Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Novembro de 2024, as 00:33:42
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Amplificadores
>
TBP-1 Pré Amplificador para contrabaixos
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
1
...
20
21
[
22
]
23
24
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: TBP-1 Pré Amplificador para contrabaixos (Lida 113270 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
Re: TBP-1 Pré Amplificador para contrabaixos
«
Responder #315 :
19 de Março de 2014, as 21:00:33 »
O projeto é público. Pode modificare a vontade!
Acho que a mudança é aceitável, mesmo assim acho que os valores deverão ser testados após a montagem! Não dá para dizer, olhando para o circuito, se ele soará bem. Tem que ouvir, experimentar, tentar...
Quanto a questão da variação do ganho de entrada, dispensei o uso de chaves ou jacks diferentes, através do controle de ganho de entrada!
Acredito que, tal qual o pré do site, o podemos ajustar muito melhor a adequação do nível de entrada, usando este artifício.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
«
Responder #316 :
19 de Março de 2014, as 21:12:46 »
Citação de: hgamal em 19 de Março de 2014, as 21:00:33
O projeto é público. Pode modificare a vontade!
Ok!
Mesmo assim, com você também participando e orientando, vai ser melhor.
Abs
«
Última modificação: 19 de Março de 2014, as 21:15:49 por Matec
»
Iniciante
Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8
«
Responder #317 :
20 de Março de 2014, as 13:14:32 »
Não seja por isso
,
Assim que for possível, vou comprar o pot de 100k duplo, testar e postar os resultados e minhas impressões sobre o circuito.
Queria ter mais tempo para meus handmades...
edyguitar
Colaborador
Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 284
«
Responder #318 :
20 de Março de 2014, as 18:03:06 »
montado conforme o layout que postei, como eu também não tinha o bendito pot de 250KB duplo e o de 100KB eu tinha uns 4 aqui optei por fazer o Mod sugerido. até porque eu também não tinha os capacitores de 4n7 e os de 10n eu tenho muitos aqui
, amanhã posto as primeiras impressões e assim que pegar o baixo do meu primo emprestado gravo um sampler.
Obs: Não sou baixista, e por isso mesmo vou pegar o baixo do meu primo, pois esse ampli será dele
algumas fotos.
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
-----
bom fiz alguns testes preliminares com a guitarra e com o falante fora da caixa ( a caixa não está pronta ainda) o controle de freq responde bem tem uma onda de frequência bem interessante, porém ao girar o pot de médios existe um setor aprox entre 45%~55% que o som fica estranho, dá um apito estridente da ordem de 1kHz aprox. se o pot de freq estiver fechado. se o pot de freq. estiver todo aberto então nesse mesmo setor acontece o inverso como uma microfonia grave da ordem 50~100Hz....
com o pot de médios abaixo de 50% o pot de freq não atua (pelo menos não numa frequência audível).
gostaria de saber se isso é normal, se mais alguém que montou teve esse problema. se isso pode ser pelo fato de usar capacitores polarizado de 10uF ao invés de NP(conferi a polaridade de todos na montagem e está conforme sugeriu o Haroldo G. no caso de usar polarizados).
esses "apitos" e microfonia podem ser ouvidos no vídeo aos 48Seg, de 57Seg a 1Min. e no final a microfonia grave aprox aos 2min do vídeo.
Fiz alguns testes fazendo as ligações diretas como no esquema original...o som é forte o suficiente saida alta, o estágio de saida que eu adicionei copiando do Staner BS150 não funcionou o som ficou fraco, magro e sem ganho. então fiz algumas alterações adicionando o mesmo estágio de saida do TSW (buffer duplo com capacitor de 1uF poliéster na saída) que funcionou melhor e perfeitamente como esperado. também mudei o pot de volume para 100KA assim como no TSW.
segue o link do video.
http://youtu.be/RHcT28Ai6UY
-----
há, esqueci de menciona. a parte de frq fiz com o mod sugerido pot duplo de 100KB , cap de 10nF e resistores de 3k9 semana que vem vou comprar os cap de 4n7, 10uF NP e o pot de 250KB pra mudar e deixar como o esquema original. (os resistores de 8k2 eu já tenho
)
«
Última modificação: 22 de Março de 2014, as 11:40:14 por edyguitar
»
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #319 :
23 de Abril de 2014, as 23:26:58 »
Ei edyguitar.
Só hoje mais de um mês depois que você postou o seu teste, é que eu vi o post e o vídeo.
O pré funciona, mas tem que ser feitos ajustes na atuação dele.
Eu não montei o circuito, mas mesmo assim fiz umas simulações que mostram ganhos de até 40dB nas frequências selecionadas.
Num equalizador "forte" a atuação não passa de 20dB.
Isso pode mesmo fazer o circuito oscilar e também distorcer.
Se você ou alguma outra pessoa quiser continuar a fazer testes pode contar comigo para ajudar.
«
Última modificação: 27 de Abril de 2017, as 20:41:36 por Matec
»
Iniciante
Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8
«
Responder #320 :
24 de Abril de 2014, as 00:24:23 »
edyguitar vamos lá, tem gatinho nesse mato ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
Se você deixar o pot de médio abaixo do meio, você estará atenuando a frequência escolhida no pot de frequênica não sei você, mas eu pelo menos tenho um pouco de dificuldade para perceber atenuação pode ser esse o motivo de você achar que ele não esta atuando.
Agora os apitos é estranho, faz o seguinte:
* Deixa o pot de médio no meio, teoricamente sem atenuação e sem reforço.
* Agora vá girando o pot de frequência varrendo todas as frequências do inicio ao fim do curso do pot, teoricamente não é para ter reforço nem atenuação de nada e sem apitos.
Esse teste é besta e é o mesmo que você fez, mas da uma verificada se você não confundiu os pots de médio e de frequência e a verifica sua montagem também.
Matec: Se este circuito esta dando esse ganho todo, com certeza apitos e microfonias vão ocorrer.
Acho que vamos ter que voltar para a prancheta ou esperar outros efetuarem suas montagens, vou fazer o possível para tentar montar, mas esta complicado ultimamente ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
Sorte a todos nós.
Queria ter mais tempo para meus handmades...
edyguitar
Colaborador
Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 284
«
Responder #321 :
24 de Abril de 2014, as 01:10:29 »
já modifiquei todo o circuito novamente e cheguei num resultado que melhor me satisfez. a parte da frequência modifiquei quase totalmente. no lugar coloquei o circuito do Craig anderton mas no lugar do pot. Q de 470K coloquei um resistor fixo de 510K e no lugar do resistor de 33k em série com esse pot. coloquei um resistor de 82K. testei várias combinações de resistores variando valores de 10k até 1M e por fim acabei deixando com os valores descritos antes. mas ainda não descartei a possibilidade de usar um pot de 500K+ resistor de 22K.
logo postarei outro teste.
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #322 :
24 de Abril de 2014, as 07:48:10 »
Bom, nesse circuito já temos um paramétrico completo.
De todo modo ambos os circuitos são parecidos, e as soluções de um podem valer para o outro.
Vamos aguardar seu testes, e através dele talvez alterar também o primeiro circuito. Aí poderemos ter duas soluções que poderão ser utilizadas.
Boa sorte.
Visitante
«
Responder #323 :
11 de Agosto de 2014, as 14:03:10 »
Está parado o projeto do TBP1? gostaria muito de montar ...
Visitante
«
Responder #324 :
18 de Setembro de 2014, as 10:35:34 »
Como eu já havia postado em um outro tópico sobre um preamp para contrabaixo, ainda não tive tempo de terminar as medições nos FET´s do meu projeto, e por isso o meu post deu uma esfriada, mas no fim de semana farei todos os testes e voltarei á ativa.
como li o tópico todo e vi que estavam discutindo sobre a equalização, e quantos amp OP´s poderiam usar, etc... Lembrei-me de um projetinho que montei a muuuuito tempo atrás, usando um LA 3605 da Sanyo, o link do esquema é este:
http://www.te1.com.br/imagens/la3605_esquema.gif
equalizadorzinho de 7 bandas, este link é só o esquema, mas se procurar pelo CI, tem as fórmulas dos capacitores para centrar a frequência de cada faixa, achei que ficaria legal usar neste projeto, usava um pré com FET´s (ou até mesmo uma 12AX7) e este CI.
Me desculpem por desenterrar este post, mas depois de ler ele inteiro, me senti na obrigação de contribuir com algo também!
abraço
Handmaker
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82
«
Responder #325 :
06 de Maio de 2015, as 10:23:49 »
Estava eu planejando montar um amp de baixo quando me lembrei desse tópico, então gostaria de acrescentar alguma coisa, seja para ajudar a desenvolver esse pré já em andamento seja pra criar um novo se vocês acharem melhor.
Eu comecei analisando esse projeto
http://sound.westhost.com/project152-1.htm
e
http://sound.westhost.com/project152-2.htm
porque sempre gostei desse projetos do Rod Elliot e ele normalmente usa valores comuns e de com gosto. Também separei algumas referências de timbre para nortear o projeto. No ano passado eu estava tocando mais baixo (o instrumento) e estava usando um SVT4 com uma caixa Ampeg 8x10. Acabei percebendo que isso é muita coisa e voltei a usar uma 4x10, mas ainda assim achava grande demais e acabei com uma 2x12, que gosto bastante do resultado, lembrando que eu toco rock'n'roll, sem slaps e firulas a lá Victor Wooten.
Agora comecei a me concentrar no pré, porque cheguei a conclusão que qualquer bom power transistorizado atende minha necessidade desde que definida a caixa. Fiz alguns teste e não notei qualquer perda de qualidade com alguns powers como o do Fender Roc Pro que eu uso pra guitarra, uma potência Studio R e uma handmade com LM3886. Não alteraram nada em questão de timbre e dinâmica para o meu gosto.
Como referência principal de pré, estou me baseando no Hartke Bass Attack. Eu acho um dos melhores sons que eu já tirei de baixo. A compressão que ele dá no som é algo impressionante. mas o equalizador deixa a desejar. Resolvi então tentar juntar o que ele tem de melhor com alguns testes de equalizadores.
Acontece que eu não achei o esquema do Bass Attack então resolvi abrir o meu e analisar. Aí: PEGADINHA DO MALANDRO! IT'S A TRAP! CILADA BINO!
CI's raspados e silkados hahahahah:
E o que eu imagino que seja o "grande" segredo dele:
Mas brasileiro que sou, não desisto:
Nada mais é que um TLC2264cn e uma rede de capacitores e resistores SMD.
Eu jurava que era alguma coisa mais complexa como por exemplo um compressor óptico. Mas o fato de usar um TLC2264 me deixou intrigado. Porque eu tinha separado alguns OPA2134, TL072 e NE5532 muito utilizados na maioria dos prés de baixo que analizei mas não tinha visto nada com esse CI nem o TLC2262, seu irmão menor, e por uma incrível coincidência eu tenho uma caixa de TLC2262.
Estou montando no proto então essa opções de equalizadores com essas opções de CI e vou tentar relatar o mais detalhador possível.
bossman
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #326 :
06 de Maio de 2015, as 14:29:27 »
Agora vai !!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alfredo Padrao
Handmaker
Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311
"Fui eu que fiz"
«
Responder #327 :
07 de Maio de 2015, as 00:14:08 »
Aproveitando o gancho do Hartke Bass Attack, pergunto sobre o equalizador do Hartke A100. Alguém que já tocou com este amplificador, o que achou dele? (equalizador)
Estava dando uma olhada, no esquema do amplificador, e por estar em páginas separadas; pré-amplificador, equalizador, e power, fica bom de analisar, ou até mesmo desmembrar e fazer layouts separado para cada estágio.
Eu estava pensando em "clonar" este amplificador, mas me deparei com uma mosquinha branca "THAT2159" no pré, e com isto fiquei esperando uma oportunidade, para adquirir este integrado.
Fernando Bello
Handmaker
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82
«
Responder #328 :
10 de Maio de 2015, as 10:49:30 »
Continuando, testei o primeiro estagio do projeto do Elliot, surpreendente em ganho e clareza de som, controle de ganho perfeito e ainda o lance do capacitor como chave de ativo/passivo sensacional.
Não sei se o video demostra bem o que quero dizer, mas ao vivo impressiona.
https://www.youtube.com/watch?v=X8eRna5yQ48
ghustavus
Iniciante
Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 1
«
Responder #329 :
14 de Maio de 2015, as 22:24:15 »
Até assustei quando recebi o e-mail de notificação desse tópico. Achava que o projeto tava morto de vez.
Curti o som do video que o Fernando postou. Passei aqui só pra dar um apoio moral, já que na eletrônica sou uma negação rss.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
1
...
20
21
[
22
]
23
24
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...