Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 20:21:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Principiante: Projeto VOX AC30 Replica  (Lida 94633 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #75 : 18 de Fevereiro de 2012, as 13:55:12 »

Oi Pessoal

A eficiência teórica de um amplificador em classe B é algo perto de 75%. Não 50%. Os classe A é que tem eficiência de 50%.


Dependendo de como se considera o cálculo, esses limites podem variar bastante. para baixas potências a eficiência máxima de um classe B pode ser até menor do que 50%, assim como usando potência máxima e considerarmos no cálculo a corrente rms vai chegar a 70,7% e se considerar corrente média vai chegar a 78,5%.  Para classe A, também pode se chegar a 25% ou 50% de eficiência máxima dependendo da forma de cálculo. Na prática, sempre é bem menos do que isso.

Veja:
http://sound.westhost.com/efficiency.htm
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #76 : 18 de Fevereiro de 2012, as 14:33:28 »

E que tal alterar o estagio de potencia???
xandeguarah, ja comprou as valvulas? Se sim, onde você comprou é possivel trocar os pentodos?
Ja fez todos os furos pros soquetes das valvulas?
Ja comprou o transformador de saida?
Se comprou, são 4K de primario... Com essa impedancia, da pra montar um PP de EL34 (ou mesmo 6L6 se calcular bem) com uns 25W...
E pode aproveitar a linha de 55V para fazer um com BIAS fixo.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2012, as 14:39:17 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #77 : 20 de Fevereiro de 2012, as 11:41:24 »

Sim... 15 a 17W maximo.
Mas ai vem outra pergunta. Você ja comprou o transformador de saida? Se sim, quais as especificações?

Olá Kem,

Sim, comprei todos os transformadores (força, choque e saída).
O de saída é
Primário 4 KOhms CT
Secundário: 8 e 16 Ohms

Forte abraço

Xandeguarah

-----
Mas também tem que mudar o projeto. Pelo menos o resistor de catodo de 50ohms precisa ser dobrado, senão a tensão de catodo ficará baixa e as 2 EL84 vão funcionar fora do ponto de operação projetado. Além disso, talvez o transformador de saída precise mudar também.

Como o Eduardo comentou antes, o enrolamento de 55V 50mA é pra fazer uma fonte de bias negativa pra amplificadores com bias fixo (ajustável) e não pra esse projeto que usa auto-bias (resistor de catodo).  


Legal a explicação, Xformer.
Sempre quis saber mais sobre a questão do que realmente é bias. Bom saber que neste projeto é o auto-bias e que não precisarei me preocupar com o ajuste dele. certa vez vi um video de um Giannini thunder sound bass onde o guitarrista dizia que o "bias foi goelado no máximo, para saturar mais fácil". Pelo que sei facilita esse artifício mas quebra a vida útil das válvulas pela metade.

Estou bem disposto a fazer um teste monitorado (bem de leve) com ele.

Um forte abraço

Xandeguarah
    

-----
Xande, pode mandar fogo com o transformador como está. Você tem folga nos filamentos e isso indica que o primário foi dimensionado para uma potência maior. O secundário de alta tensão vai esquentar um pouco, mas como o primário estará frio, pode ser que aguente. O que vai acontecer com certeza é que a tensão irá cair quando o amplificador for muito solicitado. Ele não vai chegar nos 30W e vai distorcer antes.
Nunca confie em um fabricante de transformadores para especificar o que você precisa. São todos muito enrolados.

Abraços

Eduardo

Obrigado, grande mestre Eduardo.
Vamos seguindo esta premissa e terminar a montagem. Mais alguns parafusos para o estrutural e ligação dos transformadores de saída e choque e terei o primeiro resultado do projeto. Legal!

De fato, os fabricantes são enrolados mesmo. Vou me aprofundar na questão, como inclusive constatei aqui no forum, e tentar enrolar meu primeiro transformador logo que terminar este amp.

Um forte abraço

xandeguarah

-----
E que tal alterar o estagio de potencia???
xandeguarah, ja comprou as valvulas? Se sim, onde você comprou é possivel trocar os pentodos?
Ja fez todos os furos pros soquetes das valvulas?
Ja comprou o transformador de saida?
Se comprou, são 4K de primario... Com essa impedancia, da pra montar um PP de EL34 (ou mesmo 6L6 se calcular bem) com uns 25W...
E pode aproveitar a linha de 55V para fazer um com BIAS fixo.


Sim, Kem, comprei todas as válvulas, e inclusive na foto que postei você consegue ver os 4 soquetes das EL84.
O de saída é de 4 kOhm.
Decidi terminar como está, mas agradeço a sugestão pois tenho os transformadores para montar um AB763, que era meu sonho de amp. Quem sabe agora tenha subsídios (e mentores) para concluí-lo.

Forte abraço

xandeguarah
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, as 14:56:22 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #78 : 22 de Fevereiro de 2012, as 08:18:55 »

E que tal alterar o estagio de potencia???
xandeguarah, ja comprou as valvulas? Se sim, onde você comprou é possivel trocar os pentodos?
Ja fez todos os furos pros soquetes das valvulas?
Ja comprou o transformador de saida?
Se comprou, são 4K de primario... Com essa impedancia, da pra montar um PP de EL34 (ou mesmo 6L6 se calcular bem) com uns 25W...
E pode aproveitar a linha de 55V para fazer um com BIAS fixo.

Que tal pegar uma criança, que sempre andou de triciclo e acabou de ganhar uma bicicleta, e por para dirigir um fórmula 1?

Xandeguará, mantenha-se no seu projeto original. Você já tem um transformador de força mal especificado. Se começar a alterar o projeto, vai chegar num ponto em que nada mais vai funcionar.

Amplificador valvulado não é Lego! Não dá para trocar partes assim na galega e achar que vai ficar bom.

Sobre mudar o bias, tem quem misture várias porcarias na gasolina do carro para ele ficar mais "esperto". A consequência é ferrar o motor antes. O bias é a mesma coisa. As válvulas foram projetadas para funcionar dentro de uma certa faixa. Mudar isso é pedir para ter problemas mais tarde.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #79 : 22 de Fevereiro de 2012, as 11:14:10 »

Hehehe... Eduardo, foi só uma sugestão, e a ideia não foi fazer um Lego, e sim projetar um novo power com cuidado (com sua ajuda, é claro Smiley ) para adequar as peças que ele tem. Mas na fase em que ele ja esta, isso esta descartado.
Quanto ao BIAS, falei de usar fixo se fosse usar as 6L6 ou EL34, e dentro do que mandam as especificações, claro. Como vai deixar as EL84, obvio que ele deve manter o projeto inicial.
[mode FDP on]
Ou de repente, quem sabe, usar BIAS fixo nas EL84... pelo que eu li aqui no forum, em classeB deve dar uns 100W esse ampli ai...  Evil Cheesy Grin (hahaha... sorry, não resisti).
[mode FDP off]
Mas admita que é uma pena montar um ampli desses e ficar com limitações por causa do transformador de força. Minha sugestão então é montar, ver se tudo deu certo e então  mandar enrolar um outro transformador com as especificações corretas. Ai usa o de força que ja esta feito para um outro projeto.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #80 : 22 de Fevereiro de 2012, as 14:51:15 »

Citar
Que tal pegar uma criança, que sempre andou de triciclo e acabou de ganhar uma bicicleta, e por para dirigir um fórmula 1?

Xandeguará, mantenha-se no seu projeto original. Você já tem um transformador de força mal especificado. Se começar a alterar o projeto, vai chegar num ponto em que nada mais vai funcionar.


Ihh, pode ficar tranquilo, mestre, não mudarei nada até ver o resultado pretendido inicialmente. Se der zebra, sim, buscarei alguma alternativa para a questão.

Citar
Amplificador valvulado não é Lego! Não dá para trocar partes assim na galega e achar que vai ficar bom.

Sobre mudar o bias, tem quem misture várias porcarias na gasolina do carro para ele ficar mais "esperto". A consequência é ferrar o motor antes. O bias é a mesma coisa. As válvulas foram projetadas para funcionar dentro de uma certa faixa. Mudar isso é pedir para ter problemas mais tarde.

Abraços

Eduardo

Entendi a mensagem, Eduardo. O negócio é seguir o projeto.
Eu tenho algumas dúvidas sobre saturação, como obtê-lo controladamente. Como citei em um post anterior, tenho um Giannini Thunder sound bass, que é inspirado nos Fender Bassman 5F6, bem clean, mas que gostaria de controlar sua saturação de uma forma "sadia". Mas isso é coisa pra outro tópico.

Agradeço muito sua ajuda.

Forte abraço

Xandeguarah

-----
Hehehe... Eduardo, foi só uma sugestão, e a ideia não foi fazer um Lego, e sim projetar um novo power com cuidado (com sua ajuda, é claro Smiley ) para adequar as peças que ele tem. Mas na fase em que ele ja esta, isso esta descartado.
Quanto ao BIAS, falei de usar fixo se fosse usar as 6L6 ou EL34, e dentro do que mandam as especificações, claro. Como vai deixar as EL84, obvio que ele deve manter o projeto inicial.
Sim, como citei no anterior, vou terminar a montagem e testar pra ver no que dá. Com certeza postarei os vídeos e diagnósticos pra vocês aqui.

Citar
[mode FDP on]
Ou de repente, quem sabe, usar BIAS fixo nas EL84... pelo que eu li aqui no forum, em classeB deve dar uns 100W esse ampli ai...  Evil Cheesy Grin (hahaha... sorry, não resisti).
[mode FDP off]
Mas admita que é uma pena montar um ampli desses e ficar com limitações por causa do transformador de força. Minha sugestão então é montar, ver se tudo deu certo e então  mandar enrolar um outro transformador com as especificações corretas. Ai usa o de força que ja esta feito para um outro projeto.

Hehehe, sim sim, só pra ver a fumegação, hehehe. Cheesy
A questão de enrolar outro transformador é algo que me instiga a fazê-lo. Aproveitaria o recente pra outro projeto.

Um forte abraço

Xandeguarah
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, as 14:55:32 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Alex_Rios
Visitante
« Responder #81 : 22 de Fevereiro de 2012, as 15:44:58 »

olá amigos...

como foram de carnaval?!

Então como foi debatido ultimamente no fórum, qual seria a especificação correta do transformador de força para esse projeto? usando 3 válvulas 12ax7 no pré e 4 el84 na saída e com retifica a válvula ou com semi condutor!

Tenho alguns transformadores aqui em casa gostaria de saber se alguns servem para o projeto!?

ha, mais uma pergunta, não tem muito haver com o tópico mas aproveitando o embalo, tem uma loja aqui na minha cidade que trabalha com aço inox, será que um chassi desse material ficaria legal ou tem algum problema quanto ao material? eles até gravam as inscrições por corrosão a ácido, o negócio é loko!

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) galera!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #82 : 22 de Fevereiro de 2012, as 19:05:16 »

olá amigos...

como foram de carnaval?!

Então como foi debatido ultimamente no fórum, qual seria a especificação correta do transformador de força para esse projeto? usando 3 válvulas 12ax7 no pré e 4 el84 na saída e com retifica a válvula ou com semi condutor!

Tenho alguns transformadores aqui em casa gostaria de saber se alguns servem para o projeto!?

ha, mais uma pergunta, não tem muito haver com o tópico mas aproveitando o embalo, tem uma loja aqui na minha cidade que trabalha com aço inox, será que um chassi desse material ficaria legal ou tem algum problema quanto ao material? eles até gravam as inscrições por corrosão a ácido, o negócio é loko!

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) galera!
Aço inox ficaria otimo, normalmente o preço é que é proibitivo...
Se não for esse o caso, vale muito a pena.
De que cidade você é?

Quanto ao transformador:
Primarios:
127/220

Secundarios para retificação a valvula:
275-0-275V por 210mA~250mA
5V 2A
6,3V 4.5A

Se for retificar por diodos, muda um pouco.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, as 19:09:49 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex_Rios
Visitante
« Responder #83 : 22 de Fevereiro de 2012, as 21:14:12 »

olá amigos...

como foram de carnaval?!

Então como foi debatido ultimamente no fórum, qual seria a especificação correta do transformador de força para esse projeto? usando 3 válvulas 12ax7 no pré e 4 el84 na saída e com retifica a válvula ou com semi condutor!

Tenho alguns transformadores aqui em casa gostaria de saber se alguns servem para o projeto!?

ha, mais uma pergunta, não tem muito haver com o tópico mas aproveitando o embalo, tem uma loja aqui na minha cidade que trabalha com aço inox, será que um chassi desse material ficaria legal ou tem algum problema quanto ao material? eles até gravam as inscrições por corrosão a ácido, o negócio é loko!

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) galera!
Aço inox ficaria otimo, normalmente o preço é que é proibitivo...
Se não for esse o caso, vale muito a pena.
De que cidade você é?

Quanto ao transformador:
Primarios:
127/220

Secundarios para retificação a valvula:
275-0-275V por 210mA~250mA
5V 2A
6,3V 4.5A

Se for retificar por diodos, muda um pouco.


Então eu moro em Campo Grande, MS, e aqui o cara da loja disse para mim levar o projeto e ele faz o orçamento, imagino que deve fica massa pakas...

Bom tenho um transformador mostro que eu tirei de um nobreik de servidor, deve dar, ele tem 11.5 x 9.5 x 4 cm  o centro(núcleo) tem 4 x 4 cm e a janela tem 2 x 5.7 cm só que é GNO... eu fiz os calculos pelo site que referiram anteriormente e diz que é possivel porém na quantidade de chapas ele diz 82 que aprox. dá 2.88 cm, logo ele diz 4 x 2.88 cm, sendo que o carretel completo encaixado mede 4 cm de espessura, será que tem algum problema de eu colocar todas a chapas?


Obrigado pelas dicas.. valeu!


« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, as 23:07:30 por Alex_Rios » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #84 : 22 de Fevereiro de 2012, as 22:26:09 »

Alex_Rios, se for mandar fazer o transformador, ja leve os dados prontos. Não peça pro enrolador calcular. Citando o que o Eduardo disse: "Nunca confie em um fabricante de transformadores para especificar o que você precisa. São todos muito enrolados."
Foi exatamente o que aconteceu com o xandeguarah, e o resultado pode ser lido aqui...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #85 : 26 de Fevereiro de 2012, as 15:54:55 »

Olá amigos Smiley

Cá estou eu novamente, desta vez com algumas dúvidas a respeito da ligação no transformador de saída.

Fazendo uma breve correção o esquema que estou seguindo é este abaixo e não o que postei com unidade de reverb. Sorry  Embarrassed

 
No esquema ele apresenta as placas ligadas no primário, em dois pares em série (pinos 7 das EL84), um no cabo branco (wht) e outro no vermelho (red). O que deduzo parecer ser o B+ (Brn) vai ligado na extensão que vem da retificadora (ponto A no esquema).

Acredito que agora caiba esclarecer uma dúvida que sempre me ocorreu: O que seria exatamente esta nomenclatura "B+"? Minha dedução acima está correta?
 No secundário devo aterrar o preto (0) e ligar ao seletor de impedância 8 e 16 Ohms que será ligado aos falantes.

Um forte abraço

Xandeguarah
 
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #86 : 26 de Fevereiro de 2012, as 17:22:31 »

Citar
Acredito que agora caiba esclarecer uma dúvida que sempre me ocorreu: O que seria exatamente esta nomenclatura "B+"? Minha dedução acima está correta?

O pessoal nomeava as 3 fontes (baterias)  de um amplificador de fonte A (para os filamentos, que pode ser CA ou CC), fonte B (para as placas das válvulas, de altas tensão e CC) e fonte C (para o bias das válvulas, de média tensão negativa e CC).  O B+ é apenas o pólo positivo da fonte B de alta tensão. No seu esquema, as letras são apenas nomes para os pontos de conexão de alimentação, mas sua dedução está correta.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #87 : 01 de Março de 2012, as 09:06:27 »

Olá amigos

Tenho uma dúvida quanto as captadores a serem utilizados na retificação. Consegui um capacitor eletrolítico de 33 uf/450V, posso colocá-lo no lugar do 32uf /450V?

Estou tendo dificuldades em encontrar capacitores com valores específicos como os 8uf/450V, 16uf/450V, 32uf/450V. Existe uma tolerância a ser obedecida nestes casos?

Outra dúvida que tenho é a respeito ao resistor de catodo de 50 Ohms. Eu tenho um de 56 Ohms, posso utilizá-lo no lugar do de 50 Ohms? Roll Eyes

Um forte abraço

Xandeguarah

-----
Ahhh, tem mais uma coisa...

Encontrei um capacitor de 16+16uf /450V. O que significa exatamente esta nomenclatura?

Abraço

xandeguarah
« Última modificação: 01 de Março de 2012, as 09:14:10 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #88 : 01 de Março de 2012, as 09:36:18 »

Tenho uma dúvida quanto as captadores a serem utilizados na retificação. Consegui um capacitor eletrolítico de 33 uf/450V, posso colocá-lo no lugar do 32uf /450V?
sim. Onde ele é usado não é crítico. Além disso a tolerância deste tipo de componente é grande.

Citar
Estou tendo dificuldades em encontrar capacitores com valores específicos como os 8uf/450V, 16uf/450V, 32uf/450V. Existe uma tolerância a ser obedecida nestes casos?
5 a 10% são aceitáveis para um resultado sonoro parecido. Para uma réplica, não é de bom tom alterar os tipos e valores de componentes.

Citar
Outra dúvida que tenho é a respeito ao resistor de catodo de 50 Ohms. Eu tenho um de 56 Ohms, posso utilizá-lo no lugar do de 50 Ohms?
Aqui, os valores devem ser o mais próximos possíveis ao original. Aqui o BIAS do equipamento é estabelecido. Um ponto a ser levado em consideração, é que dependendo do transformador de força e as tensões obtidas no circuito, este componente deve ser adequado para que a máxima potência de dissipação das válvulas não seja execdida.

Citar
Encontrei um capacitor de 16+16uf /450V. O que significa exatamente esta nomenclatura?
Dois capacitores no mesmo encapsulamento, ligados entre si, com 3 leads.

Uma questão que só me passou pela cabeça é o título do tópico. As palavras "réplica" e "principiante" me soam incompatíveis. Criar uma réplica de um amp destes é uma tarefa bem árdua. Veja que nem estou falando que, na minha opinião, principiantes aqui deveriam começar pelo Baby Wonder. Réplicas são extremamente difíceis de serem executadas. Elas passam pela busca de componentes originais e confecção de estruturas mais próximas do equipamento original. Na minha cabeça a palavra réplica significa um clone levado ao extremo.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #89 : 01 de Março de 2012, as 10:04:36 »

Complementando o que o Haroldo escreveu, se você achou/tem o capacitor de 16+16uF, dá pra usá-lo como um de 32uF (ligando os pólos positivos de cada um deles - ligando em paralelo, o que soma as capacitâncias, já que o negativo é comum) ou como 2 de 16uF (um de cada lado do choque).  Pro lugar do de 8uF, use um de 10uF (de mesma tensão de trabalho).

Sobre o resistor de catodo, o valor comercial comum mais próximo é 51ohms, mas seria até melhor usar dois resistores de 100ohm ligados em paralelo,, assim distribui melhor a dissipação de potência e fica com o valor certinho de 50 ohms.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 20 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal