Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 10:34:08

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: cuidados com valvulados  (Lida 20726 vezes)
flaviobei
Visitante
« Responder #15 : 22 de Agosto de 2011, as 11:14:03 »

em lâmpadas que aquecem demais (dicroicas, halógenas) tem essa recomendação, de não tocar no vidro pois a sugeira acumulada e gordura dos dedos pode promover um aquecimento desigual e acabar trincando o vidro, mas as halógenas em alguns casos passam de 500Cº  o que imagino não ser o caso das válvulas
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #16 : 22 de Agosto de 2011, as 11:19:46 »

Também tem uma coisa que eu acho que a maioria não sabe e eu até então não sabia !

Ao manusear deixamos gorduras e outras substancias no vidro se não houver uma limpeza nesse vidro no decorrer do funcionamento da válvula pode ocasionar uma reação por causa dessa sujeira e trincar o vidro e com isso perder a válvula.

Grande Abraço !!!!

Isso simplesmente não acontesse com válvulas. Existem uns tipos de lâmpada usadas em olofote que não se deve tocar, mas elas não são de vidro, são de quartzo. Operam a mais de 1000 graus. O vidro amolece entre 600 a 800 graus. As válvulas mais quentes operam a 250 graus. Uma 12AX7 nunca passa dos 120.

Faz mais de 20 anos que eu espalho minha gordura nas válvulas. As únicas que quebraram foram as que ficaram escorregadias e escaparam da mão.

Gente, por favor, pensar não doi! Alguém já ouviu falar em desengorduramento de válvula?

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Roberto Alves
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #17 : 22 de Agosto de 2011, as 11:27:02 »

Eu acho uma boa ter um botão de stand-by apenas para já deixar o amp ligado enquanto eu conecto a parafernália toda e enquanto isso ele vai esquentando um pouco se não vai fazendo barulho das conexões de cabos.
Quando tudo está pronto eu desligo o bypass e pronto.
Na hora de tocar, as válvulas já estão prontas.
E quando vou desligar e desmontar os pedais, novamente uso o bypass para deixá-lo resfriar um pouco até poder desligar por completo.

Eclético mas com parcimônia!!!
jboufelli
Visitante
« Responder #18 : 22 de Agosto de 2011, as 12:09:20 »

Também tem uma coisa que eu acho que a maioria não sabe e eu até então não sabia !

Ao manusear deixamos gorduras e outras substancias no vidro se não houver uma limpeza nesse vidro no decorrer do funcionamento da válvula pode ocasionar uma reação por causa dessa sujeira e trincar o vidro e com isso perder a válvula.

Grande Abraço !!!!

Isso simplesmente não acontesse com válvulas. Existem uns tipos de lâmpada usadas em olofote que não se deve tocar, mas elas não são de vidro, são de quartzo. Operam a mais de 1000 graus. O vidro amolece entre 600 a 800 graus. As válvulas mais quentes operam a 250 graus. Uma 12AX7 nunca passa dos 120.

Faz mais de 20 anos que eu espalho minha gordura nas válvulas. As únicas que quebraram foram as que ficaram escorregadias e escaparam da mão.

Gente, por favor, pensar não doi! Alguém já ouviu falar em desengorduramento de válvula?

Abraços

Eduardo

Tudo bem Eduardo mas não é só vc que detém todo o conhecimento sobre valvulas no mundo pode não ter acontecido com vc mas pode ter acontecido com outros e se pelo que sei tudo o que é discutido no site pode somar em conhecimento, não há uma verdade inquestionável e sim pontos de vistas diferentes, uma troca de conhecimentos que faz pensar e não doi......  para constar não existe mesmo um desengordurante para valvulas, mas um paninho com alcool já suficiente.

Afro
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #19 : 22 de Agosto de 2011, as 12:53:41 »

Oi João

O céu é azul. A chuva cai. O sol nasce no leste e se põem no oeste. Válvulas engorduradas por dedos não quebram sozinhas.

Algumas coisas não percisam ser explicadas. Basta olhar ao redor.

Abraços

Eduardo
tufoeffect
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35

...Like the sign of the southern cross....

« Responder #20 : 22 de Agosto de 2011, as 13:03:48 »

Aproveitando o tópico, com certeza um problema que é bem real, e acontece mesmo sem que vc esteja comendo frango com a mão e colocando válvulas no seu amp......(o que resultaria em uma máquina de fumaça para atrair moscas).....

Bem...........no ca so um combo valvulado:

-O problema: Válvulas quentes recebendo vibração das ondas sonoras de frequências ressonantes na litragem da caixa do combo......

As válvulas em combos durarão menos?

Existem medidas para se diminuir ou acabar com esse problema?

Verdades e mentiras sobre amplificadores valvulados..........por History......vamos produzir???

rrsrsrs

Abraços..
...money for nothing!!!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #21 : 22 de Agosto de 2011, as 13:17:56 »

Oi Tufoeffect

Válvulas grandes em combos duram menos. As pequenas vão bem. A degradação passa a ser apreciável para potências acima dos 20W e em válvulas grandes. As 12AX7 e EL84 são bem resistêntes mecanicamente e não são afetadas. As EL34 são um pouco sensíveis. As 6L6 sofrem bem.

As 6L6GC da JJ são particularmente sensíveis a vibração. Na minha loja, 100% das 6L6GC JJ que apresentam defeito foram usadas em combos. Não aguentam 3 meses. As Svetlana vão bem.

Se você tem um combo com algo maior que EL84, vai ter redução de vida.

Aparentemente cabeçotes não sofrem com vibração mesmo quando apoiados sobe as caixas. Os pés de borracha devem isolar o suficiente para que as peças atinjam sua durabilidade máxima.

Abraços

Eduardo
jboufelli
Visitante
« Responder #22 : 22 de Agosto de 2011, as 14:13:34 »

Oi João

O céu é azul. A chuva cai. O sol nasce no leste e se põem no oeste. Válvulas engorduradas por dedos não quebram sozinhas.

Algumas coisas não percisam ser explicadas. Basta olhar ao redor.

Abraços

Eduardo

Obrigado !!!! Bravo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #23 : 22 de Agosto de 2011, as 17:49:33 »

Oi Tufoeffect

Válvulas grandes em combos duram menos. As pequenas vão bem. A degradação passa a ser apreciável para potências acima dos 20W e em válvulas grandes. As 12AX7 e EL84 são bem resistêntes mecanicamente e não são afetadas. As EL34 são um pouco sensíveis. As 6L6 sofrem bem.

As 6L6GC da JJ são particularmente sensíveis a vibração. Na minha loja, 100% das 6L6GC JJ que apresentam defeito foram usadas em combos. Não aguentam 3 meses. As Svetlana vão bem.

Se você tem um combo com algo maior que EL84, vai ter redução de vida.

Aparentemente cabeçotes não sofrem com vibração mesmo quando apoiados sobe as caixas. Os pés de borracha devem isolar o suficiente para que as peças atinjam sua durabilidade máxima.

Abraços

Eduardo

Isso não pode ser resolvido prendendo o soquete das válvulas de potência com aqueles "amortecedores" de borracha? Lembro de ver isso ser usado pra prender Pentodos de pré, pra diminuir a possibilidade de a vibração da estrutura do chassis causar microfonia... mas será que a mesma técnica não pode ajudar a amenizar os efeitos da vibração nas válvulas mais parrudas em combos?
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #24 : 22 de Agosto de 2011, as 20:52:03 »

Pode ser que funcione, mas o melhor mesmo é não usar válvula grande em combo. Faz um cabeçote separado que tudo fica melhor!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #25 : 23 de Agosto de 2011, as 01:26:23 »

Pode ser que funcione, mas o melhor mesmo é não usar válvula grande em combo. Faz um cabeçote separado que tudo fica melhor!

Sempre pensei assim e esse é um dos motivos de eu não gostar de combos, mas mesmo usando o cabeçote apoiado em cima da caixa  eu consigo escutar algo parecido com uma mola vibrando, penso que sejam os filamentos vibrando e sendo reproduzidas essas vibrações nos alto falantes, coisa que não acontece quando tiro o cabeçote de cima da caixa. Minha válvula está com problemas ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #26 : 23 de Agosto de 2011, as 07:42:09 »

Oi Bossman

Não são os filamentos. São as grades de controle e auxiliares! Elas são molas mesmo!

Suas válvulas não estão com problemas. Este é um comportamento esperado para peças de alto ganho.

Abraços

Eduardo
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #27 : 04 de Setembro de 2011, as 19:53:52 »

Uma divida que surgiu visitando um amigo que é grande colecionador de radios valvulados...
Levei na casa dele um cubo para guitarra para testa-lo com outras valvulas (ele tem uma grande coleção de varios modelos) visto que as originais eram EL84 sovtek e o Eduardo comentou que as valvulas russas tem um timbre diferente.
Mas esse meu amigo ficou chocado ao ver as valvulas de cabeça pra baixo no cubo. Comentou que dessa forma a durabilidade cai muito, porque a dissipação de calor fica comprometida...
Isso confere?
I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #28 : 04 de Setembro de 2011, as 21:18:29 »

Mas esse meu amigo ficou chocado ao ver as valvulas de cabeça pra baixo no cubo. Comentou que dessa forma a durabilidade cai muito, porque a dissipação de calor fica comprometida...
Isso confere?

Desconheço totalmente essa informação... Eduardo por favor poderia nos explicar se tem fundamento ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
EVI
Visitante
« Responder #29 : 04 de Setembro de 2011, as 21:40:45 »

Creio que não influencie pois ela é fechada no vácuo e antigamente tinha uns amplificadores Phelpa que tinha as válvulas de cabeça pra baixo.

Abraços
  Imprimir  

Ir para: