ja achei a solucao, tenho um pre que tem um pouco de ronco (HUM), nao por problema, mas porque esta sem os capacitores de filtro na alimentacao.

Se quer fazer um teste mais interessante... seria jogar uma frequencia de 0hz a 1khz nesse filtro... aplicar o analizador de espectro de áudio dele, que consiste em um gráfico de amplitude x frequencia..

Aí dá pra fazer uma idéia mais ampla de cada amplitude de cada frequencia..
Grato pela ideia. Nao tinha pensado nisso.
Farei isso.

Gr. Amorin, pra mim esta análise é satisfatória, o resultado é bem previsível, parabéns. Que software você usou? Como é a comunicação com o pc?  Palmas
Grato.
O software é o Zelscope.
Ele usa a placa de som, a comunicacao é so o cabo de entrada mesmo.
Ja comparei ele com o PicoScope (que usa um hardware externo para comunicao), e mais 2 outros.
Neste teste foi usado e comparado com um osciloscopio de bancada da Meguro (é o que uso em casa).

Conheco esse software a muito tempo... Ha alguns meses, tenho testado e comparando ele com um osciloscopio de bancada.
Em audio, ate a faixa admitida no PC ele tem se demosntrado eficiente e aceitavel.

Usarei o Audacity para fazer o novo teste proposto.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #28 : 23 de Novembro de 2011, as 06:48:02 »

Oi Amorin

Para incluir ruído na guitarra, ligue no amplificador usando um cabo de caixa, desses sem blindagem.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #29 : 23 de Novembro de 2011, as 17:54:21 »

Foi o que pensei em fazer tambem, ja que minhas guitarras estao com cabos blindados na parte eletrica, e por isso nao tem ruidos.

Posto agora, as imagens de um sinal composto.
E depois farei o teste da analise de espectro, como sugerido pelo Vision.







Registrado

Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal