Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 15:23:21

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projetando uma fonte regulada para filamento de válvulas  (Lida 21283 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« : 06 de Agosto de 2011, as 17:30:06 »

Oi Pessoal

Eu fiz um vídeo explicando como se projeta uma fonte regulada com integrados da família 78XX. Vejo muita gente se atrapalhando com isso e resolvi jogar uma luz sobre o assunto. Vejam e deem suas opiniões.

www.youtube.com/watch?v=H_LGteS5mmM

Abraços

Edurdo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #1 : 06 de Agosto de 2011, as 17:51:20 »

Eduardo, parabéns pelo vídeo didático.     Legal!

Talvez seja interessante fazer mais um com um 78XX como referência de tensão para um transistor de potência em paralelo, uma configuração que vai aceitar a ligação da fonte sem carga, sem riscos de danos aos componentes.  Acho que muita gente pode se sentir tentada a usar o resistor auxiliar em fontes que não para filamentos de válvulas, o que pode vir a causar problemas.
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #2 : 06 de Agosto de 2011, as 18:05:32 »

Oi Adiel

Bom, frisei bem no vídeo que o resistor só é uma opção se a corrente tiver pouca variação. Se a fonte for precisar de mais corrente que um 78XX pode fornecer, melhor usar um zener e uma configuração Darlington. Fica mais eficiente em termos de queda de tensão e dissipação. Mas daí não é mais coisa para a área de iniciantes!

Abraços

Eduardo
Jupterra
Visitante
« Responder #3 : 06 de Agosto de 2011, as 18:14:51 »

Estamos passando para um estágio acima, graças à explicações do Eduardo.
Com o vídeo, ficou ainda melhor entender a construção desta fonte, sem adaptações que deixam a gente com duvidas.
Valeu, Eduardo!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63

!!!

« Responder #4 : 06 de Agosto de 2011, as 18:52:00 »

Muito legal esta aula, Eduardo! Parabéns!

Não sei se é pedir muito, você poderia fazer uma aula dessa explicando seus projetos: Baby Wonder e Otávio (futuramente).
Visitante
« Responder #5 : 06 de Agosto de 2011, as 19:25:01 »

Excelente vídeo Eduardo, altamente didático, de linguagem simples e direta.

Só senti falta das suas famosas analogias Smiley

Parabéns pela iniciativa  Legal!

Visitante
« Responder #6 : 06 de Agosto de 2011, as 19:47:26 »

Eduardo

Primeiramente obrigado pela aula.
Quer dizer então que naquele esquema de dois transformadores ligados pelo secundário, bastante difundido em vários projetos, onde se usa um transformador na rede de 110/220v por 12v+O e outro de 12v+O por 220v não funcionará direito para alimentar os filamentos das 12AX7 usando regulador 7812? Só serviria para alimentar com AC? No caso de usar um regulador, os transformadores teriam que ser 18v+0?
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #7 : 06 de Agosto de 2011, as 20:28:23 »

Oi Pessoal

Fico contente que tenham gostado do video. Já tenho outro planejado e será novamente sobre a fonte do Otávio.

Jorge, você está misturando as coisas. Falei do transformador de 18V porque alguém aqui do fórum tentou fazer uma fonte de 24V com ele. Sobre o transformador invertido, você tem que entender que isso é uma improvização. Eu não me arriscaria a usar algo com está técnica numa apresentação pública. Para fonte de 12V regulada, se a corrente for baixa, até dá para usar um de 12V mesmo. Se for grande (mais de 100mA) vai precisar de mais espaço para o 7812 operar direito. Leia a ficha técnica do integrado e você vai entender melhor.

Grande abraço

Eduardo
« Última modificação: 07 de Agosto de 2011, as 08:06:49 por Eduardo » Registrado

Ivanletronic
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 168
-Recebido: 7

« Responder #8 : 06 de Agosto de 2011, as 20:34:23 »

Muito boa a aula Eduardo parabéns! Vídeo-aulas sempre são bem esclarecedoras, mas como você disse esse tipo de fonte só é recomendado quando existe 100% de certeza no consumo da carga. Parabéns novamente pela iniciativa! Legal!
« Última modificação: 06 de Agosto de 2011, as 22:05:34 por Ivanletronic » Registrado
Jorge R
Visitante
« Responder #9 : 06 de Agosto de 2011, as 21:05:30 »

Se for gander (mais de 100mA) vai precisar de mais espaço para o 7812 operar direito. Leia a ficha técnica do integrado e você vai entender melhor.

Pois é sobre isso mesmo que eu estava falando. Como é para os filamentos de duas 12AX7 ligados em série (consumindo 150mA cada uma),eu teria 300mA, daí os transformadores precisariam ser para 15 ou18V para o regulador poder fornecer 12v certinho.

você tem que entender que isso é uma improvização. Eu não me arriscaria a usar algo com está técnica numa apresentação pública.

Este esquema seria para o pré do JCM800. Se funcionar legal, pretendo mandar enrolar um transformador só pra ele.
Visitante
« Responder #10 : 06 de Agosto de 2011, as 21:56:56 »

Eduardo e no caso do transformador não ter center tap? Pode-se usar um de 0-9v?
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #11 : 07 de Agosto de 2011, as 08:17:48 »

Oi Fallout

Eduardo e no caso do transformador não ter center tap? Pode-se usar um de 0-9v?

No caso de retificação por ponte de diodos, usado quando não há CT, a queda do diodo é de 1,4V em vez de 0,7. Neste caso o mínimo necessário para o transformador sobe de 8,4V para 8,97V!!!! Veja que nesse caso passa raspando!

Cada fonte é um caso diferente. Cada projeto é um novo desafio. Não existe regra prática ou fórmula mágica. Tem que sentar na frente do papel e se debulhar em contas. Mas é gotoso ver funcionar depois!

Outra coisa que é bom frisar novamente é o tema do resistor de passagem. Parece que isso está causado dúvidas, o que é bom! Significa que estão pensando a respeito! Existem algumas razões que justificam e possibilitam o uso do resistor neste caso:

1- É mais barato que usar um transistor de passagem. Um resistor de 5W custa menos que um transistor que consiga dissipar 5W. Além disso, eu precisaria de mais 0,7V limpos para a junção do transistor! Daí minha fonte precisaria de um transformador ainda maior! Então eu escolhi o resistor de um real a usar um transistor e um transformador maior.

2- O filamento é a parte mais resistente da válvula. É difícil queimar. Em geral ela dá outros problemas antes de queimar.

3- Eu tenho vários tramos de filamento nas válvulas. A 6H6 e a 6SN7 tem dois tramos cada. É muito pouco provável que todos os 5 tramos queimem juntos. Como eu disso, só posso usar o resistor porque tenho certeza que meu consumo vai ser maior que 700mA sempre. Se eu não tivesse esta garantia, o transistor seria obrigatório. Notem que se eu ligar o Otávio sem a 6SN7, posso queimar o 7806, mas quem liga um valvulado sem uma das válvulas está pedindo para ter problemas.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 07 de Agosto de 2011, as 09:40:11 por Eduardo » Registrado

hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #12 : 07 de Agosto de 2011, as 13:16:38 »

Eduardo,

Achei seu vídeo muito legal. Para mim, ele inaugura uma nova fase de nosso forum. Parabéns.

Na sua opinião, quais seriam as dificuldades de, neste caso, utilizar-se um segundo 7806 em paralelo?
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #13 : 07 de Agosto de 2011, as 14:15:51 »

Oi Haroldo

Para usar um segundo 7806 em paralelo, é preciso ligar um resistor de pequeno valor na saída de cada um deles. Pequeno mesmo, tipo 0,1R ou menos. Isso porque existem diferenças de fabricação entre eles e um pode ser um pouco mais sensível que o outro e drenar mais corrente. Se você simplesmente puzer dois em paralelo e puxar 1,9A do sistema, um vai queimar e depois o outro. Isso porque, devido a deferença nas junções internas um pode estabilizar para 5,99V e o outro para 6,01. O de 5,99 vai ficar cortado até o de 6,01 queimar. Daí ele queima também.

Pegou a ideia?

Abraços

Eduardo
Júnior_01
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2

« Responder #14 : 07 de Agosto de 2011, as 14:54:58 »

Eduardo,

Em primeiro lugar, muito obrigado pelo vídeo.

Para usar um segundo 7806 em paralelo, é preciso ligar um resistor de pequeno valor na saída de cada um deles.

Algo parecido com isso?

A uns 2 anos atrás o Haroldo me indicou a leitura desses dois link's. Tem bastante coisa interessante aqui. Minha idéia na época, era utilizar 3 reguladores em paralelo para fazer uma fonte de 3A.

Link 1: http://www.edn.com/article/477490-High_current_supply_uses_standard_three_terminal_regulator.php

Link 2: http://www.reuk.co.uk/High-Current-Voltage-Regulation.htm

Confesso que não levei a idéia adiante, vou reler os link's e fazer uns testes.

Um forte abraço!
« Última modificação: 07 de Agosto de 2011, as 14:57:06 por Júnior_01 » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: