Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 14:34:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amps Classe D - pequenos notáveis  (Lida 6054 vezes)
bec2010
Visitante
« : 06 de Outubro de 2011, as 16:59:24 »

Ultimamente tenho visto muitos fabricantes de grandes marcas apresentando amps classe D.

Como esse Gallien Ultraligth Bass Head Amp de 500wrms:





Ou mesmo potências como esse Hot Sound Slim Power Amplifier de 1200wrms:





Será que prestam?
« Última modificação: 06 de Outubro de 2011, as 17:06:39 por bec2010 » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #1 : 06 de Outubro de 2011, as 18:20:02 »

Se é bom, eu não sei, mas que as próximas gerações irão usar muito disso, eu tenho certeza.

É como o mp3, no início muitos falaram mal, uma vez que a compressão é destrutiva, agora que a indústria adotou, é quase impossível voltar atrás.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Epron
Visitante
« Responder #2 : 06 de Outubro de 2011, as 18:32:59 »

Eu ja vi um ampli de baixo pequeno e leve assim desse jeito.
Pra mim tem diferença sim... acho que a fonte do amplificador pra começar é uma fonte chaviada o que não é muito bom pra um amplificador.
Uma analogia boa a essa situação são os próprios amplificadores valvulados... tem os Solid State, mas nem por isso deixaram de fabricar os valvulados...

Abçs!
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #3 : 06 de Outubro de 2011, as 18:55:16 »

Se é bom num sei... Mas cá pra nós: 1.200WRms dessa finurinha Huh? Huh? Huh?
MARAVILHAS DO SMD!!!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 06 de Outubro de 2011, as 18:56:46 »

Oi Pessoal

No caso dos amplificadores, o que se busca é aumento na eficiência da conversão da energia elétrica em energia sonora. Os amplificadores classe B foram a crista da onda até uns poucos anos, com sua eficiência de 75%. O classe C pode chegar até a 90%, mas a enorme distoção de cross over limita seu uso a radiodifusão.

Outra alternativa, essa já mais antiga que a classe D, são os amplificadores classe H, que usam suas linhas de tensão para diminuir a queima de energia nos transistores de saída. Consistem em um amplificador classe B e um classe C operando em paralelo. Mas seus mais de  85% de eficiência nunca impressionaram muito devido a distorção introduzida pela falta de alinhamento entre os transistores de saída.

O classe D é um PWM (pulse-width modulation) usado em áudio. Ele não é um amplificador na acepção da palavra, mas um dispositivo capaz de produzir pulsos eletricos em frequências muito altas. Modulando a largura do pulso, controla-se a corrente total que vai para o alto-falante. Sem um feedback digital bem forte, o som é um lixo! Mal se distingue um bumbo de um baixo!

O segredo para um amplificador classe D funcionar corretamete e ser capaz de reproduzir sons com fidelidade está em se encontrar MOSFETs de potência que sejam muito rápidos. Muito rápidos mesmo! Em geral, quanto mais potente o transistor, mais lento ele é. Até 2005 só eram usados para subwoofer, justamente pela falta de velocidade, mas com uma eficiência beirando os 99%.

O uso mais comum do amplificador classe D é na regulação de fontes chaveadas! Aí chegamos num ponto interessante! Usando uma fonte chaveada em um classe D, temos um amplicador completamente chaveado! A fonte e a saída na verdade não amplificam nada, apenas ligam e desligam o alto-falante da força em uma velocidade altíssima.

Como o Haroldo colocou muito bem, é uma questão de tempo para que vire padrão da industria. Um amplificador com tamanha eficiência energética pode tirar uma potência impressinante de um radinho de pilhas!

Só devo deixar claro uma coisa: eficiência energética não é sinônimo de qualidade de som!

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 06 de Outubro de 2011, as 19:00:21 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #5 : 06 de Outubro de 2011, as 19:21:47 »

Só devo deixar claro uma coisa: eficiência energética não é sinônimo de qualidade de som!

Estão ai as válvulas que não te deixam mentir!  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #6 : 06 de Outubro de 2011, as 19:27:51 »

Pois é! O Baby Wonder se arrasta com menos de 20% de eficiência. O IALL 10.5 na sua versão nova passa um pouquinho dos 30%. São aquecedores de sala que fazem barulho!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bec2010
Visitante
« Responder #7 : 06 de Outubro de 2011, as 20:39:12 »

Putz, fiquei até meio tonto com a aula do Eduardo.

Vour ter que ler mais algumas vezes nos próximos dias para assimilar tanta coisa...

Aonde que vocês aprendem tudo isso?
« Última modificação: 06 de Outubro de 2011, as 22:16:09 por bec2010 » Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #8 : 06 de Outubro de 2011, as 22:52:21 »

Citar
Aonde que vocês aprendem tudo isso?
Essa eu chuto! ~~~~>Experiencia!?

Muito boa a explicação Eduardo!

Abraços!
Registrado
Ivanletronic
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 154

Obrigado
-Dado: 168
-Recebido: 7



« Responder #9 : 06 de Outubro de 2011, as 23:07:23 »

Pois é pessoal, faz algum tempo que tenho visto e lido sobre amplificadores classe D, e tenho pensado bastante sobre esse assunto. Com certeza eles ainda vão dar o que falar, e provavelmente farão parte do nosso futuro, atualmente eu trabalho numa empresa que fabrica nobreaks e aprendi muitas coisas sobre esses conversores chaveados (que nada mais são do que amplificadores que trabalham em regime de corte e saturação de alta velocidade) que na minha opinião irão melhorar muitas outras coisas em nossas vidas. Já existe alguns transistores de potência para alta frequência dedicados ao áudio digital, http://www.4shared.com/document/tzrtEkFB/classdtutorial606.html , http://www.4shared.com/document/5pVaau6Z/AN1042-D.html , e eu só me pergunto quando eles estarão disponíveis ao alcance dos nossos bolsos...
« Última modificação: 07 de Outubro de 2011, as 00:23:27 por Ivanletronic » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #10 : 07 de Outubro de 2011, as 01:37:04 »

Só devo deixar claro uma coisa: eficiência energética não é sinônimo de qualidade de som!

É aquele velho ditado " quantidade nao é qualidade".
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 07 de Outubro de 2011, as 07:13:13 »

Aonde que vocês aprendem tudo isso?

Livros! Internet é um oceano de conhecimento com a profundidade de um pirez.

Eu fico sabendo das coisas e vou atraz de ver do que se trata de verdade. Estou lendo um livro sobre amplificadores transistorizados para me atualizar! Dizem que vão para de fabricar válvulas, por isso preciso saber das novas tecnologias! Cheesy

Meu sonho de consumo no momento é este livro:

http://www.amazon.com/Switched-Mode-Power-Supplies-Practice-Kilgenstein/dp/0471920045/ref=sr_1_7?ie=UTF8&qid=1317982256&sr=8-7

Mas o preço desanima.  Sad

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
EddieTavares
Visitante
« Responder #12 : 07 de Outubro de 2011, as 11:22:54 »


Um dia vão criar alguma technologia a frente do transistor menor e mais eficiente, essa technologia não vai permitir um tal "mojo" do transistor e surgirão pessoas resistentes a esta nova technologia, eles serão dedicados ao uso da technologia anterior, serão mal intendidos e até menosprezados...
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #13 : 07 de Outubro de 2011, as 11:33:59 »

Oi Eddie

Hoje nós temos hotel 5 estrelas, estradas com asfalto e segurança conta ataque de animais selvagens. Mesmo assim existem pessoas que gostam de ir pro meio do mato, dormir numa barraquinha, evacuar num buraco, se arriscar com cobras e coisas piores e tomar banho num rio com bichos de todo tipo.

Se esse tipo de pessoa é admirada, por que os adéptos da tecnologia antiga são discriminados?!?!

Um dos muitos projetos meus que andam a passo de caracol é uma calculadora feita com relês. Já tenho operando o contador, clock e memória!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Cogumelo
Visitante
« Responder #14 : 07 de Outubro de 2011, as 11:40:07 »

Citar
Eu fico sabendo das coisas e vou atraz de ver do que se trata de verdade. Estou lendo um livro sobre amplificadores transistorizados para me atualizar! Dizem que vão para de fabricar válvulas, por isso preciso saber das novas tecnologias!

Não me assuste Eduardo! Será que vão parar de fabricar válvulas algum dia, visto que (do meu ponto de vista) o som piora cada vez mais, será que não será valorizado o mercado de válvulas?

Abraços!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal