Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Julho de 2024, as 06:23:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Filtro eliminador de ruidos de 60Hz.  (Lida 35975 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« : 20 de Outubro de 2011, as 13:44:03 »

Vi este circuito quando estava fazendo uma procura em revistas.
Achei interessante e de grande utilidade, por isso resolvi postar para compartilhar.

É um filtro que elimina o ruido de 60Hz que é tao presente e incomodo...

O circuito foi feito por Newton Braga, eu apenas re-desenhei a placa.

Informação atualizada em 22-11:
Circuito testado.
Funciona, cumprindo seu proposito em atenuaçao da frequencia de 60Hz.

PS. Testes foram feitos usando sinais fixos. Ainda nao foi testado com uso em instrumentos musicais.
Os testes podem ser visto neste post.

Layout
« Última modificação: 22 de Novembro de 2011, as 17:00:09 por GrAmorin » Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 20 de Outubro de 2011, as 13:49:26 »

Oi Amorin

Isso é um filtro passa altas ativo. Não vai cortar só o ruído de 60Hz, mas tudo o que for de baixa frequência. Acho que o resultado vai ser meio desapontador!   Sad

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 21 de Outubro de 2011, as 06:57:58 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #2 : 20 de Outubro de 2011, as 13:51:24 »

Bem legal Amorin!  Legal!

A proposta seria usá-lo depois da fonte, como se fosse um pedal sem chaveamento, correto?
Será que não teremos alteração no timbre?



-----
Sim teremos!
Respondido pelo Eduardo.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 20 de Outubro de 2011, as 14:05:48 »

No artigo da revista diz que faz atenuaçao na faixa dos 60Hz....  Diz cortar apenas frequencias muito proximas a esta faixa.
Tem ate um grafico mostrando a atenuaçao nesta frequencia.
Nao testei ele ainda.
Particularmente achei muito simples.

Mais tarde postarei uma parte do texto que esta na revista.

Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 21 de Outubro de 2011, as 07:02:33 »

Oi Amorin

Posta o artigo todo para a gente poder ver o que ele fala, mas esse tipo de indéia parece aquela história de filtrar pinga vagabunda para virar cachaça de alambique. O certo é usar cabos e plugs de boa qualidade para não captar o ruído em primeiro lugar.

Aprendi muita coisa com o Newton C Braga, mas hoje tenho uma certa birra dele. É o campeão mundial em publicação de circuitos não testados.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #5 : 21 de Outubro de 2011, as 19:30:07 »

Aprendi muita coisa com o Newton C Braga, mas hoje tenho uma certa birra dele. É o campeão mundial em publicação de circuitos não testados.

Eu que diga...
Tenho certa admiraçao pelo Newton, mas muitos projetos postado por ele realmente nao cumpre o que promete e outros nem sequer funcionam.
Sou, e dou, testemunho disto.
Ja teve varias montagens que fiz e nao funcionaram a contento, ou nem funcionaram.
Mas teve muitos que funcionaram perfeitamente.

Nao sei qual sera o caso deste circuito que apresentei neste topico.
Fui comprar o material hoje para testa-lo, mas ao chegar em casa, percebi que os capacitores de 82nF, no lugar veio de 82pF.
Ficara para proxima semana...

Postarei o artigo para analisar e discutir o assunto.
Registrado

mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #6 : 22 de Outubro de 2011, as 00:49:29 »

Por curiosidade fiz uma simulação spice, os resultados estão no gráfico.

Teste_ruido.pdf

Houve um grande corte na faixa dos 60hz.

Pode-se dizer que a faixa audível, de acordo com o gráfico, seria de 10hz a 40hz a -3dB e 96hz a 20Khz a -3dB?


Registrado

Americana-SP
vine almeida
Visitante
« Responder #7 : 31 de Outubro de 2011, as 22:27:56 »

A meu ver, é uma ferramenta bem util.
se baseando no teste acima postado o corte de frequencias é apenas na região dos 60Hz, frequencia que naturalmente a guitarra não produz.
Trabalho em estudio de gravações, e normalmente cortamos todas as frequencias abaixo dos 80Hz nas linhas de guitarra, isso ajuda muito a desembolar a guitarra na hora da mix.
Vale lembrar que mesmo timbres de guitarra "pesados" não tem esses graves ai não.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #8 : 01 de Novembro de 2011, as 00:13:16 »

Tambem fiz uma simulacao, e a atenuacao foi na regiao de 60Hz.
Mas prefiro fazer um teste real (circuito montado fisicamente), para ter absoluta certeza.
So esta me faltando os capacitores de 82nF que veio trocado.
O mais breve possivel realizarei este teste.
Por estes proximos dias postarei o texto do artigo, para que se discute sobre o funcionamento.
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #9 : 07 de Novembro de 2011, as 23:43:24 »

Conforme dito em posts anteriores, o  texto do artigo:

Os roncos de AC ou corrente alternada pertubam todos que montam ou instalam  equipamentos de audio.
Muitas vezes esse ronco nao é resultado  da fonte com filtragem deficiente, realimentaçoes internas dos circuitos ou ainda faltas de blindagem, mas sim resultado  de uma captaçao  dos cabos de entrada  que sao muito longos  ou dos proprios transdutores que fornecem o sinal para amplificaçao.
Uma solucao para eliminar estes roncos na entrada do proprio  equipamento é a utilizacao de um filtro que seja sintonizado para rejeitar os de 60Hz. É este circuito que propomos neste artigo: um filtro rejeitor de 60Hz que pode ser sintonizado  para maior precisao  e que elimina  roncos quando intercalado  entre a entrada de um equipamento  de som e uma fonte de sinal.

Como funciona.
O circuito consiste basicamente num filtro rejeitor com duplo T.
Neste circuito, a frequencia de ressonancia depende dos valores dos componentes. Os componentes tambem devem manter entre si certas relacoes fixas.
Com um potenciometro num dos ramos do duplo T , podemos variar sensivelmente sua frequencia de ressonancia, ajustando o circuito para operar exatamente em 60Hz.
Ligando esta rede como realimentacao negativa, na frequencia de ressonancia esta realimentacao se torna mais forte  e o ganho  do transistor usado como amplificador cai abruptamente. Nestas condicoes de um ganho praticamente unitario, passamos a uma atenuacao que se aproxima dos 80dB na frequencia de ressonancia do duplo T.
Como a rede  duplo T fornece uma defasagem do sinal, para uma realimentacao negativa, temos de retirar o sinal do emissor dom transistor.


« Última modificação: 07 de Novembro de 2011, as 23:47:33 por GrAmorin » Registrado

pavuna
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 0


« Responder #10 : 15 de Novembro de 2011, as 14:27:55 »

ola pessoal, alguem ai pode me ajudar a montar esse circuito? é que ja estou com a placa toda montada mas não se como fazer as ligações dos fios, o in é pro jack como no pedal? e aligação da alimentação? até mas
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #11 : 15 de Novembro de 2011, as 14:48:20 »

O in desta placa vai para guitarra.
O Out da placa vai para os pedais, ou amplificador.
A alimentacao da placa pode ser feita com 9V, de preferencia com bateria, mas pode usar fonte tambem.
O + vai no primeiro furo superior do lado direito da placa, o GND da alimentacao no segundo furo de cima para baixo.

Qualquer duvida estou a dispocicao.
Registrado

pavuna
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 0


« Responder #12 : 15 de Novembro de 2011, as 15:18:08 »

muito obrigo GrAmorim  Palmas
Registrado
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #13 : 15 de Novembro de 2011, as 17:38:36 »

A exemplo do Eduardo, tenho dúvidas quanto aos benefícios deste circuito. Penso que se ele fosse direcionado a filtrar a linha de 9v que alimenta os pedais, e portanto seria outro circuito, teria melhores chances de funcionar sem interferir no som, pois não seria ligado no "caminho do audio" e sim na alimentação DC. E olha que fiz dezenas de projetos do Sr. Newton, mas como já foi dito, nem todos funcionaram...

Vejam o link seguinte e julguem se è ou não viável utilizá-lo como base para o desenvolvimento de um filtro para fontes em pedalboards,  http://www.phrep.com.br/filtro_de_linha.pdf
abraços
« Última modificação: 15 de Novembro de 2011, as 17:51:12 por Di. Rocha » Registrado

Di. Rocha
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #14 : 15 de Novembro de 2011, as 17:55:00 »

Oi Pessoal

Ao que parece, o circuito serve para melhorar a perfôrmande de um cabo ruim ou guitarra mal blindada a custa de cortar fora uma parte dos harmônicos. É mais uma daquelas soluções do tipo filtrar vodka vagabunda para melhorar a qualidade. Seria melhor já comprar vodka da boa!

Como circuito didático é bem legal e a contribuição do Amorin como sempre é boa! Na prática, tenho minhas restrições quanto ao seu uso.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal