Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 20:25:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Principiante: Projeto VOX AC30 Replica  (Lida 94659 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #120 : 02 de Maio de 2012, as 17:11:49 »

Rrsistor de.placa da EL84? Do que você está falando?
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #121 : 02 de Maio de 2012, as 18:08:22 »

Olá.

100 ohms; resistor stopper da grade screen. Está marcado 100k no esquemático, mas deve ser de 100 ohms.
Registrado
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #122 : 02 de Maio de 2012, as 18:33:36 »

não sei se posso te ajudar p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) minha experiência em valvulados é mínima, mas no meu baby wonder tinha um ruído semelhante a este seu  e era mal contato na válvula. Mas faça o que o Eduardo indicar, ele é O Cara em matéria de válvulas. Abs!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #123 : 02 de Maio de 2012, as 21:20:16 »

Outra coisa que me deixou alerta é sobre o resistor de placa das EL84.
No esquemático o valor do resistor é de 100 kOhms e no layout é 100 Ohms.
Eu utilizei os de 100 Ohms. Isso poderia contribuir pro zumbido do amp?
Esse resistor é ligado no screen (ou grade 2 ou G2). E 100K ta errado. É 100R mesmo.
xandeguarah, todo mundo aqui tem vontade de ajudar... mas é dificil mesmo. O erro pode estar em qualquer lugar literalmente.
Você precisa agora seguir alguns conselhos que ja foram dados e outros que ainda serão dados (eu vou dar alguns).
Meça as tensões. Pinos das valvulas, A, B, C, D e E, etc.
Se tiver alguma tensão errada, descubra porque e corrija. Se não souber como corrigir, o pessoal aqui ajuda.
Se estiverem todas certas, você vai ter que pegar um gerador de sinais (pode ser um CD gravado, um gerador via software usando a saida line-out do micro, etc) e um osciloscopio (pode ser baseado em PC t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)) e destrinchar etapa por etapa do ampli. Isso vai dar mais trabalho.
Abraços.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #124 : 03 de Maio de 2012, as 06:43:19 »

Rrsistor de.placa da EL84? Do que você está falando?


Ops, denominação errada. Chamei alhos de bugalhos. Efeito do feriado, desculpe!

-----

Esse resistor é ligado no screen (ou grade 2 ou G2). E 100K ta errado. É 100R mesmo.
xandeguarah, todo mundo aqui tem vontade de ajudar... mas é dificil mesmo. O erro pode estar em qualquer lugar literalmente.
Você precisa agora seguir alguns conselhos que ja foram dados e outros que ainda serão dados (eu vou dar alguns).
Meça as tensões. Pinos das valvulas, A, B, C, D e E, etc.
Se tiver alguma tensão errada, descubra porque e corrija. Se não souber como corrigir, o pessoal aqui ajuda.
Se estiverem todas certas, você vai ter que pegar um gerador de sinais (pode ser um CD gravado, um gerador via software usando a saida line-out do micro, etc) e um osciloscopio (pode ser baseado em PC t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)) e destrinchar etapa por etapa do ampli. Isso vai dar mais trabalho.
Abraços.

Valeu Kem, sua ajuda é sempre oportuna e bem vinda.
Essa do resistor stopper de grade foi coisa pra fazer feio mesmo. Por curiosidade, se eu tivesse utilizado o de 100 K o que poderia acontecer?!

Sobre o problema com o amp farei o seguinte:
- Substituirei os fios por onde passa o sinal de audio pelos cabos blindados;
- Farei o aterramento dos falantes;
- Farei o teste;
- Relatarei o resultado.

Outra coisa que não deu certo foi a ligação do olho de boi (sinalizadora). Vi que a ligação em muitos esquemas é paralelo a ligação dos filamentos das válvulas (6,3 V). Isso é certo?

Um forte abraço

Xandeguarah

-----
ah, reiterando a informação do zumbido: quando o amp é ligado eu não consegui fazer a guitarra soar.
A única coisa que se ouve é o zumbido.
Talvez essa informação possa ser útil. Sad

Um forte abraço

Xandeguarah
« Última modificação: 03 de Maio de 2012, as 07:05:45 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #125 : 03 de Maio de 2012, as 08:12:30 »

Essa do resistor stopper de grade foi coisa pra fazer feio mesmo. Por curiosidade, se eu tivesse utilizado o de 100 K o que poderia acontecer?!
A tensão em G2 ia baixar muito... talvez não funcionasse...


Sobre o problema com o amp farei o seguinte:
- Substituirei os fios por onde passa o sinal de audio pelos cabos blindados;
- Farei o aterramento dos falantes;
- Farei o teste;
- Relatarei o resultado.

Meça as tensões. Pinos das valvulas, A, B, C, D e E, etc.
Medir as tensões é mais importante...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #126 : 03 de Maio de 2012, as 08:16:53 »

ah, reiterando a informação do zumbido: quando o amp é ligado eu não consegui fazer a guitarra soar.
A única coisa que se ouve é o zumbido.

Você pode ter esquecido de ligar alguma coisa no circuito e tem alguém por lá com a grade aberta.

Confira tudo.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #127 : 03 de Maio de 2012, as 09:39:50 »

Citar
Outra coisa que não deu certo foi a ligação do olho de boi (sinalizadora). Vi que a ligação em muitos esquemas é paralelo a ligação dos filamentos das válvulas (6,3 V). Isso é certo?

Estará certo se a lâmpada for de 6V, senão ou ela não acende (lâmpada pra tensão maior) ou ela queima (lâmpada pra tensão menor).  Pode usar um led + resistor de 1k em série no lugar da lâmpada sinalizadora.

Se não sai som vindo da guitarra, provavelmente você vai precisar ficar seguindo o caminho do sinal até descobrir onde está interrompido. Siga a sugestão do Kem, arrume um gerador de sinal e se tiver um osciloscópio, fica fácil.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #128 : 03 de Maio de 2012, as 10:31:47 »

Esta olho de boi que você está usando não seria de neon?

Estas lâmpadas ligadas no filamento no esquema são parecidas com lâmpada de lanterna, que nem esta:
http://garydahle.com/parts/light%20bulb.jpg
e nestes amplificadores costumam ser montadas num porta-lâmpadas tipo "jóia" que nem este:
http://www.tdpri.com/forum/attachments/amp-central-station/110700d1327561591t-jewel-light-out-help-fender-jewell-light-jpg

A lâmpada neon é parecida com aquelas de pisca pisca de árvore de natal,
http://best-b2b.com/userimg/896/912-2/neon-bulb-981.jpg
e costuma vir montada assim, pra montar no painel, já com um resistor embutido apropriado pra tensão indicada (127V ou 220V):
http://www.ampmaker.com/store/images/ne01b.jpg
« Última modificação: 03 de Maio de 2012, as 10:34:40 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #129 : 03 de Maio de 2012, as 14:33:18 »

Esta olho de boi que você está usando não seria de neon?

Estas lâmpadas ligadas no filamento no esquema são parecidas com lâmpada de lanterna, que nem esta:
http://garydahle.com/parts/light%20bulb.jpg
e nestes amplificadores costumam ser montadas num porta-lâmpadas tipo "jóia" que nem este:
http://www.tdpri.com/forum/attachments/amp-central-station/110700d1327561591t-jewel-light-out-help-fender-jewell-light-jpg

A lâmpada neon é parecida com aquelas de pisca pisca de árvore de natal,
http://best-b2b.com/userimg/896/912-2/neon-bulb-981.jpg
e costuma vir montada assim, pra montar no painel, já com um resistor embutido apropriado pra tensão indicada (127V ou 220V):
http://www.ampmaker.com/store/images/ne01b.jpg

Tá explicado gfr, a lâmpada é de neon. Vou ligá-la desta forma em paralelo com a chave de power pois ela é 220 V.

Um forte abraço

Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #130 : 03 de Maio de 2012, as 14:44:56 »


Tá explicado gfr, a lâmpada é de neon. Vou ligá-la desta forma em paralelo com a chave de power pois ela é 220 V.

Um forte abraço

Xandeguarah

Você quis escrever, depois da chave de força (não em paralelo com ela) em algum ponto que tenha 220Vac (ou perto disso)
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #131 : 03 de Maio de 2012, as 23:17:17 »

Olá meus queridos amigos

Em especial ao Mestre Eduardo, que deu aquele toque sobre "alguma grade aberta", pois e não tinha mesmo?!! Grin
Na primeira 12AX7 havia soltado a solda no pino 7 e por isso acontecia o barulho horrível. Refiz a solda e aproveitei para verificar as demais. Tudo certo.

Liguei o amp, as valvulas acenderam todas,


Liguei o stand by e pluguei a guitarra no canal "normal" na entrada "high", aumentei o volume correspondente e os demais pots e nada de som. Observação é que o zumbido característico da falta dos fios blindados se apresentou levemente, mas nada que fosse tão desagradável quanto antes.
Um fato interessante é que quando eu coloquei o controle de tom do "bass" no máximo o ruído ficou menos evidente. Talvez por ter cortado os agudos, enfim.

Pluguei então na entrada "low" do mesmo canal mas aconteceu a mesma coisa que no high.

Então pluguei no canal "brilliant" na entrada "high" e deu sinal de vida  Palmas, mas bem agudo e baixo, muito baixo para um amp dessa potência  Embarrassed
Pra vocês terem uma comparação liguei meu amp de 5W do lado dele e deu de 10 a 0.  Lips Sealed

Uma coisa que não gostei foi o modo como o pot de volume trabalhou: se eu coloco ele no meio chega a um som mais definido e se eu coloco no máximo ele deixa um som fanho. Os pots de volume são 500k Log.

Observei que a chave "cut" no zero cortou o som e no 10 deixou o som no mesmo volume que estava. O pot do cut é 250K linear
Plugado na entrada "low" deste mesmo canal deu um zumbido agudo muito alto que também foi controlado pelo "cut".

Em resumo, os pots no geral parecem não funcionar como deveriam e as entradas também não respondem  conforme o esperado.

Os controles de treble e bass são de  1 M Log.

E agora meus amigos???

Um forte abraço
Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #132 : 04 de Maio de 2012, as 01:32:50 »

Xandeguarah

Não tem como.. vc tem q dar uma revisada em tudo.. uma dica:

Imprime o esquema no papel mesmo.. pega uma caneta marca-texto e separa as seções do amp, como: Entrada, Tonestack, Ganho, Potencia etc..
Marque as partes que está dando problema.. escolha um e mexa nele..

Faça tudo, revise ligação dos componentes, meça as tensões, revise as ligações dos fios.. só saia dessa seção quando resolver o problema que está dando lá..
Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #133 : 05 de Maio de 2012, as 09:03:33 »

Xandeguarah
(...)
Faça tudo, revise ligação dos componentes, meça as tensões, revise as ligações dos fios.. só saia dessa seção quando resolver o problema que está dando lá..

Sobre a medição das tensões nos pinos tenho algumas dúvidas.
Qual é o procedimento correto para se obter a leitura? Posso medir retirando a válvula e conferindo pelo soquete ou devo conferir pelo lado inferior com a válvula conectada?

Busquei na net sobre alguma explicação mais didática a respeito mas não obtive êxito.

Um forte abraço
Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #134 : 05 de Maio de 2012, as 09:57:41 »


Sobre a medição das tensões nos pinos tenho algumas dúvidas.
Qual é o procedimento correto para se obter a leitura? Posso medir retirando a válvula e conferindo pelo soquete ou devo conferir pelo lado inferior com a válvula conectada?

Busquei na net sobre alguma explicação mais didática a respeito mas não obtive êxito.

Um forte abraço
Xandeguarah

Tem que fazer as medições com as válvulas. Sem elas, os valores mudam e não representam o valor em operação.  Cuidado com isso, pois serão medições com o ampli ligado.  A ponta do múltimetro comum deve ser fixada ao terra (garra jacaré) e você só usa a ponta positiva para medir os pontos. Assim a chance de curto ou choque diminui.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal