Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Novembro de 2024, as 10:58:13
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Pedais e efeitos
>
Projeto de Fuzz duplo
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Projeto de Fuzz duplo (Lida 6401 vezes)
Ernesto
Visitante
Projeto de Fuzz duplo
«
:
24 de Agosto de 2011, as 11:43:54 »
Olá pessoal!
Sou novo aqui no fórum, e estou com um projeto de fuzz face duplo, vou colocar um de germânio e um de silício na mesma caixa, assim posso ligá-los separados ou juntos, mas tenho algumas dúvidas:
1- Li em vários lugares sobre a limitação dos transistores AC128(já tenho aqui comigo) em altas temperaturas, e pensei em adicionar um potenciômetro de 1K no coletor do transistor mais perto da saída (BIAS, polarização, correto?), isso é válido para acertar a temperatura? É válido fazer o mesmo para o transistor de silício(BC108)?
2- Os pinos do potênciometro devem ficar invertidos ou da maneira usual?
3- Esse ajuste de polarização altera o som de que maneira?
4- Devo colocar potenciômetros na base do primeiro transistor? Que efeito ele daria?
5- Vi também vários tipos de controles de ajuste que fazem no fuzz face handmade, e fiquei curioso, o que seria o "contour", o "load"(dizem que é para regular o sinal para captadores humbucker), o "tone"(seria o mesmo controle de contour?) e o "body"? É válido colocar controles de graves, médios e agudos?
6- Comprei duas DPDTs, e gostaria de saber se o Millenium Bypass(v2) e o Pentellium Bypass dão muita perda de sinal e se seria melhor eu colocar 3PDT? É possível eliminar o POP com ambos os tipos de chave, mesmo com os pedais em série?
7- Ligar os dois em série pode causar muita perda de sinal?
8- E quanto a interferência de RF, se aparecer, como posso eliminar?
Estou montando no protoboard conforme vou comprando alguns componentes extras na Sta. Efigênia, mas acho que vou começar a comprar componentes online, o pessoal lá quer R$32 numa 3PDT...
Quero testar essas alternativas de controle para ver se fica legal e se são realmente necessárias ao tipo de som que quero tirar do pedal, mas tenho que ver onde vou colocar os potenciômetros.
Desculpe postar tantas dúvidas, mas são tantas opções que acabo ficando na curiosidade.
Por enquanto quero colocar de extra só o BIAS, pois acho necessário o controle da temperatura.
Abração a todos e obrigado!
-----
Acho que exagerei nas perguntas
Desculpa aê pessoal!
«
Última modificação: 24 de Agosto de 2011, as 13:50:57 por Ernesto
»
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
Re: Projeto de Fuzz duplo
«
Responder #1 :
24 de Agosto de 2011, as 16:13:24 »
Acho que você não exagerou nas perguntas, só economizou na pesquisa...
Praticamente tudo já foi respondido em mais de um tópico aqui no site!
Pagão e feliz!!
Ernesto
Visitante
«
Responder #2 :
24 de Agosto de 2011, as 16:26:10 »
Putz, e eu já li tanto que já tô perdido em informações heheahehehe
Vou persquisar mais e ver o que consigo de resposta.
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #3 :
24 de Agosto de 2011, as 16:35:39 »
Uma dica: experimente as idéias que você está pondo em dúvida, talvez possa aprender mais ainda com essa experiência!
Pagão e feliz!!
Ernesto
Visitante
«
Responder #4 :
29 de Agosto de 2011, as 10:09:27 »
Este sábado montei o fuzz de silício no protoboard, com dois BC108C, o pedal atua muito bem em freqüências graves (fuzz como deve ser), mas quando se trata de agudos, o efeito não fica tão forte, e é impossível jogar o fuzz no máximo, então apelei e coloquei dois resistores de 100 ohms antes do pot de fuzz, e agora posso colocar o efeito no máximo sem ter um ruído agudo tipo "ffffffffiiiiiiiiiizzzzzzzssssss".
Vocês têm alguma idéia de como melhorar os agudos?
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #5 :
29 de Agosto de 2011, as 10:54:03 »
O que você reporta é justamente que não curte as características de um fuzz careta.
Mas uma coisa que pode ser interessante: reduza o valor do capacitor de entrada, ou do capacitor do ganho, ou ambos. Assim reduzirá o ganho dos graves em relação aos agudos e poderá usar o ganho do fuzz mais alto. Se ainda o achar cabeludo demais, use um resistor de 100 a 470 Ohms na entrada do primeiro estágio.
Dica:
Antes de colocar esse resistor, experimente com o volume da própria guitarra para ver se diminuindo o volume você acha o efeito interessante!
Pagão e feliz!!
Jairo
Handmaker
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
«
Responder #6 :
29 de Agosto de 2011, as 11:04:39 »
Meça com o multimetro o hfe dos bc108 que voce tem aí e selecione os dois que tenham o hfe menor. Dos dois, o menor valor será o q1 e o outro o q2. Se não tiver usado, use um trimpot de 10k no coletor de q2, ao invés de um resistor, e ajuste para conseguir 4,5v aproximadamente no coletor
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Ernesto
Visitante
«
Responder #7 :
29 de Agosto de 2011, as 11:12:18 »
Citação de: Alex Frias em 29 de Agosto de 2011, as 10:54:03
O que você reporta é justamente que não curte as características de um fuzz careta.
Mas uma coisa que pode ser interessante: reduza o valor do capacitor de entrada, ou do capacitor do ganho, ou ambos. Assim reduzirá o ganho dos graves em relação aos agudos e poderá usar o ganho do fuzz mais alto. Se ainda o achar cabeludo demais, use um resistor de 100 a 470 Ohms na entrada do primeiro estágio.
Dica:
Antes de colocar esse resistor, experimente com o volume da própria guitarra para ver se diminuindo o volume você acha o efeito interessante!
Valeu Alex, vou experimentar essas idéias!
Eu fiquei testando o som e para fazer riffs graves está jóia, mas aí "faltou distorção" nos agudos, pareceu meio fraco. Deve ser por isso que o pessoal faz mods de fuzz face a rodo por aí, é altamente customizável.
Quero um fuzz menos careta e mais loucão.
-----
Citação de: Jairo em 29 de Agosto de 2011, as 11:04:39
Meça com o multimetro o hfe dos bc108 que voce tem aí e selecione os dois que tenham o hfe menor. Dos dois, o menor valor será o q1 e o outro o q2. Se não tiver usado, use um trimpot de 10k no coletor de q2, ao invés de um resistor, e ajuste para conseguir 4,5v aproximadamente no coletor
Entendi Jairo, eu não medi os transistores, farei isso.
Quanto ao trimpot, já fui precavido e comprei um de 10k, vou fazer esse controle de polarização, e ainda colocar um pot na base do Q1 para fazer um controle de bias.
Só fiz a burrada
de usar pot linear para o volume, deveria ser log. Estive lendo que o ouvido humano percebe a alteração de volume na curva logaritma e não na linear... dá-lhe Sta. Efigênia no sabadão de novo... hehehe
Nem brinquei com sistema de bypass ainda, estou fazendo uma coisa de cada vez, primeiro quero acertar o efeito, depois faço o resto.
Aliás, alguém recomenda uma loja online boa para comprar componentes? A Mult tá careira, uma 3PDT custa mais de R$30,00!!!
«
Última modificação: 29 de Agosto de 2011, as 11:19:23 por Ernesto
»
Visitante
«
Responder #8 :
29 de Agosto de 2011, as 11:24:01 »
Citação de: Ernesto em 29 de Agosto de 2011, as 11:12:18
Citação de: Alex Frias em 29 de Agosto de 2011, as 10:54:03
Dica:
Valeu Alex, vou experimentar essas idéias!
Eu fiquei testando o som e para fazer riffs graves está jóia, mas aí "faltou distorção" nos agudos, pareceu meio fraco. Deve ser por isso que o pessoal faz mods de fuzz face a rodo por aí, é altamente customizável.
Quero um fuzz menos careta e mais loucão.
-----
Citação de: Jairo em 29 de Agosto de 2011, as 11:04:39
Entendi Jairo, eu não medi os transistores, farei isso.
Quanto ao trimpot, já fui precavido e comprei um de 10k, vou fazer esse controle de polarização, e ainda colocar um pot na base do Q1 para fazer um controle de bias.
Só fiz a burrada
de usar pot linear para o volume, deveria ser log. Estive lendo que o ouvido humano percebe a alteração de volume na curva logaritma e não na linear... dá-lhe Sta. Efigênia no sabadão de novo... hehehe
Nem brinquei com sistema de bypass ainda, estou fazendo uma coisa de cada vez, primeiro quero acertar o efeito, depois faço o resto.
Aliás, alguém recomenda uma loja online boa para comprar componentes? A Mult tá careira, uma 3PDT custa mais de R$30,00!!!
Ernesto é melhor vc fazer um Krank Distortion:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=286.15
eu acho que é isso que vc está procurando de distorção e outra coisa dá pra usar uma DPDT vai fazer o mesmo serviço que a 3PDT
Grande Abraço
Colaborador
Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63
!!!
«
Responder #9 :
29 de Agosto de 2011, as 11:43:17 »
Acho que em matéria de loucura o fuzz factory ganha...
Eu estava à procura de um fuzz bem "rasgado" e fiquei bem feliz com o tycobrahe octavia, ele tem uma mod ra colocar uma chave fuzz/oitavador... em ambas as opções o bichinho faz bonito!
Handmaker
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
«
Responder #10 :
29 de Agosto de 2011, as 11:50:15 »
Esqueci de mais algumas dicas:
Se voce não conseguir os bc com hfe menor que 200 (eu tenho alguns aqui que chegam a 500) experimente o 2n3904 ou 2n2222. Todos eles que tenho medido dão um hfe por volta de 160, 170;
Uma forma de suavizar a aspereza dos transistores de silicio é soldar um capacitor de 100pf entre o coletor e a base de cada transistor
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
diegofirmino
Colaborador
Obrigado
!!!
«
Responder #11 :
29 de Agosto de 2011, as 11:57:16 »
para comprar componentes procura o Fernando (Fovb) aqui do fórum, os preços dele são sempre bons e é um cara muito confiável.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59
«
Responder #12 :
29 de Agosto de 2011, as 12:09:04 »
Citação de: diegofirmino em 29 de Agosto de 2011, as 11:43:17
Eu estava à procura de um fuzz bem "rasgado" e fiquei bem feliz com o tycobrahe octavia, ele tem uma mod ra colocar uma chave fuzz/oitavador... em ambas as opções o bichinho faz bonito!
Cara eu tô nessa busca, já vi milhares de projetos. quero um bem rasgadão, e que não seja confundido com drivers quando eu acionar, quero sujeira mesmo.
infelizmente não quero o oitavador, mas se tivesse um projeto parecido com esse teu seria bom.
diegofirmino
Colaborador
Obrigado
!!!
«
Responder #13 :
29 de Agosto de 2011, as 13:50:49 »
Citação de: Jones em 29 de Agosto de 2011, as 12:09:04
Citação de: diegofirmino em 29 de Agosto de 2011, as 11:43:17
Cara eu tô nessa busca, já vi milhares de projetos. quero um bem rasgadão, e que não seja confundido com drivers quando eu acionar, quero sujeira mesmo.
infelizmente não quero o oitavador, mas se tivesse um projeto parecido com esse teu seria bom.
O oitavador é muito simples, tem o projeto no tonepad. E para implementar essa mod também é super simples, basta uma chavezinha. Agora outra boa opção é montar o superfuzz da univox.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59
«
Responder #14 :
29 de Agosto de 2011, as 13:59:46 »
Cara eu estou interessado só no fuzz, mas se for simples posso fazer esse teu com oitavador...
tu tem o layout do tycobrahe octavia aí ?
Valeu cara.
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...