Ola galera, vamos ver se entendi algo desse negócio de amplificar valvulado!
Bom iniciei pelo pre ampli. Polarizando triodos na verdade.
Desejo um pre ampli com
2 ECC82 sendo os 4 triodos ligados em série---> tone stack--> uma ecc82 para inversora de fase --->power stage com duas GU50 polarizadas com 500V.
Iniciei pela polarização dos triodos de pré.
Vamos lá
Tendo em posse o datasheet da ECC82:
Escolhi como ponto quiescente (Vp= 180V, Ia = 8mA)
Este ponto etá sobre a linha Vgk = -6V
HT =250V
Então RL=(250-180) / 8ma = 8750Ohms
(ou usa 8,2k ou 10k)
Como sei que Rgk = -6V então
Rk = -6V/8mA = -750 Ohms (sinal negativo devido a inversão de fase do sinal de 180 graus)
Para calcular ra, usei o método gráfico da tangente, levando a reta até as bordas do datasheet (Vp x Ia)
Obtive os valores (120V , 0mA) e (330V , 24mA)
ra = (330 - 120) / 24mA = 8750Ohms (coincidentemente com RL)
De acordo com o livro do Morgan Jones Ck pode ser de 220uF. No livro ele fornece os argumentos pra isso.
posteriormente é possível calcular rk' (que é a resistência global depois do estágio)
rk'= (RL + ra) / (u+1) = (8750 + 8750) / (17+1) = 972Ohm ~1k
Considerei u(mú) = 17 para ECC82
Depois foi possível calcular o ganho A
A = u [RL / ( RL + ra') , onde ra' = (u+1) Rk + ra
Ou seja
A = u [RL / ( RL + [(u+1) Rk + ra ])
No meu caso :
A = 4,8 ~ 5 Porém filtra baixas frequências (tem que brincar com o programinha passado que calcula ganho dos tríodos
http://www.ampbooks.com/home/amplifier-calculators/cathode-capacitor/ )
Agora, também podemos calcular o ganho com resistor de cátado "baypassado" pelo capacitor de 220uF
Nesse caso usei a frequência de 5Hz como limite mínimo audível. A expressão é dada neste PDF
http://www.freewebs.com/valvewizard1/gainstage.html dado no site "The vale Wizard"
Considerando f = 5Hz e C=220uF obtive um ganho de 8,5.
Considerei o gread leak resistor RG = 1M.
Usando mais uma vez o programinha do site
http://www.ampbooks.com/home/amplifier-calculators/cathode-capacitor/ obtive o mesmo ganho. Com RL = 10k ten-se um ganho de 9,5. Creio que está bom. Cortando pouco os graves.
Ajustando o capacitor de bypass, pode-se regular os cortes de freqüências graves, e o ganho.
CONCLUSÃO: Usando 4 tríodos das duas ECC82, usando capacitor Bypass, só no primeiro tríodo, posso tem amplificação de
(Vpp IN) * 8 * 4,8 * 4,8 * 4,8 = (Vpp IN) * 884. Se tudo funcionar muito bem.
Considerando que a voltagem do sinal da guitarra é 100mV, o sinal amplificado poderá excursionar ao redor do ponto quiescente escolhido sem sair dos limites do datasheet.
Creio que isso caracteriza a distorção harmônica. (É isso?)
Se o sinal da guitarra for maior que 100mV então ele poderá sofrer cortes.
OBS: Depois de escolher este ponto quiescente achei ele "quase bom" pode ser um pouco melhor. Mas para a ECC82 ele é interessante (pelo que entendi), pois ele esta na região que permite que o maior "excursionamento" do sinal.
Outros pontos não permitirão grandes melhoras no excursionamento do sinal (por isso o ponto é quase bom), uma vez que as linhas de Vgk, tornam-se "paralelas" a partir de 5mA. (Estou trabalhando com 8mA)
E agora? Quais os próximos passos? manda este sinal amplificado pro
Tone Stack e depois manda pro inversor de fase, sem medo de ser feliz? Ou tenho que calcular algum tipo de casamento entre o sinal vindo do pré para o tone stack e depois para seção de power? Baixar a amplitude talvez?
Putz escrevi um monte...(tomara que não seja tudo asneira, mas...é uma tentativa editável!
Alguém pode me dizer se pulei partes, não considerei detalhes importantes. Ou se tiver disposição pra conferir, obrigado!
Atenciosamente
FAB