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Autor Tópico: Principiante: Projeto VOX AC30 Replica  (Lida 96042 vezes)
Eduardo
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« Responder #150 : 09 de Maio de 2012, as 07:21:28 »

teria que estar acima de 50V, mas ao meu entender está muito além disso  Huh?

50V é o mínimo para começar a festa. A partir daí, 500V é o limite. As tensões estão normais agora, mas não quer dizer que esteja certo.

Você está com um problema de oscilação parazita no amplificador. É um dos problemas mais comuns em montagens grandes e mais chatos de se resolver.

Se eu ganhasse uma moeda cada vez que um aplificador apita.... Roll Eyes

Pode ser que esteja faltando desacoplamento entre os estágios de pré. Veja se todos os resistores e capacitores da linha +B estão corretos.

Abraços

Eduardo
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xandeguarah
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« Responder #151 : 09 de Maio de 2012, as 10:18:47 »

Eduardo

Falando em desacoplamento entre os estágios do pré, esse transformador de choque de filtro sempre me deixou meio cismado.
Acabei confeccionando ele com 5Hy 300 mA, mas em muitos sites de venda de transformadores para reposição a configuração é de 19 Hy ou 20H com 100 mA DC.
Alguns sites que reforçam isso:
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=ac30%20vox%2C%20choke%20transformer%2C%20value&source=web&cd=1&ved=0CG4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.classictone.net%2F40-18043.html&ei=2WyqT_D5OvK16AHB-82wBA&usg=AFQjCNFZfEsnBR2ywps_4JgqLHLVE4Zqhg

http://www.tubeampdoctor.com/en/shop_Transformators_misc_transformers_and_in/Choke_100_mA_19_H_VOX_AC_30_139

Será que isso está contribuindo pro mau desempenho do projeto?
De 5 pra 20 há muita diferença.
Terei que pedir um transformador novo de choque?

Um forte abraço

Xandeguarah

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« Responder #152 : 09 de Maio de 2012, as 11:18:18 »

xandeguarah

Já fiz alguns amps sem chokes e não tive problemas de acoplamento, ruídos ou oscilações.

A maioria destes problemas são associados ao layout!
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Eduardo
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« Responder #153 : 09 de Maio de 2012, as 11:30:02 »

Oi Xande

Como hoje pouca gente sabe calcular uma fonte com choque, eles metem qualquer coisa goela abaixo do cliente para vender mais caro. No AC30, um choque de 5H para 50mA já é o suficiente. Pode até deixar sem choque e usar um resistor no lugar, mas o choque é mais eficiente.

O seu problema não é a fonte. Não fique procurando pelo em ovo. Esse apito é associado a layout ou algum compomente ligado errado.

Amigo, você vai conseguir fazer isso funcionar, mas o aprendizado que deveria ocorrer aos poucos em um periodo longo se dará de uma vez em poucas semanas. Isso costuma doer!

Abraços

Eduardo.
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« Responder #154 : 09 de Maio de 2012, as 12:32:07 »

Antes de tudo, você precisa trocar o eletrolítico da fonte que ficou baleado. Não dá pra usá-lo e querer que o amplificador funcione direito.  Depois disso, aterre a entrada e de preferência com um osciloscópio tem que ir vendo em qual estágio aparecem as primeiras oscilações. Sem osciloscópio, você pode improvisar com um pequeno amplificador transistorizado ligado a um alto-falante pequeno.  Na entrada dele, ligue um capacitor de 100nF 400V e mais um divisor de tensão com dois resistores (100k + 10k) ou um pot de 100k pra baixar o nível do sinal e poder ouvir (no osciloscópio você "vê" o sinal, com o ampli+falante você "ouve" o sinal, apenas se muda a forma de "sentir" o sinal) o que existe no caminho do sinal nos estágios do valvulado (deve ser o mesmo apito que você ouve no valvulado) - desligue o falante do valvulado e coloque um resistor de 8ohms de potência no lugar. Uma ponta de prova de multímetro servirá de sonda para o amplificador-sonda-transistorizado encostando nos pontos chave do valvulado. Quando encontrar o estágio, reduz-se bastante a procura do problema e pode-se focar melhor na solução.  Confira se está corretamente montado, confira os valores dos componentes. Não achando algo errado, tire uma foto da região e das conexões relevantes, poste pra gente ver, descreva os componentes e seus valores. Temos que ter mais pistas e informações pra poder ajudar.

Sobre o layout, comece encurtando os fios que estiverem sobrando demais, use os blindados no caminho do sinal como foi falado, tente arrumar a disposição dos fios, separe componentes que estiverem se encostando, diminua as pernas deles onde for possível.  Revise todas as ligações componente por componente (vai ticando cada fio e componente no esquema).  Vai ser trabalhoso mas não tem outro jeito (a solução não vai cair do céu e só você vai encontrá-la - a gente não pode ver direito o ampli, não pode ouvi-lo, tudo o que sabemos é  pelo seu relato, então você tem que ser preciso e cuidadoso no que medir, ver e repassar pra gente).
« Última modificação: 09 de Maio de 2012, as 14:08:07 por xformer » Registrado

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« Responder #155 : 09 de Maio de 2012, as 13:48:48 »

Nem pense em usá-lo pra mais nada que não seja um chaveiro ou enfeite! hehe Esse já era...

Antes de tudo, você precisa trocar o eletrolítico da fonte que ficou baleado. Não dá pra usá-lo e querer que o amplificador funcione direito....
Quando temos um aparelho que não funciona, procuramos por componentes com defeito. Mas instalar um componente com defeito, e depois reclamar que o ampli não funciona...  Roll Eyes

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« Última modificação: 09 de Maio de 2012, as 13:53:15 por Eduardo » Registrado

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« Responder #156 : 09 de Maio de 2012, as 15:12:52 »

Ahhh e o resistor de 8 Ohms que o Xformer te indicou pra por no lugar do falante tem que ser parrudo! De 50W de potência pra lá.
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« Responder #157 : 09 de Maio de 2012, as 18:13:46 »

Ahhh e o resistor de 8 Ohms que o Xformer te indicou pra por no lugar do falante tem que ser parrudo! De 50W de potência pra lá.
Tem tecnico amigo meu usa um fio de cobre grosso enrolado em espirras ou resistencia de chuveiro  (agora nao me lembro direito, mas é algo assim) dentro de um pote de água (eu acho) para testar potencias automotivas. Depois pergunto pra ele como que é feito a gambiarra.
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« Responder #158 : 09 de Maio de 2012, as 18:31:32 »

Eu uso resistência de chuveiro (usada).  Sempre sobra um trecho da espiral cuja resistência é maior do que 8 ohms. Basta limpar bem (tirar aquele óxido verde) do fio de nicromo, medir com o ohmimetro um pedaço que dê mais ou menos 8 ohms (não precisa ser aquela exatidão), cortar, abrir um pouco a espiral e fixar num suporte (pode ser até uma placa de acrílico ou eucatex com parafusos (deixe no ar, não encostado na placa). Não precisa colocar em água, pois o fio não vai ficar incandescente, mas fica quente sim.
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« Responder #159 : 09 de Maio de 2012, as 22:17:03 »

Não precisa colocar em água, pois o fio não vai ficar incandescente, mas fica quente sim.

Eu acredito que ele coloca na agua pelo fato dessas potencias de carro serem bem parrudas, e geralmente a ligação que eles usam é em 2ohms.
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« Responder #160 : 10 de Maio de 2012, as 08:48:13 »

Nunca testei, mas já li em algum lugar a sugestão de colocar a resistência imersa em óleo de cozinha (vou procurar o link).
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« Responder #161 : 10 de Maio de 2012, as 09:01:22 »

Oi Pessoal

Para quem quiser montar uma carga fantasma "descente", basta colocar 15 resistores de 120R em paralelo. A potência da carga será 15 vezes a potência do resistor usado. Fica barato, seco e seguro.

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« Responder #162 : 10 de Maio de 2012, as 09:01:41 »

Sobre o fato de não precisar de água para a resistência, era para o caso específico do Xande, já que a potência envolvida não passa de uns 50W.  Já no caso dos amplis automotivos, basta ver que os equipamentos podem chegar na casa dos 3000, 5000, 10000W, nesse caso já virou chuveiro elétrico e realmente precisa haver a água pra arrefecer o sistema, senão a resistência vira aquecedor elétrico e queima.

Nunca testei, mas já li em algum lugar a sugestão de colocar a resistência imersa em óleo de cozinha (vou procurar o link).

Não sei se ao esquentar muito, o óleo de cozinha não começa a soltar aquela fumacinha. Em todo caso, se dosar bem a quantidade de óleo e a potência, daria pra aproveitar e fritar pastel e batata-frita (como na fritadeira elétrica da minha mãe). Assim não desperdiçamos energia elétrica.  Meu pai tem um aquecedor elétrico de ambientes que possui óleo no seu interior, mas deve ser óleo mineral.

Citar
Para quem quiser montar uma carga fantasma "decente", basta colocar 15 resistores de 120R em paralelo. A potência da carga será 15 vezes a potência do resistor usado. Fica barato, seco e seguro.

Se há a facilidade de se obter resistências de potência, pode ser qualquer combinação de resistores pra dar 8ohms e a potência requerida.  Eu tenho 2 resistores de fio com 4 ohms 20W, que eu uso também pra ter 8 ohms 40W.
« Última modificação: 10 de Maio de 2012, as 09:10:27 por xformer » Registrado

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« Responder #163 : 10 de Maio de 2012, as 10:08:38 »

Acho que na temperatura em que o óleo solta fumaça, a solda já derreteu.

Lembro de um livro que ensinava a estanhar placas de circuito impresso usando uma frigideira.   Huh? Vou tentar achar o livro, tinha fotos do processo.

Pelo que eu lembre, era algo assim. Primeiro, besuntar a placa toda com fluxo. Aí pegar o ferro e a solda e cobrir todas as trilhas com solda. O fluxo facilita fazer isto rápido e sem usar tanta solda, mas mesmo assim fica feio, a cobertura das trilhas fica grossa e irregular. O passo seguinte é esquentar óleo vegetal numa frigideira, botar a placa "pra fritar", e usar uma escova com cerdas de aço (não serve bombril, pode pegar fogo) pra remover o excesso de solda (que vai estar derretida). As trilhas ficam prateadas, com um revestimento fino, como se fosse tratamento químico. Só serve pra fibra, fenolite não. E não usar esta frigideira pra fazer comida, afinal solda tem chumbo.

Eu fiz uma vez, funcionou, mas nunca mais me dei ao trabalho.
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« Responder #164 : 10 de Maio de 2012, as 10:56:28 »

Eu tinha aqui uns resistores de 12R 5W... fiz 3 pares com 2 em serie e liguei esses pares em paralelo... 8R.
Opção pro xandeguarah usar de carga fantasma é que não falta. O que falta por enquanto (se é que ele ja não fez) é trocar o capacitor com defeito.
gfr, que trabalho heim?!? Mas me deu uma ideia... será que com um soprador termico ao invés da frigideira não funciona???
E vamos voltar ao topico né gente?
Aguardando novidades do xandeguarah...
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