Boa noite Fisioterapeuta, pelo visto está com alguns problemas na guitarra. Vejamos no que posso te ajudar...
Antes de tudo eu quero dizer que não me responsabilizo por possíveis danos causados a sua guitarra, mas peço que faça todos esses procedimentos com cuidado e calma. Se não se sentir seguro, procure um profissional luthier.
Realize esses procedimentos:
1- Separadamente, toque todas as casas do instrumento na corda
Mi aguda e verifique em quais casas ela está trastejando;
2- Repita o processo nas cordas
Si,
Sol,
Ré,
Lá e
Mi grave;
Ok. Realizados esses procedimentos, preciso de alguns esclarecimentos....
Quando questionado sobre quais casas estão trastejando, você respondeu:
geralmente esta trastejando na casa sete a corda sol la e a si
Verifique isso novamente e seja mais específico. Como assim geralmente? Você precisa antes de tudo saber exatamente em quais casas tais cordas estão trastejando. Assim que verificar, nos informe e, caso a informação seja diferente da que foi passada previamente, não tome os procedimentos abaixo.
3- Caso realmente o trastejamento seja apenas na casa
7 das cordas
Sol,
Lá e
Si, você irá precisar remover as cordas de sua guitarra e proteger as casas 6, 7, 8 e 9 com
fita crepe, deixando expostos somente
os trastes.
4- Em seguida, com uma
lima chata, desgaste a àrea do
OITAVO (8º) traste correspondente às cordas
Si,
Sol e
Lá (a àrea abaixo de onde essas três cordas passam).
5- PRESTE MUITA ATENÇÃO PARA NÃO DESGASTAR O TRASTE ALÉM DOS LIMITES. Passe a lima o
MÍNIMO possível (desgaste pouco mesmo, não exagere), reponha as cordas e verifique se ainda existe o trastejamento na 7ª casa.
6- Caso exista, repita o procedimento nº 5.
7- Depois que o trastejamento sumir, você vai notar que o 8º traste ficou um pouco quadrado. Para arredonda-lo novamente, irá precisar de uma lima específica para trastes. A qual provavelmente você não tem.
8- Utilize uma lixa d'agua Nº300 ou próximo para retirar os arranhões deixados pela lima nos trastes, em seguida dê um polimento com bombril ou com lixa d'água Nº500.
E repito, caso não se sinta seguro em realizar esses procedimentos, envie a guitarra a um profissional.