Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Setembro de 2024, as 20:25:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema - Violão arrebentando sempre a mesma corda (D)  (Lida 27089 vezes)
harckan
Visitante
« Responder #15 : 28 de Agosto de 2011, as 17:52:11 »

Senhores, quero agradecer por toda a atenção de vocês,
tenho aprendido muito aqui com o Handmades...

Enfim...

Aqui vai mais uma foto
agora do Rastiho....

http://www.4shared.com/photo/Yaq8FJSS/DSC_0090.html


Com certeza seu problema é o rastilho, ele está aparentemente alto pela foto que vc postou e tem a cavidade que havia lhe falado, vc comentou que a ação das cordas está elavado e que ainda assim o violão está trastejando, se o tensor estiver apertado e o braço estiver côncavo irá trastejar nas casas iniciais, não é só o tensor o responsável pela ação das cordas, ele é responsável em deixar o braço reto, nem côncavo nem convexo, precisa-se comumente acertar a altura do rastilho,os fabricantes enviam o instrumento com um rastilho alto justamente para realizar o ajuste posteriormente a compra.

Se vc não tem muita experiencia em regulagem de instrumentos o melhor a fazer é levar a um luthier com certeza, mas isso não é difícil de acertar, mas vc terá que ter bastante paciência para realizar a serviço, dê uma procurada no google que achará com certeza material pra auxiliá-lo a realizar o serviço, na minha opnião, vc precisa retirar essas cavidades do rastilho e lixar a base para rebaixá-lo, mas neste ponto requer uma atenção, vc precisa tomar cuidado para não rebaixar de mais se não irá trastejar.

abraço
« Última modificação: 28 de Agosto de 2011, as 18:04:30 por harckan » Registrado
mesaquenascimento
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 151

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 7



« Responder #16 : 28 de Agosto de 2011, as 19:26:49 »

harckan

Bom…como segunda-feira eu tenho que ir comprar encordoamento
vou aproveitar e levar o "bicho" pra ser exminado…

Vamos ver o que acontece, e o resultado...

Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #17 : 28 de Agosto de 2011, as 21:22:16 »

As dicas sobre o instrumentos foram ja dadas.
Sobre o encordoamento, dê uma atençao ao que o  Harckan mencionou.
Procure pelo menos passar um pano ou flanela, nas cordas depois de usar.
Se mesmo assim durar pouco, p-ode ser encordoamento falsificado (isso tem bastante no Brasil, principalmente fora das capitais, e de SP e RJ)
Registrado

mesaquenascimento
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 151

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 7



« Responder #18 : 28 de Agosto de 2011, as 23:13:15 »

Senhores agradeço muitíssimo tudo o que foi dito aqui…

GrAmorin

Quanto a encordoamento falsificado…
Isso me passou pela cabeça sim...
pois na cidade em que eu morava, eu
coprava/compro encordoamentos D'Addario e eles
duram bastante tempo sem oxidar…
Já os comprados aqui em PVH (Porto Velho) não duram tanto assim…

Eu pensei que poderia ser um Lote com defeito ou algo do tipo...
ou até a questão climática mas, não sei ao certo o que pode ser...

Enfim, vou levar o violão a um Luthier para fazer os ajustes e
tomar mais cuidado para que o meu amigo não caia de mãos erradas,
Literalmente…
Registrado
Mark 03
Visitante
« Responder #19 : 10 de Setembro de 2011, as 13:13:55 »

Acontece Acontecia isso com meu violão, perguntei ao meu professor e ele disse que a quarta corda recebe maior tensao que as outras... Não se é verdade, mas... nao é só com você.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #20 : 10 de Setembro de 2011, as 20:56:24 »

Em alguns encordoamentos, mostra a tensao de cada corda.
Dependendo do calibre de cada encordoamento, a corda D e G sao as que tem maior tensao.
Mas nao sei se é regra geral.
Sei que este topico se trata de um violao, mas encordoamento de guitarra tem de diversos materias, isso faz variar a tensao de um para outro.
Eu tive uma guitarra que o nut dela era de metal, a corda G quebrava com muita frequencia, no mesmo local (bem no nut) as vezes nao durava 4 dias, nem oxidava.
Observando bem, nao tinha rebarba, mas se retirasse a corda (antes de quebrar) nela ficava uma marca, tipo dobra. Era neste ponto onde ela quebrava.

Para resolver, tentei varias coisas (na epoca nao entendia muito), a melhor opcao de solucao foi colocar um pequeno pedaço de garrafa plastica (pet) em baixo da corda.

Resolveu o problema.
Registrado

coasjp
Visitante
« Responder #21 : 22 de Setembro de 2011, as 12:22:04 »

As dicas sobre o instrumentos foram ja dadas.
Sobre o encordoamento, dê uma atençao ao que o  Harckan mencionou.
Procure pelo menos passar um pano ou flanela, nas cordas depois de usar.
Se mesmo assim durar pouco, p-ode ser encordoamento falsificado (isso tem bastante no Brasil, principalmente fora das capitais, e de SP e RJ)

Mais um detalhe importante que vale deixar claro também é gordurinha saturada D+ coma menos pele de frango e tals, isso ja da uma diminuida no Ácido Úrico(acho que escreve assim) das mãos que é um grande vilão da boa duração das cordas, aqui onde moro Curitiba temos 4 estações em 1 dia  usava Addario e duravam média de 2 meses na guita, claro que sempre passando uma flanela pra limpar depois de tocar, tem um produto da Ernie Ball que se chama Wonder Wipes que são lenços umidecidos proprios para limpeza das cordas, tem outros produtos desse tipo mais o que estou usando agora é esse, tenho 2 guitas com elixir ja ta indo pra 8 meses de uso e até agora sem nenhum tipo de oxidação.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #22 : 24 de Setembro de 2011, as 13:12:58 »

Antigamente, sempre depois de tocar, eu passava um algodao com benzina.
Mas a benzina teve a venda proibida, e cada vez ficou mais dificil de encontrar.
A solucao foi usar alcool isopropilico, na epoca era mais dificil encontrar, mas hoje...
Ja usei acetona, mas pareceu que a acetona deixava as cordas um poucos enrijecidas, nao uso mais...
Quando vou deixar a guitarra encostada por um certo tempo, como sempre passo oleo na escala, eu passo tambem nas cordas, e retiro o excesso...
Registrado

mesaquenascimento
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 151

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 7



« Responder #23 : 29 de Dezembro de 2011, as 07:20:46 »

Bom, desenterrando o tópico,


Meu violão após ser feito um reparo no rastilho e regulagem do tensor (para corrigir a curvatura do braço)
deixou de arrebentar a corda "D" sempre no mesmo lugar.  Grin
Nem cheguei trocar a tarracha. apenas uma lixada
no rastilho pra tirar os "dentes" e rebaixá-lo (lixando-se a parte de baixo do mesmo).

Mas, como ele é de plastico tenho quase plena certeza que o problema retornará,
essa semana (finalmente terei tempo) vou ver se encontro o Nut e o rastilho de osso
para fazer a substituição.

Obrigado pessoal.

Até mais...
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #24 : 29 de Dezembro de 2011, as 08:55:26 »

Eu não consigo ver as fotos aqui e não vi você falando das cordas serem de aço ou nylon.
Se forem de nylon, a sua maneira de tocar pode estar atrapalhando e causando isso. A quarta corda é sempre a que mais arrebenta em um violão de nylon.

Se você é daqueles que toca com bastante força pode estar aí outra causa do rompimento da 4ª corda, constantemente.

Como já falaram, há encordoamentos da D'Addario que eu já vi serem falsos.
O pacote tem cores até diferentes.
Peguei em uma loja vagabunda, um pacote que em média estava por 25 reais, o cara querendo vender por 19.
Muito estranho. Olhei o pacote e pude reparar até na textura do pacote plástico que não era o mesmo de 20 anos que uso essa corda.
Pelo preço e pelo que vi, era falsa.
Não era para violão mas para guitarra, o que me faz crer que existam ambos os tipos falsificados por aí.

Nut não é rastilho, pelo menos para mim. Nut é a pestana que fica na mão do violão e rastilho fica no bojo.

Se as cordas do violão for de aço, você deverá pensar em trocar ambos, constantemente pois eles vão sendo 'limados' e baixando a altura das cordas o que também pode causar o trastejamento.

Troque os dois, de uma vez e seja feliz, tocando com mais calma, se for esse o caso.


abraço,
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
mesaquenascimento
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 151

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 7



« Responder #25 : 29 de Dezembro de 2011, as 13:51:56 »

Roberto Alves

As fotos estão em um aquivo zipado, com o link nas mensagens:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2680.msg53067#msg53067
e do rastilho
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2680.msg53103#msg53103

aqui estão abrindo OK.

Mas, para não teres que abrir o link, o violão que estava me dando dor de cabeça
é um Tagima  Dallas, AÇO.

Quanto às cordas, uso palheta 0.50mm (Bem mole) com esse violão,
e o encordoamento tive bons resultados, tanto em sonoridade, quanto em durabilidade
com os Elixir. Tanto no violão como na guitarra.


Nut não é rastilho, pelo menos para mim. Nut é a pestana que fica na mão do violão e rastilho fica no bojo.


Eu disse que:
vou ver se encontro o Nut e o rastilho de osso
para fazer a substituição.

Posso ter me expressado mal, mas, quis dizer que  vou procurar as duas peças, O nut e o rastilho, ambos em osso,
para fazer as respectivas substituições.

Abraços.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #26 : 29 de Dezembro de 2011, as 19:29:09 »

Sobre cordas falsificadas, vou preparar umas fotos e divulgar mostrando a diferença.
Sao alguns detalhes minimos.
A questao de encordoamento falsificados nao é nova, eu ja conheco a quase 15 anos.
As vezes o preço nao demonstra, em uma loja em minha cidade tem o original a 22,00, e na outra loja tem o falso, a 25,00.

É melhor estar atento as diferenças.  Wink
Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #27 : 29 de Dezembro de 2011, as 19:57:32 »

Comprei um encordoamento D'Addario, daqueles de caixa azul, original, e mandei vir outro do Deal Extreme, direto da China.  Há mínimas diferenças, apenas nos tons das cores dos pacotes (o da China tem cores ligeiramente mais vivas), e na espessura da fonte do calibre das cordas.  Tais diferenças são tão sutis que só podem ser percebidas se colocarmos um pacote ao lado do outro.  Se eu tirar a etiqueta do Chinês, é possível que eu nem as perceba mais. 

Também comprei um iRig de lá, idêntico ao original de um colega meu, inclusive com relação à caixa e ao manual.

Está ficando difícil... 
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #28 : 29 de Dezembro de 2011, as 20:00:47 »

Nao é apenas as cores...
Por isso quero preparar umas fotos.
Tem diferenças na descricao, posicao de alguns itens, diferença no logo tipo, e outras... incluindo a propria embalagem.
No caso da Dadario, no proprio site deles tem algumas coisas.
Registrado

mesaquenascimento
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 151

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 7



« Responder #29 : 29 de Dezembro de 2011, as 20:15:25 »

Eu compro meus encordoamentos, equipamentos, acessórios e afins em
uma mesma loja ha mais de 10 anos (quando estou na minha cidade natal) e só o faço porque
a loja é de confiança minha e principalmente nos ultimos anos o preço praticado
tem se tornado competitivo com os de SP, RJ, RS, PR...
Muitas vezes chegando a ser mais barato do que nos estados acima citados...(por conta do frete).

Nunca tive problemas com encordoamentos falsos (quando residia em minha cidade natal). Porém, como não estou mais residindo nesta
cidade, vejo-me obrigado a comprar em outras lojas (na nova cidade), porque não vou me deslocar 360 e poucos Km pra comprar um encordoamento, então, infelizmente tenho tido problemas com oxidações excessivas, falta de durabilidade, e aquela "bendita" desconfiaça do
produto que está sendo comprado, sem falar no preço explorador, que muitas vezes beira o abuso…

Mas, uma coisa é fato:

cada vez mais enxergo com olhos de desconfiaça os produtos que adquiro.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal