Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 20:25:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Principiante: Projeto VOX AC30 Replica  (Lida 94662 vezes)
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #90 : 01 de Março de 2012, as 11:18:21 »

Hgamal

Obrigado pelo auxílio e pela elucidação do assunto
Com certeza acho mais fácil fazer a associação de capacitores para poder chegar no resultado almejado.


Citar
Uma questão que só me passou pela cabeça é o título do tópico. As palavras "réplica" e "principiante" me soam incompatíveis. Criar uma réplica de um amp destes é uma tarefa bem árdua. Veja que nem estou falando que, na minha opinião, principiantes aqui deveriam começar pelo Baby Wonder. Réplicas são extremamente difíceis de serem executadas. Elas passam pela busca de componentes originais e confecção de estruturas mais próximas do equipamento original. Na minha cabeça a palavra réplica significa um clone levado ao extremo.

Concordo em parte com você, meu amigo. Talvez a minha pretensão de construir uma "réplica" seja muito audaciosa (ou presunçosa), e devo alterar o título para "uma tentativa de réplica do VOX AC30". Preciosismos a parte, ficarei feliz de atingir um som e controles na casa de 80% do original.

Devo frisar que sem a ajuda de vocês nada seria possível. Agora estou na fase final de construção, faltam esses capacitores da fonte, o resistor do cátodo e  devo estar efetuando o primeiro teste.

Na parte estética a caixa está revestida com napa preta, mandei fazer o painel em aluminio gravado por eletroerosão e pintado na cor do original. Ele será equipado com 2 x 12 falantes celestion Greenback G12M, que inclusive já testei na caixa definitiva ligado ao meu Giannini Thunder sound 1967, e digo a vocês que me impressionou muito pela fidelidade e ricos médios e agudos.

Mais adiante postarei as melhores fotos do processo de montagem e, se tudo der certo, o som dessa belezinha. Legal!


Um forte abraço

Xandeguarah

-----
Complementando o que o Haroldo escreveu, se você achou/tem o capacitor de 16+16uF, dá pra usá-lo como um de 32uF (ligando os pólos positivos de cada um deles - ligando em paralelo, o que soma as capacitâncias, já que o negativo é comum) ou como 2 de 16uF (um de cada lado do choque).  Pro lugar do de 8uF, use um de 10uF (de mesma tensão de trabalho).

Sobre o resistor de catodo, o valor comercial comum mais próximo é 51ohms, mas seria até melhor usar dois resistores de 100ohm ligados em paralelo,, assim distribui melhor a dissipação de potência e fica com o valor certinho de 50 ohms.

Muito obrigado Xformer.
Achei muito interessante a dica e irei aplicá-la.
Como em minha cidade as lojas são muito precárias em atendimento e diversidade de materiais pedirei pela Multcomercial via correio.

Em breve retornarei com os resultados.

Um forte abraço

Xandeguarah
« Última modificação: 01 de Março de 2012, as 11:30:56 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
a.sim
Visitante
« Responder #91 : 02 de Março de 2012, as 23:44:39 »

Eis o vilão da história:


Desculpe a falta de resolução. Traduzo:
Primeira linha:  0  127   220 V
segunda linha: 550 VCT / 180 mA     55V/ 50 mA
terceira linha: 6,3 VCT / 6 A              5V / 3A
 
Não tem jeito mesmo de, mesmo com esse desbalanceamento, mantê-lo? Pelo o que o Mestre Eduardo colocou preciso de 210 mA, são 30 mA de defasagem. Não é possível arriscar? Basicamente será um amplificador para ensaios e pequenos shows.


Só agora vi o tópico. Vilão ? ? ? Credo, que injustiça...isso aí é um Schatz: dura para sempre e é produzido na minha fábrica!

Primeiramente, devo dizer que, segunda-feira, um funcionário vai perder o emprego por colar a etiqueta torta.

Segundo, se a sobrecarga é só 30 mA, pode usar sem medo. Mesmo com os picos de 230 mA citados pelo eduardo, o transformador vai funcionar bem " e não vai queimar ". O único problema é que a tensão de +B pode ficar um pouco mais baixa, mas nada que prejudique o transformador.
« Última modificação: 02 de Março de 2012, as 23:46:59 por a.sim » Registrado
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #92 : 03 de Março de 2012, as 00:10:31 »

Se eu fosse o funcionário ficaria pensando: Um transformado subdimensionado 30 mA para determinada aplicação vai funcionar por toda a vida. Em uma região onde não há um ponto/linha de referência, eu não posso colar uma etiqueta desnivelada 0,3 graus?!
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
fallout
Visitante
« Responder #93 : 03 de Março de 2012, as 09:37:36 »

É confesso que despedir um funcionario por conta de uma etiqueta torta é exagero, seria justo no maximo chamar a atenção do mesmo.

Ihhh Eduardo, especifiquei o meu transformador de força 550VCT com 180 mA. E consultei o Helcio, do site da Valvestate, e ele me garantiu que essa corrente daria conta do recado.
Forte abraço

Xandeguarah

O cara consulta com um, compra com outro... com um pedido ja especificado! Agora se ele tivesse consultado a schatz e a mesma vende-se o transformador subdimencionado ai sim teria o meu descredito, e o Helcio conhece o produto dele que provavelmente deve vir com uma margem de folga.O Eduardo já disse la atraz que pode usar esse transformador sem medo e não vi criticas.

Exageros a parte, a galera do forum vem trocando farpas com o a.sim desde que ele começou a participar da comunidade.

Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #94 : 03 de Março de 2012, as 17:05:23 »

Se eu fosse o funcionário ficaria pensando: Um transformador subdimensionado 30 mA para determinada aplicação vai funcionar por toda a vida. Em uma região onde não há um ponto/linha de referência, eu não posso colar uma etiqueta desnivelada 0,3 graus?!

Olá, colega. Nossos funcionários não podem pensar dessa forma. É por essa razão que um deles vai receber as férias antecipadas na segunda-feira.

Imagina um funcionário desses na bobinagem...ah, o fio saiu um pouquinho para o lado, não vai dar nada...passei um pouqunho do número de espiras, não vai dar nada...o isolante ficou um pouco estreito, não vai dar nada...

Não é à toa que nós dizemos que não temos " controle " de qualidade...é só " verificação " de qualidade...nós testamos cada um dos transformadores produzidos, na tentativa de achar os que eventalmente tenham alguma falha na produção. E é muito raro acharmos algum.
« Última modificação: 03 de Março de 2012, as 17:15:41 por a.sim » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #95 : 04 de Março de 2012, as 08:58:59 »

Oi Pessoal

Não há dúvidas de que o transformador vai sobreviver, mas do que adianta um sapato 43 para quem calsa 40? Sem dúvida é melhor tropeçar com um sapato folgado, que fica solto no pé, do que andar descalso no asfalto quente.

O amplificador vai funcionar com este transformador, mas nunca vai produzir 100% da sua potencialidade sonora.

Uma pena.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #96 : 04 de Março de 2012, as 14:20:09 »

Oi Pessoal

Não há dúvidas de que o transformador vai sobreviver, mas do que adianta um sapato 43 para quem calça 40? Sem dúvida é melhor tropeçar com um sapato folgado, que fica solto no pé, do que andar descalso no asfalto quente.
O amplificador vai funcionar com este transformador, mas nunca vai produzir 100% da sua potencialidade sonora.
Uma pena.
Abraços

Eduardo

O acréscimo de mais 30 mA no consumo de +B vai provocar uma pequena queda de tensão, estimada grosseiramente em 5 V. Para um acréscimo de 58 mA ( corrente de 238 mA a plena potência ) a queda será de ( grosseiramente ) 9 V. Isso dá uma redução de 3,3 % na tensão de alimentação, que corresponde a 6,4 % de queda na potência. Isso dá 0,3 dB de perda...praticamente inaudível.

Considerando que o transformador vai operar com folga no enrolamento de 6,3 V, essa diferença será ainda menos significativa.
« Última modificação: 04 de Março de 2012, as 14:23:25 por a.sim » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #97 : 04 de Março de 2012, as 18:55:17 »

Prof. A.Sim, só pra confirmar, eu tinha sugerido ao Xandeguarah (que foi quem especificou o transformador pra 180mA no HT e NÃO FOI a Schatz que projetou e vendeu um transformador subdimensionado) que provavelmente o seu transformador iria funcionar com a corrente necessária no HT por causa da folga de potência nos outros enrolamentos de baixa tensão e que provavelmente haveria uma MARGEM DE SEGURANÇA no projeto da Schatz (pelo menos no que concerne à bitola do fio usado, além de outros fatores).  Poderia confirmar esse entendimento e dar uma segurança ao colega ?
 
« Última modificação: 04 de Março de 2012, as 19:59:49 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #98 : 04 de Março de 2012, as 19:35:11 »

Pessoal,

apenas para esclarecer, não para chamar a atenção, ou ainda defender: Vamos tomar cuidado com posts deste tipo. Afinal, não era o transformador o "culpado" ao final das contas, mas para quem lê sem muita atenção pode pensar isto. Então pessoal, vamos ter cuidado com as palavras.

É muito bom poder ter um canal direto com os fabricantes. E aqui pelo menos temos um, o A.Sim que está sempre a disposição em nos atender. Vamos valorizar isto, por favor.

Por fim, 30 mA de diferença certamente não justificam o fracasso de nenhum projeto como o aqui apresentado, certamente há outros fatores. No meu entender, no caso aqui, o maior vilão é o custo do aprendizado.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
a.sim
Visitante
« Responder #99 : 04 de Março de 2012, as 20:17:09 »

Prof. A.Sim, só pra confirmar, eu tinha sugerido ao Xandeguarah (quem especificou o transformador pra 180mA no HT e não a Schatz que projetou e vendeu um transformador subdimensionado) que provavelmente o seu transformador iria funcionar com a corrente necessária no HT por causa da folga de potência nos outros enrolamentos de baixa tensão e que provavelmente haveria uma MARGEM DE SEGURANÇA no projeto da Schatz (pelo menos no que concerne à bitola do fio usado, além de outros fatores).  Poderia confirmar esse entendimento e dar uma segurança ao colega ?
 

Olá.

Eu fui até a fábrica consultar a folha de cálculo do transformador do colega xandeguará. O secundário de 550 V está com uma folga de 9,9% na bitola do fio. O primário de 0-127 V tem uma folga de 18% enquanto que a parte 127-220 está justa. Essas folgas ocorrem porque nós escolhemos as bitolas AWG cuja seções são iguais ou superiores àquelas calculadas, maximizando a seção do fio e reduzindo a resistência dos bobinados. Não é viável fabricar um transformador com " margem de segurança " - isso deve ser previsto pelo projetista quando especifica o transformador. Qualquer margem de segurança acrescentada pelo fabricante aumenta o volume e o preço do transformador, além de deixar o componente com as especificações diferentes daquelas que o projetista definiu. Se o projeto prevê um transformador com 10% de queda, eu preciso entregar um transformador com essa queda - e, não, um com 8% ou 5%...qunado o equipamento for montado, as tensões não vão fechar com o projeto.

Para o caso do transformador do colega, vai acontecer o seguinte : a parcela de potência não utilizada no secundário de 6,3 V vai fazer com que a queda de tensão na resistência primária seja menor do que a nominal. Isso aumentará um pouco a tensão nos demais enrolamentos, permitindo que se extraia um pouco mais de potência nos outros secundários. Por outro lado, como o fio do secundário de +B tem 10% de folga, seria possível extrair mais 18 mA sem queda de tensão apreciável mesmo com o transformador plenamente carregado. O resultado desses dois efeitos combinados é que a tensão na saída de +B não irá cair os 9 V indicados no post anterior ( a 238 mA ), reduzindo ainda mais a perda de potência do amplificador.

Em resumo...pode carregar o transformador com as quatro EL84 que tudo vai funcionar direitinho...nada vai queimar.

Àqueles que gostam de filosofar sobre o funcionamento dos amplificadores e fazer comentários subjetivos sobre o seu desempenho, lembro que a tensão da rede pode cair até 10% da tensão nominal...fazendo a potência de saída cair até 19%...

-----
Mais um comentário :

" Como passou desapercebido que o transformador de força estava subdimensionado ? ? ? "

Não passou. Quando um cliente solicita orçamento, eu confiro se o pedido faz sentido. Não posso revelar detalhes sobre a compra do xandeguará, mas ele mesmo declara que o amplificador é para 30W. Olhando no datasheet da EL84, um par delas dá 18W ( para as quais nós temos os transformadores de saída TS 18.40.A, TS 18.60.A e TS 18.60.B mais o transformador de força TF 90.A que entrega 580 V ct a 120 mA no +B.  Com 4 EL84 a corrente necessária seria 240 mA ( o dr. Eduardo calculou 238mA ) para uma potência de 2 x 18W = 36 W. Como a potência do amplificador seria 30 W, deduz-se que a corrente de +B vai ser menor em 30/36 x 240 = 192 mA. O datasheet da EL84 informa que duas EL84 a 18 W consomem 2 x ( 46 + 11 ) mA ou 114 mA a Vb = 300 V. Como a tensão de + B seria 275 V ( afinal, o amplificador é para 30 W...) os 180 mA pedidos faziam todo o sentido.
« Última modificação: 04 de Março de 2012, as 20:56:18 por a.sim » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #100 : 04 de Março de 2012, as 20:45:08 »

Prof. Alexandre, foi muito atencioso de sua parte esclarecer tão prontamente e no domingo a noite (hora de descanso) sobre o transformador em questão.  Assim me deixa mais tranquilo também em relação à minha sugestão ao colega Xandeguarah, ficando eu sem peso na consciência se algo desse errado.

Grande abraço.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
a.sim
Visitante
« Responder #101 : 04 de Março de 2012, as 21:30:14 »

Os 160mA são a corrente total do retificador, então você especifica 80mA pra cada enrolamento de 275V.

Cara sobre isso eu estava curioso, o Eduardo tambem disse que soma a corrente dos enrolamentos mas veja o que um gringo do forum 18w me respondeu quando eu postei essa duvida la.

Citar
You won't get 240mA after the rectifier with 0.25mm wire. The current spikes charging the filter cap on the AC side aren't the same average as the DC load current. It's normal to size the whole winding to be equivalent to the DC load current for a centre-tapped full wave rectifier. So 0.25mm would be normal for an 18 Watt PT HV secondary.

The other option if you wanted the HV winding to take up less space is to wind just 0-290V in wire rated for 1.6 times the DC load current (120mA x 1.6 = 192mA -> sqrt(0.192/2) = 0.31mm -> nearest size is 28 AWG or 0.315mm) and use a silicon full-wave bridge rectifier. Half the turns of the larger wire will take up less winding window.

Sera que o gringo esta equivocado?

Olá. Corujando mais um pouco ( isso é linguajar de radioamador...) eu achei a pérola acima. O " gringo " está corretíssimo. A confusão é comum; tem muito engenheiro que não sabe projetar retificador monofásico com filtro RC e não conhece as curvas de Schade...Quando se necessita de x mA DC na saída de um retificador com 2 diodos e center-tap o enrolamento secundário precisa ser dimensionado para x mA AC. Essa é uma das razões por que o pessoal migra para retificação em ponte...alíás, perfeitamente explicado pelo " gringo " !
« Última modificação: 04 de Março de 2012, as 21:33:09 por a.sim » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #102 : 04 de Março de 2012, as 21:33:54 »

a.sim
Na sua opinião, existe alguma vantagem entre se usar retificação com 2 diodos (e secundario de, por exemplo, 300+330) ou retificação em ponte e secundario simples (ex: 300V) para valvulados?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #103 : 04 de Março de 2012, as 21:48:30 »

a.sim
Na sua opinião, existe alguma vantagem entre se usar retificação com 2 diodos (e secundario de, por exemplo, 300+300) ou retificação em ponte e secundario simples (ex: 300V) para valvulados?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).

Olá.

A retificação com 4 diodos aproveita melhor o secundário do transformador, assim, é mais vantajosa. Veja : para obter 250 V a 100 mA, um secundário com ct precisa ter 500 V x 100 mA = 50 VA. Já com ponte, são necessários apenas 250 V x 160 mA = 40 VA. Conforme a potência total do transformador, esses 10 VA a menos poderão fazer diferença no tamanho e no custo...
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #104 : 04 de Março de 2012, as 22:03:35 »

Deixa eu ver se entendi...
Então o transformador para retificação em ponte precisa de 60% a mais de corrente do que o especificado em DC, é isso?
Esses 60% são calculados pelo fabricante do transformador ou deve ser calculado por quem pede? Fiquei em duvida nesse transformador do post (por favor, não leve como tentativa critica porque não é, quero entender mesmo) e para poder especificar quando for pedir um. Vai ser bom pra todos aqui no forum...

Exemplificando... se eu tenho um amplificador que vai precisar de um HT de 300V 100mA.
Imaginando que 275V retificados, com perdas dariam perto de 300V, peço para você 275V 100mA ou 275V 160mA?
Ou ainda preciso calcular que 300V 100mA são 30VA e em 275V seriam 109mA? Ainda preciso de +60%?  Roll Eyes Huh? Tongue Embarrassed
Fiquei confuso...
« Última modificação: 04 de Março de 2012, as 22:19:27 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal