Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 07:53:53

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: fonte para pé amp do site  (Lida 5706 vezes)
Tmc
Colaborador

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30

Se Deus é por nós quem será contra nós!

« : 05 de Setembro de 2011, as 21:59:07 »

Boa Pessoal, estou fazendo um amp pra tocar mp3 e estou utilizando a fonte do Dabreu http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=2170.0;attach=9889, prá alimentar o pré do site ( o antigo com 1 tl072 com chave de +10dB e -10dB) porém estou utilizando um transformador de 12+12 2a com o ci 7815, os diodos não aguentam e o ci esquenta rapidamente. estou fazendo algo de errado? (creio que sim) rsrsr
o power está funcionando que é uma beleza, do t2guitarra http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1113.0

obrigado

Visitante
« Responder #1 : 05 de Setembro de 2011, as 22:32:55 »

Tmc
Você está usando transformador com center tap correto?
Quanto de tensão está obtendo em C1 (antes do 7815)? O maximo que ele suporta é 35V na entrada.
Está alimentando algo mais a não ser o pré após o 7815?
Confira se há algum curto após o 7815.

Abraço!
Visitante
« Responder #2 : 05 de Setembro de 2011, as 22:47:22 »

Aparentemente a fonte parece estar correta.

Agora vem uma questão: você reparou que no projeto do amplificador (incompleto por sinal: cadê o esquema? e as indicações corretas para ligação do transformador? Não sabia que AC tinha + e -...), existe na placa 4 diodos e dois capacitores de 2.200µF?

Essas peças estão lá para que seja conectado apenas o transformador (com CT).

Essa fonte do PDF não serve para esse amplificador, pois a fonte é simples e a do amplificador é simétrica (+V, GND, -V).

A solução, se quiser usar esta fonte mesmo, é usá-la apenas para o pré (se bem me lembro a alimentação dele é simples), colocando um transformador menor no lugar do de 2A (um de 200ma é mais do que suficiente), e usar este de 2A (se tiver CT) na placa do amplificador. O uso do de 2A no amplificador possibilitará obter mais graves.

Ligue a fonte (simples) sem carga e verifique se ela está funcionando. Caso positivo use-a apenas para alimentar o pré (com um transformador menor).

Essa é a minha sugestão.

Abraços.
Colaborador

Obrigado

« Responder #3 : 06 de Setembro de 2011, as 08:14:19 »

Aparentemente a fonte parece estar correta.

Agora vem uma questão: você reparou que no projeto do amplificador (incompleto por sinal: cadê o esquema? e as indicações corretas para ligação do transformador? Não sabia que AC tinha + e -...), existe na placa 4 diodos e dois capacitores de 2.200µF?

Essas peças estão lá para que seja conectado apenas o transformador (com CT).

Essa fonte do PDF não serve para esse amplificador, pois a fonte é simples e a do amplificador é simétrica (+V, GND, -V).

A solução, se quiser usar esta fonte mesmo, é usá-la apenas para o pré (se bem me lembro a alimentação dele é simples), colocando um transformador menor no lugar do de 2A (um de 200ma é mais do que suficiente), e usar este de 2A (se tiver CT) na placa do amplificador. O uso do de 2A no amplificador possibilitará obter mais graves.

Ligue a fonte (simples) sem carga e verifique se ela está funcionando. Caso positivo use-a apenas para alimentar o pré (com um transformador menor).

Então Plauz, Eu pretendo colocar o pré e amp numa cx. de fonte para PC, por isso não dá pra ter dois transformadores. No inicio eu queria aproveitar a fonte que está no amp, (eu liguei os + dos transformadores no+ da fonte e terra do transformador no - da fonte do amp) mais decidí fazer uma fonte para o pré. Fiz essa que eu postei ai.

a ligação que eu fiz foi a seguinte: transformador + amp e transformador + fonte (dabreu) + pré. eu não testei a fonte do pré sozinha (já fui ligando tudo) ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Eu não sei o que está havendo, troquei até o CI da fonte por um 7812 e deu na mesma. o que pensei agora é que liguei uma chave dupla no pré (+10dB e -10dB), grandinha por sinal, poderia está sobrecarregando a fonte,  eu queria saber se influencia em alguma coisa?

eu liguei o amp sozinho e funcionou mais está com volume baixo por isso o pré.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, as 08:22:51 por Tmc » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #4 : 06 de Setembro de 2011, as 10:35:24 »

Rapaz,

Você já viu o tamanho de um transformador de 100ma?

Segundo o autor do projeto o consumo com o CI indicado (TL062) é menor do que 800µA (micro ampéres).

Um tranformador de 100ma é minúsculo e caberia perfeitamente na caixa de fonte de PC que você quer usar, juntamente com o outro transformador.

Mas se mesmo assim você quer insistir em usar apenas um transformador para tudo (correndo o risco de ter problemas), posso dar umas idéias.

• Verificar se tudo funciona separadamente:
    • Ligar apenas o amplificador com o transformador. Está funcionando? Continuemos...
    • Retirar o transformador da placa do amplificador e ligar na placa da fonte. De posse de um multímetro meça tanto a entrada (em AC!) quanto a saída (em DC).
  • A fonte funcionando, ligue no pré amplificador e verifique se algo anormal ocorre (componentes esquentando, estourando, etc).
  • A fonte tem opção para usar 2 ou 4 diodos. Como o amplificador usa um transformador com derivação central (CT), use apenas dois diodos na fonte, retirando D3 e D4.
  • Mantenha apenas a placa da fonte ligada ao pré ampflificador.
  • Devolva o transformador para a placa do TDA2030.
  • Separe três fios (de preferência duas cores: um preto e dois vermelhos), e solde-os nas ilhas em que vão os fios do transformador (na placa do TDA).
  • Solde as outras extremidades dos fios na placa da fonte, prestando atenção na ordem: AC1, AC2 e 0V_IN.
  • Ligue tudo e torça para dar certo.

Porque eu disse lá em cima correndo o risco de ter problemas? Porque, a menos que o circuito seja bem projetado para usar apenas um transformador para ambos os estágios, é boa (senão enorme) a chance de ruídos oriundos da retificação da etapa de potência serem inseridos na etapa de pré amplificação, pois quanto mais a etapa de potência é exigida, mais o transformador / diodos / retificadores tem que trabalhar.

Entretanto, como as retificações dos estágios estão separadas, é bem possível que isso não ocorra. Somente ligando para saber se vai ou não acontecer isso.

Agora observações:

• Antes de iniciar quaisquer montagens, e principalmente no caso de ter dois ou mais circuitos (pré amplificador, amplificador, estágio de reverb de mola, trêmolo, etc), certifique-se que todos usam o mesmo tipo de alimentação ou, no máximo, possam ser adaptados com facilidade.
  • No seu caso específico a melhor opção é montar o pré clean do site, que usa alimentação simétrica, e montar uma nova fonte.
  • Last, but not least: Fotos! Cadê as fotos? Elas são parte importante em um processo de depuração a distância.

Boa sorte.
Colaborador

Obrigado

« Responder #5 : 06 de Setembro de 2011, as 11:11:33 »

Opa Plautz, obrigado por se dispor pra me ajudar. Vamos lá:

o amplificador está funcionando perfeitamente,

Meu problema agora está na fonte do pré amp, que postei no link acima porem com o ci 7815 pra me fornecer 15v.
Medi o transformador está dando 12,5vac e os dois positivos está em 25,4vac. quando ligo a fonte do pré em segundos sai fumaça nos diodos. Verifiquei a ligação dos diodos e estão corretos conforme o esquema.  Batendo Cabeça
não tirei os dois diodos  que você disse "Plautz" ainda, o próximo passo será esse!

abraço

« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, as 11:22:53 por Tmc » Registrado
Espanhol
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #6 : 06 de Setembro de 2011, as 11:33:11 »

Que tipo de diodo você está usando TMC?

Para o pré, como o Plautz disse, use um trafinho separado de uns 100mA que dá e sobra ou pode usar esse mesmo com um 7809. Os reguladores são pra reduzir a tensão e não pra elevar, então não dá pra usar um 7815 num transformador que tá dando 12,5vca no secundário.

-----
Que tipo de diodo você está usando TMC?

Para o pré, como o Plautz disse, use um trafinho separado de uns 100mA que dá e sobra ou pode usar esse mesmo com um 7809. Os reguladores são pra reduzir a tensão e não pra elevar, então não dá pra usar um 7815 num transformador que tá dando 12,5vca no secundário.
Salvo se você usar o center tap que tá dando 25v ai pode usar um 7815.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, as 11:37:43 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Tmc
Colaborador

Obrigado

« Responder #7 : 06 de Setembro de 2011, as 11:40:00 »

pois é espanhol, estou utilizando 1n4007, eu pensei que fosse isso (ci7815), então eu troquei o ci por 7812 e continua a fumaçar os diodos!
estou pensando seriamente em usar esse trafinho ai mesmo, porem aqui eu só acho de 800mh

então meu transformador é 12, 0, +12 o projeto da fonte é http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=2170.0;attach=9889. Posso usar esse transformador para essa fonte?
« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, as 11:42:54 por Tmc » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #8 : 06 de Setembro de 2011, as 11:58:35 »

Pára tudo!

Vamos por partes.

Em alguns casos é possível usar um 7815 com transformador de 12V, principalmente nos circuitos de baixo consumo. Já fiz isso com o TSW e funcionou perfeitamente (e olha que o consumo dele não é tão pequeno assim).

Agora um ponto importantíssimo:

• Quando se usa transformador com derivação central (CT), ou seja, com três fios no secundário, a retificação é feita por dois diodos.
  • Quando se usa transformador SEM derivação central (CT), ou seja, com dois fios no secundário, a retificação é feita por QUATRO diodos.

Na primeira hipótese a queda de tensão total na retificação é da ordem de 0,6V, por cada diodo.
Na segunda hipótese, a queda é maior, tendo em vista que a tensão passa por dois diodos, ao invés de um. Assim, a queda de tensão é da ordem de 1,2V.

Já dá para perceber que usando transformador sem derivação central é impossível usar 7815 com transformador de 12V.

O pré amplificador foi projetado para ser alimentado cm 9V apenas. Portanto, coloque um 7809 como regulador.

Se você está com os quatro diodos na placa da fonte, retire D3 e D4 para poder usar os três fios do secundário do transformador.

Como disse anteriormente, os dois projetos estão mal feitos. Não deveriam ter sido postados. Mas vamos lá.

Retirando D3 e D4 da placa da fonte, ligue os fios do transformador nessa ordem, vendo a placa da fonte com a saída para a direita e o CI para cima, como está no pdf. (Se quiser, e por segurança, afinal não sabes a quantas andam eles depois desses estresses, tire todos, colocando novos em D1 e D2).

Na ilha superior da extrema esquerda, ligue um dos braços do transformador (AC).
Na ilha do meio da extrema esquerda, ligue o outro braço do transformador (AC).
Na ilha de baixo da extrema esquerda, ligue a derivação central (CT) do transformador.

Assim você estará retificando em onda completa (queda de 0,6V por braço de AC), com apenas dois diodos.

Se a montagem está correta, deverá funcionar sem mais problemas.

Pelo que você tem dito, acho que o problema se encontra aí.

Abraços.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #9 : 06 de Setembro de 2011, as 12:03:26 »

Antes de eu responder o Sr Plautz já o fez, e com propriedade como sempre!
Siga as instruções dele e seja feliz!
Abraço.
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Tmc
Colaborador

Obrigado

« Responder #10 : 06 de Setembro de 2011, as 12:10:48 »

Vou fazer sim plautz, as modificações como vc disse!
olha, estou fornecendo 15v pra o pré pois assim me dará mais headroon, assim eu sui informado.
em breve postarei mais informações.
abraços
Visitante
« Responder #11 : 06 de Setembro de 2011, as 12:23:49 »

Vou fazer sim plautz, as modificações como vc disse!
olha, estou fornecendo 15v pra o pré pois assim me dará mais headroon, assim eu sui informado.
em breve postarei mais informações.
abraços

Nesse projeto NUNCA.

Para que isso aconteça (ter mais headroom com aumento de tensão) tem que verificar se o circuito foi projetado para tal (como o Clean, Marshallizer e TSW).

Nesse circuito em particular a alimentação é obrigatoriamente de 9V.

Abraços.

P.S.: Espanhol, para de Show! Não tem nenhum Sr. aqui (sou o caçula do G4 <- G de Geriatric, por favor) Smiley

Abraços.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18

« Responder #12 : 06 de Setembro de 2011, as 12:30:38 »

Tenho uma duvida com relação a usar o mesmo transformador tanto em fonte de pré e power, com o pré-clean e o marshallizer preciso de uma fonte simétrica, como faço a retificação? tenho que usar 4 diodos mesmo ou tem como fazer usando dois?
Colaborador

Obrigado

« Responder #13 : 06 de Setembro de 2011, as 12:51:46 »

a fonte tá ok agora, eu tirei os diodos!!!
liguei o pre com o amp e não funcionou, não sai som!
ahhh eu estou usando tl072 no lugar do tl 062 pode?Huh?
Visitante
« Responder #14 : 06 de Setembro de 2011, as 13:01:29 »

Tenho uma duvida com relação a usar o mesmo transformador tanto em fonte de pré e power, com o pré-clean e o marshallizer preciso de uma fonte simétrica, como faço a retificação? tenho que usar 4 diodos mesmo ou tem como fazer usando dois?

Fonte simétrica usa dois diodos! Os prés clean e marshallizer usam fonte simétrica.

a fonte tá ok agora, eu tirei os diodos!!!
liguei o pre com o amp e não funcionou, não sai som!
ahhh eu estou usando tl072 no lugar do tl 062 pode?Huh?

Agora que o bicho pega: Depurar. Cadê as fotos?

Dada as loucuras que andaram acontecendo por ai por causa da fonte não há como saber sem ver em detalhes (fotos boas, claro).

Pode usar o TL072 sim, embora o consumo vá ser maior.
  Imprimir  

Ir para: