Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 20:19:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Principiante: Projeto VOX AC30 Replica  (Lida 94623 vezes)
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #15 : 03 de Outubro de 2011, as 21:17:27 »

Olá amigos

Gostaria de frisar que desde o começo deixei claro minha condição de principiante. Sou guitarrista e descobri tarde que sou fascinado por eletrônica.
O que sei sobre a ciência aprendi folheando um velho curso do IUB que meu pai comprou mas não concluiu por correspondência.

Eduardo, sou teu fã, tenho maior respeito por sua pessoa, leio sempre seus posts, vi seus vídeos, que cá pra nós, mostram que você realmente é mestre.
Claro que conheço a lei de Ohm, mas peço um pouco de paciência e ajuda com o novato aqui pois ainda é um pouco complicado pra mim associar a teoria à prática.

Bem, então pelo que entendi o transformador de choque de filtro faz parte da retificação do amp, correto?

Pela complexidade do tremolo neste projeto eu acredito que farei somente com o reverb de mola.
E sobre ele que tenho também dúvidas: os tanques de molas tem alguma especificação em relação ao projeto? Vejo que até em alguns blogs existem  projetos DIY feitos a partir de resistências de chuveiros com relatos de sucesso.

Bom, vou seguindo com minhas pesquisas aguardando a colaboração de vocês

abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #16 : 03 de Outubro de 2011, as 21:43:53 »

Oi Xandeguarah

Então vamos do começo, dando nomes aos bois. Você está chamando alhos de bugalhos e isso causa confusão.

O choque de filtro não é um transformador! Transformador é um dispositivo com um enrolamento primário e um ou mais enrolamentos secundários. O choque tem apenas um enrolamento e se porta como uma impedância indutiva, acumulando energia num campo magnético. O capacitor é uma impedância capacitiva que acumula energia em um campo elétrico.

A retificação é composta pelo retificador, que pode ser uma válvula diodo ou um retificador de estado sólido. O choque e os capacitores de filtro fazem parte do filtro. O retificador mais o filtro formam a fonte de força.

Se você é iniciante, que tal começar por um projeto para iniciantes? Monte um IALL 3.5 ou um Baby Wonder para sentir o drama antes de se aventurar com reverberadores de mola. Estudar um pouco de eletrônica básica é importante! Você não pode aprender a dirigir antes de saber todas as normas de transito, nem pode escrever um romance antes de aprender a desenhar as letras.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #17 : 04 de Outubro de 2011, as 09:16:44 »


O choque de filtro não é um transformador! Transformador é um dispositivo com um enrolamento primário e um ou mais enrolamentos secundários. O choque tem apenas um enrolamento e se porta como uma impedância indutiva, acumulando energia num campo magnético. O capacitor é uma impedância capacitiva que acumula energia em um campo elétrico.


Ops, de fato confundi as coisas. Peço desculpas.
Devagar vou aprendendo e assim tendo subsídios para meu projeto.

Seu conselho é precioso e com certeza devo ouví-lo.
Com base em tudo que analisei acredito que deixarei de lado o projeto com reverb e farei um mais simplificado, com equalizador básico, entradas Hi e low, com retificação pela 5AR4.
Me basearei neste projeto da Hoffman amps http://music-electronics-forum.com/attachments/13768d1304218830-ac30old.gif
O que vocês me dizem desta iniciativa?
Acredito que as chances de sucesso serão maiores.

Agradeço muitissimo a ajuda até aqui.

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #18 : 04 de Outubro de 2011, as 11:21:36 »

Oi Xandeguarah

Vai com calma! Meu conselho não tem nada de precioso. É só um palpide de alguém que já tomou mais choque que você e que tem na prateleira vários aparelhos que nunca funcionaram direito só para me lembrar de não fazer besteira!

Agora sim você pegou um projeto que pode ter sucesso. Mesmo assim não quer dizer que vá ser simples. Dá uma olhada nos seus colegas do fórum. Tem um monte de gente aqui que montou direitinho segundo o esquema e conseguiu aparelhos que apitam, roncam, estalam, funcionam quando querem, e assim por diante.

Eu acho melhor aprender a pilotar com um aeromodelo e depois pegar um teco-teco. Você quer começar com um bimotor, tudo bem, mas que seja um Cessna e não um DC10!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #19 : 04 de Outubro de 2011, as 16:39:20 »

Olá amigos

Gostaria de frisar que desde o começo deixei claro minha condição de principiante. Sou guitarrista e descobri tarde que sou fascinado por eletrônica.

Tambem nos empolgamos, e com isso algumas coisas passam desapercebidas.
Consideramos tambem mais 2 coisas, todo veterano, ou mestre, um dia foi iniciante.
Nao duvidamos da capacidade do outro, ou de um iniciante.

Sobre o reverb:
Os reverbs em valvulados, costumam usar um transformador e o tanque (mais componentes adicionais).
Os tanques tem de 2, 3 ou 4 molas, cada um tem uma caracteristica.
Ja sobre este outro transformador, é que eu considero um pequeno problema.
Nem sempre é facil encontra-lo, e as vezes o preço desagrada um pouco.
Quando precisei de um, foi dificil encontrar, e quando encontrei, custava R$270,00  Cry
Um tanque de reverb custa entre R$40,00 e R$150,00.
Ai voce ja tem a referencia do custo...

Alguns fabricantes, usam CIs para o circuito do reverb e o tanque, talvez por reducao de custo.
O projeto do link que voce postou, pode se dizer que esta mastigado...
MAs tem alguns pequenos detalhes que pode estar desapercebidos (armadilhas).
Observe os pinos 4,5, e 9 das 12ax7, e pinos 4 e 5 das EL84.
Ali sao os filamentos.

Assim como o Eduardo, eu o aconselharia a montar algo mais simples, pelo menos para pegar uma experiencia.
Ate mesmo os experientes as vezes se depara com algum problema, como o Eduardo disse.

Eu o aconselharia, a montar um valvulado por partes, um pre, e depois um power, ou vice versa.
Alem dos citados pelo Eduardo, eu recomendo o pre do Twin que tem no site (que é simples), e JCM800.
Depois de montar em pre e um power separados,  monte um amp com pre e power.

Percebi que seu interesse esta no Vox, se quer garantir sucesso, pegue um pouco de experiencia com as valvulas.
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #20 : 04 de Outubro de 2011, as 17:44:05 »

Uma boa é o P1 do AX84...
Usa 12AX7 e EL84... ai vai se acostumando com essas valvulas e ligação ponto-a-ponto.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #21 : 05 de Outubro de 2011, as 15:45:27 »

Sobre o reverb:
Os reverbs em valvulados, costumam usar um transformador e o tanque (mais componentes adicionais).
Os tanques tem de 2, 3 ou 4 molas, cada um tem uma caracteristica.
Ja sobre este outro transformador, é que eu considero um pequeno problema.
Nem sempre é facil encontra-lo, e as vezes o preço desagrada um pouco.
Quando precisei de um, foi dificil encontrar, e quando encontrei, custava R$270,00  Cry
Um tanque de reverb custa entre R$40,00 e R$150,00.
Ai voce ja tem a referencia do custo...


Obrigado GrAmorin

Já assisti a seus vídeos e, como o Eduardo, você entende e sabe o que fala.

Conforme os conselhos vou deixar de lado o reverb pelo fator "alto investimento" e "dificuldade".

Citar
MAs tem alguns pequenos detalhes que pode estar desapercebidos (armadilhas).
Observe os pinos 4,5, e 9 das 12ax7, e pinos 4 e 5 das EL84.
Ali sao os filamentos.

Pois é, eu estava notando isso. Mas qual é a dificuldade neste ponto? Vc acredita que ficará complicado de encontrar o fio da meada? Undecided

Citar
Assim como o Eduardo, eu o aconselharia a montar algo mais simples, pelo menos para pegar uma experiencia.
Ate mesmo os experientes as vezes se depara com algum problema, como o Eduardo disse.

Com certeza recebo o conselho com muita alegria, vou verificar o que tenho de peças e encaixar a algum projeto mais simplório. Pra vocês terem uma idéia, tenho todas as válvulas e transformadores para contruir um twin reverb mas nunca tive coragem de ao menos iniciar. Espero poder quebrar o gelo e finalmente iniciar algo pois quando construi meu TS-808, com a ajuda dos amigos do Handmades, fiquei radiante. Utilizo ele sempre nos shows. É maravilhoso utilizar algo que vc viu tomar forma, que vc construiu passo a passo.

Citar
Percebi que seu interesse esta no Vox, se quer garantir sucesso, pegue um pouco de experiencia com as valvulas.

Aí vem o ponto delicado. Como eu não tenho grana suficiente para fazer um amp do zero, um parceiro de banda viu meu TS808 e resolveu investir em mim. O detalhe é que ele deseja um VOX AC30 e eu resolvi insanamente topar o desafio.

Bom, já estamos com 90% dos componentes em mãos, incluindo válvulas e transformadores. Não tenho como voltar atrás agora  Cry
Por isso é imprescindível a ajuda dos amigos deste estimado forum.

Encontrei esse layout ptp que poderá me ajudar:
http://www.el34world.com/Hoffman/images/AC30New.gif

E inclusive um maluco que tirou as duas 12AX7 e adaptou um EF86 no lugar, que é uma das válvulas constantes do AC30 original:
http://trinityamps.com/phpbb/viewtopic.php?f=9&t=2007


Espero poder contar com vocês amigos

Forte abraço

Xandeguarah
« Última modificação: 05 de Outubro de 2011, as 16:13:34 por Plautz » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #22 : 05 de Outubro de 2011, as 16:05:32 »

E inclusive um maluco que tirou as duas 12AX7 e adaptou um EF86 no lugar, que é uma das válvulas constantes do AC30 original:

Eu resolvi estudar a EF184 por causa do AC30 original. A genealogia das válvulas é a seguinte: existia a EF80 que fez muito sucesso na época em RF. Para substituir, foi lançada a EF86, que era mais silenciosa que a EF80 e podia também ser usada em áudio. Mais tarde surgiu a EF184 para substitir a EF86, mas teve vida curta e nunca foi explorada devidamente em áudio. Por conta disso paga-se fortunas por uma EF86 enquanto as EF184 são dadas quase de graça.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #23 : 05 de Outubro de 2011, as 16:48:17 »

Se tem as peças para o Twin, encara ele...  pelo menos para adquirir uma pequena experiencia...
Aqui no forum tem um layout simples e ja bem montado...

Sobre a armadilha, para quem for incauto, ou nao conhecer direito sobre as valvulas, pode montar aquele layout sem ligar as valvulas...

Sobre seu desafio aceito, é bom ter um pouco de cautela na execucao.
Converse com seu amigo sobre isso.
Um amp valvulado, mesmo sendo "handmade", nao custa pouco...
Só os transformadores ja levam um valor ... que pode pesar.
Por isso, alguns usam o sistema de transformador invertido (para fonte), ja transformador de saida, este nao tem muito jeito... tem que por a mao no bolso...

Mesmo quem tem experiencia as vezes se depara com alguns problemas, ate chatos para se resolverem.
Por exemplo, ja montei muitos pre's valvulados, alguns power e amps inteiros.
Pouco tempo atras montei um do mesmo jeito que sempre montei, mesmo layout, e deu um problema...
Outros membros tambem ja tiveram problemas...

Montar um valvulado, embora nao seja tao complexo (aparentemente), exige alguns cuidados.

Mas no que voce precisar, tera sempre alguem aqui no forum para dar uma ajuda.

Registrado

xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #24 : 05 de Outubro de 2011, as 17:27:19 »

Pois é GrAmorin, a questão é que já temos todos os transformadores à disposição. Material neste caso não é o problema maior, mas sim, a atenção necessária que foi mencionada.

Citar
Sobre a armadilha, para quem for incauto, ou nao conhecer direito sobre as valvulas, pode montar aquele layout sem ligar as valvulas...

Pelo pouco que compreendo é necessário pesquisar a nomenclatura da referida válvula e ligar os polos do filamento à fonte de alimentação devida, correto? No caso das 12AX7 os polos 4 e 5 e nos das EL84 os polos 4 e 5. Seria isso?

Certamente conto com alguns (ou vários) percalços. Mas topei essa pelo grande aprendizado. Como diz o ditado: quem tá na chuva é pra se molhar, ou como diria o Eduardo "mas não precisa se afogar numa enchente"  Cheesy

Forte Abraço!
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #25 : 05 de Outubro de 2011, as 17:39:45 »

... Como diz o ditado: quem tá na chuva é pra se molhar, ou como diria o Eduardo "mas não precisa se afogar numa enchente"  Cheesy

Forte Abraço!

É isso mesmo  Cheesy
Tem chuvas que regam a plantaçao, tem chuvas que devastam a plantacao.

Por isso é bom caminhar um passo por vez. 
Registrado

xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #26 : 06 de Outubro de 2011, as 08:35:05 »

Citar
Pelo pouco que compreendo é necessário pesquisar a nomenclatura da referida válvula e ligar os polos do filamento à fonte de alimentação devida, correto? No caso das 12AX7 os polos 4 e 5 e nos das EL84 os polos 4 e 5. Seria isso?

E quanto a minha indagação? Esse é o caminho correto?

Abraço

Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Cogumelo
Visitante
« Responder #27 : 06 de Outubro de 2011, as 08:55:22 »

Vou me intrometer na conversa!

Se quer uma dica minha, que acabo de montar meu primeiro valvulado (montei montado só que to trocando o pré agora), estude muito o projeto, por que com certeza você vai encontrar problemas! Mais não desista. Como diria um amigo meu: "Sempre se chega se não parar no meio do caminho!"

Tive muito problema com ruídos, mais aos poucos resolve-se. Tem que cuidar com os aterramentos, com os fios dos filamentos (sempre entrelaçados), se for fazer montagem ponto a ponto não montar muito junto, e por ai vai.

Garanto que vai ter sempre ajuda por aqui, no que depender de mim estou disposto!


E Não esquece das ALTA TENSÕES!

Abração!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #28 : 06 de Outubro de 2011, as 09:24:43 »

Citar
Pelo pouco que compreendo é necessário pesquisar a nomenclatura da referida válvula e ligar os polos do filamento à fonte de alimentação devida, correto? No caso das 12AX7 os polos 4 e 5 e nos das EL84 os polos 4 e 5. Seria isso?

E quanto a minha indagação? Esse é o caminho correto?

Atenção com os nomes! São pinos!

O filamento da EL84 é conectado aos pinos 4 e 5. Na 12AX7, o filamento do primeiro triodo fica entre os pinos 4 e 9 e o outro entre os pinos 5 e 9. Então para ligar os dois triodos você conecta um fio nos pinos 4 e 5 e o outro fio no pino 9.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #29 : 06 de Outubro de 2011, as 13:09:23 »

Vou me intrometer na conversa!
Isso nao é se intrometer nao companheiro.  Cool
Seja bem vindo nesta conversa.
Toda e qualquer participacao a mais é de utilidade  Wink

O relato de sua experiencia é muito importante.
Registrado

Páginas:  1 [2] 3 4 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal