Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 14:18:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto 18WATT com EF184  (Lida 31943 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #45 : 09 de Novembro de 2011, as 22:36:21 »

guitar_luthier, desculpe, mas estou com dificuldades de descobrir qual o resistor de que você esta falando.
Vamos lá... temos 4 capacitores de 10n no circuito. Um logo na entrada, depois do jack, com um resistor de 1M logo após ele.
Depois temos 1 na entrada da inversora, logo após do pot de volume, que tem resistores de 470K e 47K abaixo.
E por ultimo, temos 2 capacitores de 10n na saida da inversora, com 2 resistores de 100K ligados ao ponto C de alimentação.
É algum desses?

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #46 : 10 de Novembro de 2011, as 05:59:02 »

Oi Pessoal

Este tipo de confusão sempre ocorre quando o projetista não se dá o trabalho de dar nomes aos bois. Num projeto cada componente deve ter um código de referência único, como C3 ou R32. Sem essas referências fica mesmo bem difícil trocar idéias. Recomendo uma revisão do esquema incluindo essas informações.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #47 : 10 de Novembro de 2011, as 10:36:03 »

O guitar_luthier me mandou um email com uma imagem das peças que ele tinha duvida. É que ele tava falando do layout e eu procurando no esquema...
Ai sim fica dificil. Smiley


O Kem dedicou seu tempo para fazer um esquema e layout de amplificador. Em lugar de ficar cobrando dele um layout testado ou esperar que algum moderador se manifeste, como se fossemos deuses do olimpo que magicamente sabem se funciona ou não, deveriam por a mão na massa e se esforçar um pouco.

Abraços

Eduardo

Oi Pessoal

Este tipo de confusão sempre ocorre quando o projetista não se dá o trabalho de dar nomes aos bois. Num projeto cada componente deve ter um código de referência único, como C3 ou R32. Sem essas referências fica mesmo bem difícil trocar idéias. Recomendo uma revisão do esquema incluindo essas informações.

Abraços

Eduardo
Po Eduardo... primeiro elogia depois mete o pau?!? hahaha  Tongue Tongue Tongue
Por enquanto vai se dificil eu pegar pra numerar os componentes... to cheio de layout aqui pra terminar.
Se alguém puder ajudar eu agradeço.
[]s.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2011, as 15:07:46 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelfmf
Visitante
« Responder #48 : 10 de Novembro de 2011, as 17:03:25 »

Acho que está certinho:

http://bayimg.com/pAKeKaAdo

Abraços!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #49 : 11 de Novembro de 2011, as 06:45:36 »

Po Eduardo... primeiro elogia depois mete o pau?!? hahaha  Tongue Tongue Tongue

Oi Kem

Faz parte do meu serviço bater e assoprar!  Cheesy

Eu elogio o que está correto e critico o que precisa melhorar! É assim que se aprende!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
guitar_luthier
Visitante
« Responder #50 : 11 de Novembro de 2011, as 10:27:37 »

Já resolvi o problema do piloto, v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)!
« Última modificação: 18 de Novembro de 2011, as 22:28:05 por guitar_luthier » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #51 : 30 de Dezembro de 2012, as 02:49:35 »

Como mais de uma pessoa essa semana me questionou sobre esse esquema, resolvi refaze-lo novamente.
O esquema anterior foi um simples enxerto de 2 projetos, de forma descompromissada.
Este agora, apesar de não ter sido testado, esta melhor pensado.
Esquema novo no primeiro post.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #52 : 02 de Janeiro de 2013, as 00:43:18 »

Adicionado layout...
Conferi, mas pode conter erros. Quem achar algum por favor avise.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Guilherme
Visitante
« Responder #53 : 07 de Janeiro de 2013, as 16:49:37 »

Kem, dei uma olhada no data da 6F30 (EF184 Mazda). Conseguir ganho de tensão equivalente à um preamp "standard" com dois triodos (60dB-1000x) com ela é impossivel. Mesmo ganhos moderados, facilmente obtidos com 6SJ7, 6AU6, 5879 etc., não me parece possivel.

Achei a EF184 quase identica à 6SH7, octal, usada em estagios de amplificação de sinal de linha.

Sugestao (apenas uma sugestao): faça um breadboard do estagio de entrada e meça o gando a 1kHz com 10mV na entrada. Simule o stack com 1M.

A partir dos dados obtidos ataque o inversor de fase.

abraçao

Guilherme
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #54 : 07 de Janeiro de 2013, as 20:09:08 »

Oi Guilherme..
Vamos dizer que dei uma leve exagerada na propaganda...  Cheesy
A EF184 ai deve estar com ganho perto de 180, e saida maxima em torno de 46V.
Isso na teoria. Não montei ele. Mas como os calculos pro 100Buck foram acertados, estou confiando neles...
O projeto original fiz quando estava começando a entender como funciona uma valvula, e foi um enxerto de 2 projetos meio na marra. A entrada era um esquema que o Eduardo testou com a EF184 onde ele conseguiu ganho perto de 430 e swing de uns 40V. http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1160.0
Pode ser usado o esquema que o Eduardo publicou, mas eu fico com receio do ganho altissimo dar muito ruido.
Como algumas pessoas durante o mês passado se mostraram interessadas no projeto, resolvi redesenha-lo e calcular um pouquinho a coisa.
Seria dificil tirar dessa valvula o mesmo ganho de 2 triodos, mas temos que lembrar que o ganho de 2 triodos fica limitado ao swing do ultimo. Não adianta injetar 1V na saida e esperar 1.000V do outro lado só porque o ganho é 1.000. A saida ai vai ser invariavelmente, no maximo, 50~70V usando uma 12AX7.
Esse ganho de 1.000 só vale para sinais de baixissima intensidade...
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, as 09:56:25 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
guitar_luthier
Visitante
« Responder #55 : 07 de Janeiro de 2013, as 22:21:54 »

Grande KEM! o jeito é montar o bichinho e soltar samples pra galera ver. Já tenho os transformadores, agora vou dar um pulo no Eduardo pra comprar mais algumas coisitas que estão faltando e vamos montar o bichinho  Cheesy
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #56 : 08 de Janeiro de 2013, as 18:31:13 »

É verdade, Kem, por isso é sempre melhor utilizarmos o decibel (dB). Sendo o decibel uma grandeza relativa, não corremos o risco de encontrarmos resultados absurdos como aqueles que encontramos ao usar quantidades absolutas, como no caso de um preamp de ganho 1000 com 1V na entrada.

Afinal não escrevemos: "potencia de 20W, na banda passante de 20Hz a 20kHz, dentro de -0,5x" e sim "dentro de -3dB".

O que eu não entendí é porque se preocupar com mais 2 ou 3 microvolts de ruido(ou 50, que seja) em um estagio de ganho que já distorce no volume 1.

Até hoje não tive oportunidade de sequer olhar para uma EF184. Você teria uma para vender ou trocar por outro pentodo de seu interesse ?

Outra valvula para RF/IF que merece atenção é a 6CB6. Junto com a 6AU6, são as unicas mencionadas na carta de resistance coupled audio frequency amplifiers da RCA.

abraços

Guilherme
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #57 : 08 de Janeiro de 2013, as 18:50:00 »

Até hoje não tive oportunidade de sequer olhar para uma EF184. Você teria uma para vender ou trocar por outro pentodo de seu interesse ?

Não sou o kem mas disponho de algumas XF184 e XF183 aqui Guilherme, caso ele não as tenha ou não as possa lhe ceder eu me proponho para o fazer.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #58 : 08 de Janeiro de 2013, as 19:21:48 »

...O que eu não entendí é porque se preocupar com mais 2 ou 3 microvolts de ruido(ou 50, que seja) em um estagio de ganho que já distorce no volume 1....
Por isso que tentei baixar o ganho, e subir o swing. A ideia é um pouco mais de headroom.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #59 : 08 de Janeiro de 2013, as 23:50:04 »

 Eu acho que vai ficar um projeto diferente do habitual! Eu sou um dos que perguntaram pro Kem sobre o projeto  Wink

 Ainda faltam chegar uns resistores e componentes que comprei no exterior. Vamos ver se consigo terminar isso também (fora a fonte chaveada, e outras coisas mais haha).

 Certa vez eu analisei o circuito que o Eduardo postou e se não me engano, a reta de carga não dava nem para enxergar! O ponto quiescente então...

 Essa válvula é bem interessante. Para áudio já se mostrou tentadora! Vamos ver se a montagem vai corresponder as expectativas.

 Um abraço

 Eduardo

-----
Olha só!

 Guilherme, encontrei um cara que retirou o bulbo de vidro e tirou algumas fotos!

 http://jimmyauw.com/2012/02/12/ef184-tube-photogenic/#more-2326

 Um abraço 

 Eduardo
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2013, as 23:54:13 por Ledod » Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal