Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 14:27:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Meu Ferro de solda pifou!!!!  (Lida 23772 vezes)
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #45 : 16 de Julho de 2012, as 17:43:30 »

Nossa esse Toyo eu não conhecia comprei o Hikary porque me recomendaram...
Acho que fui eu né... Desculpa aí  Embarrassed... Eu não conheço esse Toyo, não tenho problemas com o Hicary. O meu é o azul 40W.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #46 : 16 de Julho de 2012, as 18:33:07 »

Espanhol, é questão de gosto. Os dois funcionam muito bem. Eu prefiro o Toyo pela "precisão" da ponta, já que minha mão treme muito...  Tongue
Por exemplo, estou montando mais um PT80 (eita placa grande!), e no meio do caminho acabei arrancando duas ilhas.... Batendo Cabeça Tive que fazer uma gambiarra: usei uma das pernas de  um capacitor como trilha...
Registrado

Guitar Craft
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #47 : 16 de Julho de 2012, as 18:37:37 »

Viagem,

Se eu estou "testando componentes" em algum circuito experimental, 2 ou 3 dessoldadas e arranco a trilha... será por causa da temperatura? Nunca usei ferro de outra potência, será que esquenta muito 40W?

Você estava usando o Hicary na placa do PT80?
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
whitebilly
Visitante
« Responder #48 : 16 de Julho de 2012, as 18:59:17 »

_ relaxa Espanhol, 100% o ferro!
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #49 : 16 de Julho de 2012, as 19:39:00 »

Viagem,

Se eu estou "testando componentes" em algum circuito experimental, 2 ou 3 dessoldadas e arranco a trilha... será por causa da temperatura? Nunca usei ferro de outra potência, será que esquenta muito 40W?

Você estava usando o Hicary na placa do PT80?

Tudo depende do tempo e da área de contato. Eu estava usando o Hicary na placa do PT80 e percebi que ele joga muito mais calor na placa, pois sua área de contato é maior, tanto que na malha de terra a solda se espalha facilmente, o que não ocorria com o Toyo (neste caso específico é um ponto positivo para o Hicary).
Com o Toyo eu conseguia experimentar vários componentes na placa sem arrancar a trilha.
Enfim, depende muito da habilidade de quem está fazendo a solda, ambos me parecem boas escolhas.
Registrado

Guitar Craft
JoaoVarios
Visitante
« Responder #50 : 16 de Julho de 2012, as 23:14:29 »

Também tenho mal de "Perkins" Cheesy, por isso fiquei pensando nesse lance do diâmetro da ponta Roll Eyes , pois realmente o Toyo tem a ponta mais fina.

Não seria interessante comprar um Hikary e retificar a ponta, deixando-a mais fina? Assim eu somaria as qualidades das duas marcas.

Poderia até aproveitar a ponta do meu antigo ferro de solda, ou quem sabe comprar outra ponta só para isso.

Porque se a qualidade dos ferros em si são equivalentes e o que muda é mais a ponta, até poderia comprar um Toyo, mas meu medo é a tal resistência de cerâmica não resistir a algum tombo Sad


Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #51 : 16 de Julho de 2012, as 23:34:25 »

Foi o que eu fiz. esmeril nele.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #52 : 17 de Julho de 2012, as 00:06:52 »

Quanto aos ferros Hikary, o que posso dizer é que são muito resistentes e robustos.  Na oficina uso o de 40W (azul) que é ligado de 9:00hs as 12:00hs e de 14:00hs as 19:00hs; direto sem controle de temperatura.  Mesmo com este uso contante, costumam durar mais de ano.

Quanto a arrancar as trilhas, é uma questão de falta de prática.   O ideal é usar solda 60x40 e não 40x60.  Eu custumo usar 0,8mm ou mesmo 1mm, mas para integrados com muitos pinos (ex: 52, 64 pinos) uso 0,5mm o que facilita muito.

Com o ferro de 40w, e solda de 0,5mm, é só "encostou soldou"

Registrado

JoaoVarios
Visitante
« Responder #53 : 17 de Julho de 2012, as 00:13:01 »

Difícil é chegar nessa prática toda, heim Alfredo? Cheesy

Até lá serão muitos ferros de solda, quilômetros de trilhas e quilos de estanho Wink

Acho que vou de Hikary mesmo, e se a ponta me incomodar, esmerilho-a.

Afinal, adequar a ponta do ferro ao gosto da gente é mais fácil do que aumentar a robustez do ferro.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #54 : 17 de Julho de 2012, as 00:39:53 »

Tranquilo quanto a isto.

Quanto a esmerilhar a ponta, facilita, mas a durabilidade diminui bastante já que tira a proteção que têm na ponta.  Mas como a ponta ou mesmo o ferro custa barato, tá valendo!
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #55 : 17 de Julho de 2012, as 09:55:29 »

A ponta do hikary vem com algum tipo de metal que "expulsa" a solda, não vale a pena afinar ele, comprem um 30W amarelo que a ponta é bem fininha, eu com o meu 30w soldo transistores e CIs sem queimar e "dessoldo" usando um sugador junto, nunca destruí uma ilha com ele... Recomendo muito mesmo.

O 30W é mais que suficiente, se eles tivessem um 20W eu compraria, porque para soldar "miudesas" como smd, 30W ainda é muito. 
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #56 : 17 de Julho de 2012, as 10:00:33 »

Quanto aos ferros Hikary, o que posso dizer é que são muito resistentes e robustos.  Na oficina uso o de 40W (azul) que é ligado de 9:00hs as 12:00hs e de 14:00hs as 19:00hs; direto sem controle de temperatura.  Mesmo com este uso contante, costumam durar mais de ano.

Quanto a arrancar as trilhas, é uma questão de falta de prática.   O ideal é usar solda 60x40 e não 40x60.  Eu custumo usar 0,8mm ou mesmo 1mm, mas para integrados com muitos pinos (ex: 52, 64 pinos) uso 0,5mm o que facilita muito.

Com o ferro de 40w, e solda de 0,5mm, é só "encostou soldou"



Nessa hora que a resina fastpcb ou solder resist faz a diferença. Depois da cura final a aderência dessa é tanta que não sai com nenhum tipo de solvente. Além de ajudar a fixar mais a trilha junto a placa, ainda é resistente a altas temperaturas.  Wink
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #57 : 17 de Julho de 2012, as 10:58:11 »

Eu uso o Hikary 40W, pois com ele consigo soldar uma grande quantidade de componentes, mas quando se trata de componentes delicados a rapidez na soldagem é essencial.

Mas este lance das trilhas eu também sofro!

Abraço!
« Última modificação: 17 de Julho de 2012, as 13:31:16 por Lamer » Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #58 : 17 de Julho de 2012, as 11:07:48 »

Sobre o Toyo ser frágil, não procede, pois o meu caiu várias vezes no chão enquanto eu soldava já que não ficava em um suporte (leia-se gambiarra). Inclusive entortando a ponta (nada que um alicate não corrigisse...  Tongue).

Registrado

Guitar Craft
a.sim
Visitante
« Responder #59 : 17 de Julho de 2012, as 11:30:43 »

Olá.

Recomendo usar uma estação de solda Weller, com temperatura controlada. Essa resolve cerca de 99% dos problemas de soldagem.

Quem não tiver $$$ para comprar uma dessas, a solução chama-se " ferro de solda Hikari 40W ". Eu experimentei todos os tipos de ferro de solda existentes e não-mais-existentes do mercado; o único que realmente funciona e presta é o Hikari. Tem a temperatura certa para uma soldagem correta, a qual ainda pode ser ajustada movendo-se a ponta para dentro ou para fora, conforme se deseje.

O ferro Toyo até poderia ser bom, mas é muito quente e a ponta é fixa, impedindo que se possa controlar a temperatura. Não recomendo, a não ser que seja usado com um dimmer.

Eu encontrei uma cópia do Hikari numa loja em Porto Alegre; talvez seja tão bom quanto o original. O preço era o mesmo, pelo menos...
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal