Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 00:29:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Staner Kute 60 - Conserto  (Lida 9677 vezes)
rodrigocolasso
Visitante
« : 25 de Agosto de 2011, as 10:13:14 »

Bom dia a todos,


esse é meu primeiro tópico aqui no handmades, para falar a verdade descobri o site a algumas semanas tentando sanar essa minha dúvida.
Gostei muito dos projetos feitos pela, tanto que ate vou me aventurar a fazer alguns pedais ai  Wink

Bom não conheço nada de eletrônica, porém sou muito curioso e gosto de aprender sobre diferentes assuntos.

Vamos a minha dúvida:

Tenho um cubo da Staner, o Kute 60, e ja faz algum tempo que senti um cheiro de queimado vindo da parte traseira. Parei de usar ele desde então, mas ano passado levei ele para uma assistência técnica autorizada da Staner (achei pelo site da Staner). Ele ficou alguns dias lá, e a assistência falou que tinha queimado uma peça (não lembro o nome, mais é aquela que é parecida com uma bobina e é ligada na energia e na chave de tensão - seria o transformador?).
Bom até ai tudo bem, vamos trocar eu falei. Mas acontece que a Staner não da mais suporte para esse cubo e fiquei sem minha peça, e a assistência falou que sem essa peça não tinha como fazer o conserto. Minha pergunta é ... não tem como utilizar uma peça parecida, tipo uma genérica ?

Tentei achar o esquema desse cubo, porém sem sucesso.

Se for ajudar vou postar uam foto da peça queimada.

Ps: Já abri o cubo (falei que era curioso), e vi que é essa peça que esquenta pra caramba.
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #1 : 25 de Agosto de 2011, as 10:17:12 »

Rodrigo, seja bem vindo!

Provavelmente a peça queimada é o transformador. Sim, dá pra comprar em lojas de peças de eletrônica, mas para isso precisamos saber qual a tensão do secundário e amperagem. Se você tirar umas fotos, ajudaria bastante.
Registrado
rodrigocolasso
Visitante
« Responder #2 : 25 de Agosto de 2011, as 10:21:27 »

Rodrigo, seja bem vindo!

Provavelmente a peça queimada é o transformador. Sim, dá pra comprar em lojas de peças de eletrônica, mas para isso precisamos saber qual a tensão do secundário e amperagem. Se você tirar umas fotos, ajudaria bastante.

Boa dia Marcos.

vou fazer isso, a noite eu posto uma foto ... vou ver se consigo achar as outras informações, vai que na foto não de para ver direito, né?

Obrigado.
Registrado
Barech
Visitante
« Responder #3 : 25 de Agosto de 2011, as 10:46:06 »

Esse problema é até fácil de resolver, só precisamos saber a voltagem do secundário e a amperagem, como disse nosso amigo Marcos
Registrado
coasjp
Visitante
« Responder #4 : 25 de Agosto de 2011, as 10:50:46 »

O problema dos kute da staner e que o primario deles e para 115 v com nossa tensao pelo menos aqui em curitiba e 127 sobrecarrega ele e com isso acaba queimando acho que tenho o esquema dele em algum lugar aqui tira foto do componente que ta esquentando ja tive problema parecido e era a saida dele que tava esquentando devido a sobre tensao. Desculpa a falta de acentos mais e que estou postando do celular
Registrado
rodrigocolasso
Visitante
« Responder #5 : 25 de Agosto de 2011, as 11:26:35 »

O problema dos kute da staner e que o primario deles e para 115 v com nossa tensao pelo menos aqui em curitiba e 127 sobrecarrega ele e com isso acaba queimando acho que tenho o esquema dele em algum lugar aqui tira foto do componente que ta esquentando ja tive problema parecido e era a saida dele que tava esquentando devido a sobre tensao. Desculpa a falta de acentos mais e que estou postando do celular

hehehehe, b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum).

Vou postar ainda hoje.
Registrado
bec2010
Visitante
« Responder #6 : 25 de Agosto de 2011, as 13:28:40 »

estou postando do celular

Desculpem aí mas alguém pode me dizer qual parte da evolução tecnológica que perdi?
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #7 : 25 de Agosto de 2011, as 13:55:01 »

A melhor forma seria simplesmente mandar "enrrolar" o transformador, ou seja; procurar um profissional que trabalhe com errolamentos de motores, caso ele não faça o serviço, com certeza lhe indicará quem faça.  Neste caso o transformador ficaria igual ao que era antes de queimar.
Registrado

plautz
Visitante
« Responder #8 : 25 de Agosto de 2011, as 15:34:44 »

A melhor forma seria simplesmente mandar "enrrolar" o transformador, ou seja; procurar um profissional que trabalhe com errolamentos de motores, caso ele não faça o serviço, com certeza lhe indicará quem faça.  Neste caso o transformador ficaria igual ao que era antes de queimar.

E mais cedo ou mais tarde queimaria da mesma forma.

Eu passei um problema semelhante com um VOX Cambridge 30 Reverb, que estourava o CI (TDA2050) toda hora (toda hora mesmo, tirava um, colocava outro -> Cabum!).

Depois de um tempo no armário, olhei com mais calma o esquema e reparei que esse amplificador tem 3 modelos: um para 100V, outro para 120V e outro para 230V. A única diferença entre eles é o transformador (o primário dele). O meu é o de 120V

Como temos 127 volts, a tensão na saída dele também aumenta.

Estes amplificadores estão projetados para fazer o TDA trabalhar no seu máximo de tensão suportada (se bem me lembro 25V simétricos). Com o aumento (mesmo que pequeno devido ao transformador errado), a tensão apresentada pro TDA era de 29.6V simétricos. Claro que ele ia pra vala.

A solução?

Coloquei um LM3876 no lugar dele, e mudei os resistores de polarização da válvula para que a tensão levadas à ela fossem corretas.

Bingo! O amplificador está funcionando lindamente. E com um plus: com mais potência devido a troca do CI.

Assim, se o Rodrigo mandar enrolar um transformador exatamente igual ao original, mais cedo ou mais tarde também vai pra vala, pois o primário estaria descasado com a rede elétrica.

Abraços.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #9 : 25 de Agosto de 2011, as 16:07:53 »

Eu passei um problema semelhante com um VOX Cambridge 30 Reverb, que estourava o CI (TDA2050) toda hora (toda hora mesmo, tirava um, colocava outro -> Cabum!).

Depois de um tempo no armário, olhei com mais calma o esquema e reparei que esse amplificador tem 3 modelos: um para 100V, outro para 120V e outro para 230V. A única diferença entre eles é o transformador (o primário dele). O meu é o de 120V

Como temos 127 volts, a tensão na saída dele também aumenta.

Estes amplificadores estão projetados para fazer o TDA trabalhar no seu máximo de tensão suportada (se bem me lembro 25V simétricos). Com o aumento (mesmo que pequeno devido ao transformador errado), a tensão apresentada pro TDA era de 29.6V simétricos. Claro que ele ia pra vala.

Por isso em outro topico que se querem trocar o TDA2030 por  2050, eu sugeri o uso de um transformador com no maximo 15 + 15...
Registrado

rodrigocolasso
Visitante
« Responder #10 : 25 de Agosto de 2011, as 19:48:40 »

Então pessoal,

a peça que esquenta pra caramba é essa marrom (bege, sei lá). Não tenha nada escrito nela, não sei como ver os valores que vocês falaram.



Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #11 : 25 de Agosto de 2011, as 19:57:24 »

É um transformador toroidal e não é qualquer um que enrola um desses acho que por isso a assistência não quiz assumir.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
rodrigocolasso
Visitante
« Responder #12 : 25 de Agosto de 2011, as 20:06:36 »

É um transformador toroidal e não é qualquer um que enrola um desses acho que por isso a assistência não quiz assumir.

Quais informações eu preciso para comprar um igual a esse, ou algo que supra minha necessidade ?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #13 : 25 de Agosto de 2011, as 20:10:02 »

É um transformador toroidal e não é qualquer um que enrola um desses acho que por isso a assistência não quiz assumir.

Quais informações eu preciso para comprar um igual a esse, ou algo que supra minha necessidade ?

Duvido que você ache um transformador que preencha sua necessidade ainda mais sendo toroidal. A opção é mandar pra alguém reenrolar, procure se informar em lojas que consertam aparelhos eletrônicos ai na sua cidade sobre enroladores de transformadores e veja se eles reenrolam esse ai.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
rodrigocolasso
Visitante
« Responder #14 : 25 de Agosto de 2011, as 20:14:36 »

Mas será que não tem outra opção.

Posso até estar falando bobeira, pois não conheço dessa área, mas se eu pegar um transformador que me de a mesma tensão e a mesma intensidade não vai me suprir ?
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal