Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Junho de 2024, as 23:27:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida sobre transformador de saida para valvulado  (Lida 30762 vezes)
harckan
Visitante
« Responder #30 : 05 de Setembro de 2011, as 16:40:21 »

Oi Pessoal

Este é um daqueles posts negativos! Estou dizendo como não fazer!

Abraços

Eduardo

kkkkkkkkkkkk

é bem isso mesmo, o pior de tudo é que o advento da internet nos trouxe a oportunidade de obter conhecimentos que levaria a uma encruzilhada para adquiri-los a tempos atrás, digo isso a uma década e meia, cronológicamente é ínfimo, mas ao mesmo tempo o trabalho que se tem em separar algo que realmente dispense atenção e tempo no aprendizado daquilo que não se pode nem mesmo utilzar como passa tempo torna um tanto quanto perigoso aquirir conhecimento na internet.

Pensem que vi em foruns não só aqui no Brasil mas gringos e mesmo sites "confiáveis" que indicam justamente papel parafinado para esta finalidade, acho que vou continuar fazendo com o papel manteiga passando uma camada fina de verniz para bobina de motor WEG, fica bem interessante e ainda confere uma proteção para o enrolamento contra umidade, não estou fazendo o banho em verniz pois descobri que não é simplesmente um banho, requer muito mais cuidado e técnica para se obter um resultado bom.

Abraços

harckan

Sei que se usa o kraft pra isolar entre primário e secundário agora isolamento entre camadas tenho usado esse papel manteiga também se o correto eu realmente não faço ideia.

Por falta de melhor opção também continuarei utilizando este material, acho bem interessante a utilização do verniz, inclusive foi vc mesmo que indicou lá no "como enrolar transformadores" o verniz da WEG, passo uma camada no papel e então sobreponho ao enrolamento, fica bem legal mesmo, também faço dessa forma com o papel kraft entre os enrolamentos só que com uma espessura de papel de pelo menos 2 voltas com a camada de verniz.

Abraço
« Última modificação: 05 de Setembro de 2011, as 17:16:07 por harckan » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #31 : 05 de Setembro de 2011, as 16:54:19 »

Pois é! É como aquelas pessoas brilhantes que acham ótimo morar em casa de madeira! Dá para brincar de Joana D'Arc numa boa! O pior é que a gente começa a ouvir falar em casa de madeira na história dos três porquinhos e ainda assim dá chance pro lobo mau!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #32 : 05 de Setembro de 2011, as 18:37:02 »

Pessoal, tentem comprar fita de poliéster (mylar). É meio caro. Eu vejo elas amarelinhas em pequenos transformadores e nos indutores das fontes chaveadas e dos reatores das lâmpadas econômicas.

http://www.adecil.com.br/site/adecil/2001/materia.asp?record=64

http://www.alltape.com.br/produtos_item.asp?codigo=25
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
harckan
Visitante
« Responder #33 : 06 de Setembro de 2011, as 09:09:24 »

Pessoal, tentem comprar fita de poliéster (mylar). É meio caro. Eu vejo elas amarelinhas em pequenos transformadores e nos indutores das fontes chaveadas e dos reatores das lâmpadas econômicas.

http://www.adecil.com.br/site/adecil/2001/materia.asp?record=64

http://www.alltape.com.br/produtos_item.asp?codigo=25


Valeu Xformer, é uma boa opção para um projeto mais profissional.

abraço
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #34 : 06 de Setembro de 2011, as 09:32:04 »

Na lider tem fita de poliester a venda para uso em transformadores...
Li em algum lugar que não lembro mais, que o poliester isola melhor que o papel, é mais moderno, mas devido a "tradição", ainda se usa papel para isolar transformadores para valvulados, principalmente os de saida.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #35 : 06 de Setembro de 2011, as 14:18:47 »

Na lider tem fita de poliester a venda para uso em transformadores...
Li em algum lugar que não lembro mais, que o poliester isola melhor que o papel, é mais moderno, mas devido a "tradição", ainda se usa papel para isolar transformadores para valvulados, principalmente os de saida.

Verdade, passei agora na hora do almoço na Líder e tem a fita "alternativa" por R$ 11  (19mmx66m) várias cores.  Em compensação, a da 3M  (original) tava por R$ 35 o mesmo rolo.  O do link tá bem mais barato.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #36 : 06 de Setembro de 2011, as 14:45:32 »

Oi Kem

Na lider tem fita de poliester a venda para uso em transformadores...
Li em algum lugar que não lembro mais, que o poliester isola melhor que o papel, é mais moderno, mas devido a "tradição", ainda se usa papel para isolar transformadores para valvulados, principalmente os de saida.

Poliester isola melhor mesmo. Papel é um péssimo isolante. A "tradição" chama-se "preço". Papel craft é muito mais barato.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, as 19:18:11 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #37 : 06 de Setembro de 2011, as 18:41:50 »

Na lider tem fita de poliester a venda para uso em transformadores...
Li em algum lugar que não lembro mais, que o poliester isola melhor que o papel, é mais moderno, mas devido a "tradição", ainda se usa papel para isolar transformadores para valvulados, principalmente os de saida.

Verdade, passei agora na hora do almoço na Líder e tem a fita "alternativa" por R$ 11  (19mmx66m) várias cores.  Em compensação, a da 3M  (original) tava por R$ 35 o mesmo rolo.  O do link tá bem mais barato.
Po Renato... Eu fui la também... Passei la as 14:00hs...
Vou ver se compro essa fita pra isolar as camadas então.
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
« Última modificação: 08 de Setembro de 2011, as 21:19:10 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #38 : 09 de Setembro de 2011, as 16:58:11 »

Lendo a tabela de transformadores de saida da Valvestate (http://valvestate.fateback.com/output.htm) me surgiu uma duvida...
Nos transformadores de saida para PP EL84, eles colocam que esses transformadores tem 110mA no primario. Não é muito?
Pelos meus calculos, seriam no maximo 50mA...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #39 : 09 de Setembro de 2011, as 17:03:03 »

Oi Kem

Por aí você começa a perceber o quanto essa turma entende de valvulados. Não é porque o cara tem firma aberta ou porque já fez 1000 iguais que sabe o que está fazendo. Mesmo o Gilberto da Lider, se eu não especificar exatamente o que eu quero que ele faça, acaba saindo bobagem. O único ser humano no Brasil que de fato sabe fazer um transformador de saída para valvulados é o Guilherme da Linx. Todo o resto está copiando, e copiando mal!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #40 : 09 de Setembro de 2011, as 18:07:30 »

Eduardo... eu ainda não fiz nenhum, mas tenho lido muito a respeito, e contado com sua ajuda e do xformer (o qual ja conheci pessoalmente na Sta Ifigenia - muito gente boa) para aprender.
Um outro erro que tenho visto, é referente ao nucleo.
Muitos "fabricantes" de transformadores de saida o fazem com nucleo NGO. Até ai tudo bem, desde que ciente da limitação desse nucleo para transformadores de saida (necessidade de nucleo maior, primario com maior indutancia = resposta pior para agudos, etc)...
O problema é que quando você pede pro transformador vir com nucleo GO, além do preço em geral dobrar, o calculo do enrolamente não muda... é o mesmo que para nucleo NGO. Eles simplesmente colocam GO no lugar do NGO, com a mesma bobina enrolada. Mas os calculos são completamente diferentes...
Ou seja, nem adianta pedir GO para esses "fabricantes"...
« Última modificação: 10 de Setembro de 2011, as 12:57:18 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #41 : 09 de Setembro de 2011, as 18:55:56 »

Oi Kem

Bom, você já viu que cálculo não é o forte dessa turma. Entender o que é válvula menos ainda. O Gilberto da Líder pelo menos pergunta qual a faixa de freqüência que você vai trabalhar.

Quando você for de fato enrolar um, vai ver o trabalhão que dá e entender o porquê dos preços das peças bem feitas.

Fazer transformador é bem mais que saber contar voltas de fio! Parece serviço para retardado, e por isso normalmente é feito por um!  Cheesy

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 455



« Responder #42 : 09 de Setembro de 2011, as 19:09:47 »

Os renomados Wilkason eram feitos com ferro GNO e sem isolação entre camadas  Shocked  Sei disso porque desmanchei um pra aprender um pouco sobre transformadores de saída.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #43 : 09 de Setembro de 2011, as 19:27:08 »

Citar
Muitos "fabricantes" de transformadores de saida o fazem com nucleo NGO. Até ai tudo bem,

desde que ciente da limitação desse nucleo para transformadores de saida (necessidade de nucleo

maior, primario com maior indutancia = resposta pior para agudos, etc)...

Oi Kem !!

É o contrário, a indutância alta do primário ajuda nos sinais de baixa frequência (graves)

não nos agudos (que dependem de maior acoplamento entre os enrolamentos e baixa capacitância

parasita entre eles).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #44 : 10 de Setembro de 2011, as 07:58:28 »

É o contrário, a indutância alta do primário ajuda nos sinais de baixa frequência (graves)
não nos agudos (que dependem de maior acoplamento entre os enrolamentos e baixa capacitância
parasita entre eles).

É justamente para ajudar nos agudos que se faz as camadas intercaladas.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal