Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 20:20:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Principiante: Projeto VOX AC30 Replica  (Lida 94627 vezes)
a.sim
Visitante
« Responder #105 : 04 de Março de 2012, as 22:23:20 »

Deixa eu ver se entendi...
Então o transformador para retificação em ponte precisa de 60% a mais de corrente do que o especificado em DC, é isso?
Esses 60% são calculados pelo fabricante do transformador ou deve ser calculado por quem pede? Fiquei em duvida nesse transformador do post - para poder especificar quando for pedir um - vai ser bom pra todos aqui no forum).

Exemplificando... se eu tenho um amplificador que vai precisar de um HT de 300V 100mA.
Imaginando que 275V retificados, com perdas dariam perto de 300V, peço para você 275V 100mA ou 275V 160mA?
Ou ainda preciso calcular que 300V 100mA são 30VA e em 275V seriam 109mA? Ainda preciso de +60%?  Roll Eyes Huh? Tongue Embarrassed
Fiquei confuso...


Pelas curvas de Schade, e considerando a queda na tensão secundária como 10% temos que Vac ~ Vdc e Iac ~ 1,6 x Idc. Ao especificar o transformador, informe os valores finais já calculados. 275 V retificados, sob carga nominal, vão dar 275 V, não 300 V. Claro que é necessário acrescentar a queda nos diodos / válvula retificadora.

Eu andei encontrando um programa muito bom, indicado num tópico aqui do fórum - PSU Designer II em http://www.duncanamps.com/psud2/index.html . Os resultados são consistentes, concordando com aqueles que temos medido aqui no laboratório. Para os transformadores Schatz, considere sempre que a queda sob carga é de 10% da tensão a vazio.

Concluindo a resposta, é necessário pedir um secundário de 550 V ct, 100 mA se fores usar dois diodos, ou 275 V 160 mA se fores usar ponte de 4 diodos.
« Última modificação: 04 de Março de 2012, as 22:30:28 por a.sim » Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #106 : 05 de Março de 2012, as 07:01:52 »

É confesso que despedir um funcionario por conta de uma etiqueta torta é exagero, seria justo no maximo chamar a atenção do mesmo.

Ihhh Eduardo, especifiquei o meu transformador de força 550VCT com 180 mA. E consultei o Helcio, do site da Valvestate, e ele me garantiu que essa corrente daria conta do recado.
Forte abraço

Xandeguarah

O cara consulta com um, compra com outro... com um pedido ja especificado! Agora se ele tivesse consultado a schatz e a mesma vende-se o transformador subdimencionado ai sim teria o meu descredito, e o Helcio conhece o produto dele que provavelmente deve vir com uma margem de folga.O Eduardo já disse la atraz que pode usar esse transformador sem medo e não vi criticas.

Exageros a parte, a galera do forum vem trocando farpas com o a.sim desde que ele começou a participar da comunidade.



Na realidade busquei na net quais eram as especificações dos transformadores do VOX AC30 e no site da Valvestate foi onde encontrei dados mais concisos. Com base neles "consultei" o Professor Alexandre e ele mesmo respondeu ( e aqui se manifesta reforçando isso) que o dimensionamento estaria correto, e executei o pedido com ele por justamente confiar no trabalho da Schatz.

Eu acredito que o site handmades como um todo é um grande celeiro de talentos e um local onde todos podem aprender e desenvolver cada vez mais seus projetos. Fico muito feliz por isso e por isso considero um local onde "farpas" não tem vez.

Um forte abraço

Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #107 : 05 de Março de 2012, as 11:37:57 »

Oi Pessoal

Eu andei encontrando um programa muito bom, indicado num tópico aqui do fórum - PSU Designer II em http://www.duncanamps.com/psud2/index.html . Os resultados são consistentes, concordando com aqueles que temos medido aqui no laboratório. Para os transformadores Schatz, considere sempre que a queda sob carga é de 10% da tensão a vazio.

Esta dica que o A.sim deu é muito boa. Não existe uma "regrinha fácil" para se especificar um transformador. O melhor é usar um programa de simulação, como o do Duncan ou o LTSpice, e simular a fonte.

Retificação com 2 diodos e CT só é vantajosa se for usar válvulas diodo em alta tensão ou se dor usar estado sólido em baixa tensão. Quando se usa estado sólido em alta tensão, a escolha lógica é pela retificação em ponte. Facilita a vida de quem vai enrolar o transformador, evita erros e problemas com desbalanceamento dos enrolamentos.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #108 : 05 de Março de 2012, as 17:18:55 »

Prof. A.Sim, só pra confirmar, eu tinha sugerido ao Xandeguarah (que foi quem especificou o transformador pra 180mA no HT e NÃO FOI a Schatz que projetou e vendeu um transformador subdimensionado) que provavelmente o seu transformador iria funcionar com a corrente necessária no HT por causa da folga de potência nos outros enrolamentos de baixa tensão e que provavelmente haveria uma MARGEM DE SEGURANÇA no projeto da Schatz (pelo menos no que concerne à bitola do fio usado, além de outros fatores).  Poderia confirmar esse entendimento e dar uma segurança ao colega ?
 

Com certeza, meu caro Xformer. Fui eu quem pediu o transformador subdimensionado. Assumo todo o ônus aqui. A Schatz cumpriu exatamente seu papel. Que fique claro.

Estou apenas tentando me certificar aqui de uma possível catástrofe, já sanada e tranquilizada pelos colegas. Só tenho a agradecer.

Um forte abraço

Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #109 : 01 de Maio de 2012, as 22:29:02 »

Olá meus queridos amigos

Hoje terminei "finalmente" a montagem do VOX AC30 Replica mas logo que fui testá-lo tive minha primeira decepção.  Cry
Tratava-se de um pré-teste, antes de montá-lo na caixa. Coloquei o chassi em cima da caixa e fiz a ligação dos falantes e liguei o cabo de energia.

Liguei-o na rede eletrica, pluguei a guitarra. Em seguida liguei a chave do power, e a 5AR4 acendeu, esperei cerca de 1 minuto.
Em seguida liguei a chave de stand by mas que pude ouvir foi um ronco como se o plug da guitarra estivesse em curto, o que não é o caso. Desliguei imediatamente.

Uma coisa que percebi enquanto escrevia esta mensagem é que no esquemático existe uma saída para o terra vindo do símbolo do alto-falante. O que é esse aterramento? Como se faz isso? Pode ser a causa desse ronco? Roll Eyes

Seguem algumas fotos que podem auxiliar no diagnóstico:

Chaves de stand by e power. Parte dos capacitores da fonte




Jacks de entrada



 

Peço novamente a ajuda dos abnegados amigos para solucionar este dilema.

Um forte abraço

Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
fallout
Visitante
« Responder #110 : 02 de Maio de 2012, as 05:58:02 »

Qual layout você seguiu?
Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #111 : 02 de Maio de 2012, as 06:49:35 »

Olá Fallout

Eu segui o esquemático da Hoffman:



Um forte abraço
xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #112 : 02 de Maio de 2012, as 08:11:15 »

Uma coisa que percebi enquanto escrevia esta mensagem é que no esquemático existe uma saída para o terra vindo do símbolo do alto-falante. O que é esse aterramento? Como se faz isso?

Você simplesmente liga o fio preto da saída do transformador no terra (chassis).

Citar
Pode ser a causa desse ronco? Roll Eyes

Duvido. A causa pode ser muitas outras coisas. Antes de ligar novamente, coloque todos os controles no zero. Com isso ao menos temos uma referência de onde eles estão.

Citar
Seguem algumas fotos que podem auxiliar no diagnóstico:

Na verdade foto ajuda muito pouco. Medidas de tensão são mais úteis.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #113 : 02 de Maio de 2012, as 09:38:33 »

Na verdade foto ajuda muito pouco. Medidas de tensão são mais úteis.

Quais medidas de tensão precisamente?

Forte Abraço

Xandeguarah

Edit: Cuidado ao usar o quote (leia as regras). O botão pré-visualizar foi feito justamente para o usuário ver como ficará a mensagem ao postar e poder corrigí-la.
« Última modificação: 02 de Maio de 2012, as 10:00:29 por Plautz » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
fallout
Visitante
« Responder #114 : 02 de Maio de 2012, as 10:40:03 »

Quais medidas de tensão precisamente?

 De cada pino de cada valvula.

 Use fios blindados nos jacks de entrada e no meio dos potenciometros de ganho e volume ou em qualquer fio que você aproximar o dedo e alterar o som.

 Eu queria ver o layout que você usou, não o esquematico, estou curioso de saber porque você usou aquele capacitor solen, tem certeza que onde vai ele não é eletrolitico? Eita capacitor desengonçado, o bicho é quase do tamanho do transformador de choke  Cheesy
Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #115 : 02 de Maio de 2012, as 11:19:02 »

Primeiramente desculpe pelo erro na postagem das citações  Ui

Citar
Você simplesmente liga o fio preto da saída do transformador no terra (chassis).

Mestre Eduardo. Eu liguei o fio preto em par com o fio da impedância dos alto falantes, neste caso 8 Ohms. Seria necessário ligá-lo em paralelo com o chassis? Roll Eyes
No secundário do transformador de audio tem 3 fios (vermelho 16 Ohms, cinza 8 Ohms, preto. terra).

Citar
Duvido. A causa pode ser muitas outras coisas. Antes de ligar novamente, coloque todos os controles no zero. Com isso ao menos temos uma referência de onde eles estão.

Eu liguei a chave stand by e estavam todos os controles zerados, e dava aquele ruído de "curto em cabo de guitarra", sabe? Mesmo mexendo nos controles o humb continuava o mesmo. Só aumentava mais quando aumentava o potenciômetro do "cut".

Citar
Na verdade foto ajuda muito pouco. Medidas de tensão são mais úteis.

Para conferir estas tensões devo fazer com o amp ligado, correto?

Um forte abraço

Xandeguarah

-----
Quais medidas de tensão precisamente?

 De cada pino de cada valvula.

 Use fios blindados nos jacks de entrada e no meio dos potenciometros de ganho e volume ou em qualquer fio que você aproximar o dedo e alterar o som.

 Eu queria ver o layout que você usou, não o esquematico, estou curioso de saber porque você usou aquele capacitor solen, tem certeza que onde vai ele não é eletrolitico? Eita capacitor desengonçado, o bicho é quase do tamanho do transformador de choke  Cheesy

Os fios blindados realmente foram negligência minha. Comprei-os mas acabei não utilizando. Vou esgotar as opiniões dos colegas aqui, pra verificar todas as possibilidades da causa deste ruído.

O layout que usei foi este:

Agora você me deixou com dúvida, mas será que se fossem eletrolíticos não daria esse barulho?

Outra coisa que não deu certo foi a lâmpada sinalizadora "olho de boi". Neste layout não aparece como fazer a ligação mas reparei em muitos similares que este componente é alimentado em paralelo pelo fio que liga os filamentos das válvulas (6,3 V). Alguma coisa errada nisso???

Forte abraço

Xandeguarah
« Última modificação: 02 de Maio de 2012, as 11:28:44 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #116 : 02 de Maio de 2012, as 11:59:40 »

Aqui vai a sabatina:

- O barulho do ronco é mais pra zuuummmmm,  bzzzzzzzzz ou piiiiiiiiiiiiiii ?
- Você usou a GZ34 ou diodos de silicio na retificação ?
- Qual o valor do choque usado no filtro ?  No esquema não tem valor.
- Você tem mais capacitores de alta tensão pra ligar em paralelo com os que tem no filtro da fonte ? Experimente ligá-los (valor não muito superior a 22uF se usou a válvula retificadora, pode colocar mais se usou diodos). Talvez seja problema de filtragem da fonte o que induz um ripple (ondulação) na tensão da fonte (que em tese deveria ser atenuado pela configuração push-pull).
- O quarteto de válvulas EL84 está casado ou foram compradas sem serem combinadas ?  Se houver desbalanceamento entre elas o push-pull não elimina o ruído do ripple).

Abs
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #117 : 02 de Maio de 2012, as 12:45:59 »

Aqui vai a sabatina:

- O barulho do ronco é mais pra zuuummmmm,  bzzzzzzzzz ou piiiiiiiiiiiiiii ?

É um ZUUUUUMMM bem persistente, como de um cabo de guitarra em curto.

Citar
- Você usou a GZ34 ou diodos de silicio na retificação ?
Usei uma 5AR4 na retificação

Citar
- Qual o valor do choque usado no filtro ?  No esquema não tem valor.

O choque é de 5H, com 300 mA

Citar
- Você tem mais capacitores de alta tensão pra ligar em paralelo com os que tem no filtro da fonte ? Experimente ligá-los (valor não muito superior a 22uF se usou a válvula retificadora, pode colocar mais se usou diodos). Talvez seja problema de filtragem da fonte o que induz um ripple (ondulação) na tensão da fonte (que em tese deveria ser atenuado pela configuração push-pull).

Acredito que não tenha mais capacitores excedentes no meu estoque, mas vou verificar e fazer um teste.

Citar
- O quarteto de válvulas EL84 está casado ou foram compradas sem serem combinadas ?  Se houver desbalanceamento entre elas o push-pull não elimina o ruído do ripple).
Sim, é "matched quad".

Um forte abraço

Xandeguarah



Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #118 : 02 de Maio de 2012, as 14:29:21 »

No secundário do transformador de audio tem 3 fios (vermelho 16 Ohms, cinza 8 Ohms, preto. terra).

O fio preto liga no chassis e também vai para o alto-falante.

Citar
Para conferir estas tensões devo fazer com o amp ligado, correto?

Sim, com ele desligado dá tudo zero! Que utilidade teria isso?

Citar
Os fios blindados realmente foram negligência minha. Comprei-os mas acabei não utilizando. Vou esgotar as opiniões dos colegas aqui, pra verificar todas as possibilidades da causa deste ruído.

Certo. Seu paciente perdeu uma perna num desastre de trem e está com hemorragia, mas você quer ver se ele tem cárie antes de colocar o torniquete? Entendi bem sua lógica? Cheesy

Bom, o título do tópico já diz tudo! "Cirurgia cardiaca pelo aprendiz de barbeiro" Cheesy

Eu me divirto com essas coisas!

Use o fio blindado primeiro, depois venha com um problema de verdade. Se você não fez o óbivo, não tem como alguém aqui te ajudar.



Abraços

Eduardo

« Última modificação: 02 de Maio de 2012, as 14:32:33 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #119 : 02 de Maio de 2012, as 15:18:27 »

Citar
Sim, com ele desligado dá tudo zero! Que utilidade teria isso?
Desculpe Eduardo, pensei que seria pra conferir se não há interrupção da corrente. Confundi tensão com corrente.

Citar
Certo. Seu paciente perdeu uma perna num desastre de trem e está com hemorragia, mas você quer ver se ele tem cárie antes de colocar o torniquete? Entendi bem sua lógica? Cheesy

Bem, não é bem essa a linha de pensamento. Na verdade eu acredito (não tenho a certeza absoluta) que o ruído provocado pela falta do fio blindado seja mais tênue do que o que estou ouvindo nele. Tenho a impressão que é coisa mais séria.
Vamos dizer que o paciente perneta, neste caso, irá receber mais sangue até o médico conseguir uma corda para o torniquete. Cheesy

Citar
Bom, o título do tópico já diz tudo! "Cirurgia cardiaca pelo aprendiz de barbeiro" Cheesy

Eu me divirto com essas coisas!

Use o fio blindado primeiro, depois venha com um problema de verdade. Se você não fez o óbivo, não tem como alguém aqui te ajudar.

E mereço doutor, eu mereço  Batendo Cabeça Pode falar, com mérito, que eu assumo o risco conscientemente.

Um forte abraço
Xandeguarah

-----
Outra coisa que me deixou alerta é sobre o resistor de placa das EL84.
No esquemático o valor do resistor é de 100 kOhms e no layout é 100 Ohms.
Eu utilizei os de 100 Ohms. Isso poderia contribuir pro zumbido do amp?

Já li que o valor adequado deste resistor deve ser de 10% da resistência de placa.
O quanto isso representa em uma EL84?

Um forte abraço

Xandeguarah
"Aprendiz de barbeiro e cirurgião nas horas vagas"
« Última modificação: 02 de Maio de 2012, as 16:23:38 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.061 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal