Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 14:54:57

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projetando uma fonte regulada para filamento de válvulas  (Lida 21264 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #15 : 07 de Agosto de 2011, as 16:51:11 »

Oi Junior

Em primeiro lugar, vamos deixar bem claro que o 78XX não foi pensado para ser ligado em paralelo. Se você precisa de mais de 1A e não pode usar a técnica do resistor, considere usar um circuito regulador com transistor Darlington e diodo zener.

Colocar os resistores após a saída é uma opção viável. Na minha opinião é a melhor, mas você vai perder regulação. A opção com diodos mantem a regulação, mas diodos de silício são barulhentos. Isso pode gerar ruído na saída.

O melhor mesmo é partir para outro integrado capaz de lidar com mais corrente, como o LM350 para 3A ou o LM338 para 5A.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
rafammbass
Visitante
« Responder #16 : 07 de Agosto de 2011, as 17:02:23 »

Eduardo, muito obrigado pelo vídeo. Foi muito bacana da sua parte perder esse tempo, que não deve ser barato, dividindo um pouco do teu muito conhecimento!

Não por nada, mas eu fiz uma fonte como descrita em www.tonepad.com/getFileInfo.asp?id=111 usando um transformador 12+12@0,8A e nunca consegui os sonhados 9 volts. À epoca, eu apenas coloquei um capacitor maior na filtragem, mas mesmo assim não fui capaz de fazê-la funcionar a contento. Sei que o LM317 é outro tipo de bicho, mas será que tem a ver eu nunca ter conseguido ligá-la com o fato de ter colocado um capacitor maior no olhômetro?

Obrigado! Abraço!
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #17 : 07 de Agosto de 2011, as 17:02:58 »

Você pode usar um integrado da série 78XX como referência de tensão para um transistor regulador, também.  Há pequenos detalhes a se observar, como usar um diodo em contrafase para referenciar o integrado ao terra, para compensar a perda que a junção do transistor impõe.

Eu tentei montar uma fonte com dois 78XX em paralelo e resistores equalizadores há algum tempo, e não deu certo.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2011, as 17:08:30 por Adiel » Registrado

Sandino
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27

« Responder #18 : 07 de Agosto de 2011, as 17:18:18 »

Olá, gostei bastante do vídeo, muito prático e direto ao ponto.

Eu só não entendi uma coisa, qual a necessidade em usar uma fonte regulada para o filamento? uma vez que o filamento é puramente resistivo e só serve para efeito joule na válvula.
Já vi diversos esquemas de fenders, marshall's e mesas usando o transformador de 6,3 diretamente no filamento.

Ah, por fim tenho uma coisa a acrescentar, recomendo MUITO o uso de uma ponte de diodos completa (aquela com 4 diodos), além de usar um transformador mais barato pois nao precisa ser simétrico, o rendimento dela é beeeem maior que uma ponte completa com tap central como mostrada no vídeo.
"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #19 : 07 de Agosto de 2011, as 17:51:59 »

Oi Pessoal

Rafa, faz a conta como eu mostrei no video. Para usar o 7809, você precisa de 11V limpos na entrada. Considere o ripple e a queda no diodo. Você tem esses 11V? Acho que não.

Sandinho, em geral alimentar com 6,3V CA funciona muito bem. Mas pode acontecer de haver introdução de hum no circuito por acoplamento capacitivo entre o catodo e o filamento, principalmente se você tiver uma impedância alta no catodo de alguma válvula. No circuito do Otávio existe esta situação, então optei pela regulação. Não quis correr o risco.

A ponte de diodos só é interessante para voltagens mais altas. Daí ela fica eficiente. Para voltagens mais baixas, menos de 10V, a queda de 1,4V na ponte passa a ser um problema. Com a configuração com CT, a queda no retificador é de apenas 0,7V. E não há uma diferença apreciável no preço de transformadores com CT e sem CT. O que manda é o tamanho do núcleo que vai ser o mesmo para a mesma potência.

Abraços

Eduardo
plautz
Visitante
« Responder #20 : 08 de Agosto de 2011, as 07:44:39 »

Eduardo, muito obrigado pelo vídeo. Foi muito bacana da sua parte perder esse tempo, que não deve ser barato, dividindo um pouco do teu muito conhecimento!

Não por nada, mas eu fiz uma fonte como descrita em www.tonepad.com/getFileInfo.asp?id=111 usando um transformador 12+12@0,8A e nunca consegui os sonhados 9 volts. À epoca, eu apenas coloquei um capacitor maior na filtragem, mas mesmo assim não fui capaz de fazê-la funcionar a contento. Sei que o LM317 é outro tipo de bicho, mas será que tem a ver eu nunca ter conseguido ligá-la com o fato de ter colocado um capacitor maior no olhômetro?

Obrigado! Abraço!

O LM317 tem mais particularidades do que os da série 7XXX.

Se bem me lembro (não estou com os dados aqui) o drop out dele (diferença de tensão entre entrada e saída necessária) é diferente, em torno de 1.5V (ou seja, para regular 9V precisaria de 10.5V na entrada, o que se adequa ao transformador usado).

Com os resistores indicados no projeto do tonepad, 240R, 1K e trimpot de 1K (estes dois últimos ajustam a voltagem, indo de 1K a 2K totais), em teoria deveriam fazer a fonte regular de 6.46V até 11.67V.

Disse em teoria pois na prática todas as fontes que montei em torno do LM317 não bateram com os cálculos. Ou dava um poquinho mais ou um pouquinho menos. Não é dor de cabeça e se deve, em parte, a tolerância dos componentes.

O que gosto no LM317 é que ele é praticamente imune, desde é claro que não sofra curto em seus terminais. Mesmo com um curto na saída (se não for demorado) não o queima (já testei isso).

Mas hoje, se tiver que montar uma fonte, prefiro fazê-la com zener e transistor configurado como emissor seguidor.

E Eduardo, parabéns mais uma vez pelo vídeo. Agora é a minha vez de dizer: sinto-me humilde perto de seu trabalho.

Abraços.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #21 : 09 de Agosto de 2011, as 10:18:53 »

Eduardo, andei pesquisando umas fontes outro dia e me deparei com essa ligação de reguladores em paralelo:

O diodo ligado ao terminal "COM" serve pra compensar a perda de 0,7v gerada pelo diodo em série na saída dos integrados.

O que você acha sobre essa ligação?
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #22 : 09 de Agosto de 2011, as 10:45:56 »

Oi BlackCorvo

Como eu disse aqui:

Em primeiro lugar, vamos deixar bem claro que o 78XX não foi pensado para ser ligado em paralelo. Se você precisa de mais de 1A e não pode usar a técnica do resistor, considere usar um circuito regulador com transistor Darlington e diodo zener.

Colocar os resistores após a saída é uma opção viável. Na minha opinião é a melhor, mas você vai perder regulação. A opção com diodos mantem a regulação, mas diodos de silício são barulhentos. Isso pode gerar ruído na saída.

O melhor mesmo é partir para outro integrado capaz de lidar com mais corrente, como o LM350 para 3A ou o LM338 para 5A.

O melhor mesmo é partir para um LM350 ou LM338, se não quiser usar transistor de passagem e zener.

Abraços

Eduardo
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #23 : 26 de Setembro de 2011, as 20:12:11 »

Desenterrando um pouco o topico, primeiro parabéns ao Eduardo pelo video, muito bom.
Agora uma duvida, vamos ver se alguém pode ajudar.
Tenho um transformador com saida de 6V para o filamento de valvula, mas uma valvula com filamento de 4,2V...
Qual a maneira mais pratica (menos componentes) para fazer essa ligação?!?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #24 : 26 de Setembro de 2011, as 21:01:08 »

Desenterrando um pouco o topico, primeiro parabéns ao Eduardo pelo video, muito bom.
Tenho um transformador com saida de 6V para o filamento de valvula, mas uma valvula com filamento de 4,2V...

Oi Kem !

Qual a corrente que o filamento precisa ?  Como o transformador tá muito perto dos 4,2V, talvez só dê pra retificar e filtrar. Um retificador em ponte, já diminui quase 1,5V. Pra usar regulador precisaria ser um Low Drop out.

abraço
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #25 : 27 de Setembro de 2011, as 08:39:22 »

Oi Kem !

Qual a corrente que o filamento precisa ?  Como o transformador tá muito perto dos 4,2V, talvez só dê pra retificar e filtrar. Um retificador em ponte, já diminui quase 1,5V. Pra usar regulador precisaria ser um Low Drop out.

abraço
xformer... e se a voltagem do transformador for bem maior?!?
Pensei num 7805 e um diodo pra baixar mais 0,7V... daria 4,3V.
Fiquei com outra duvida sobre a explicação do Eduardo também.
Qual o limete para esse "truque" do resistor? Daria pra alimentar filamentos que totalizassem 2,1A (usando um resistor mais baixo, tipo 3R)?
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #26 : 27 de Setembro de 2011, as 09:15:58 »

Oi kem

Sua dúvida está respondida no Curso Monitor. É só colocar um resistor em série com o filamento e ligar no alternado mesmo.

O truque do resistor só pode ser usado se:

1- você tem certeza que sempre haverá corrente maior que a do by-pass.

2- não pode desviar mais que 1A pelo resistor ou a regulação vai ficar comprometida.

Se você vai usar regulagem para mais que 2A, melhor usar outro integrado.

Névio, a segunda áula já foi ao ar faz tempo! É sobre adaptação de transformadores.

Abraços

Eduardo
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #27 : 27 de Setembro de 2011, as 10:27:08 »

xformer... e se a voltagem do transformador for bem maior?!?
Pensei num 7805 e um diodo pra baixar mais 0,7V... daria 4,3V.

Se for uns 7Vrms no transformador, talvez funcione melhor com um LM317T (até 1,5A) ou LM350T (até 3A) porque eles são ajustáveis  (você programa a tensão de saída com 2 resistores de baixa potência, ou melhor ainda um trimpot que permite melhor ajuste). So vai precisar de um bom dissipador no CI regulador. Derrubar a tensão com diodo vai depender da tensão de queda dele e da corrente que ele aguenta (1N4007 até 1A, 1N5408 até 3A).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #28 : 27 de Setembro de 2011, as 10:33:36 »

Respondidas minha duvidas...
Então no caso de um Iall 10.5, com 2 ECL82 + 1 12AX7, que daria 1,82A, posso usar esse truque, certo?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Eduardo e xformer... Mas mais uma duvida...
Mas no caso de eu usar (ja sei que alguém vai falar que to exagerando na miscigenação das valvulas) 2 UCL82 + 1 4BQ7A...
Usando um secundario de 24+24V (ou 48V com CT), posso alimentar as UCL82 com os 48V AC, e fazer uma retificação com 2 diodos usando o CT (vai dar uns 33,5V - o 7805 aguenta), ligar no 7805 e colocar + 1 diodo para baixar pra 4,3V?
Vou induzir algum tipo de ruido por alimentar valvulas com AC e DC na mesma linha?

I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #29 : 27 de Setembro de 2011, as 10:48:25 »

Oi Kem

Você sentiu sede, coprou um galão, bebeu um copo d'água e despejou o resto no ralo.

Veja só; para alimentar a 4BQ7 você precisa de 600mA. Então você retifica 24V, gasta 4V na sua válvula, usando 4*0,6=2,4VA e joga no lixo, dissipando em calor, os outros 20*0,6=12VA! Nem locomotiva a vapor tinha eficiência tão baixa!

Saida melhor: liga em 6V em série com um resistor de 3R3. Assim você joga fora apenas 1,2VA. O resistor é mais barato que toda a parafernalha que você está querendo usar. Ou você é daquele que faz São Paulo - Rio via Belo Horizonte? Concordo que o transito na Fernão Dias é bem mais amistoso que na Dutra, mas sejamos razoáveis!

Abraços

Eduardo
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: