Na verdade não dá para concluir quanta potência você consegue da válvula em PP pela dissipação de placa. Isso só é válido se for ficar restrito a classe A.
Dá, sim...Pmax é a máxima potência na saída; Pa é a potência máxima de placa. SE, Pmax = 0,5 x Pa; PP classe A Pmax = Pa; PP classe B Pmax = 5 x Pa. Esses valores são clássicos e podem ser encontrados nos antigos livros de Eletrônica. As não-idealidades das válvulas vão limitar a potência máxima que se pode obter na prática.
A EL36 por exemplo tem uma dissipação máxima de 10W
Na verdade, seriam 12 W.
mas com um par se consegue 45W PP com 5% de distorção.
Sim, em classe B, cuja potencia máxima teórica seria 60W. Eu tenho o datasheet que descreve essa etapa de saída...44,5 W com 7,2 % de distorção, classe B, carga de 3,5 kohms, polarização de grade -29 V.
O UL que eu fiz com elas deu 18W com placa a 170V. Pelo seu raciocínio eu não conseguiria mais de 10W
Com 2 x EL36 PP classe A a máxima potência teórica é de 24 W. Os 18 W estão dentro do razoável.
A própria EL34 pode fornecer 100W de um par, sendo que cada uma dissipa apenas 25W.
Sim...de novo, em classe B. Perfeitamente correto; potência máxima teórica com 2 x EL34 em classe B é 25 W x 5 = 125 W.
Dei uma olhada rápida na ficha da 33GY7 e fiz umas contas num papel de pão. Com uma carga PP de 5150 Ohms, 400V na placa, 130V em G2 e -30V em G1 dá para tirar 12,6W. Na prática deve chegar a um pouco mais de 11W, mas a distorção harmônica não será das melhores. A válvula não é muito linear. Francamente eu acho muito trabalho para pouca potência.
Pois é, colega, novamente estás falando em classe B...o projeto original, que gerou a discussão e ao qual eu estava tecendo meus comentários opera em classe A...
A propósito, esses 12,6 W estão muito poucos, pois em classe B a máxima potência teórica é 45 W para um par de válvulas com 9 W de dissipação de placa como a 33GY7...
A propósito, conforme está escrito no meu manual Philips, " the limiting values represent the manufacturer's opinion on the most satisfactory compromise between effciency and life ". Quem quiser ter outra opinião, pode ter. A válvula não vai queimar instantaneamente se a potência de placa for estabelecida em 11, 12 ou 15 W ao invés de apenas 10 W. Válvulas não são transistores, onde o aumento da densidade de corrente ou da tensão de trabalho podem levar a falhas catastróficas instantaneamente.
-----
Revisando :
Os 12,6 W com as 33GY7 em PP é em classe A, mesmo...mas a distorção será grande, bem como a tendência para oscilações parasitas. É por essa razão que é necessário usar uma tensão de grade screen bem baixa...tipicamente uns 60 V.
Alguém me consegue uns soquetes de Compactron para eu montar esse ampli e publicar os resultados ?