Como imaginei. Algumas pessoas tinham dúvidas em relação a isso. Eu já vi esses filtros e imaginava que era ligado desse jeito.
Vi na internet alguns modelos, mas um deles achei que era exagero e desperdício, já que não seria tão notável (acredito eu) na nossa aplicação (pedais):
Esse filtro aí em cima se usa geralmente antes do transformador, fonte chaveada ou o que seja. Na minha opinião, todo equipamento de áudio deveria utilizar isso, a partir do momento em que a interferencia eletromagnética passou a fazer parte da nossa vida, digo, com o advento do celular, cercas elétricas, máquinas de lavar e diabo a quatro.
A outra pode ser que seja exagero também, mas achei mais próximo do que andei estudando e de dúvidas minhas tiradas em outros posts:
O F = Fusível, ok? E os capacitores podem ser um pouco menores. Acredito que 16v ou 25v resolvam o problema sem exageros.
O melhor seria utilizar, um capacitor+indutor porrada+capacitor antes do regulador, como aí em cima, mas o regulador da figura é uma piada, pois resistor+zener, só para pedais de baixo consumo. um indutorzinho dentro do pedal seria bom também
Eduardo: 10uF está ótimo para sustentação de graves, se vier depois do regulador, tipo um 7809, pois o regulador sustenta os graves.
O melhor seria colocar o capacitor de 10uF dentro do pedal, junto ao circuito. Isso sim, sustenta os graves, além de tudo, lembrem que o fio da fonte ao pedal é um indutor.. indo mais longe, é uma linha de transmissão, é por isso que necessitamos de um capacitor cerâmico(responde a altas frequencias), também dentro do pedal, junto ao circuito. Se quiser colocar o toroidezinho que o Eduardo falou, pode ser dentro do pedal também.
Ao meu ver, estão separando demais do pedal, uma coisa que é muito importante, que é a alimentação.
Ninguém aqui dá muita atenção ao aterramento, que quando está precário é uma causa muito grande da maior parte dos ruídos que aparecem em pedais e equipamentos de áudio em geral.
Nos antigos equipamentos de áudio da Cotempo, a blindagem de transformadores de entrada de mesa de som, eram feitos de material ferromagnético de uns 4mm. Era claríssima a diferença, quando o material era de alumínio, tido geralmente como uma boa blindagem, já que é um metal. Eu mesmo vi no osciloscópio que bem menos ruído entra quando a blingadem é de ferro ou aço.
Pois bem, então porque os núcleos de transformadores são feitos de materiais que concentram o fluxo magnético?? O mesmo ocorre, quando uma caixa de pedal é feita de alumínio. Passamais ruído, principalmente de alta frequencia. Faça a experiência e tire suas próprias conclusões. Blindagem com papel alumínio em guitarra é melhor que nada.... mas francamente... algum dia será melhor.
Uma caixa de aço é sensivelmente melhor do que alumínio para deixar do lado de fora o EMC.
Quem sabe se os indutores das fontes chaveadas -não tendo núcleos toroidais ou fechados- emanam essa ruideira aos ares, e por ser a caixa de mais puro plástico vagabundo a interferência chega a todo lado. Pois e as caixas de CD-player não são de aço?? Ficaria então tudo lá por dentro?? E uma gaiola de faraday: foi concebida aterrada ou flutuante quanto à terra?? a blindagem da gaiola é "eletrodinâmica" ou eletro
stática??
Bem, só levantei a lebre, pois estou pensando que se está dando atenção demais a certas coisas, e nada se fala de outras coisas também importantes, como materiais de blindagem e aterramento. Cada um chega aqui no fórum a conclusões diferentes, niguém falando de aterramento, material das caixas ou o lugar físico (na fonte ou no pedal) onde está o capacitor de desacoplamento.
Abraços, T+