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Autor Tópico: Fazendo placas pela 1° vez - podem me dar umas dicas  (Lida 71232 vezes)
_g1g4_
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« Responder #180 : 08 de Fevereiro de 2012, as 19:27:42 »

Bom Lamer.
Seria uma melhor opção eu fazer outra placa e colocar o veniz?
E se for a melhor opção de que jeito devo passa esse tal verniz pincel mesmo ajudaria?
Assim o veniz ajuda a solda não espalhar e fazer mer... como fiz nessa placa,pois cheguei ate estragar uma trilha por causa da solda espalhar.

Obrigado e boa noite!
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2012, as 19:29:31 por _g1g4_ » Registrado
Chris
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« Responder #181 : 08 de Fevereiro de 2012, as 19:41:52 »

_g1g4_

como tua placa ja esta feita e com poucos componentes soldados
eu retiraria os componentes e limparia a placa com bombril e passaria
breu com alcool, também da pra passar pasta de solda e estanhar a placa inteira
depois limpar a "meleca" com alcool.

o verniz proprio para pci ou o breu+alcool ajuda a solda aderir ao cobre.
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aron62br
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« Responder #182 : 08 de Fevereiro de 2012, as 20:29:01 »

Já fiz muita placa no cobre seco, ou seja, sem verniz e sem coisa alguma.

Funciona perfeitamente após tudo soldado, mesmo que oxide (exceto ambiente extremamente agressivos, como atmosfera marinha). O único porém é que vc. precisa brilhar a placa e soldar tudo em seguida, soldas posteriores ficarão prejudicadas.

Até hoje faço isso direto quando é coisa mais simples  e envernizo por cima depois de pronto quando quero dar um trato melhor.

Só que essa de envernizar depois de soldado eu não recomento para principiante, se for parar verniz dentro de potenciômetros, soquetes de válvulas, etc, pode virar um caos.

Na realidade quando não estou com muita ansiedade de terminar logo,  uso verniz incolor da Implastec, tentei usar o verde, mas não deu aquele tom legal que eu imaginava.


Saudações

Aron

Em tempo: comprei uma plaquinha universal para testar um PIC e encaixei nela um soquete ZIF 40 pinos. A tal estava envernizada e os furos estavam até meio entupidos de verniz. Foi um saco instalar o soquete.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2012, as 20:31:02 por aron62br » Registrado
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« Responder #183 : 08 de Fevereiro de 2012, as 20:43:52 »

Falar sobre vernizes... é desmerecer o pessoal que ja postou neste tópico... se você lê-lo com atenção terá resposta para suas perguntas.

No seu caso _g1g4_ o melhor a fazer é o que eu disse, e o Chris complementou... porém se você não querer passar um breu com alcool, ou verniz, no mínimo você terá de passar bombril, neste estado será muito ruim soldar os componentes.

O aron62br tem razão quando diz que o circuito funciona sem verniz, ou qualquer outro material para proteger a trilha. Mas o ideal é que se faça algo para proteger... algumas pessoas usam estanhar todas as trilhas... eu particularmente passo breu!!!

Abraço!
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felixmeirelles
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« Responder #184 : 08 de Fevereiro de 2012, as 22:44:33 »

Marcus notebooks costumam a ser menos propensos a ter poeira, porque normalmente o sistema de ventilação é isolado.

Na verdade o maior efeito do wd40 é que ele é um repelente de água natural, logo ele atrapalha e muito a oxidação, por isso ele é usado em circuitos limpos ou isolados.

Como na lenda dele ser usado nos misseis americanos em alto-mar.

Na verdade eles usam óleos a base de nafta assim como o wd40 para manter os contatos dos sistemas de navegação dos misseis inteligentes sem umidade e por fora dos misseis para evitar a oxidação.

O problema maior é que o WD40 exposto a uma certa quantidade de poeira pode se tornar um condutor fraco e atrapalhar sistemas mais sensíveis, assim como os sistemas de áudio.

Mas se é um pedal e ele fica enclausurado, não há nenhum problema.

Agora se é um PC com uns 3 coolers como o meu, em um mês tem mais poeira lá dentro do que dentro do aspirador de pó, ai sim o risco de curto aumenta.

Acabei de fazer um teste com um "estoque" de poeira que tinha no quarto.

WD40 sem poeira deu 0 de condutividade.

Só a poeira 0 de condutividade.

Poeira + WD40 = 30mΩ mínimos de resistência, com média em 50mΩ, com os contatos a 5mm de distancia.

Comprovada a teoria.

Ai que vejo como uma feira de ciência pode fazer toda diferença, eu fiz um trabalho uma vez, sobre isso.

A água pura (destilada por exemplo) assim como o WD40 não é iônica(ou são menos iônicos, porque sempre existe contaminação de íons livres) são os outros minerais e gases presentes nela que a torna condutiva.

Sendo assim meu trabalho era uma lampada um fio, um pote com água destilada e sal.

Eu enfiava a fase na água destilada e nada ocorria, enfiava a fase no sal e nada ocorria, mas conforme íamos adicionando sal na água, ela se tornava condutiva, porque o sal emprestava seus íons a água, e a luz ia acendendo aos poucos.

Logo o que ocorre com o wd40 é que seus óleos, mesmo que repelentes, acabam por ser levemente ionizados pelos minerais presentes na poeira.

A questão é se você vai trabalhar no mar é melhor arriscar os 30mΩ do que vê seu sistema em um curto de 100Ω causados pela maresia (a água pura do mar tem em média 2Ω de resistividade).




« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, as 02:45:40 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #185 : 08 de Fevereiro de 2012, as 22:56:21 »

Parabéns Felix... dando aula de tribologia... já falou dos naftênicos.. só faltou os parafínicos e os aromáticos...

Muito boa sua explicação!

Abraço
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« Responder #186 : 09 de Fevereiro de 2012, as 08:41:46 »

felixmeirelles Sinceridade?

Muito obrigado por toda a informação, eu já imaginava que os "limpa-contatos" em geral,
poderiam se tornar condutivos a medida que a poeira se acumulava...
o mesmo acontece naturalmente: umidade + poeira gera pequenos curtos que fazem os micros não ligarem mais!

Mas no ápice da minha ingenuidade achei que o WD-40 por ser "gorduroso" não sofreria do mesmo efeito,
paguei por não testar, valeu mesmo a dica AMIGO!

Abraço
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« Responder #187 : 26 de Fevereiro de 2012, as 12:17:23 »

Pessoal, falando em em placas, tinha passado por minha cabeça fazer o seguinte(modo DIY ao extremo):
Uma placa estilo a de fenolite caseira.
--------papel aluminio----------------------------
--------cola tipo Bonder--------------------------
--------superficie plana de plastico--------------
Sera que essa Gambiarra daria certo?
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« Responder #188 : 26 de Fevereiro de 2012, as 12:30:11 »

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Não consigo nem imaginar a caca que isso ia ficar. Imagine na hora da corrosão, na furação, na hora da solda, o papel desgrudando, comendo, rasgando. Eca.
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« Responder #189 : 26 de Fevereiro de 2012, as 13:26:10 »

Pessoal, falando em em placas, tinha passado por minha cabeça fazer o seguinte(modo DIY ao extremo):
Uma placa estilo a de fenolite caseira.
--------papel aluminio----------------------------
--------cola tipo Bonder--------------------------
--------superficie plana de plastico--------------
Sera que essa Gambiarra daria certo?

Acho mais barato comprar o fenolite.  Bonder decompõe na água e quebra quando flexionada, além de ser corrosiva.  Alumínio é dificil de soldar.  Ia dar uma caca mesmo!!

Abraços, T+
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« Responder #190 : 26 de Fevereiro de 2012, as 13:29:27 »

No caso da placa de fenolite, só tentaria fazer uma caseira se eu tivesse na ilha do LOST!
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« Responder #191 : 26 de Fevereiro de 2012, as 19:37:31 »

E galera ficou uma caca mesmo, colei o papel aluminio em um pedaço de plastico plano, depois tentei corroer com soda caustica, resultado: ela corroeu todo o aluminio(fiz a placa de CI a mao).
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« Responder #192 : 26 de Fevereiro de 2012, as 22:13:15 »

E galera ficou uma caca mesmo, colei o papel aluminio em um pedaço de plastico plano, depois tentei corroer com soda caustica, resultado: ela corroeu todo o aluminio(fiz a placa de CI a mao).


Isso é legal:  mesmo as pessoas falando tu fez.  Um dia tu vai coseguir e ainda mostrar pra todo mundo que dá.  A curiosidade leva a gente a descobrir coisas..  mesmo que as primeiras vezes de cacas!

Abraços, T+
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« Responder #193 : 26 de Fevereiro de 2012, as 23:30:06 »

Muito obrigado amigo, é tentei fazer o famoso Fuzz do Bertola, fez um rombo enorme no papel alumio, vou ficar tentando até descobrir um metodo alternativo.
Abraços.
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« Responder #194 : 27 de Fevereiro de 2012, as 00:11:45 »

Se você quer mesmo um método alternativo, tem no fórum sobre tinta condutiva em algum lugar,
não lembro o tópico, mas se você der uma pesquisada vai achar...

Minha ideia seria você pintar o desenho das trilhas com tinta condutiva,
acho que seria uma forma!

Boa Sorte!
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