Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 20:19:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Principiante: Projeto VOX AC30 Replica  (Lida 94624 vezes)
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #45 : 16 de Outubro de 2011, as 14:18:48 »

Opa!

Foi só mostrar algo mais "concreto" (?) que apareceram interessados  Cheesy
Bom, quem acompanhou os meus relatos até agora sabe porque tive condições de adquirir os tais componentes.

...Uma dúvida que já me incomoda: Qual a bitola recomendada dos fios a utilizar?...
Veja o consumo que cada fio vai ter que suportar e escolha um fio que suporte a carga... Não tem receita...

Obrigado, Kem, pela dica. Talvez precise mais tarde de uma ajuda mais ostensiva caso tenha dificuldades para efetuar os cálculos.

Puxa! EL84 Philips! O cara tá podendo!

Parabens!

Eduardo

Obrigado Mestre Eduardo! De fato você sabe que este projeto não está sendo "financiado" por mim. E não estou podendo tanto assim não,  Wink

Onde você comprou esses transformadores? Mercado Livre?
Como sou inciante, não me atrevi a fazer os transformadores como seria o correto em termos de DIY.  Toma na Cabeça
Os transformadores foram feitos pela schatz, pelo Eng. Alexandre Simionovski.
 
onde consigo esse projeto??

Dê uma pesquisada no site da hoffman amps. Postei o link do projeto nos primeiros posts.

Postarei novidades a respeito do projeto em seguida.

Um forte abraço a todos!

Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #46 : 16 de Outubro de 2011, as 14:43:16 »

xandeguarah, nada contra a schatz (nada mesmo, ja que nunca usei transformador deles) mas uma vez questionei no ML sobre o transformador vir com nucleo GO. Ele simplesmente ia substituir o nucleo NGO pelo GO, e a bobina seria a mesma. Mas os calculos dos enrolamentos com NGO e GO são diferentes... Ou seja, não ia adiantar nada o GO.

Sobre os fios... alguns são faceis. Fio pro filamento... Quantos amperes tem a saida de 6,3V? 5.5A? Então o fio tem que suportar 5.5A, simples. Tudo bem que conforme passa pelas valvulas diminui o consumo, mas pra cada pedaço usar fio diferente não compensa. E não esqueça de trançar estes.
Saida HT... 180mA? Fio pra 180mA com isolamento pra 400V...
Fios que conduzem sinal de audio = blindados.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #47 : 16 de Outubro de 2011, as 20:07:15 »

Aqui nesse link tem uma tabela de capacidade de condução de fios e cabos.

http://www.thermak.com.br/tabelas.html
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #48 : 16 de Outubro de 2011, as 22:39:26 »

Saudações!

Citar
xandeguarah, nada contra a schatz (nada mesmo, ja que nunca usei transformador deles) mas uma vez questionei no ML sobre o transformador vir com nucleo GO. Ele simplesmente ia substituir o nucleo NGO pelo GO, e a bobina seria a mesma. Mas os calculos dos enrolamentos com NGO e GO são diferentes... Ou seja, não ia adiantar nada o GO.

Realmente, Kem, não tem como você esperar alhos de bugalhos. Nunca que a relação vai ser a mesma mantendo o enrolamento e trocando os núcleos. Ele me garantiu os valores expressos nos rótulos dos transformadores. Espero que não me incomode.

Citar
Sobre os fios... alguns são faceis. Fio pro filamento... Quantos amperes tem a saida de 6,3V? 5.5A? Então o fio tem que suportar 5.5A, simples. Tudo bem que conforme passa pelas valvulas diminui o consumo, mas pra cada pedaço usar fio diferente não compensa. E não esqueça de trançar estes.
Saida HT... 180mA? Fio pra 180mA com isolamento pra 400V...
Fios que conduzem sinal de audio = blindados.
Ótimas dicas. Trançar os cabos das válvulas para evitar a indutância, correto? Além de instalar os transformadores com os núcleos perpendiculares, não é mesmo?  Wink

Segue o diário de hoje para a montagem do AC30 Replica:

Comecei olhando para a placa. Ela e eu. Mãos à obra! Pelo primeiro resistor de 1,5k, mas como tinha que soldar o capacitor "pequeninho" de 20uF/630V, utilizei as duas faces da placa, soldando um componente em cada lado.




Na sequência, o capacitor de 0,047 uF.


Os dois resistores de 220k


O capacitor de 500pF


O resistor de 1,5k em paralelo com o capacitor de 0.68uF
http://imageshack.us/photo/my-images/28/foto0081pw.jpg/
 
Mais um grandão de 22uF com mais um resistor de 1,5k. Da mesma forma que o anterior, liguei os dois em paralelo, um de cada lado da placa. Alguém pode perguntar: mas e como você vai fixar esta placa no chassis? Bem, utilizarei parafusos de 50mm com contraporcas, deixando espaço suficiente para a montagem.
http://imageshack.us/photo/my-images/577/foto0088f.jpg/

Mais um resistor de 100k
http://imageshack.us/photo/my-images/267/foto0089m.jpg/

Aqui surgiu uma dúvida. Trata-se de um capacitor de 47pF. Eu achei ele muito pequeno em relação aos demais,
http://imageshack.us/photo/my-images/190/foto0091jv.jpg/
tanto que tive que aplicar um turret mais próximo para soldá-lo
http://imageshack.us/photo/my-images/40/foto0092a.jpg/

um capacitor de 0,02uF em série com um resistor de 100k e o capacitor de 47pF
http://imageshack.us/photo/my-images/546/foto0095h.jpg/

Outro capacitor de 0,02uF
http://imageshack.us/photo/my-images/577/foto0096b.jpg/

Dois resistores de 200k em série, e um capacitor de 0,047uF
http://imageshack.us/photo/my-images/7/foto0097c.jpg/

Três resistores em paralelo: 1,2 k + 1 M + 1M e um resistor de 47k
http://imageshack.us/photo/my-images/828/foto0098p.jpg/

Mais um capacitor de 0,047uF
http://imageshack.us/photo/my-images/406/foto0099r.jpg/

dois resistores de 200k em série (cima) com um capacitor de 0,1uF mais dois resistores de 100k (baixo)
http://imageshack.us/photo/my-images/220/foto0100pl.jpg/

E a vista total da placa montada até agora
http://imageshack.us/photo/my-images/194/foto0102i.jpg/

Desculpe pelo post extenso e pelas fotos, que não são lá aquela maravilha pela resolução.

Aguardo impressões dos amigos.

Um forte abraço

Xandeguarah
                                                                                                                                    

« Última modificação: 21 de Outubro de 2011, as 21:08:17 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #49 : 21 de Outubro de 2011, as 23:05:45 »

Ótimas dicas. Trançar os cabos das válvulas para evitar a indutância, correto? Além de instalar os transformadores com os núcleos perpendiculares, não é mesmo?  Wink

Correto sobre os transformadores, agora sobre trançar os fios do filamento é pra evitar hum mesmo e não indutância que é desejável até.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #50 : 16 de Fevereiro de 2012, as 20:13:32 »

Olá meus amigos

Desculpe a ausência. Agora voltamos ao trabalho e espero terminá-lo para poder postar os vídeos a vocês.
Abaixo o esquema do projeto:

Estou com algumas dúvidas:

1 - O transformador de entrada se constitui da seguinte forma:
PRIMÁRIO
Preto - 0
amarelo - 127 V
vermelho - 220 V (que é a voltagem da rede que atende à minha região)

SECUNDÁRIO
Vermelho, preto, vermelho - 550 VCT
branco, preto, branco - 6,3 VCT
verde, verde - 55 V
Azul, azul - 5V

Pergunto >
1 - os fios que correspondem a voltagem 6,3 V (branco, preto, branco) ligarão os filamentos das 12AX7 e das EL84. O que significam os cabos em si? os brancos são os que levarei até os soquetes (no esquema estão representados como grn, ou "green")? e o preto é o aterramento? Devo ligar os cabos aos soquetes em paralelo?

A saber: Li as especificações da valvula retificadora GZ34 e liguei os cabos de 5V nos pinos dos filamentos dela, trançado-os conforme aconselhado aqui.

2 - Pra que servirão os cabos de 55V (verde, verde)?

3 - Quais cabos do transformador ligarei as placas da retificadora?

4 - No esquema aparecem umas letras indicando a sequência de ligação. Por exemplo, a letra "A" começa no cabo "BRN" do transformador de saída do falante e acaba em cima do capacitor 16uF/450V. Este capacitor liga este cabo em um dos pólos e o terra no outro? Parece elementar, mas devo soldar o cabo neste ponto de intercessão que aparece embaixo do "A"? Posso seguir esta regar com as demais "letras"?


Como é meu primeiro amplificador, todo o cuidado é pouco, e por isso prefiro sanar todas as dúvidas com os colegas deste respeitoso forum.
Agradeço a todos a colaboração.

Forte abraço  Legal!

Xandeguarah
     
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #51 : 17 de Fevereiro de 2012, as 06:37:28 »

Oi Xandeguarah

1 - os fios que correspondem a voltagem 6,3 V (branco, preto, branco) ligarão os filamentos das 12AX7 e das EL84. O que significam os cabos em si? os brancos são os que levarei até os soquetes (no esquema estão representados como grn, ou "green")? e o preto é o aterramento? Devo ligar os cabos aos soquetes em paralelo?

Sim, os filamentos das válvulas são ligados em paralelo aos fios brancos (fios! cabo é outra coisa). Para as 12AX7 você liga juntos os pinos 5 e 4 a um fio branco e o outro no pino 9. A cor do fio não faz diferença. É só para identificação mesmo. O fio preto vai no terra.

Citar
A saber: Li as especificações da valvula retificadora GZ34 e liguei os cabos de 5V nos pinos dos filamentos dela, trançado-os conforme aconselhado aqui.

Todos os fios que conduzem tensão para filamento devem ser trançados. Os que vão para as 12AX7 e EL84 são trançados também. Se não trançar pode haver ruído.

Citar
2 - Pra que servirão os cabos de 55V (verde, verde)?

São para fazer o bias de válvulas maiores, como EL34 e 6L6. Você não vai usar. Deixe os fios isolados e desligados.

Citar
3 - Quais cabos do transformador ligarei as placas da retificadora?

Os vermelhos. O preto vai no terra.

Citar
4 - No esquema aparecem umas letras indicando a sequência de ligação. Por exemplo, a letra "A" começa no cabo "BRN" do transformador de saída do falante e acaba em cima do capacitor 16uF/450V. Este capacitor liga este cabo em um dos pólos e o terra no outro? Parece elementar, mas devo soldar o cabo neste ponto de intercessão que aparece embaixo do "A"? Posso seguir esta regar com as demais "letras"?

Sim. É isso mesmo. Em desenhos de esquemas, é comum usar letras para indicar conexões distantes. Isso mantem o esquela mais limpo e fácil de ler.

Citar
Como é meu primeiro amplificador, todo o cuidado é pouco, e por isso prefiro sanar todas as dúvidas com os colegas deste respeitoso forum.

É um projeto um pouco audacioso para o primeiro valvulado. Teria sido melhor você começar com um pequeno. Se der algum problema maior, o custo das peças que você pode perder é meio alto.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #52 : 17 de Fevereiro de 2012, as 08:33:37 »

É um projeto um pouco audacioso para o primeiro valvulado. Teria sido melhor você começar com um pequeno. Se der algum problema maior, o custo das peças que você pode perder é meio alto.

Queria ganhar um centavo por toda vez que eu disse isso. Que seria quase a mesma coisa que ganhar 1 centavo por toda vez que o projeto deu errado!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #53 : 17 de Fevereiro de 2012, as 11:55:48 »

Obrigado, Eduardo, pelas instruções.
Com certeza a ajuda e incentivo dos nobres colegas é o que traz um largo sorriso em um aficionado por amplificadores valvulados e guitarras que um dia sonhou em construir seu próprio equipamento.

Estudei os princípios de eletrônica e acredito que as coisas mudam quando se tem conhecimento da prática. P. ex. conhecer a lei de Ohm, a simbologia do resistor e sua representação, e nunca ter pego um resistor realmente em mãos atrapalha e muito a percepção deste maravilhoso universo. Por isso fiz (e faço) perguntas que parecem e são elementares a grande maioria aqui que já se familiarizou com as nomenclaturas industriais do assunto.

Um forte abraço e ao trabalho!

Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #54 : 17 de Fevereiro de 2012, as 13:18:38 »

Oi Pessoal

Uma coisa que sempre me surpreende é quanto as pessoas desconhecem a lei de Ohm. É assunto que cai no ENEM e no vestibular. Mesmo assim a grande maioria encara como grego.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex_Rios
Visitante
« Responder #55 : 17 de Fevereiro de 2012, as 14:32:35 »

Olá parceiros

       Sou novo aqui no site más venho "curujando, como disse o amigo xandeguarah" faz tempo, estou acompanhado esse tópico desde o inicio e diga-se de passagem parabéns pela audácia xandeguarah...
       bom eu queria saber como eu determino a corrente e a tensão de saída do transformador de potencia para esse projeto em especifico, sem precisar alterar algum componente importante, no caso esse esquema do vox ac30 do site hoffmanamps não tem especificação sobre o transformador de potência, por esse projeto qual seria o transformador mais adequado? qual tensão e corrente adequada no secundário que daria conta de suportar os 30w de ampli e alimentar as 8 valvulas desse monstro?!

      desculpe pelos erros de formatação, é que seu novo em fóruns, más com o tempo eu aprendo... valeu! 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #56 : 17 de Fevereiro de 2012, as 15:20:32 »


       bom eu queria saber como eu determino a corrente e a tensão de saída do transformador de potencia para esse projeto em especifico, sem precisar alterar algum componente importante, no caso esse esquema do vox ac30 do site hoffmanamps não tem especificação sobre o transformador de potência, por esse projeto qual seria o transformador mais adequado? qual tensão e corrente adequada no secundário que daria conta de suportar os 30w de ampli e alimentar as 8 valvulas desse monstro?!


As tensões do secundário do transformador de força, o Xande especificou:  
HT  550VCT =  275V-0-275V,  como a válvula retificadora é uma GZ34, a máxima corrente que ela suporta é 160mA, então use esse valor.
Filamento 6,3V,  some 760mA pra cada EL84 e 300mA pra cada 12AX7 = 4 x 0,76 + 4 x 0,3= 4,23A  (especifique 4,5A)
Filamento 5V  a GZ34 precisa de 1,9A,  especifique 2A

Agora o difícil vai ser descobrir os valores do choque e do transformador de saída e do trafinho de acoplamento.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2012, as 15:22:41 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alex_Rios
Visitante
« Responder #57 : 17 de Fevereiro de 2012, as 16:30:42 »

Obrigado xformer, foi esclarecedor... então quando for projetar um transformador eu deve considerar esses valores, esse é máximo que ele suporta, levando em consideração o máximo de corrente suportado pela retificadora x a tensão do secundário, a duvida é se o calculo é pelos 550 VCT ou ou pelos 275 V?


       bom eu queria saber como eu determino a corrente e a tensão de saída do transformador de potencia para esse projeto em especifico, sem precisar alterar algum componente importante, no caso esse esquema do vox ac30 do site hoffmanamps não tem especificação sobre o transformador de potência, por esse projeto qual seria o transformador mais adequado? qual tensão e corrente adequada no secundário que daria conta de suportar os 30w de ampli e alimentar as 8 valvulas desse monstro?!


As tensões do secundário do transformador de força, o Xande especificou: 
HT  550VCT =  275V-0-275V,  como a válvula retificadora é uma GZ34, a máxima corrente que ela suporta é 160mA, então use esse valor.
Filamento 6,3V,  some 760mA pra cada EL84 e 300mA pra cada 12AX7 = 4 x 0,76 + 4 x 0,3= 4,23A  (especifique 4,5A)
Filamento 5V  a GZ34 precisa de 1,9A,  especifique 2A

Agora o difícil vai ser descobrir os valores do choque e do transformador de saída e do trafinho de acoplamento.

O que seria o trafinho de acoplamento? desculpa a pergunta é que sou novo nos termos da eletrônica!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #58 : 17 de Fevereiro de 2012, as 18:32:11 »

Os 160mA são a corrente total do retificador, então você especifica 80mA pra cada enrolamento de 275V. Não acho que vale a pena usar uma GZ34, talvez seja mais simples usar diodos semicondutores (1N4007 é mais barato). Aí você reduz um pouco a tensão do secundário de 275V e se for o caso, faz só um enrolamento de uns 250Vac x 160mA usando ponte retificadora ou 4 diodos.

O transformador de acoplamento é o que está ligado no ponto C e acopla um anodo de uma 12AX7 ao tank reverb. Ele faz o casamento de impedâncias entre esses dois componentes e anula o nível DC existente na saída do triodo (que geralmente é feito com capacitores). Não vai ser fácil reproduzir esse ampli.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2012, as 18:35:47 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
fallout
Visitante
« Responder #59 : 17 de Fevereiro de 2012, as 20:49:47 »

Os 160mA são a corrente total do retificador, então você especifica 80mA pra cada enrolamento de 275V.

Cara sobre isso eu estava curioso, o Eduardo tambem disse que soma a corrente dos enrolamentos mas veja o que um gringo do forum 18w me respondeu quando eu postei essa duvida la.

Citar
You won't get 240mA after the rectifier with 0.25mm wire. The current spikes charging the filter cap on the AC side aren't the same average as the DC load current. It's normal to size the whole winding to be equivalent to the DC load current for a centre-tapped full wave rectifier. So 0.25mm would be normal for an 18 Watt PT HV secondary.

The other option if you wanted the HV winding to take up less space is to wind just 0-290V in wire rated for 1.6 times the DC load current (120mA x 1.6 = 192mA -> sqrt(0.192/2) = 0.31mm -> nearest size is 28 AWG or 0.315mm) and use a silicon full-wave bridge rectifier. Half the turns of the larger wire will take up less winding window.

Sera que o gringo esta equivocado?
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.067 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal