Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 13:38:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte 9v alimentação para 12pedais  (Lida 90577 vezes)
guii_music
Visitante
« Responder #90 : 15 de Outubro de 2010, as 17:04:28 »

Então, quando eu disse para ele ir testando os capacitores, foi porque era uma saída viável. Porque encher a fonte de capacitores desnecessáriamente, pode prejudicar o desempenho da mesma, não? Por exemplo: A fonte dele está dando um ruído. Se ele colocar um capacitor de 100nF na saída e o ruído passar, significa que já bastaria (no caso o filtro da fonte chaveada compensou o restante). Mas se ele botasse também o restante dos capacitores iria sumir o ruído do mesmo jeito. Mas iria diminuir a carga máxima da fonte e a tensão de saída. Por isso os testes nesse caso seria a solução ideal não acha? E claro, com tudo desligado, não quis dizer para ele se aventurar numa fonte ligada, porque se não ele pode fazer uma visitinha para mister hendrix  Smiley
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #91 : 15 de Outubro de 2010, as 20:57:09 »

Então, quando eu disse para ele ir testando os capacitores, foi porque era uma saída viável. Porque encher a fonte de capacitores desnecessáriamente, pode prejudicar o desempenho da mesma, não? Por exemplo: A fonte dele está dando um ruído. Se ele colocar um capacitor de 100nF na saída e o ruído passar, significa que já bastaria (no caso o filtro da fonte chaveada compensou o restante). Mas se ele botasse também o restante dos capacitores iria sumir o ruído do mesmo jeito. Mas iria diminuir a carga máxima da fonte e a tensão de saída. Por isso os testes nesse caso seria a solução ideal não acha? E claro, com tudo desligado, não quis dizer para ele se aventurar numa fonte ligada, porque se não ele pode fazer uma visitinha para mister hendrix  Smiley

Negativo.

O "excesso" de capacitância não faria mal algum.
Se for eletrolítico então, o máximo que aconteceria é que após desligar a fonte o equipamento continuaria sendo alimentado, em virtude da reserva provida por esses capacitores.

Amanhã procuro o artigo como "ouvir" se a fonte tem ripple.

Abraços.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #92 : 16 de Outubro de 2010, as 08:35:58 »

Então, quando eu disse para ele ir testando os capacitores, foi porque era uma saída viável. Porque encher a fonte de capacitores desnecessáriamente, pode prejudicar o desempenho da mesma, não? Por exemplo: A fonte dele está dando um ruído. Se ele colocar um capacitor de 100nF na saída e o ruído passar, significa que já bastaria (no caso o filtro da fonte chaveada compensou o restante). Mas se ele botasse também o restante dos capacitores iria sumir o ruído do mesmo jeito. Mas iria diminuir a carga máxima da fonte e a tensão de saída. Por isso os testes nesse caso seria a solução ideal não acha? E claro, com tudo desligado, não quis dizer para ele se aventurar numa fonte ligada, porque se não ele pode fazer uma visitinha para mister hendrix  Smiley

A adição de capacitores nem sempre é feita apenas pelo valor. Como a maioria dos capacitores elevados é construída como vários metros de metal "enrolados" separados por um dielétrico, acaba-se por conseguir uma componente indutiva que prejudica o funcionamento da fonte quando diante de ruídos de alta frequência.

Assim, é comum posicionar ao final da fonte um capacitor menor que não possua uma componente indutiva forte. A função deste capacitor é de "bypass" de altas frequências. Eu costumo utilizar um capacitor cerâmico de valor grande (para cerâmicos). Imagine, um capacitor de 2200 uF em paralelo com outro de 10n a 100n.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #93 : 18 de Outubro de 2010, as 16:43:40 »

Então, quando eu disse para ele ir testando os capacitores, foi porque era uma saída viável. Porque encher a fonte de capacitores desnecessáriamente, pode prejudicar o desempenho da mesma, não? Por exemplo: A fonte dele está dando um ruído. Se ele colocar um capacitor de 100nF na saída e o ruído passar, significa que já bastaria (no caso o filtro da fonte chaveada compensou o restante). Mas se ele botasse também o restante dos capacitores iria sumir o ruído do mesmo jeito. Mas iria diminuir a carga máxima da fonte e a tensão de saída. Por isso os testes nesse caso seria a solução ideal não acha? E claro, com tudo desligado, não quis dizer para ele se aventurar numa fonte ligada, porque se não ele pode fazer uma visitinha para mister hendrix  Smiley

A adição de capacitores nem sempre é feita apenas pelo valor. Como a maioria dos capacitores elevados é construída como vários metros de metal "enrolados" separados por um dielétrico, acaba-se por conseguir uma componente indutiva que prejudica o funcionamento da fonte quando diante de ruídos de alta frequência.

Assim, é comum posicionar ao final da fonte um capacitor menor que não possua uma componente indutiva forte. A função deste capacitor é de "bypass" de altas frequências. Eu costumo utilizar um capacitor cerâmico de valor grande (para cerâmicos). Imagine, um capacitor de 2200 uF em paralelo com outro de 10n a 100n.

Sempre soube usar essa solução mas n sabia o porque isso solucionava, valeu pela explicação professor Haroldo! Abraços
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
vhboss
Visitante
« Responder #94 : 06 de Novembro de 2010, as 00:36:07 »

kra...tenho duas duvidas
pode ser usado um transformador de 30v 400MA?pra ligar menos pedais
a CI LM7809 pode ser substituida por alguma outra?qual?
Registrado
rogerio3d
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 358

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #95 : 11 de Janeiro de 2011, as 11:32:14 »

Eu não entendi como liga os plugs P10 (patch bay) desse layout do Clayton. Alguém poderia fazer um rabisco ?  valeu
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2011, as 11:51:02 por rogerio3d » Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #96 : 11 de Janeiro de 2011, as 12:58:27 »

Mas esse layout não tem o patch bay, o projeto é somente para a alimentação.

No tem segredo fazer patch bay, eu não estou com tempo para desenhar agora, mas enquanto ninguem posta ima imagem vai pensando aee..  pois não tem segredo algum.

abraços
Registrado

rogerio3d
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 358

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #97 : 11 de Janeiro de 2011, as 14:59:54 »

Mas esse layout não tem o patch bay, o projeto é somente para a alimentação.

No tem segredo fazer patch bay, eu não estou com tempo para desenhar agora, mas enquanto ninguem posta ima imagem vai pensando aee..  pois não tem segredo algum.

abraços

É a ligação desse esquema aqui, vou dar uma pesquisada.  Valeu
Registrado
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 822

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 158



« Responder #98 : 14 de Janeiro de 2011, as 14:29:51 »

Boa tarde, posso usar um transformador de 800 ma nesse projeto? e um regulador KA7809 ?


 Roll Eyes
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #99 : 14 de Janeiro de 2011, as 14:48:53 »

Wainer,
pode sim, o KA7809 também suporta até 1A de corrente. Quanto ao transformador de 800mA vc vai ficar limitado ao consumo dos pedais.
Registrado
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 822

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 158



« Responder #100 : 14 de Janeiro de 2011, as 15:11:58 »

Opa valeu Marcão, essa de 800Ma da pra ligar uns 8 pedais?

Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #101 : 14 de Janeiro de 2011, as 15:29:48 »

Uns 4 Wainer!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 822

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 158



« Responder #102 : 14 de Janeiro de 2011, as 15:34:18 »

Mas dependendo de consumo de cada pedal nao da pra por mais nao ?
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #103 : 14 de Janeiro de 2011, as 15:40:40 »

Se o consumo dos pedais forem baixos, dá pra ligar os 8.
Se cada pedal consumir uns 90mA, dá pra ligar todos. Os pedais de distorção consomem pouco, já os de modulação são mais esganados.
Mas sempre deixe uma margem (folga) de trabalho pro transformador e/ou fonte.  
Mas nosso amigo Espanhol também está certo; ele disse uns 4 já pensando em não sobrecarregar a fonte.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2011, as 15:42:44 por Marcos Câmara » Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #104 : 14 de Janeiro de 2011, as 15:56:11 »

Sim Marcos! Uns 4 daqueles mais "Fominhas"rsrsrsrsr....
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 13   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.061 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal