Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 16:29:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tamanho é documento? Blade Runner, SuperVee, etc.  (Lida 20737 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« : 29 de Agosto de 2011, as 14:53:45 »

Alguém aqui já experimentou usar uma alavanca dessas menores, como a do David Gilmour? Há vezes que me pego pensando se não seriam mais ergonômicas...

Acho que vou arriscar uma compra no Ebay de uma versão da Overdrive Guitar:

http://www.ebay.com/itm/Black-Strat-Style-Super-Short-4-1-4-Tremolo-Arm-/280384963446?pt=Guitar_Accessories&hash=item41483f0376

Gostaria de discutir não só esse tema, como outras abordagens sobre alavancas tradicionais e suas substitutas diretas... melhores ajustes para um bom uso evitando desafinações.

Recentemente adquiri uma SuperVee e fiquei maravilhado com a precisão, timbre, sustain e ação dela. Não foi nada barata, mas um bom retorno em termos de qualidade...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
LucasSalles123
Visitante
« Responder #1 : 29 de Agosto de 2011, as 17:09:51 »

Alex
Cara, eu curto muito pesquisar sobre diferentes tipos de tremolos.
Dos que eu tenho visto ultimamente, os que mais me agradaram foram o Super Vee, num âmbito mais moderno, e o Boogie Rail, numa pegada mais vintage e tal. Seguem fotos:
Guitarra equipada com ponte Boogie Rail:

Como funciona:

Eu ainda não usei (tô guardando uma grana pra pegar uma strato nova e upgradear ela com essa belezinha aí), mas achei o conceito fenomenal, sem ponto de pivotagem e sim ponto de rolagem, que, pelo menos em tese, deve fazer com que a ação da alavanca fique bem mais suave, boa para uns vibratos bem levinhos e etc.

Guitarra equipada com ponte Super Vee:

Como funciona:

Curti bastante esse método de pivotagem (que é o mesmo usado na Blade Runner), p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) parece deixar bem livre o movimento da alavanca e deve demorar MUITO pra gastar (diferente dos pivôs de uma Floyd, por exemplo). Fora que eu achei o visual excelente, tanto da ponte quanto da trava no nut:
, que, diferente das travas tradicionais de Floyd, trava lateralmente, o que, segundo eles, faz com que a corda não seja pressionada pra baixo, o que poderia causar uma leve desafinação.
Fora o fato de ser drop in (em Fender Strats americanas e guitarras com as mesmas medidas) e tão fácil de regular quanto uma ponte standard.

Claro, existem outras pontes bem legais por aí:
Tremking: O Tremking parece ser legal por usar um conceito de ponte fixa, mas com o bloco móvel, o que aumenta o sustain e acaba com os defeitos das pontes flutuantes. Eu já li em fórus na net que eles tem alguns problemas com atendimento e algumas pessoas não se adaptaram muito bem à alavanca (parece que ela tem meio que um 'clic' no ponto zero, o que impediria vibratos sutis =/)

Stetsbar: Eu, particularmente, não sei se instalaria uma Stetsbar numa strato, pelo simples fato de que eu não curto o visual de uma strato com ela (mas acho matador com uma Les Paul ou outra guitarra de ponte fixa). Ela usa um método de molas que movem a ponte (ou o cordal, não tenho certeza) pra frente e pra trás, tem alavanca totalmente regulável (força necessária, comprimento, altura...) e é drop in, não precisa de furações nem nada. Em guitarras com ponte Tune-O-Matic, é só tirar o Stoptail, botar a Stetsbar e dive bombs all day! HAHAHA

Claro, sem deixar de citar Wilkinson VSVG, PRS tremolo, Fender American Standard e etc, mas são bem consagradas e todo mundo conhece.
Também, não podemos deixar de falar que, um nut bem lubrificado e bem manufaturado é essencial pra manter a afinação, assim como um jogo de tarraxas
de qualidade, com ou sem trava!

Já tá extenso isso aqui, mas eu curto muito falar sobre tremolos, sempre gostei de usar alavancas nas minhas guitarras, de diversos tipos, acho um mundo à parte e bem interessante, pois envolve engenharia mecânica, bem ali, na nossa frente!


-----
Esqueci de falar da pergunta! HAHAHAHA
Eu não sei se a alavanca mais curta ajuda alguma coisa, mas, acho que, ela sendo mais curta, você pega mais na ponta e acaba tendo uma ação maior de vibrato, pura física.
Mas tem a questão do hábito e essas coisas também.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2011, as 17:11:36 por LucasSalles123 » Registrado
fovb
Visitante
« Responder #2 : 29 de Agosto de 2011, as 17:41:16 »

Lucas, sem querer fugir do tópico, você sabe se dá pra colocar um D-tuna no "String Lock Bolt" da Super Vee?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 29 de Agosto de 2011, as 18:42:28 »

Oi, Fernando,

A impressão que tenho é que não seria possível por ela ter o tal locking nut... mas como a pergunta não foi para mim, apenas dei um "pitaco"...rs

Eu tenho a SuperVee modelo Blade Runner que é extremamente precisa e deu um timbre mais robusto e mais sustain que a ponte chingling que havia em minha Parker P-30.

Usei bastante tempo um sistema da Khaler do qual gosto muito, mas tem suas vantagens e desvantagens... No mais são as Fender fulcrum e de dois pivôs.

-----
Eu também achei que ela sendo menor, vetorialmente teria ação mais fácil além de estar numa posição mais confortável para não ter que abandonar a posição de palhetar ou digitar as cordas.

Suas observações foram excelentes. O nut e as tarrachas são o lado oposto à ação da alavanca e devem ser muito bem cuidados. Eu nào sou muito fã de locking nuts, prefiro um de grafite, um roller como o Fender das Deluxe ou mesmo um nut comum bem lubrificado.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2011, as 18:47:29 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Jorge R
Visitante
« Responder #4 : 29 de Agosto de 2011, as 18:47:21 »

Alguém aqui já experimentou usar uma alavanca dessas menores, como a do David Gilmour? Há vezes que me pego pensando se não seriam mais ergonômicas...

Eu uso mais curta (cortei ). A ponteira de plástico fica na palma da mão. Acho bem melhor assim. A palheta fica mais livre.
Registrado
LucasSalles123
Visitante
« Responder #5 : 29 de Agosto de 2011, as 20:10:24 »

Lucas, sem querer fugir do tópico, você sabe se dá pra colocar um D-tuna no "String Lock Bolt" da Super Vee?


fovb, eu não tenho certeza, mas acho que não. Na verdade, nem precisa. Se você deixar a ponte apoiada no corpo (sem ação pra trás, o que seria necessário pra usar o D-Tuna sem desafinar todas as cordas) a microafinação alcança um tom abaixo na mizona, como é demonstrado nesse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=JEurG8F19IU
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #6 : 29 de Agosto de 2011, as 21:37:15 »

Para quem tem mãos pequenas, uma alavanca mais curta deve ajudar muito.

Há uma alavanca que leva essa ideia mais adiante, a P-Whammy:

http://www.ebay.com/itm/P-WHAMMY-TREMOLO-BAR-FENDER-STRATOCASTER-/250742912120?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a61713478
Registrado

Güero 2.0
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.817

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 55


Kiss the frog


« Responder #7 : 29 de Agosto de 2011, as 21:55:02 »

Fiquei impressionado com as fotos e o hardware, simplesmente fantástico. Parabéns Frias pela compra!
Apesar de lindas, ergonômicas, seguras e precisas, ainda fico com as minhas Tune-O-Matic, gosto pessoal.
PeloamordeDeus NUNCA, NUNCA cometam essa HERESIA:



Registrado

"A Oceânia está em guerra com a Lestásia."
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #8 : 29 de Agosto de 2011, as 22:02:32 »

Sapo, acho que há muito preconceito com as Floyd Roses.

Será que as SuperVee e etc não estão na verdade rodeando o mesmo tema?

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
LucasSalles123
Visitante
« Responder #9 : 29 de Agosto de 2011, as 23:20:33 »

Guero: Essa primeira Les Paul com Floyd que você postou, é uma raríssima Floyd Rose Flatmount, só existem algumas por aí, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) elas foram lançadas na época tendo o pessoal que tinha Les Paul como público alvo. Só que eles, assim como você, preferiram as Tune O Matic! HAHAHA
O legal dela é que, se não me engano, ela não precisa de alterações. Tira a Tune O Matica, coloca ela. Tira ela, coloca a Tune O Matic.

HGamal: Na verdade, todas as pontes tremolo modernas rodeiam o mesmo tema: A o Synchronized Tremolo desenvolvido pelo Leo Fender em 1954 (tirando as antes disso: Maestro Vibrola, Sideways Vibrola, Bigsby, Rickenbacker Motorized Tremolo e etc). Mas todos apresentam alguma melhoria em relação ao design original. Por isso que eu gosto tanto delas, todas tem uma peculiaridade diferente.
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #10 : 29 de Agosto de 2011, as 23:29:34 »

Ô Güero, você tá por fora rapá... Dá uma olhada na mais linda das Les Paul...

Registrado
LucasSalles123
Visitante
« Responder #11 : 29 de Agosto de 2011, as 23:44:25 »

Ô Güero, você tá por fora rapá... Dá uma olhada na mais linda das Les Paul...



Sou mais essa aqui, heim!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 29 de Agosto de 2011, as 23:48:30 »

Há gosto pra tudo mesmo...rs

Também acho que há muito preconceito contra as FR, mas eu particularmente não gosto do jeito que elas "agem". Mas é uma questão muito pessoal, pode-se opinar, mas fechar o assunto é impossível, ou no mínimo pouco inteligente. As FR são peças muito inteligentes de engenharia, não dá pra negar.

Haroldo, quando formos testar alguns amps, leve uma guitarra com uma FR legal, levarei a Parker com a Blade Runner. O princípio é parecido, mas o feeling é muito diferente. creio que os objetivos também.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2011, as 00:00:45 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
LucasSalles123
Visitante
« Responder #13 : 29 de Agosto de 2011, as 23:51:35 »

Sendo Flooder:
Eu tenho uma Strato aqui com uma ponte muito legal, da Wilkinson.

Wilkinson WVP6. É uma espécia de PRS Tremolo, da Wilkinson. Tem uma tecnologia diferente, chamada 5+1, se vocês repararem nos furos dos parafusos, vão notar que eles são chanfrados, exceto por um. Eu, sinceramente, ainda não entendi que diferença isso faz, mas ela é bem mais suave que a ponte antiga da minha guitarra (Shelter Strato). Agora a guitarra tá esperando captadores novos e tarraxas com travas, já ganhou ponte nova e nut Graphtech. Mudei o acabamento também! Quando estiver pronta, eu posto fotos do antes e depois! =D
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 29 de Agosto de 2011, as 23:52:38 »

Lucas, concordo plenamente com você! Na verdade a Khaler foi uma das que mais gostei e tem um sistema um tanto diferente das outras. Pena ela sofrer daquele mal de "bends assassinos", deu um bend extremo, tem que dar uma alavancada para a afinação voltar ao ponto. Mas é uma manteiguinha, pra fazer os harmônicos cantarem melodias inteiras como sereias é bem legal. Mas o Jeff Beck faz isso com os dois tipos de alavanca da fender com um pé nas costas...rs

-----
Quanto a sua Wilkinson, não seria apenas pra poder caber em guitarras com espaçamento Fender USA ou com o das "imports"? (Mexico, Ásia, etc.)
« Última modificação: 29 de Agosto de 2011, as 23:55:16 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal