Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 09:21:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Comutação de relés com chave de contato momentâneo.  (Lida 17289 vezes)
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #15 : 03 de Setembro de 2011, as 21:10:54 »

mrmagoo eu estava olhando o esquema que tu postou, se eu usar só a parte dos transistores e mudar a parte dos integrados para usar com os CD4011 que eu tenho aqui daria certo?
Sim, acho que não teria problemas.
Citar
meus relés são de 6V, tenho uma alimentação separada só pra eles, o que eu teria que mudar ali?
Se já tem a alimentação de 6V é só alimentar o CD4011 com 6V também.
Citar
Outra que minha logica de chaveamento é diferente, vou aproveitar só a logica de acionamento dos relés, os primeiros 2 relés chaveiam entre o pré clean e o marshallizer com um led bicolor pra sinalizar, os outros dois chaveiam o que sair do chaveamento anterior direto no power, ou passando pelo equalizador
Dois relés na entrada dos prés? não seria apenas um?

Outra coisa como seu chaveamento vai ficar no painel, pode colocar os leds junto com os transistor de chaveamento dos relés.
Registrado

Americana-SP
michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« Responder #16 : 03 de Setembro de 2011, as 21:25:40 »

dois, um de 8 pinos pra fazer o true-bypass e um de 5 pinos só para os leds, vou usar um bicolor verde/vermelho pra sinalizar os canais limpo e distorcido, e um led comum pra o equalizador

-----
mas obrigado pelos esclarecimentos, acredito que ja tenho o suficiente pra fazer o acionamento que eu quero, possivelmente semana que vem eu va testar e dai eu dou retorno aqui sobre os resultados obtidos
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #17 : 03 de Setembro de 2011, as 22:05:00 »

Humm, interessante... vou querer ver esse projeto completo... to curioso! parece que vai ficar bom! =)
O amp que voce ta montando é pra baixo ?

quando terminar, posta aí pra galera! tambem to montando um... hehe
Abçs!
Registrado
michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« Responder #18 : 03 de Setembro de 2011, as 22:15:29 »

Meu amplificador vai ser usado tanto no baixo quanto na guitarra(com falantes diferentes pra cada caso), por isso o equalizador de 10 bandas, pra que eu possa compensar as frequências que o pré de guitarra não busca, ja fiz a fonte com capacitância maior pensando nisso, vou usar um TDA7294 como power
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #19 : 04 de Setembro de 2011, as 15:56:17 »

... quando bolei um "mult-pre" (chamo de mult pre porque sao 3 pre de 2 canais cada, mas nao tem power) eu usei um chaveador que selecionava entre 1 dos 3 pre.
Este chaveador tem acionamento eletronico, mas a comutacao é com rele.
Retirei este seletor de um amp, so nao estou lembrado o modelo, mas vou ver aqui e respondo.

Este chaveador que referi, foi baseado no Nomad do Mesa/Boogie.
Usa um 7420 e um 74564.
Eu refiz o circuito usando CIs da famila Cmos (40**).

Caso nao tenham o esquema desta serie, avisem que eu posto.
Registrado

michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« Responder #20 : 24 de Setembro de 2011, as 22:04:32 »

Acabei de montar a placa aqui, usei só a parte de transistores do esquema postado pelo mrmagoo, e os CD4011 que eu ja tinha aqui, funcionou que é uma beleza, os relés estão comutando perfeitamente, muito obrigado a todos pelo apoio
Registrado
michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« Responder #21 : 13 de Março de 2012, as 17:24:11 »

Ola denovo. Desculpem-me por reviver o topico, mas tenho duvidas a acrescentar e futuramente resultados a apresentar, eu pretendo usar esse sistema de chaveamento com reles pra ligar e desligar as luzes do meu quarto(tenho dois tipos de iluminação diferentes, na verdade são 3 lampadas, mas só tenho interece em fazer isso com duas), minha ideia é ter os dois pontos de acionamento da chave hotel que ja esta instalada, mais um ponto de acionamento ao lado da cama, para eu poder apagar as luzes quando for dormir sem chutar tudo que fica pelo chão no caminho da cama, minha duvida é, teria algum problema em usar mais ou menos uns 10 metros de fios entre o circuito de acionamento e a chave?(isso totalizaria 20 metros a serem percorridos pelo sinal de acionamento), porque pretendo botar a caixa com os reles no sótano da casa, proximo aos tubos por onde os fios vão para as lampadas, outra, ha algum problema em usar mais de uma chave de contato momentaneo em paralelo no mesmo circuito de acionamento? Obrigado.
Registrado
rikathu
Visitante
« Responder #22 : 13 de Março de 2012, as 20:10:05 »

Ola denovo. Desculpem-me por reviver o topico, mas tenho duvidas a acrescentar e futuramente resultados a apresentar, eu pretendo usar esse sistema de chaveamento com reles pra ligar e desligar as luzes do meu quarto(tenho dois tipos de iluminação diferentes, na verdade são 3 lampadas, mas só tenho interece em fazer isso com duas), minha ideia é ter os dois pontos de acionamento da chave hotel que ja esta instalada, mais um ponto de acionamento ao lado da cama, para eu poder apagar as luzes quando for dormir sem chutar tudo que fica pelo chão no caminho da cama, minha duvida é, teria algum problema em usar mais ou menos uns 10 metros de fios entre o circuito de acionamento e a chave?(isso totalizaria 20 metros a serem percorridos pelo sinal de acionamento), porque pretendo botar a caixa com os reles no sótano da casa, proximo aos tubos por onde os fios vão para as lampadas, outra, ha algum problema em usar mais de uma chave de contato momentaneo em paralelo no mesmo circuito de acionamento? Obrigado.
Não sei se eu entendi muito bem, mas você quer acionar e desligar as duas lâmpadas pelo interruptor na porta do quarto e usar esse sistema de chaveamento para poder acionar e desligar essas duas lâmpadas com chaves de contato momentâneo ao lado da cama? Se for isso, não é mais fácil simplesmente usar interruptores three way? Ou entendi errado?
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #23 : 13 de Março de 2012, as 20:53:52 »

Relês de faróis de Fusca devem servir.  Fica mais simples.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #24 : 13 de Março de 2012, as 21:05:40 »

Ola denovo. Desculpem-me por reviver o topico, mas tenho duvidas a acrescentar e futuramente resultados a apresentar, eu pretendo usar esse sistema de chaveamento com reles pra ligar e desligar as luzes do meu quarto(tenho dois tipos de iluminação diferentes, na verdade são 3 lampadas, mas só tenho interece em fazer isso com duas), minha ideia é ter os dois pontos de acionamento da chave hotel que ja esta instalada, mais um ponto de acionamento ao lado da cama, para eu poder apagar as luzes quando for dormir sem chutar tudo que fica pelo chão no caminho da cama, minha duvida é, teria algum problema em usar mais ou menos uns 10 metros de fios entre o circuito de acionamento e a chave?(isso totalizaria 20 metros a serem percorridos pelo sinal de acionamento), porque pretendo botar a caixa com os reles no sótano da casa, proximo aos tubos por onde os fios vão para as lampadas, outra, ha algum problema em usar mais de uma chave de contato momentaneo em paralelo no mesmo circuito de acionamento? Obrigado.

Legal isso que tu quer fazer.  Evita tensão alta no acionamento pelo ser humano, diminuindo o problema com choques.

Se naquele circuito tu colocar um resistor de 100R e um capacitor de 100nF localizados na placa, acho que consegue colocar um fio longo.

T+
Registrado
michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« Responder #25 : 14 de Março de 2012, as 11:03:55 »

Ola denovo. Desculpem-me por reviver o topico, mas tenho duvidas a acrescentar e futuramente resultados a apresentar, eu pretendo usar esse sistema de chaveamento com reles pra ligar e desligar as luzes do meu quarto(tenho dois tipos de iluminação diferentes, na verdade são 3 lampadas, mas só tenho interece em fazer isso com duas), minha ideia é ter os dois pontos de acionamento da chave hotel que ja esta instalada, mais um ponto de acionamento ao lado da cama, para eu poder apagar as luzes quando for dormir sem chutar tudo que fica pelo chão no caminho da cama, minha duvida é, teria algum problema em usar mais ou menos uns 10 metros de fios entre o circuito de acionamento e a chave?(isso totalizaria 20 metros a serem percorridos pelo sinal de acionamento), porque pretendo botar a caixa com os reles no sótano da casa, proximo aos tubos por onde os fios vão para as lampadas, outra, ha algum problema em usar mais de uma chave de contato momentaneo em paralelo no mesmo circuito de acionamento? Obrigado.
Não sei se eu entendi muito bem, mas você quer acionar e desligar as duas lâmpadas pelo interruptor na porta do quarto e usar esse sistema de chaveamento para poder acionar e desligar essas duas lâmpadas com chaves de contato momentâneo ao lado da cama? Se for isso, não é mais fácil simplesmente usar interruptores three way? Ou entendi errado?

Queria os dois interruptores no mesmo painel, em 3 pontos diferentes, um dos objetivos é eliminiar os fios de retorno das tomadas, diminuir o caminho da eletricidade até as lampadas, o outro é a comodidade de ter quantos pontos de acionamento eu quiser, e pra mim seria bem simples botar uma caixa no sótano da casa com os relés.

Relês de faróis de Fusca devem servir.  Fica mais simples.

Obrigado pela resposta, vou ver se consigo desses, mas antes vou testar com os que eu tenho aqui, tenho dois de "10A 110v" aqui, acho que seguram uma lampada de 100W/220v cada.

Legal isso que tu quer fazer.  Evita tensão alta no acionamento pelo ser humano, diminuindo o problema com choques.

Se naquele circuito tu colocar um resistor de 100R e um capacitor de 100nF localizados na placa, acho que consegue colocar um fio longo.

T+

Onde exatamente vai o resistor e capacitor? é o capacitor que é carregado pra dar o sinal no CD4011? se for esse ja tem um de 100n, sempre uso desse, e o resistor que tem junto é de 200k, ou 200r, não lembro bem, não tenho acesso ao meu esquema agora, mas em casa vou dar uma testada, to com uns 30m de fio ali em casa, vou cortar no meio e testar na protoboard, se funcionar aviso aqui  Smiley

A proposito, fiz testes usando CD4049 no lugar do CD4011, se mostrou bem mais estavel no acionamento, e a vantagem é que o 4049 tem inversores suficientes pra fazer dois circuitos de acionamentos independentes  Palmas eu devia ter comprado essa protoboard mais cedo, ta sendo ótimo poder testar os circuitos e inventar "moda" sem usar soldas hahaha
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #26 : 14 de Março de 2012, as 13:13:26 »

Legal isso que tu quer fazer.  Evita tensão alta no acionamento pelo ser humano, diminuindo o problema com choques.

Se naquele circuito tu colocar um resistor de 100R e um capacitor de 100nF localizados na placa, acho que consegue colocar um fio longo.

T+

Onde exatamente vai o resistor e capacitor? é o capacitor que é carregado pra dar o sinal no CD4011? se for esse ja tem um de 100n, sempre uso desse, e o resistor que tem junto é de 200k, ou 200r, não lembro bem, não tenho acesso ao meu esquema agora, mas em casa vou dar uma testada, to com uns 30m de fio ali em casa, vou cortar no meio e testar na protoboard, se funcionar aviso aqui  Smiley

A proposito, fiz testes usando CD4049 no lugar do CD4011, se mostrou bem mais estavel no acionamento, e a vantagem é que o 4049 tem inversores suficientes pra fazer dois circuitos de acionamentos independentes  Palmas eu devia ter comprado essa protoboard mais cedo, ta sendo ótimo poder testar os circuitos e inventar "moda" sem usar soldas hahaha

Me baseei no último circuito que foi postado aqui neste tópico.  Seria o que tu usa??  SE USAR FIO LONGO, o capacitor vai entre CADA UMA DAS ENTRADAS do CMOS e o GND.  As entradas de que falo são aquelas ligadas às chaves.  O resistor de 100R fica na placa, e fica entre a entrada do CMOS e a chave.

Espalha o fio pela casa pra testar, porque enrolado sobre a mesa não vai provar nada.

Usa circuitos Schmitt trigger para melhorar a imunidade ao ruído, como por exemplo, as NAND 74hc132...  ou similares.

Abraços, T+
Registrado
michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« Responder #27 : 14 de Março de 2012, as 14:35:52 »

Me baseei no último circuito que foi postado aqui neste tópico.  Seria o que tu usa??  SE USAR FIO LONGO, o capacitor vai entre CADA UMA DAS ENTRADAS do CMOS e o GND.  As entradas de que falo são aquelas ligadas às chaves.  O resistor de 100R fica na placa, e fica entre a entrada do CMOS e a chave.

Espalha o fio pela casa pra testar, porque enrolado sobre a mesa não vai provar nada.

Usa circuitos Schmitt trigger para melhorar a imunidade ao ruído, como por exemplo, as NAND 74hc132...  ou similares.

Abraços, T+

Ah, desculpe, me expressei mal, eu uso outro sim, a parte de acionamento eu uso CD4011, mas refiz usando CD4049 porque ele tem mais inversores, até porque o CD4011 usa portas NAND, e eu preciso só das NOT... vou testar com o CD4049 aqui, espalharei os fios pela casa para o teste, sem blindagem alguma pra avaliar possiveis interferencias, se o 4049 se sair bem vou usar ele mesmo, senão vou partir pra este que tu sugeriu, tem no soldafria http://www.soldafria.com.br/circuito-integrado-74hc132-p-913.html
dai ja aproveito o pedido que vou fazer la, hoje quando chegar em casa eu posto o esquema de como eu to fazendo aqui, pode ser que seja util pra mais pessoas, eu to usando o 4049 pra mandar o sinal pra os BC550, e por sua vez estes acionam o relé.
Obrigado pela resposta, abraço.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #28 : 14 de Março de 2012, as 15:46:17 »

Me baseei no último circuito que foi postado aqui neste tópico.  Seria o que tu usa??  SE USAR FIO LONGO, o capacitor vai entre CADA UMA DAS ENTRADAS do CMOS e o GND.  As entradas de que falo são aquelas ligadas às chaves.  O resistor de 100R fica na placa, e fica entre a entrada do CMOS e a chave.

Espalha o fio pela casa pra testar, porque enrolado sobre a mesa não vai provar nada.

Usa circuitos Schmitt trigger para melhorar a imunidade ao ruído, como por exemplo, as NAND 74hc132...  ou similares.

Abraços, T+
e eu preciso só das NOT...  vou partir pra este que tu sugeriu, tem no soldafria http://www.soldafria.com.br/circuito-integrado-74hc132-p-913.html
...

Então usa o 74HC14(Hex inverting Schmitt trigger), tem no soldafria:
http://www.soldafria.com.br/advanced_search_result.php?keywords=74hc14&osCsid=a390c126702909c1f9e7c0c1c100c63b&x=0&y=0

Veja o datasheet: http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/philips/74HC_HCT14_CNV_2.pdf

T+
Registrado
michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« Responder #29 : 17 de Março de 2012, as 12:46:59 »

Acabei de fazer uns testes aqui, funcionou perfeitamente, testei a 15 metros de distancia(30 metros de fio) e funcionou perfeitamente com o circuito que eu to usando aqui, to postando o esquema usando o CD4049, que era o unico com portas NOT que eu tinha disponivel aqui em casa, eu redesenhei só a parte do acionamento pra ficar mais limpo e de facil entendimento, switch 1 e 2 são os dois polos da chave de contato momentâneo, obrigado pela ajuda de todos.

PS: não achei a opção de anexar arquivo :/ to postando no 4shared então: http://www.4shared.com/office/KsflBzne/Rel_com_contato_momentneo.html
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.071 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal