Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Junho de 2024, as 03:17:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte Chaveada 9v 2.0A (Ajudem por favor)  (Lida 66014 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #105 : 11 de Dezembro de 2011, as 17:31:01 »

Muito bom! Eu usaria um capacitor de 100uF no lugar do de 2200uF, já que a fonte chaveada é regulada. Não precisa de algo tão grande só para isolar a linha.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #106 : 17 de Dezembro de 2011, as 23:33:44 »

Eduardo, estou usando uma fonte chaveada que comprei e ela fornece 1.1A, Um dos meus pedais (Danelectro tube distortion) consome 0.3A e o GDI-21 tmb tem seu consumo dentro do padrão, mas vejo aquele "chiado de chuva".

Será que uma fonte regulada pode ocupar pouco espaço (menos que um pedal pelo menos), ou não tem jeito? Imaginei se não teria como tirar a regulagem da fonte chaveada (ou aumentar) e dela colocar a plaquinha que é de um regulador e fazer uma fonte híbrida.

-----
Tá fácil! Dentro das lâmpadas econômicas você vai achar um anelzinho de ferrite. Enrole 10 voltas de fio nele e bota um capacitor de 1uF depois. Tá feito um ótimo filtro para fonte chaveada.

Abraços

Eduardo

O capacitor é em série com o indutor ou em paralelo com a outra polaridade da fonte?
Acredito que em paralelo, mas seria bom deixar claro, não?
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2011, as 00:39:40 por designermx2 » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #107 : 18 de Dezembro de 2011, as 00:42:57 »

O capacitor é em série com o indutor ou em paralelo com a outra polaridade da fonte?
Paralelo.
Se em serie, nao tera DC na saida.
Registrado

Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #108 : 18 de Dezembro de 2011, as 08:22:40 »

Então ficariam indutor e capacitor paralelos entre sí e em série com o circuito?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #109 : 18 de Dezembro de 2011, as 13:37:52 »

Indutor ficará em serie com o circuito.
E o capacitor em paralelo com o circuito.
Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #110 : 18 de Dezembro de 2011, as 17:54:56 »

 Cheesy Como imaginei. Algumas pessoas tinham dúvidas em relação a isso. Eu já vi esses filtros e imaginava que era ligado desse jeito.

Vi na internet alguns modelos, mas um deles achei que era exagero e desperdício, já que não seria tão notável (acredito eu) na nossa aplicação (pedais):



A outra pode ser que seja exagero também, mas achei mais próximo do que andei estudando e de dúvidas minhas tiradas em outros posts:



O F = Fusível, ok? E os capacitores podem ser um pouco menores. Acredito que 16v ou 25v resolvam o problema sem exageros.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2011, as 17:56:41 por designermx2 » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #111 : 18 de Dezembro de 2011, as 18:07:18 »

O D1 é um zener, entao é possivel que F seja um resistor.
Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #112 : 18 de Dezembro de 2011, as 18:15:18 »

F deve ser um fusistor, ou seja, um resistor de proteção.
Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #113 : 18 de Dezembro de 2011, as 18:31:25 »

Isso mesmo Adiel. FUsível de proteção. Na verdade o ok não era uma dúvida minha, apenas "perguntei" se a galera tinha sacado. Mas vamos ver se Eduardo diz se tem algum excesso nessa fonte e podemos até baratear ainda mais sem comprometer o resultado. Minha fonte regulada eu reduzi o tamanho da caixinha (deu muito trabalho e não cabe nem um respiro lá dentro), os graves voltaram, os ruídos de chuva sumiram, mas percebi um pouquinho de Hum no pedal, mas acho que foi o transformador que deve estar no limite (voltagem medida de 8.95 com carga).
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #114 : 18 de Dezembro de 2011, as 21:15:01 »

O "hum" não deve ser proveniente da fonte chaveada, não teria como ela gerar uma frequência espúria tão baixa, a não ser que haja uma falha séria na filtragem de entrada.  Estou com algumas fontes chaveadas baratas (menos de U$4.00) de 9V por 1A aqui, fazendo experiências com filtros e afins, com algumas bobinas (chokes) de fontes de DVDs, que são bem menores, para que caibam nas caixinhas diminutas.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2011, as 21:26:32 por Adiel » Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #115 : 18 de Dezembro de 2011, as 21:49:54 »

Na verdade tudo em minha casa está com interferência por conta da cerca elétrica e o pior que descobri uma fuga elétrica que a cerca tem quando encosta em um ponto e eu nem tenho como chegar lá. Tudo tem zumbido aqui. Até o computador (macbook pro que é feito para trabalhar com áudio e vídeo).

Mas vou testar em outro canto. Acho que a fonte está muito boa sim porque eu testei na casa de um amigo (antes do MOD para um case menor) e estava bem silencioso.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #116 : 19 de Dezembro de 2011, as 00:48:48 »

Quando ligo a cerca eletrica, esta tendo uma frequencia da ordem de 7KHz na rede.
Como mudei esses dias, nao testei muita coisa, mas um amp valvulado fica com um zumbido, mais semelhante a um apito.
Vou testar usando um filtro de linha, e ou, o filtro sugerido pelo Eduardo.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #117 : 19 de Dezembro de 2011, as 16:34:32 »

Cheesy Como imaginei. Algumas pessoas tinham dúvidas em relação a isso. Eu já vi esses filtros e imaginava que era ligado desse jeito.

Vi na internet alguns modelos, mas um deles achei que era exagero e desperdício, já que não seria tão notável (acredito eu) na nossa aplicação (pedais):




Esse filtro aí em cima se usa geralmente antes do transformador, fonte chaveada ou o que seja.  Na minha opinião, todo equipamento de áudio deveria utilizar isso, a partir do momento em que a interferencia eletromagnética passou a fazer parte da nossa vida, digo, com  o advento do celular, cercas elétricas, máquinas de lavar e diabo a quatro.

A outra pode ser que seja exagero também, mas achei mais próximo do que andei estudando e de dúvidas minhas tiradas em outros posts:



O F = Fusível, ok? E os capacitores podem ser um pouco menores. Acredito que 16v ou 25v resolvam o problema sem exageros.

O melhor seria utilizar, um capacitor+indutor porrada+capacitor antes do regulador, como aí em cima, mas o regulador da figura é uma piada, pois resistor+zener, só para pedais de baixo consumo.  um indutorzinho dentro do pedal seria bom também

Eduardo: 10uF está ótimo para sustentação de graves, se vier depois do regulador, tipo um 7809, pois o regulador sustenta os graves.

O melhor seria colocar o capacitor de 10uF dentro do pedal, junto ao circuito.  Isso sim, sustenta os graves, além de tudo, lembrem que o fio da fonte ao pedal é um indutor..  indo mais longe, é uma linha de transmissão, é por isso que necessitamos de um capacitor cerâmico(responde a altas frequencias), também dentro do pedal, junto ao circuito.  Se quiser colocar o toroidezinho que o Eduardo falou, pode ser dentro do pedal também.

Ao meu ver, estão separando demais do pedal, uma coisa que é muito importante, que é a alimentação.

Ninguém aqui dá muita atenção ao aterramento, que quando está precário é uma causa muito grande da maior parte dos ruídos que aparecem em pedais e equipamentos de áudio em geral.

Nos antigos equipamentos de áudio da Cotempo, a blindagem de transformadores de entrada de mesa de som, eram feitos de material ferromagnético de uns 4mm.  Era claríssima a diferença, quando o material era de alumínio, tido geralmente como uma boa blindagem, já que é um metal.  Eu mesmo vi no osciloscópio que bem menos ruído entra quando a blingadem é de ferro ou aço.

Pois bem, então porque os núcleos de transformadores são feitos de materiais que concentram o fluxo magnético??  O mesmo ocorre, quando uma caixa de pedal é feita de alumínio.  Passamais ruído, principalmente de alta frequencia.  Faça a experiência e tire suas próprias conclusões.  Blindagem com papel alumínio em guitarra é melhor que nada....  mas francamente...  algum dia será melhor.
Uma caixa de aço é sensivelmente melhor do que alumínio para deixar do lado de fora o EMC.

Quem sabe se os indutores das fontes chaveadas -não tendo núcleos toroidais ou fechados-  emanam essa ruideira aos ares, e por ser a caixa de mais puro plástico vagabundo a interferência chega a todo lado.  Pois e as caixas de CD-player não são de aço??  Ficaria então tudo lá por dentro??  E uma gaiola de faraday:  foi concebida aterrada ou flutuante quanto à terra??  a blindagem da gaiola é "eletrodinâmica" ou eletrostática??

Bem, só levantei a lebre, pois estou pensando que se está dando atenção demais a certas coisas, e nada se fala de outras coisas também importantes, como materiais de blindagem e aterramento.  Cada um chega aqui no fórum a conclusões diferentes, niguém falando de aterramento, material das caixas ou o lugar físico (na fonte ou no pedal) onde está o capacitor de desacoplamento.


Abraços, T+
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #118 : 20 de Dezembro de 2011, as 01:10:23 »

Patines, uma coisa que sempre tive duvidas quanto a eficiencia de blindagem, é se o aluminio fazia bem ou aceitavel, o papel de "isolar".
Sabemos que aluminio nao é la bom condudor eletrico...
Para se ter boa eficiencia na blindagem, é nescessario o aterramento... e um bom aterramento, certo?
Sera que o aluminio coduziria bem o aterramento por seu material?
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #119 : 20 de Dezembro de 2011, as 07:48:17 »

Patines, uma coisa que sempre tive duvidas quanto a eficiencia de blindagem, é se o aluminio fazia bem ou aceitavel, o papel de "isolar".
Sabemos que aluminio nao é la bom condudor eletrico...
Para se ter boa eficiencia na blindagem, é nescessario o aterramento... e um bom aterramento, certo?
Sera que o aluminio coduziria bem o aterramento por seu material?

Oi Amorin,  alumínio é bom condutor de eletricidade (assim como a grande maioria dos metais), pois são usados cabos de alumínio na transmissão de energia elétrica nas torres de alta tensão (pela leveza e custo) e em outras aplicações. O alumínio não é tão bom condutor como o cobre ou prata, mas ainda assim é bom condutor (melhor que ferro, aço).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal