Gibsonov, homenagem a Gibsonette (6BM8)
Olá,
Eu costumava roubar algumas ideias daqui, então achei que seria justo compartilhar algumas.
Primeiramente, desculpe pelo meu português, culpe no gugle translate.
Este amplificador de 1959 usa um par de push-pull 6BM8 e um splitter de concertina, o pré-amplificador é composto por um simples 12AX7.
A seção tríodo restante do 6BM8 é usada para o oscilador do tremolo.
É o meu primeiro construído com retificador de tubo 5Y3 e, embora eu tenha visto isso como uma maneira estúpida de aquecer seu quarto,
eu tenho que admitir que este amplificador tem uma compressão muito boa na potência máxima e eu suspeito que esse retificador tenha muito a ver com isso.
Eu usei os mesmos valores para os componentes com algumas diferenças.
O resto dos tubos que usei são os 6F3P soviéticos e 6N2P, daí o nome deste amplificador.
Valores para resistores e capacitores são praticamente os mesmos, eu mudei o primeiro resistor na fonte de alimentação para 220 ohm, recebendo um B + de 215V DC,
e capacitores de filtragem de 10uF a 47uF.
Eu adicionei um capacitor paralelo (22nF) ao primeiro no circuito do oscilador (47nF)para diminuir a frequência de oscilação, sinto que a faixa de freqüências
é um pouco alta demais, embora eu ainda tenha que trabalhar nele porque a frequência mais alta permanece inútil para um uso prático.
O transformador de saída é um modelo de 8500 ohm CT / 25W que é bem maior em vez do original 8000 ohm.
A Gibson tendia a usar transformadores de saída muito pequenos e eles usavam um capacitor de acoplamento tão pequeno (500pF) antes do divisor, dessa forma, o
transformador de saída recebia menos frequência de graves com a qual o transformador não conseguia lidar corretamente, talvez, eu deveria experimentar com valores de
capacitores diferentes aqui, mas o resultado testado com este valor foi um perfeito "HonkyTonk Woman tone" e eu não ousei mudá-lo.
Armário é feito de caixas de vinho de madeira e seu chassi é de um display reciclado de um dispositivo do meu trabalho que foi cortado com uma amoladora e dobrado
manualmente.
Tudo isso dito, eu apreciarei suas sugestões e opiniões, especialmente aquelas sobre retificadores de tubo.
Abraços.