Como a idéia é socializar, vou compartilhar com vocês o meu método, até porque eu muito gozo do conhecimento de vocês,
querem uma dica para dar um ótimo acabamento sem muito custo?
SIMPLES! Já ouviram falar de
Plotter de Corte?
Pois bem para os que não conhecem, é um tipo de impressora que trabalham cortando vinil,
facilmente encontrada nas empresas de propaganda, já viram aqueles adesivos que não são
serigrafados mas sim as letras recortadas em seu contorno por assim dizer?
Esses são os adesivos "plotados"... Por ventura meu pai é publicitário aposentado e temos
aqui em casa uma plotter antiga, que na época nos custou a bagatela de U$ 1600,00,
era lançamento e uma das maiores do mercado com sua gigante capacidade de corte lateral
de 16 cm:
Pois bem a história não vem muito ao caso, mas existem várias aplicações para a plotter no handmade:
1º Eu uso adesivo plotado para fazer minhas PCB's, eu desenho a arte em corel, recorto o adesivo colo na placa,
coloco no percloreto e "vuala" o adesivo isola a corrosão e para aqueles que acham que que fica comido nas beradinhas,
porque o adesivo penetra, estão enganados, testei com vários tipos de vinil que tinha em casa até achar um de boa aderencia!
Ex.: Essa foi a primeira que fiz, eu queria testar o método então usei o rastreio automático de bitmap automático do corel,
por isso as ilhas ficaram meio deformadas, nos desenhos atuais eu me dou o trabalho de redesenhar mesmo,
estou para montar um tutorial atualizado desse método alternativo, com as trilhas melhor desenhadas,
mas não me sobra tempo com a faculdade:
Adesivo colado:Corrosão no Percloreto:Placa Pronta:Como disse foi a primeira placa que eu fiz, vetorizei automaticamente e fui fotografando na ingenuidadade,
de que acertaria de primeira, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Um doce pra quem sacou o layout do Viagem Mental!
Dicas de Acabamento Externo:2º Da pra plotar a arte do pedal e colar direto nele, então envernizar por cima, fica muito bonito também!
3º Da pra plotar vasado (o que seria a sobra), colar no pedal usando como isolante para pintura, depois pinta tudo,
espera um pouco e arranca o adesivo vai ficar só as letras devidamente pintadas;
4º Ou ainda podem colar a sobra do adesivo como na 3ª dica, usando ela como isolante na tela de serigrafia virgem,
Assim você estampa e a tinta só passa onde não tem adesivo, dai em diante é só usar a criatividade...
Queria abrir essa idéia na mente dos que não conhecem ou nunca pensaram, alias os adesivos plotados pequenos são hiper baratos,
eu sei que a gente cobrava uma tira plotada de 16 cm de altura por 1 m de largura uns 20 30 reais plotada sem o serviço de colagem!
Espero ter ajudado,
Abraço e Boa sorte!