Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 15:21:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte 9v alimentação para 12pedais  (Lida 90597 vezes)
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #75 : 30 de Setembro de 2010, as 21:55:13 »

Aqui na minha cidade meu amigo achou essa de 12V regulável para 9V
e diz nela que tem 1000 mA
será que é isso mesmo ?
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
ApAcHee*
Visitante
« Responder #76 : 01 de Outubro de 2010, as 13:29:23 »

O Fusível na rede 220V tem que ser qual? tipo, eu vou a rede no transformador 15V, o fusível que protegerá o circuito será de qual?  Embarrassed
Registrado
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #77 : 14 de Outubro de 2010, as 17:29:23 »

Senhores,

montei a fonte usando o layout do Clayton no entanto ocorreram dois problemas:

1 - O led não acende.
2 - Eu tenho a leitura correta na saída (testado com o multímetro) no entando quando plugo em algum pedal ou outro aparelho que deve ser alimentado com 9V não alimenta. Esses aparelhos eu testei com fontes que tenho aqui e estão ok.

Alguém saberia dizer o que pode estar acontecendo?

abraços.

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
rafammbass
Visitante
« Responder #78 : 14 de Outubro de 2010, as 18:35:35 »

1 - O led não acende.
Tá invertido?
2 - Eu tenho a leitura correta na saída (testado com o multímetro) no entando quando plugo em algum pedal ou outro aparelho que deve ser alimentado com 9V não alimenta. Esses aparelhos eu testei com fontes que tenho aqui e estão ok.
Polaridade invertida? Mal contato/solda fria no plugue/fio?
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, as 19:28:22 por Plautz » Registrado
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #79 : 14 de Outubro de 2010, as 18:57:21 »

Entao,

o led ta invertido, corrigi, acendendo ok.

Quanto ao outro problema, chegam os nove volts no fim da linha, só não alimenta o circuito. Sendo assim eu tava ali fazendo o teste de corrente e me parece que não ta chegando corrente nenhuma no final.

[to usando um transformador 15+15v 1A]

muito obrigado pela ajuda.
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
plautz
Visitante
« Responder #80 : 14 de Outubro de 2010, as 19:29:50 »

Aparecendo tensão no final dos fios de saída, a fonte está ok.
Se ao ligar em algum equipamento o mesmo não recebe alimentação, só pode ser uma coisa: polaridade invertida no plugue.
Lembre que pedais normalmente tem o negativo no centro.

Provavelmente é isso.
Registrado
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #81 : 14 de Outubro de 2010, as 20:04:08 »

Grande Plautz,

mais preciso impossível!

correção feita, fonte funcionando 100%.

muito obrigado a vocês.

Abraços

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #82 : 14 de Outubro de 2010, as 22:05:42 »

Hey eu falei com um amigo meu e ele falou que a fonte que ele comprou dessas de chavear é de 1000 mA mesmo.
será que se por um filtro e quem sabe um regulador ela funciona normal ?
Iria economizar bastante pois ela custa 10 reais.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
guii_music
Visitante
« Responder #83 : 15 de Outubro de 2010, as 01:35:04 »

Caramba lembrei agora,
Eu sempre comprava aquelas fontes velhas para super nintendo por 2,50 numa loja do centro daqui da minha cidade. Elas tem 12Vx1000mA. Aí eu comprei 2 caps de 100nF, 1 de 100uF e um 7809 (no total 4,50), coloquei no circuito dela, e hoje uso ela para ligar pedais! Ótimo pra quem quer economizar! O engraçado é que a vendedora uma vez me perguntou: "Você tá verificando a voltagem antes de Ligar o seu Snes?" aí eu: "Se preocupa não que aqui o fim é didático" Cheesy Só que aí eu esgotei com as fontes Sad
Mas então, acho que com fonte chaveada funciona sim Jones, eu nunca testei, mas se ela fornecer 9V certinho na saída tá tranquilo, agora se não, aí coloca esse esqueminha dos caps com o regulador que dá certo. O maneiro é que com o preço dessa fontes a gente não compra nem o transformador!
Registrado
ApAcHee*
Visitante
« Responder #84 : 15 de Outubro de 2010, as 06:07:13 »

Caramba lembrei agora,
Eu sempre comprava aquelas fontes velhas para super nintendo por 2,50 numa loja do centro daqui da minha cidade. Elas tem 12Vx1000mA. Aí eu comprei 2 caps de 100nF, 1 de 100uF e um 7809 (no total 4,50), coloquei no circuito dela, e hoje uso ela para ligar pedais! Ótimo pra quem quer economizar! O engraçado é que a vendedora uma vez me perguntou: "Você tá verificando a voltagem antes de Ligar o seu Snes?" aí eu: "Se preocupa não que aqui o fim é didático" Cheesy Só que aí eu esgotei com as fontes Sad
Mas então, acho que com fonte chaveada funciona sim Jones, eu nunca testei, mas se ela fornecer 9V certinho na saída tá tranquilo, agora se não, aí coloca esse esqueminha dos caps com o regulador que dá certo. O maneiro é que com o preço dessa fontes a gente não compra nem o transformador!

Sim, mas será que essas fontes 12v de Snes, todas é de 1A?
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #85 : 15 de Outubro de 2010, as 09:02:35 »

Mas se ela fornecer os 9V, (e acho que fornece porque eu já liguei pedais e pedaleira com ela) eu só ponho os caps pra servir de filtro ? ou memso assim tem que por o regulador ?
Pra por os caps é só por polarizados na saída do circuito né ?

Legal essa idéia de economizar
mesmo eu estando fazendo uma de 2A regulável para voltagens até 25V com pot. e ainda tem espaço pra Galvanometro, mas vai ficar gigante.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
guii_music
Visitante
« Responder #86 : 15 de Outubro de 2010, as 11:11:18 »

Sim, mas será que essas fontes 12v de Snes, todas é de 1A?

Acho que sim, pois todas as fontes que eu comprei vinham numa caixinha dizendo: Snes power Supply, e todas tinham corrente entre 800mA e 1200mA. Deste modo, acho que as fontes de Snes são todas dessa corrente. Mas o 12v é nominal, porque ao medir aferi que a tensão variava de 13V a 16V (porque o circuito de filtro e regulagem fica dentro do Snes)
Ah,também comprei dessas fontes velhas de Discman; 6Vx 800mA. Retirando-se o regulador de 6V que tem lá dentro e substituindo-o por 9V, também funciona. Aliás, nas fontes de megadrive, e outros trambolhos de infância sempre rola esse esqueminha Cheesy. E por R$ 2,50... tá ótimo!

Mas se ela fornecer os 9V, (e acho que fornece porque eu já liguei pedais e pedaleira com ela) eu só ponho os caps pra servir de filtro ? ou memso assim tem que por o regulador ?
Pra por os caps é só por polarizados na saída do circuito né ?

Sim, nesse caso, seria um de poliéster antes do regulador, um eletrolítico e outro de poliéster depois do regulador. Ou então você liga um pedal na fonte, descasca o fio de + e - do rabicho da fonte e colocando o capacitor (com cuidado) ligado no + e no - (atentando polaridade do eletrolítico) e vê se o ruído diminui, se houver, é claro. Porque nesse caso fica meio complicado identificar o regulador da fonte chaveada.
 Guitarrista
« Última modificação: 15 de Outubro de 2010, as 11:25:28 por guii_music » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #87 : 15 de Outubro de 2010, as 14:53:37 »

Hey eu falei com um amigo meu e ele falou que a fonte que ele comprou dessas de chavear é de 1000 mA mesmo.
Cuidado com essas fontes "multi-tensões". Elas nunca fornecem a tensão chaveada (ex.: chaveou pra 6V e na saída tem 13V), muito menos a corrente informada.
Citar
será que se por um filtro e quem sabe um regulador ela funciona normal ?
Na teoria sim, mas não saberá qual a capacidade real da corrente fornecida. A melhor solução é comprar fontes velhas com tensões de 12V (é sempre bom usar voltagem maior do que a pretendida quando usa regulador da séria 7XXX). Fontes de video-game, telefone sem fio, qualquer uma serve.
Citar
Iria economizar bastante pois ela custa 10 reais.
Pra mim, isso é economia porca.

Citar
Mas se ela fornecer os 9V, (e acho que fornece porque eu já liguei pedais e pedaleira com ela)...
Ótima maneira de queimar seus equipamentos. NUNCA ligue uma fonte com características desconhecidas (tipo de tensão, valor da tensão e corrente) em algum equipamento. Deu sorte, mas não faça mais.
Citar
... eu só ponho os caps pra servir de filtro? ou memso assim tem que por o regulador ?
Pra por os caps é só por polarizados na saída do circuito né ?
Cara, pelo que estou vendo de suas mensagens você não conhece o básico de eletrônica. Em relação à fontes, de uma olhada neste artigo, ou então neste aqui. Aproveite e procure outros assuntos nesse mesmo site.


Ah,também comprei dessas fontes velhas de Discman; 6Vx 800mA. Retirando-se o regulador de 6V que tem lá dentro e substituindo-o por 9V, também funciona.
Com isso você está forçando o transformador. Imaginando que a corrente seja mesmo de 800ma (o que é difícil), você ao colocar o regulador de 9V vai ter perda de corrente. Para saber quanto, só calculando. Claro, isso não ocorrerá se o transformador fornecer 12V. Para saber isso, só medindo a saída do transformador com alguma carga que consoma a corrente fornecida.

Citar
Aliás, nas fontes de megadrive, e outros trambolhos de infância sempre rola esse esqueminha Cheesy. E por R$ 2,50... tá ótimo!
Nem sempre, como falei acima.

Citar
Sim, nesse caso, seria um de poliéster antes do regulador, um eletrolítico e outro de poliéster depois do regulador.
Rapidamente explicando o porque desta peças:

O capacitor de poliéster antes do regulador desacopla a tensão vinda do eletrolítico de filtragem (depois dos diodos).
O eletrolítico depois do regulador estabiliza mais a tensão na saída da fonte.
O capacitor de poliéster depois desse eletrolítico desacopla a tensão na saída.

Citar
Ou então você liga um pedal na fonte, descasca o fio de + e - do rabicho da fonte e colocando o capacitor (com cuidado) ligado no + e no - (atentando polaridade do eletrolítico) e vê se o ruído diminui, se houver, é claro.
Baita lição de como fazer algo da maneira errada....

Citar
Porque nesse caso fica meio complicado identificar o regulador da fonte chaveada. Guitarrista
A regulagem de fontes chaveadas não é feita da mesma maneira que as fontes lineares (como as que normalmente fazemos). Não é um CI regulador que faz esse papel na fonte chaveada, mas sim um conjunto de componentes projetados para fazer isso.

E para aqueles que se perguntam "porque usar transformador de 12V se a saída é de 9V?" a resposta está no datashhet do 7809. Para os reguladores da família 7XXX (78XX e 79XX) funcionarem corretamente, é necessário que a tensão na entrada do regulador seja 3V maior do que a pretendida na saída do regulador. Assim, temos que para 9V na saída, precisamos de 9V na entrada do regulador + 3V necessários para o seu funcionamento, que resulta em 12V provenientes do transformador.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2010, as 14:55:57 por Plautz » Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #88 : 15 de Outubro de 2010, as 16:11:47 »

Ah,também comprei dessas fontes velhas de Discman; 6Vx 800mA. Retirando-se o regulador de 6V que tem lá dentro e substituindo-o por 9V, também funciona.
Com isso você está forçando o transformador. Imaginando que a corrente seja mesmo de 800ma (o que é difícil), você ao colocar o regulador de 9V vai ter perda de corrente. Para saber quanto, só calculando. Claro, isso não ocorrerá se o transformador fornecer 12V. Para saber isso, só medindo a saída do transformador com alguma carga que consoma a corrente fornecida.
Não Plautz, nesse caso eu medi a saída do transformador dele; era um de 12V (na verdade ele fornecia uns 13V e uns quebradinhos) então funcionou de boa e está até hoje funcionando.

Citar
Aliás, nas fontes de megadrive, e outros trambolhos de infância sempre rola esse esqueminha Cheesy. E por R$ 2,50... tá ótimo!
Nem sempre, como falei acima.
Claro, se o transformador for pequenino, desconfia-se dele  Cheesy, Não zueira. É porque o tamanho do transformador indica a corrente dele também

Citar
Ou então você liga um pedal na fonte, descasca o fio de + e - do rabicho da fonte e colocando o capacitor (com cuidado) ligado no + e no - (atentando polaridade do eletrolítico) e vê se o ruído diminui, se houver, é claro.
Baita lição de como fazer algo da maneira errada....
Como você faria para saber o fator de ripple de uma fonte chaveada, onde não se tem nem o esquema dela?
« Última modificação: 15 de Outubro de 2010, as 16:33:44 por guii_music » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #89 : 15 de Outubro de 2010, as 16:51:52 »

Não Plautz, nesse caso eu medi a saída do transformador dele; era um de 12V (na verdade ele fornecia uns 13V e uns quebradinhos) então funcionou de boa e está até hoje funcionando.
Foi a ressalva que eu mesmo fiz: salvo se o transformador fornecer 12V.

Citar
Claro, se o transformador for pequenino, desconfia-se dele  Cheesy, Não zueira. É porque o tamanho do transformador indica a corrente dele também
Cuidado com essa afirmação. Se isso for tomado ao pé da letra, vai ter gente pegando transformador de saída pra transistor (utilizado em rádios am/fm antigos), que são pequenos, e ligarão na tomada.
Outro exemplo que faz esse "conceito" cair por terra: transformador de força para valvulado normalmente é um baita de um pedregulho. E as vezes não dá 3A. Veja bem, aqui tenho o tamanho como indicador da corrente: um transformador de 3A é menor do que um de força valvulado. Já se o "conceito" fosse levado ao pé da letra, e tendo como base o tamanho para avaliar a corrente, induziríamos alguém a pensar que o transformador de força do valvulado fornece 20A.

Citar
Como você faria para saber o fator de ripple de uma fonte chaveada, onde não se tem nem o esquema dela?
Osciloscópio, claro.

Mas é um instrumento caro, eu sei. Por isso há outra maneira. Mas só posso dizer quando chegar em casa, pois tenho que ver na revista.

Se bem me lembro consiste em ligar um fone de ouvido (do tipo egoísta) com um resistor na saída da fonte e verificar o ripple.
Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 13   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal