Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 16:43:48

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Algumas coisas sobre pintura de guitarras e madeiras nacionais.  (Lida 9969 vezes)
tufoeffect
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35

...Like the sign of the southern cross....

« : 15 de Agosto de 2011, as 20:21:24 »

E a e h (moderador, peço que me suspenda do fórum) pessoal, acho que nunca coloquei nenhum material didático ou de informação aqui no HM, então lá vai algumas coisas que encontrei enquanto procurava informações sobre pintura de guitarras e também algo curioso e de muito valor para aqueles que querem fazer uma guitarra inteira ou fazer alguma parte para substituir outra que esteja ruim e não sabem qual madeira utilizar ou a madeira é difícil de achar......tudo em links do 4shared.

http://www.4shared.com/document/lj2_u1ok/Tigerv10.html

http://www.4shared.com/document/ltKXsnRj/paintyourguitar.html?

http://www.4shared.com/document/RZkkzur7/pintaguita.html?

e as madeiras

http://www.4shared.com/document/tPCP3l5Y/Madeiras_brasileiras.html?

espero que seja útil...abraços..
...money for nothing!!!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #1 : 15 de Agosto de 2011, as 20:38:47 »

Muito interressante o material tuffo ! Estou exatemente nessa fase de pintura da minha guitarra e em breve posto fotos dela pronta, mas digo uma coisa pra quem vai se aventurar a pintar sua guitarra NÃO usem spray ! procurem pintar com compressor e pistola mesmo porque fica muito melhor o acabamento.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
mganzer
Visitante
« Responder #2 : 16 de Agosto de 2011, as 10:53:18 »

Bossman, acabo de fazer o acabamento na minha e tenho um adendo a sua indicação: usem uma pistola BOA com um compressor com DEPÓSITO.
Compressor direto não consegue manter uniformidade no jato, ou seja há grande possibilidade de haver inconsistências nas camadas e uma boa pistola tem controle decente de mistura ar/tinta. Isso significa economia de material. Seguir as instruções do produto quanto a tempo de espera entre demãos e lixamento também é importante.
E spray na latinha só serve pra pixar e fazer grafite. (Claro, não se você considerar que a stewmac vende spray de verniz nitrocelulose, por exemplo... Coisa que no Brasil é complicado de achar na embalagem tradicional...mas na gringa é relativamente fácil.. )
« Última modificação: 16 de Agosto de 2011, as 11:05:24 por mganzer » Registrado
jboufelli
Visitante
« Responder #3 : 16 de Agosto de 2011, as 12:04:39 »

E a e h (moderador, peço que me suspenda do fórum) pessoal, acho que nunca coloquei nenhum material didático ou de informação aqui no HM, então lá vai algumas coisas que encontrei enquanto procurava informações sobre pintura de guitarras e também algo curioso e de muito valor para aqueles que querem fazer uma guitarra inteira ou fazer alguma parte para substituir outra que esteja ruim e não sabem qual madeira utilizar ou a madeira é difícil de achar......tudo em links do 4shared.

http://www.4shared.com/document/lj2_u1ok/Tigerv10.html

http://www.4shared.com/document/ltKXsnRj/paintyourguitar.html?

http://www.4shared.com/document/RZkkzur7/pintaguita.html?

e as madeiras

http://www.4shared.com/document/tPCP3l5Y/Madeiras_brasileiras.html?

espero que seja útil...abraços..

Tufo vc não tem nada de top flame ? ........ to iniciando novamente uma telecaster e estava com umas idéias de um top flame se vc tiver algum material agradeço !!!!

Grande Abraço

João Américo  Roqueiro
« Última modificação: 16 de Agosto de 2011, as 12:54:31 por jboufelli » Registrado
Márcio Mauricio
Visitante
« Responder #4 : 08 de Agosto de 2012, as 13:32:04 »

Vizinho meu me deu uma Golden GH1000 antiguíssima que estava toda judiada. Pesquisei aqui e na internet inteira sobre pintura de guitarra e tomei coragem e fui atrás da aventura.
  • Desmontei a danada inteira, coloquei tudo numa gaveta etiquetado e tal.
  • Comecei a lixadeira, Cheesy. Solta um pó branco que é ruim de sair da roupa, por isso depois que terminei a pintura tive que jogar a roupa fora, minha mulher quase pediu o divorcio Cheesy, fica aí a dica.
  • Tirei toda a tinta e pra minha surpresa a seladora estava intacta e por isso não a tirei (dizem que guitarra vagabunda não usa seladora ou a madeira é compensado, acho que tive sorte nisso!). Tentei usar removedor de tinta, mas acho que não adiantou muita coisa não, tirei toda a tinta no braço mesmo, foi uns 3 dias de lixadas, ufa!
  • Agora a vez do braço. Isolei os trastes com fita crepe e fui lixando a parte de tras do braço, nessa parte me empolguei pois tirei a inscrição no headstock do braço, mas beleza.
  • Tudo lixado e etiquetado, agora vem a pintura. Gastei R$ 80,00 no material da pintura: verniz, tinta, catalizadores e o primmer. Tudo da SherwinWillians.
  • Passei o primmer só uns fuminhos, lixei para ficar bem liso. Passei de novo, lixei, isso umas 6 vezes. Deu trabalho mas ficou liso igual vidro.
  • A menina da loja me deu a tinta com o catalizador já misturado (foi meu maior erro, pois endurece muito rápido,  Cry. Mas mesmo assim pintei a guitarra de azul zafira. A principio ficou linda, demais. Dei umas 5 mãos e fui dormir (isso já era umas 2 da manhã). Quando chegou a noite que fui ver a guitarra, ela estava toda escorrida, daí já estava desistindo da aventura, coloquei um Van Halen no talo e me encorajei a continuar. Fiz algo parecido com o visto neste vídeo, só que ficou azul e branco.
  • Como eu já tinha misturado o catalizador com a tinta, a tinta endureceu e ficaria caro pra eu comprar tudo de novo. Comprei spray da Colorgin, lixei as áreas que ficaram escorridas e fiz como no vídeo. Ficou bom pra caramba, envernizei e fim de papo. Agora é comprar uns Malagoli e aprender a tocar Cheesy.

Tópico longo, mas se eu consegui fazer vocês também conseguirão. Vou ver se compro um baixo pra fazer o mesmo esquema.

Abraço.[/list]
Colaborador

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52

« Responder #5 : 08 de Agosto de 2012, as 13:41:30 »

Teria fotos?

ex fabio123,nick novo Fabio D.
pit.du
Visitante
« Responder #6 : 08 de Agosto de 2012, as 19:29:03 »

Só uma observação se forem usar spray existem tipos diferentes de bico cada um para um tipo de aplicação

Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #7 : 08 de Agosto de 2012, as 19:45:01 »

Saudações,

Qual o melhor uso para cada um deles? Achamos deles para vender separados?

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
pit.du
Visitante
« Responder #8 : 08 de Agosto de 2012, as 20:01:39 »

Victor não sei se é muito fácil achar não, só tenho conhecimento deles por que tenho amigos que trabalham com grafite, e já haviam comentado isso comigo, creio que lojas de tintas devam ter, ou pelo menos te indicar algum lugar onde encontrar.

achei uma loja on-line que os vendem
http://www.grapixo.com.br/ecommerce_site/categoria_4511_5935_BICOS---CAPS

repare que em cada modelo ele te indica o tamanho do jato

achei mais facil pelo  Procure procurando como spray cap
« Última modificação: 08 de Agosto de 2012, as 20:10:22 por pit.du » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #9 : 08 de Agosto de 2012, as 21:40:33 »

...Tufo vc não tem nada de top flame ? ........
Que tal isso?!? Smiley
http://www.ebay.com/itm/BLUE-QUILTED-MAPLE-GUITAR-BODY-DECAL-KIT-SKIN-WRAP-COVER-/300750765045?pt=Guitar_Accessories&hash=item4606247bf5
I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #10 : 08 de Agosto de 2012, as 22:13:43 »

Para quem quiser usar mais de uma cor na pintura, uma coisa que eu fiz e deu MUITO certo, então deixo os passos para a posteridade:

Meu filho queria uma guitarra "Van Halen". Tentamos fazer com spray, e não deu certo (a pintura em sí tudo bem, mas quando apliquei verniz spray o maledeto craquelou), aí resolví deixar a preguiça de lado e partí para pintura "de verdade", com pistola. Comprei primer PU e verniz PU com seus respectivos catalizadores, e duas cores de poliester para fazer as listras. Apliquei o primer, lixei, apliquei a poliester na cor de base, deixei secar, mascarei as listras com fita crepe, apliquei a segunda cor com poliester, deixei secar...

Aí descobrí que o verniz PU tem que ser aplicado em NO MÁXIMO 30 MINUTOS APÓS A APLICAÇÃO DA POLIESTER, senão não tem aderência (ocorre "desplacamento" , no jargão dos pintores, qualquer batida e o verniz estufa e solta do objeto). A tinta já estava aplicada há mais de 1 semana... Fui à loja, o vendedor entrou em contato com um amigo dele que era técnico em pintura automotiva. Sem solução, disseram que o único jeito seria refazer toda a pintura e aplicar o verniz dentro do tempo recomendado (obviamente que não seria possível pintar uma cor, deixar secar o suficiente para mascarar e pintar a segunda cor em menos de 30 minutos).

Foi aí que eu resolví arriscar: Comprei um pouquinho de "tinta" poliester SEM PIGMENTO (é o "veículo" ao qual são adicionados os pigmentos na máquina que prepara as cores). Parece um verniz aguado, totalmente incolor. Apliquei uma camada deste "verniz" em cima da pintura listrada, para servir como promotor de aderência entre a tinta poliester "colorida" e o verniz PU. Perfeito!

Depois de sêco o verniz PU, foi possível lixar (para nivelar/espelhar) e aplicar politriz sem dó, e nem sinal de desplacamento. Voltei à loja, contei os passos ao vendedor, que comentou com o "técnico", que ficou maravilhado com a minha solução...

Quanto à guitarra, já está fazendo o primeiro aniversário sem descascados. E olha que o moleque é bem relaxado!
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #11 : 09 de Agosto de 2012, as 07:00:29 »

• Comecei a lixadeira, Cheesy. Solta um pó branco que é ruim de sair da roupa, por isso depois que terminei a pintura tive que jogar a roupa fora, minha mulher quase pediu o divorcio Cheesy, fica aí a dica.
Dica para um divorcio?  Cheesy

Deixando a brincadeira de lado...
... digo uma coisa pra quem vai se aventurar a pintar sua guitarra NÃO usem spray ! procurem pintar com compressor e pistola mesmo porque fica muito melhor o acabamento.
Alem do compressor, é bem recomendavel usar filtro de ar tambem, principalmente em regioes mais umidas e frias.
Se nao usar este filtro, o ar sugado se condensa na saida e acaba saindo algumas goticulas de agua, o que vai deixar bolhas, ou deixar a pintura pessima.
Ja se for em uma regiao mais quente ou seca, napo acontece muito isso, mas ainda é recomendado o uso do filtro.  Wink
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: