Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 12:40:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fazendo placas pela 1° vez - podem me dar umas dicas  (Lida 70047 vezes)
fallout
Visitante
« : 20 de Setembro de 2011, as 12:40:40 »

Bom ate hoje so fiz amplis valvulados ponto a ponto, nunca botei uma placa no percloreto e vou montar de inicio 2 pedais e um layout que fiz (copiei) pro fender 15g esse aqui http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2201.msg43414#msg43414

Qual pedal bacanudo de overdrive os amigos recomendam? Pensei no DR. Boogie. Gosto muito de tremolos alguem recomenda algum?

Quanto a compra de componentes, qual site de eletronia recomendam? O fovob tem loja online?

Aqueles furadores de placa valem a pena?

Vou fazer uma compra de capacitores Mallory na smallbear então ja vou aproveitar para compra as chaves 3pdt e os pots e as caixinhas.
Registrado
Barech
Visitante
« Responder #1 : 20 de Setembro de 2011, as 12:46:53 »

Nunca fiz o Dr. Boogie, mas ele tem um som ótimo pelos samples que ouvi!

Eu recomendo o tremulus Lune, tem o layout dele no tonepad...

Esse furadores de mini-retífica são ótimos, dão um acabamento pefeito, não deixam a placa trincada...
Registrado
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #2 : 20 de Setembro de 2011, as 12:55:18 »

Se você quer um overdrive, acho que ele não seria o Dr. boogie que é um Hi gain , overdrive tem o tube screamer clone que o plautz postou eu montei e recomendo, ae depois tem bb preamp,klon entre outros projetos!

Fica a dica ae você ve o que realmente quer!

abraço
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 20 de Setembro de 2011, as 14:24:23 »

O amp é bom, conheco ele.
Para o overdrive, como o Tiago mencionou...
Se quer pegar experiencia em fazer placa, comece pelas pequenas, e mais simples.
Como por exemplo o Distortion Plus da MXR, e similares.
Por mais experiencia que se possa ter com um tipo de montagem, nao garante que imprevistos nao ocorra quando se faz outro tipo de montagem.
Registrado

mattzan
Visitante
« Responder #4 : 20 de Setembro de 2011, as 16:19:51 »

Outra dica. Cuidado com o Percloreto, ele mancha qualquer coisa a vista. Eu prefiro 1000x o liquido do que em pó pela praticidade. E sobre a mini furadeira, compre brocas de 0,6 0,8mm. de 1mm eu recomendo para pots e saídas com fios. Para componentes prefira usar brocas menores (mais faceis de acertar o "terminal" e mais facil de soldar depois). Verniz também é bastante importante (só comecei a usar depois de muito tempo, agora eu não faço sem). Protege as trilhas de cobre e ajudar também na solda.
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #5 : 20 de Setembro de 2011, as 17:00:23 »

Recomendo fortemente o Tube Sound Fuzz.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #6 : 20 de Setembro de 2011, as 17:44:08 »

    Fiz o Pulsar do Tonepad, achei legal tem um som de helicóptero com os pot's no fim do curso.
    Perfurador de placa só é bom com placa pequena e de fenolite, fibra de vidro não adianta nem tentar que não fura. Eu tenho um e gosto muito, só que tem que ser bom de mira se não os furos saem todos fora, mas você aprende rs... Pra placa de pedal que é pequena dá tranquilo.
 Wink   
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
fallout
Visitante
« Responder #7 : 20 de Setembro de 2011, as 18:01:55 »

 Valeu as dicas, ta decidido então vou montar o tremolus lune e o DR. boogie o klon também é maravilhoso mas vou esperar sair o kit do coelhão, o clone do fender 15g vai ter de esperar, esqueci que vou ter que fazer a fonte para os pedais também, na Smallbear tem trezentas caixinhas vou ter que ver o tamanho das placas e decidir qual caixinha comprar.

 O furador de placas que falei é esse aqui do link abaixo, mas acho que vou comprar uma broca de 1mm mesmo, não tenho mini retifica ainda mas acho que a broca de 1mm minha furadeira segura, assim que escolher os layouts dos pedais e fonte posto eles aqui para a galera dar suas impressoes.

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_7056_4689_Perfurador-de-Placa-de-Circuito-Impresso-PP-3-Suetoku

Obrigado.
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #8 : 20 de Setembro de 2011, as 18:09:20 »

Vale a pena fazer o TS, o do Plautz ou o do Tonepad.

Para placas, recomendo o Tiagojoy. Esquece a dor de cabeça  Batendo Cabeça
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #9 : 20 de Setembro de 2011, as 18:16:35 »

   O perfurador é esse mesmo, se não for usar placa de fibra de vidro pode comprar sem medo.

   Não te aconselho comprar broca pra usar na furadeira de mão, os primeiros furos até que vai bem,  e quando digo os primeiros são os trê ou quatro primeiros furos e depois você não aguenta de dor no braço. Além do mais qualquer entortada na mão a broca vai pro espaço.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #10 : 20 de Setembro de 2011, as 18:32:29 »

Furadeira de mao nao rola
Primeiro, tem que ter mao muito mas muito firme senao sai caca.
Segundo, a chance de quebrar a broca é muito alta.
A menos que tenha aqueles adaptadores de mesa.

Nas lojas de eletronica vende uma furadeira pequena, de 12V, proprias para placa de circuito.
Nao sao caras, em media R$25,00 a 35,00, vem algumas brocas e algumas pedras, e outas coisinhas basicas.

Na mult comercial mesmo tem, e pela diferença de preço para um furador manual...   nem pense 2 vezes, apenas escolha uma dessas 2 abaixo
http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_7060_4689_Mini-Furadeira-AD-19-Smart
http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_7059_4689_Mini-Furadeira-AD-19F-Smart
Registrado

Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #11 : 20 de Setembro de 2011, as 18:43:21 »

RAT, RAT, RAT.




Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #12 : 20 de Setembro de 2011, as 19:05:37 »

Vale a pena fazer o TS, o do Plautz ou o do Tonepad.

Para placas, recomendo o Tiagojoy. Esquece a dor de cabeça  Batendo Cabeça

Recomendo também
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #13 : 20 de Setembro de 2011, as 21:16:06 »

Vale a pena fazer o TS, o do Plautz ou o do Tonepad.

Para placas, recomendo o Tiagojoy. Esquece a dor de cabeça  Batendo Cabeça

Recomendo também

A graça da brincadeira é botar a plaquinha pra fritar  Cheesy  cara parece que eu sou o unico no mundo que não gosta de fuzze's, meu vizinho tem um Rat original e nao fez minha cabeça.

O tremolus lunar vou usar o layout da tonepad mesmo, agora o layout do Dr boogie do cleiton carvalho nao estou conseguindo baixar, da arquivo corrompido, alguem tem ele ai pra upar?
« Última modificação: 20 de Setembro de 2011, as 21:43:20 por Plautz » Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #14 : 21 de Setembro de 2011, as 01:29:31 »

Fallout não sei se você quer dicas pra fazer a placa... mas vamos la!  Faço várias, 99% de aproveitamento.

1 - Tranferencia termica em papel glossy para laser filipaper, impressora com tonner original, não deve ser recarregado.

2-  Prepare a placa!  Corte no tamanho um pouco maior que o layout e depois lixe bem as rebarbas laterais de cobre, a placa tem de ficar plana nas bordas!

2.1 Limpeza da placa - Não utilize água nem sabão! Passe bombril com força até tirar a camada superficial do cobre, mais uma vez esfregue bem as bordas!
     A partir dai não coloque mais o dedo na face cobreada!
     Limpe a placa com um pano fino e alcool isopropílico para retirar os resquícios do bombril, espere secar.   

3-  Coloque  face cobreada em cima do layout,  deixe de 2 a 3 centimetros de papel sobrando além do que a placa cobre e reconrte o quadrado com estilete!
      Corte as 4 quinas do papel  para que não se sobreponha e engruvinhe ao dobrar as laterais!
      Mantenha o papel alinhado ao layout e va dobrando as abas e colando-as com fita crepe de boa qualidade na parte de traz da placa!
      Cole aba por aba  com cuidado para que no final o papel esteja bem colado junto ao cobre!

4-  Ligue o ferro ferro em temperatura maxima ou quase maxima e deixe esquentar por uns 3 minutos...
     Marque no relógio vão ser 5 minutos de ferro aproximadamente.
    O inicio do processo é crítico, é nos primeiros 2 minutos que a transferência acontece!
     Dai vem um macete, aqueça o lado de traz da placa com o ferro por 20 segundos, com leve pressão (sem medo que a fita crepe não queima!). em seguida
     Vire a placa e repita o processo, 20 segundos de aquecimento com leve pressão no lado do cobre, ao fim dos vinte segundos, não tire o ferro, faça movimentos circulares com o ferro, movimentos leve e rapido...
     Até que termine os 5 minutos....
     aqueça bem as bordas!

5-  Ao fim do ferro, jogue a paca direto em agua natural com detergente, para dar o choque termico.
     Deixe a placa de molho por meia hora, sem mexer nem encostar hauhauhauahuahua!
     Retire a fita crepe e va soltando o papel devagar dentro da agua... sobra um pouco de glossy na placa, passe o dedo sem medo na agua com sabão até sair o glossy.
     Lave a paca em agua corrente, enxugue! As trilhas ficaram esbranquiçadas, confira se não a glossy(pelicula branca) entre as trilhas , se houver retire com a ponta da pinça!
     O mesmo processo serve para retirar eventuais curtos no layout, nesta faze da para riscar a placa com a pinça onde não tem trilha sai facil, onde tem é mais dificil!
      Se Houver falhas no processo de tranferência (normalmente nas bordas), conserte a caneta!

6- Manda no percloreto!

7- Àpos corroida a placa, passe na agua e manda thinner em cima e bombrill novamente para retirar o glossy que ainda esta colado la!
    Lave de novo! Perfure! Limpe com pano e alcool isopropilico e de um mão de verniz, para que não oxíde!
   
8 - Seja feliz! A pratica leva a perfeição no processo!
   
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal