Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 20:26:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Principiante: Projeto VOX AC30 Replica  (Lida 94663 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #60 : 17 de Fevereiro de 2012, as 21:15:19 »

Elton eu também tinha essa sua mesma dúvida mas depois que o Acedo me explicou passei a enrolar meus transformadores com center tap dividindo o valor da corrente que eu queria por 2. Ou seja se deseja 160mA divida esses 160mA pelos dois enrolamentos e consequentemente a bitola do fio diminuirá!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #61 : 17 de Fevereiro de 2012, as 22:09:13 »

Olá parceiros

       Sou novo aqui no site más venho "curujando, como disse o amigo xandeguarah" faz tempo, estou acompanhado esse tópico desde o inicio e diga-se de passagem parabéns pela audácia xandeguarah...
       bom eu queria saber como eu determino a corrente e a tensão de saída do transformador de potencia para esse projeto em especifico, sem precisar alterar algum componente importante, no caso esse esquema do vox ac30 do site hoffmanamps não tem especificação sobre o transformador de potência, por esse projeto qual seria o transformador mais adequado? qual tensão e corrente adequada no secundário que daria conta de suportar os 30w de ampli e alimentar as 8 valvulas desse monstro?!

      desculpe pelos erros de formatação, é que seu novo em fóruns, más com o tempo eu aprendo... valeu! 

Obrigado pela consideração, Alex_Rios, de fato sinto que é um grande passo para um iniciante mas que vale a pena por dois motivos: o aprendizado e o resultado final. E é claro, sem a ajuda dos nossos amigos aqui do forum nada seria possível.
Levantou uma ótima questão, pois vejo muitos esquemáticos por aí sem maiores referências de potências para transformadores.
Forte abraço   
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Alex_Rios
Visitante
« Responder #62 : 17 de Fevereiro de 2012, as 22:44:13 »

Tudo bom pessoal, de fato xandeguarah o transformador é muito importante no projeto, pelo que eu achei de conteúdo na net sobre o vox ac30, foi que cada layout tem um valor do transformador diferente, ai dificulta um pouco as coisas!

Os 160mA são a corrente total do retificador, então você especifica 80mA pra cada enrolamento de 275V. Não acho que vale a pena usar uma GZ34, talvez seja mais simples usar diodos semicondutores (1N4007 é mais barato). Aí você reduz um pouco a tensão do secundário de 275V e se for o caso, faz só um enrolamento de uns 250Vac x 160mA usando ponte retificadora ou 4 diodos.

O transformador de acoplamento é o que está ligado no ponto C e acopla um anodo de uma 12AX7 ao tank reverb. Ele faz o casamento de impedâncias entre esses dois componentes e anula o nível DC existente na saída do triodo (que geralmente é feito com capacitores). Não vai ser fácil reproduzir esse ampli.

entendi agora, valeu pela explicação.
boa noite a todos! valeu.  Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #63 : 18 de Fevereiro de 2012, as 07:46:34 »

Os 160mA são a corrente total do retificador, então você especifica 80mA pra cada enrolamento de 275V.

Cara sobre isso eu estava curioso, o Eduardo tambem disse que soma a corrente dos enrolamentos mas veja o que um gringo do forum 18w me respondeu quando eu postei essa duvida la.

Citar
You won't get 240mA after the rectifier with 0.25mm wire. The current spikes charging the filter cap on the AC side aren't the same average as the DC load current. It's normal to size the whole winding to be equivalent to the DC load current for a centre-tapped full wave rectifier. So 0.25mm would be normal for an 18 Watt PT HV secondary.

The other option if you wanted the HV winding to take up less space is to wind just 0-290V in wire rated for 1.6 times the DC load current (120mA x 1.6 = 192mA -> sqrt(0.192/2) = 0.31mm -> nearest size is 28 AWG or 0.315mm) and use a silicon full-wave bridge rectifier. Half the turns of the larger wire will take up less winding window.

Sera que o gringo esta equivocado?

Ué, não vi inconsistência no que ele escreveu. Traduzindo o trecho:
"It's normal to size the whole winding to be equivalent to the DC load current for a centre-tapped full wave rectifier."

"É normal se dimensionar o enrolamento inteiro para ser equivalente a uma corrente DC consumida pela carga em um retificador de onda completa com center-tap"

Ou seja se a corrente DC for 160mA, dimensiona-se o secundário também para fornecer uma corrente (ACrms) de 160mA.   A diferença é que a carga consome DC e o transformador fornece AC, mas tem os capacitores de filtro e armazenamento, etc
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
fallout
Visitante
« Responder #64 : 18 de Fevereiro de 2012, as 08:03:59 »

Então eu deveria ter 240mA depois da minha retifica.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #65 : 18 de Fevereiro de 2012, as 08:05:29 »

Oi Pessoal

A corrente do transformador de força e a retificadora devem ser especificadas levando em conta o consumo das válvula, não a capacidade da retificadora. A GZ34 é para 250mA e não para 160mA. No caso do AC30, temos um consumo total a em repouso de 170mA (contando as 4 EL84 e as 12AX7). A plena carga este consumo vai para 238mA.

Como o amplificador não fica o tempo todo a plena carga, 275-0-275V por 210mA dará conta do recado. Quem fizer com um transformador para 160mA, vai conseguir ligar o amplificador, mas vai feder transformador queimado assim que começar a tocar.

Não especifiquem peças baseados em achismo. Se o esquema não traz os dados, procure uma fonte confiável! Os dados das válvulas estão disponíveis na internet.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #66 : 18 de Fevereiro de 2012, as 09:51:42 »

O Eduardo tem razão, eu tava sem a datasheet da GZ34 e só pesquisei no TubeLocator do Duncan. Pra essa tensão de retificação (275V) ela aguenta até 250mA, mas somente 160mA pra 550V (e 200mA pra 500V). No software do Duncan só tinha o valor de 160mA. Se não tiver qual o consumo da válvulas em DC, pelo menos você pode especificar com 250mA, que o ampli vai funcionar.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #67 : 18 de Fevereiro de 2012, as 10:47:28 »

Como o amplificador não fica o tempo todo a plena carga, 275-0-275V por 210mA dará conta do recado. Quem fizer com um transformador para 160mA, vai conseguir ligar o amplificador, mas vai feder transformador queimado assim que começar a tocar.

Ihhh Eduardo, especifiquei o meu transformador de força 550VCT com 180 mA. E consultei o Helcio, do site da Valvestate, e ele me garantiu que essa corrente daria conta do recado. Agora estou receoso em não obter um amp resistente o suficiente.  Roll Eyes

Outra coisa, para os 5V que alimentam a GZ34 especifiquei 3 A, e o Xformer mencionou 2 A. E para os filamentos ficou especificado 6,3VCT / 6 A, o amigo Xformer colocou 4,5 A para alimentar as 12AX7 e EL84.
Corro risco de sobrecarregar as válvulas?  Huh?

O que vocês me dizem, colegas? Sad

Forte abraço

Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #68 : 18 de Fevereiro de 2012, as 10:57:32 »

Oi Xande !

Para os filamentos, seu transformador vai funcionar com folga de corrente e potência pra acendê-los. Eles serem dimensionados para maior corrente do que o consumo não é problema.  O problema tá no HT, que talvez não forneça a corrente necessária pra potência total máxima.  Se você não usar no máximo, vai aguentar o tranco.   O ruim é que o transformador vai ficar com desbalanceamento das potências nos enrolamentos (uns superdimensionados e outro subdimensionado). Não dá pra pedir pra mudar a fabricação ?
 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #69 : 18 de Fevereiro de 2012, as 11:23:53 »

ai ai ai, meu amigo Xformer


Agora que estava tão bonitinho, começando a tomar forma meu amp, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ  Smiley

Eis o vilão da história:


Desculpe a falta de resolução. Traduzo:
Primeira linha:  0  127   220 V
segunda linha: 550 VCT / 180 mA     55V/ 50 mA
terceira linha: 6,3 VCT / 6 A              5V / 3A
 
Não tem jeito mesmo de, mesmo com esse desbalanceamento, mantê-lo? Pelo o que o Mestre Eduardo colocou preciso de 210 mA, são 30 mA de defasagem. Não é possível arriscar? Basicamente será um amplificador para ensaios e pequenos shows.

Vou por mim, que tenho um Thunder Sound Bass Giannini (50W) e não consigo usar metade do volume dele quando toco por aí. O bichinho é valente.
Acredito que não será diferente com o Vox Replica.
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #70 : 18 de Fevereiro de 2012, as 11:44:22 »

As tensões do secundário do transformador de força, o Xande especificou:  
HT  550VCT =  275V-0-275V,  como a válvula retificadora é uma GZ34, a máxima corrente que ela suporta é 160mA, então use esse valor.
Filamento 6,3V,  some 760mA pra cada EL84 e 300mA pra cada 12AX7 = 4 x 0,76 + 4 x 0,3= 4,23A  (especifique 4,5A)
Filamento 5V  a GZ34 precisa de 1,9A,  especifique 2A

Agora o difícil vai ser descobrir os valores do choque e do transformador de saída e do trafinho de acoplamento.
Dados sobre os filamentos das valvulas desse ampli:

GZ34: 5V 1,9A

EL84: 6,3V 0,76A
12AX7: 6,3V 0,3A

O que os xformer colocou é o valor correto.
Usar mais do que isso é jogar dinheiro fora. E aumentar o tamanho e peso do transformador.

Quanto ao HT, eu to achando apertado...
Pra um ampli com 2 EL84, o sugerido é 150mA... Para um com 4, 180mA vai ficar muito apertado.
Para usa-lo sempre com volume baixo, porque não põe apenas 2 EL84 na saida? O legal de um valvulado é usa-lo sempre no maximo...

Ps... Mas se você encomendou o transformador, porque colocou essa linha de 55V/ 50 mA??
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #71 : 18 de Fevereiro de 2012, as 11:54:19 »

Citar
Quanto ao HT, eu to achando apertado...
Pra um ampli com 2 EL84, o sugerido é 150mA... Para um com 4, 180mA vai ficar muito apertado.
Para usa-lo sempre com volume baixo, porque não põe apenas 2 EL84 na saida? O legal de um valvulado é usa-lo sempre no maximo...

Será que posso usar só 2 x EL84 sem mexer no resto do projeto? Ele ficará com 15 W, teoricamente?

Citar
Ps... Mas se você encomendou o transformador, porque colocou essa linha de 55V/ 50 mA??

Me perdoe, foi pura falta de conhecimento. Segui o que o Helcio me colocou como padrão no AC30 e pedi pro Schatz seguindo es recomendações. Agora, realmente por que essa derivação se não será usado??
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #72 : 18 de Fevereiro de 2012, as 12:08:19 »

Sim... 15 a 17W maximo.
Mas ai vem outra pergunta. Você ja comprou o transformador de saida? Se sim, quais as especificações?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #73 : 18 de Fevereiro de 2012, as 12:25:36 »

Mas também tem que mudar o projeto. Pelo menos o resistor de catodo de 50ohms precisa ser dobrado, senão a tensão de catodo ficará baixa e as 2 EL84 vão funcionar fora do ponto de operação projetado. Além disso, talvez o transformador de saída precise mudar também.

Já que tá montado mesmo, experimenta fazer funcionar assim mesmo com as 4 EL84, moderando o volume.  Perdido por perdido, no máximo o transformador de força vai esquentar e talvez queimar o enrolamento de HT, mas de qualquer forma você teria que comprar outro. Faça o teste, não tem nada a perder mesmo.   Quem sabe o transformador foi enrolado com um fio mais grosso e com certa tolerância e folga (com a palavra o prof. Alexandre da Schatz) e a folga de potência dos enrolamentos migre para o de HT.  Por ex. se eu fosse fazer esse enrolamento, eu usaria fio 32 (máx corrente 95mA) em cada perna de 275V, ou seja teria uma folga até 2 enrolamentos de 95mA = 190mA.  Quem sabe usaram fio 31 (máx 120mA) no seu e aguentaria então até 240mA.

Como o Eduardo comentou antes, o enrolamento de 55V 50mA é pra fazer uma fonte de bias negativa pra amplificadores com bias fixo (ajustável) e não pra esse projeto que usa auto-bias (resistor de catodo).  

Fazendo contas:  180mA x 275V = 49,5W  como a eficiência máxima teórica que um amplificador classe B atinge é 50%, você não conseguiria 30W de saída. Mesmo com 250mA x 275 = 68W, dificilmente você vai conseguir 30W, porque na verdade configura em classe AB, tem perdas no transformador de saida, etc etc
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2012, as 12:45:16 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #74 : 18 de Fevereiro de 2012, as 12:45:25 »

Oi Pessoal

A eficiência teórica de um amplificador em classe B é algo perto de 75%. Não 50%. Os classe A é que tem eficiência de 50%.

Xande, pode mandar fogo com o transformador como está. Você tem folga nos filamentos e isso indica que o primário foi dimensionado para uma potência maior. O secundário de alta tensão vai esquentar um pouco, mas como o primário estará frio, pode ser que aguente. O que vai acontecer com certeza é que a tensão irá cair quando o amplificador for muito solicitado. Ele não vai chegar nos 30W e vai distorcer antes.

Nunca confie em um fabricante de transformadores para especificar o que você precisa. São todos muito enrolados.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 20 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal