Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Junho de 2024, as 16:46:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte Chaveada 9v 2.0A (Ajudem por favor)  (Lida 65801 vezes)
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #120 : 20 de Dezembro de 2011, as 08:24:51 »

Um condutor qualquer sofre efeito pelicular, sendo assim, uma onda eletromagnética irá causar gradientes de tensão ao longo do condutor, (e de uma gaiola de faraday também).  É por isso que a impedância de um condutor aumenta com a frequencia do sinal conduzido.

Veja lá: http://www.youtube.com/watch?v=SBay69Qi5HE

A diferença entre o alumínio e o ferro, é que o ferro irá concentrar o fluxo magnético, e por consequência, modificar o campo elétrico, que certamente penetrará de forma diferente numa caixa, em comparação ao alumínio.  Em audio, estamos tratando de  tensões e correntes de amplitude muito baixos, de forma que mesmo sendo as interferências em amplitudes baixas são marcantes e muitas vezes  audiveis.  É desses sinais audíveis que se falou muito nesse tópico.

Envolvendo um rádio com uma folha de alumínio, como está ali adiante como evidẽncia de gaiola de faraday, se diminui muito um sinal de transmissão de rádio a ponto de se perder a sintonia, porém, as interferências de grande amplitude, bem próximas ao equipamento, como motores de máquinas de lavar, celulares e cercas elétricas, serão em amplitudes bem maiores, que certamente afetarão um circuito de grande amplificação de sinal...  principalmente os de grande impedância de entrada, como os circuitos de entrada a FET.

E vamos lembrar, que os captadores de guitarra mais usados trabalham por princípios eletromagnéticos, sendo por natureza mais receptivos(sendo redundante) às ondas eletromagnéticas.  sendo totalmente isolados, nem cumpririam a sua função de captação.

Obviamente um bom aterramento é dificil de se conseguir por acidente.  Isso deve ser feito de caso pensado, e mesmo assim, de dificil execução até para técnicos, imagine então para pessoas leigas.

Como sempre, a poluição é causada antes que a solução esteja disponível.

Abraços, T+

-----
Patines, uma coisa que sempre tive duvidas quanto a eficiencia de blindagem, é se o aluminio fazia bem ou aceitavel, o papel de "isolar".
Sabemos que aluminio nao é la bom condudor eletrico...
Para se ter boa eficiencia na blindagem, é nescessario o aterramento... e um bom aterramento, certo?
Sera que o aluminio coduziria bem o aterramento por seu material?

Oi Amorin,  alumínio é bom condutor de eletricidade (assim como a grande maioria dos metais), pois são usados cabos de alumínio na transmissão de energia elétrica nas torres de alta tensão (pela leveza e custo) e em outras aplicações. O alumínio não é tão bom condutor como o cobre ou prata, mas ainda assim é bom condutor (melhor que ferro, aço).

Lembre que a transmissão é de 60HZ, em altíssimas tensões, diminuindo as correntes.  Fontes chaveadas são de frequencias bem maiores, algumas ainda audíveis. harmônicos na rede elétrica também são em frequências maiores.  Desta forma, transmissão de energia elétrica em 60HZ, tampouco corrrente contínua, não são parâmetros para interferências em sinais de audio.

Não é a resistividade o problemas maior, pois existe a mesma tensão ao longo de um condutor, sendo as resistividades diferentes!
Inclusive, a indutância em um fio de alumínio e outro de cobre são bem parecidas, se tiverem o mesmo formato físico!

Falo aqui de propriedades de concentração de fluxo.

Sei muito bem como é o não crédito nas minhas palavras, pois até colegas e depois meus estagiários de engenharia elétrica não acreditavam.  Daí o meu único argumento para o ceticismo são que trabalho com eletrônica(instrumentação ou áudio) desde 1986.  Muitas vezes o ceticismo durava até que seus projetos de faculdade deixassem de funcionar por falta de capacitores de desacoplamento nas placas ou de blingagem de aço sob as mesmas placas.  Já que muitos aqui acreditam até em alquimia, não tenho medo de argumentar assim.  hehehehe!!!

Abraços, T+
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2011, as 08:40:35 por Patines » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #121 : 20 de Dezembro de 2011, as 11:58:39 »

Amorin, nesse documento da 3M mostra as os níveis de atenuações de EMI x frequência das fitas metalizadas para blindagem de cobre, alumínio, cobre estanhado, etc, bem como a tabela de resistividade.

http://multimedia.3m.com/mws/mediawebserver?mwsId=SSSSSu7zK1fslxtUnx_vNxTSev7qe17zHvTSevTSeSSSSSS--&fn=EMI%20Shielding%20Tapes.pdf

São produtos que seria bom encontrar no Brasil ...
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #122 : 20 de Dezembro de 2011, as 13:44:38 »

Neste endereço tem um artigo interessante sobre blindagem eletromagnética.  A conclusão F é bem interessante para os handmades:
"
Resultados experimentais em atenuação magnética
(efetividade da blindagem para campos magnéticos) por
lâminas metálicas no campo próximo, mostram: (1) O aço é
superior ao cobre para a blindagem de campos magnéticos em
1 kHz. Mas, em 100 kHz, o aço é somente levemente melhor
do que o cobre. Em algum lugar entre 100 kHz e 1 MHz,
contudo, um ponto é alcançado onde o cobre torna-se uma
blindagem melhor do que o aço. (2) Em 1 kHz, o mumetal é
mais efetivo do que o aço, mas em 10 kHz, o aço é mais
efetivo do que o mumetal. Em 100 kHz, aço, cobre e alumínio
são todos melhores do que o mumetal.
Em resumo, um material magnético tal como o aço ou
mumetal executam uma blindagem de campo magnético
melhor em baixas freqüências do que um bom condutor tal
como o alumínio ou o cobre. Em altas freqüências, contudo, os
bons condutores fornecem as melhores blindagens magnéticas
.
"

o interessante é que as alta frequencias aí descritas não são audíveis.

Olhem:www.cpdee.ufmg.br/~jramirez/disciplinas/materiais/trab5.pdf

Procurem também pelo princípio da relutância mínima.

Abraços, T+
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2011, as 13:49:03 por Patines » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #123 : 22 de Dezembro de 2011, as 00:38:05 »

...  alumínio é bom condutor de eletricidade (assim como a grande maioria dos metais), pois são usados cabos de alumínio na transmissão de energia elétrica nas torres de alta tensão (pela leveza e custo) e em outras aplicações. O alumínio não é tão bom condutor como o cobre ou prata, mas ainda assim é bom condutor (melhor que ferro, aço).

Quando comecei com eletronica, aprendi que o alumino era o pior condutor eletrico, dos usados.
As empresas costumam usar cabos de aluminio por serem mais baratos que os de cobre, e nao por serem bons ou etc...
Lembremos, que no Brasil as empresas que atendem o consumidor publico, pensa no custo da empresa, e nao na qualidade do que se oferece...
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #124 : 22 de Dezembro de 2011, as 05:35:16 »

Oi Amorin

É sempre preciso lembrar que tudo tem sua aplicação adequada. Se a resistividade característica do alumínio é maior que a do cobre, então a bitola do fio será mais grossa! Por isso a ocupação da janela de enrolamento será preencida mais rápido, e o fabricante terá de usar uma chapa maior! Para fazer uma volta na chapa maior, precisa de mais fio! Ganha de um lado e perde do outro. Conforme o preço relativo do cobre, ferro e alumínio, pode ser que um transformador com fio de alumínio fique até mais caro! Se fosse simplesmente trocar seis por meia dúzia, ninguém mais usaria cobre!

Outro ponto é que o alumínio é um metal caro! Se fosse para fazer um enrolamento barato, teriamos que usar fio de ferro recozido, que é muito barato. Mas neste caso a resistividade do metal inviabiliza o uso.

A principal característica do alumínio é seu peso específico baixo. Por isso, se for preciso enrolar um motor que precisa ser leve, o fio de alumíno é a saída!

Em linhas de transmissão também são usados, pois se as linhas fossem de cobre, haveria torres mais pesadas e a intervalos menores. Usando um cabo de alumínio com alma de aço, o custo da linha cai muito não só pelo preço do cobre em comparação com alumíno, mas pelo custo das torres mais leves, das funcações mais razas e do menor número delas!


Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #125 : 14 de Março de 2012, as 22:40:22 »

Respondendo à pergunta do tópico: Faz uma fonte com regulador TL78S09 que vai ter dois amperes na saída.


Agora vem minha dúvida. Estou usando um transformador de 12vac e 1A, usei um regulador, mas estou vendo ele gerar apenas 8,88vdc com o 7809. Isso é normal? Fui medir o transformador e ele sempre mostra 14.1, 14.3...

Não deveria dar 9v fechado?

Dizem que esses reguladores liberam um pouco menos do que era para liberar, é verdade? Por exemplo: Falaram que para eu ter 9.6v eu precisaria usar o 7810. Isso confere?


Fiz a medição sem nenhum pedal, mas com todos os meus pedais ligados (até agora, aproximadamente 470mah), ele não variou mais que 0,01v ou seja, ficou em 8.87 e só por desencargo, coloquei mais dois de um amigo na fonte e ela ficou do mesmo jeito. o consumo dos outros dois dele era de 120 mah os dois.

A fonte tem dois eletrolíticos de 3000 e 1000 uf e cerâmicos 103, além de um poliéster
Registrado
IDN
Visitante
« Responder #126 : 14 de Março de 2012, as 23:38:02 »

todo componente sofre com variação, CI's não são diferentes, os mais precisos vão para uso militar.

a variação que você encontrou é normal e inclusive consta no datasheet, não precisa se preocupar não, esta OK.

abraço
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #127 : 14 de Março de 2012, as 23:52:47 »

Mas isso pode causar alteração no som dos meus pedais? Tipo, algum chiado, ruídos, oscilações ou coisas do tipo que prejudique a qualidade do som? Quanto ao pedal em si, sei que não danifica, mas e o som, degrada?

-----
Só uma curiosidade. Nesse datasheet mostra algumas aplicações que não havia visto em lugar nenhum.

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/SGSThomsonMicroelectronics/mXwrrx.pdf


Alguém pode comentar como funcionam? O do segundo esquema não entendi nem para que serve.

O terceiro , o que é aquilo que tem 120hz

O próprio regulador não já rejeita o ripple não?
« Última modificação: 15 de Março de 2012, as 00:06:15 por designermx2 » Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #128 : 15 de Março de 2012, as 00:51:12 »

Buenas

No segundo circuito só haverá tensão na carga quando um houver um sinal Vo no resistor (100R)/capacitor (270pF).
Já no terceiro circuito, acredito que os 120Hz represente a frequencia de ripple (a retificação dobra a frequencia da entrada), servindo de referencia às tabelas posteriores, nas linhas que indicam Supply Voltage Rejection [dB], onde:

RR (rejeição de ripple) = 20.log(VrippleIN/VrippleOUT)

Espero ter ajudado
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #129 : 15 de Março de 2012, as 00:58:15 »

Existe a necessidade de montar esse circuito? Ou é despresível o ripple? Numa distorção, onde o ganho é alto e o ruído tmb, isso melhora muito? Qnts %?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #130 : 17 de Março de 2012, as 04:01:38 »

Nao ha nescessidade de monta-los.
Estes circuitos sao apenas para testes.
Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #131 : 08 de Junho de 2012, as 13:11:10 »

Pessoal, aqui no forum vi uma sugestão de fonte com tl7809 e um pnp de uso comum BD536.

Fiz usando um correspondente (segundo a loja) que salvo engano é o bc244 (n tenho certeza).

Usei uma fonte de notebook antes de tudo e coloquei o bicho para funcionar. A fonte ficou vibrando mesmo sem nenhuma carga. Encucado com a fonte, resolvi colocar um transformador puro e uma ponte de diodos antes... mesmo problema.


Alguém sabe dizer o que aconteceu e como resolver?
Registrado
binba2008
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 138

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #132 : 10 de Outubro de 2012, as 10:05:45 »

ola galera sei que o tópico tem tempo que não é usado mas não queria fazer outro, minha duvida é,e sobre aquelas fontes chaveadas que viraram moda agora tipo a fire,a visual sound,a fonte da dunlop, que o pessoal afirma que é muito boa e não tem ruídos alguém sabe explicar o que eles usam para filtrar esses ruídos,alias alguém tem uma fonte dessas ai,obrigado.
Registrado
r0d
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 102

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 13


« Responder #133 : 19 de Janeiro de 2013, as 13:58:22 »

pessoal, segue uma ideia para um regulador para fonte chaveada
o circuito não foi testado ainda, pois estou esperando chegar os componentes

http://www.4shared.com/office/D3QlAOIv/Regulador_fonte_chaveada.html
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.278

Obrigado
-Dado: 1904
-Recebido: 452



« Responder #134 : 24 de Janeiro de 2013, as 11:31:24 »

Achei essa fonte numa copiadora que estava sendo desmontada (pra não escrever destruída) num ferro velho e gostria de saber se dá pra usar como fonte e pedais ou circuito de audio em geral. Em qustões de capacidade de corrente ela é bem fortinha mas tenho medo da forma de onda na saída dela estragar minhas queridas "latinhas"

Fotos:





Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal