Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 20:31:02

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto 18WATT  (Lida 71552 vezes)
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #105 : 20 de Janeiro de 2012, as 07:39:29 »

Notei que as EL84 subiram muito... Mais que as outras.
Tem empresa lançando ampli valvulado de 20W com 2 EL34...
Sai o mesmo preço que montar com 2 EL84. Como o Eduardo disse a um tempo, o custo da valvula é só uma pequena parte de um amplificador.
Uma 6P3S no Ebay (que da uns 35~40W) ta o mesmo preço que as 6N14P.

Parece que a potência aumentada dos amplificadores com EL84 só está perdendo para a desonestidade dos fabricantes! Dependendo da manipulação numérica, o cálculo de potência pode ser bastante exagerado. NÃO ESQUEÇAM DO PMPO!

O preço de uma válvula, assim como qualquer outro produto, está apenas sujeito a dois fatores:

1) a lei da oferta e da procura; e

2) a lei do "lá vai" dos vendedores.

A primeira, tal qual a lei da gravidade é inevitável. A segunda, com um pouco de bom senso, dá para se evitar!
Haroldo... O ampli de 20W é com EL34, e não EL84.
Como a EL84 ta cara, tão usando EL34 pra fazer amplis menores....
I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #106 : 20 de Janeiro de 2012, as 08:28:25 »

Haroldo... O ampli de 20W é com EL34, e não EL84.
Como a EL84 ta cara, tão usando EL34 pra fazer amplis menores....

Kem, você tem razão, eu li errado (acho que minha idade está cobrando o seu preço), mas o que eu falei ainda vale para muitos fabricantes. Olha dois exemplos:

http://www.carvinworld.com/guitaramps/v3microseries.php : 4 x EL84 = 50 Watts

http://www.mesaboogie.com/Product_Info/Rectifier_Series/Mini_Rectifier_25/miniRectifier25.html#gpm1_1 : 2 x EL84 = 25 Watts

É duro ser roubado por quem a gente ama!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
V_amp
Visitante
« Responder #107 : 20 de Janeiro de 2012, as 09:06:31 »

Ola pessoal, vou falar sobre este lance de peças e minhas experiências. Não me levem a mal, espero.

Eu não sei muito sobre o efeito das peças nos amplis,  mas em geral, eu compro tudo por aqui, na mult. ou na eletrônica da esquina de casa.
Capacitores Epcos ou Rubcon (eletrolíticos (até de sucata), poliéster ou cerâmica), resistores de carbono. Placa de fonolite. Faço os furos, conforme projeto.

Coloco ilhós na casa de costura ou no sapateiro da esquina.

Sinceramente, comprei um Kit (standard) da Metropoulos de um Plexi 1972 (menos transformadores). Achei que ia receber algo de qualidade. Tirando o board com turrets  e potenciômetros alpha e a placa de bom material, o resto....vixi......só decepção, tudo chinês.
Um potenciômetro já ta dando chiado (ok, preciso verificar as ligações).
O trim pot de bias não funcionava. Coloquei um nacional e ta beleza. Um resistor fritou. Coloquei um nacional de carbono e beleza.

Agora como pode uma empresa como a Metropoulos, (especializada em replicas de Marshall) que garante a qualidade e fidelidade dos amplis (não importa o kit), vender um kit com tudo chinês e se vc quisesse, você alterava tudo pra esses componentes "chiques".  Agora eles não estão mais vendendo tudo por partes. Talvez voltem.
Isso foi ha um ano e meio. Agora um kit completo  ta $3000 (com tudo do bom e do melhor)! antes era $1200.
Mas vejam que essa coisa de ampli valvulado ta febre no mundo, e eles vendem para o mundo. E o mundo paga.

Tenho minhas dúvidas, mas se fosse tão mais importantes, o kit standard (de dois anos antes) vinha com estas peças. E eles tinham ótimos reviews.

No meu caso (iniciante e curioso), antes de mais nada penso se a coisa funciona e em obter baixo ruido.
Bom essa é minha busca primária.
O custo para os componentes de um 18W pode ser bem baixo neste caso. Depois você pode modificar.
Quanto a resistores, certa vez troquei todos os de carbono comuns pelos de filme de metal. Não mudou nada.

Montei um Fender 100W com tudo da lojinha da esquina, placa de fonolite, potenciômetros dos pequenininhos R$1,50 cada, resistores de carbono e de arame enrolado (desses verdinhos a partir de 5-10W). No lugar dos xicom, coloquei de carbono.

Para as minhas limitações, eu estou feliz com o resultado.
E tenho dúvidas se você pegar dois amplis, com componentes "convencionais" e outro idêntico feito com estes componentes de ótima qualidade, você não se decide  pelo de "baixa qualidade".

Grande parte do timbre está na mão do guitarrista e nos nossos "FFTs naturais" capazes de diferenciá-los, os tradicionais ouvidos. Estes meus equipamentos não são lá de grande qualidade...vai ver que é isto!

Pelo que vejo, quanto mais estudo, mais tenho respostas sobre o comportamento do ampli, mas não devido às marcas das peças, mas devido aos suas especificações.
Então fica a briga : Marcas e qualidade x Valores (especificações)

Obviamente, fazer comida com ingredientes ruins tem outro sabor se você usar ingredientes de boa qualidade. Tudo depende de onde se quer chegar e até onde nosso (particular) paladar consegue diferenciar.

Assim, acho que tudo vale a pena se você está fazendo o que te deixa contente, com o que te deixa contente. Com o que e com quem te leva a produzir, pensar e agir. Precisamos dessas motivações.

Por isso sempre digo,  compre uma guita que te leve a tocar, que te inspire. Tem gente que compra quadro caro pra por na parede e ficar olhando! E daí? Cada um faz o que quer!
Compre um amplificador valvulado de US10.000 para tocar discos para seu curió. Esse bichinho tem bons ouvidos e imita bem timbres e harmônicos, portanto merece.

Nossa escrevi demais!

« Última modificação: 20 de Janeiro de 2012, as 16:12:56 por V_amp » Registrado
vbordalo
Visitante
« Responder #108 : 20 de Janeiro de 2012, as 11:43:51 »

Olá, gubterra, valeu!
Pois é, eu já comprei alguns resistores e capacitores, mas ficou faltando alguns.
Resistores MIL-SPEC no Brasil nem pensar então foram todos de filme metálico, carbono ou fio de NiCr.

Como não sabia não comprei aqueles especificados da série Mallory 150, mas vi que são de polipropileno t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) então acho que os MPPs servirão e voltarei lá para compra-los.
Já os capacitores de mica eu não achei por aqui, terei que procurar mais ou pedir pela Mult Comercial ou Altana.

Não achei os torretes e só placas de fibra menores que a do layout então decidi não comprar por enquanto.
Essas placas de fibra ou epoxy devem ser facilmente encontradas em outro segmento do mercado...
Estou quase montando o circuito sobre uma folha de compensado!

Achei os preços da Altana bem caros!
Acho que vou acabar comprando alguma coisa na tubedepot mesmo.

Abraço

Vbordalo desculpe a demora cara.... então comprei uns orangedrops na mult e uns dakeles tubular amarelinho na valvestate......

-----
Valeu pelas dicas, V_amp!

Ola pessoal, vou falar sobre este lance de peças e minhas experiências. Não me levem a mal, espero.

Eu não sei muito sobre o efeito das peças nos amplis,  mas em geral, eu compro tudo por aqui, na mult. ou na eletrônica da esquina de casa.
Capacitores Epcos ou Rubcon (eletrolíticos (até de sucata), poliéster ou cerâmica), resistores de carbono. Placa de fonolite. Faço os furos, conforme projeto.

Coloco ilhós na casa de costura ou no sapateiro da esquina.

Sinceramente, comprei um Kit (standard) da Metropoulos de um Plexi 1972 (menos transformadores). Achei que ia receber algo de qualidade. Tirando o board com turrets  e potenciômetros alpha e a placa de bom material, o resto....vixi......só decepção, tudo chinês.
Um potenciômetro já ta dando chiado (ok, preciso verificar as ligações).
O trim pot de bias não funcionava. Coloquei um nacional e ta beleza. Um resistor fritou. Coloquei um nacional de carbono e beleza.

Agora como pode uma empresa como a Metropoulos, (especializada em replicas de Marshall) que garante a qualidade e fidelidade dos amplis (não importa o kit), vender um kit com tudo chinês e se vc quisesse, você alterava tudo pra esses componentes "chiques".  Agora eles não estão mais vendendo tudo por partes. Talvez voltem.
Isso foi a um ano e meio. Agora um kit completo  ta $3000 (com tudo do bom e do melhor)! antes era $1200.
Mas vejam que essa coisa de ampli valvulado ta febre, no mundo e eles vendem para o mundo. E o mundo paga.

Tenho minhas dúvidas, mas se fosse tão mais importantes, o kit standard (de dois anos antes) vinha com estas peças. E eles tinham ótimos reviews.

No meu caso (iniciante e curioso), antes de mais nada penso se a coisa funciona e em obter baixo ruido.
Bom essa é minha busca primária.
O custo para os componentes de um 18W pode ser bem baixo neste caso. Depois você pode modificar.
Quanto a resistores, certa vez troquei todos os de carbono comuns pelos de filme de metal. Não mudou nada.

Montei um Fender 100W com tudo da lojinha da esquina, placa de fonolite, potenciômetros dos pequenininhos R$1,50 cada, resistores de carbono e de arame enrolado (desses verdinhos a partir de 5-10W). No lugar dos xicom, coloquei de carbono.

Para as minhas limitações, eu estou feliz com o resultado.
E tenho dúvidas se você pegar dois amplis, com componentes "convencionais" e outro idêntico feito com estes componentes de ótima qualidade, você não se decide  pelo de "baixa qualidade".

Grande parte do timbre está na mão do guitarrista e nos nossos "FFTs naturais" capazes de diferenciá-los, os tradicionais ouvidos. Estes meus equipamentos não são lá de grande qualidade...vai ver que é isto!

Pelo que vejo, quanto mais estudo, mais tenho respostas sobre o comportamento do ampli, mas não devido às marcas das peças, mas devido aos seus valores.
Então fica a briga : Marcas e qualidade x Valores

Obviamente, fazer comida com ingredientes ruins tem outro sabor se você usar ingredientes de boa qualidade. Tudo depende de onde se quer chegar e até onde nosso (particular) paladar consegue diferenciar.

Assim, acho que tudo vale a pena se você está fazendo o que te deixa contente, com o que te deixa contente. Com o que e com quem te leva a produzir, pensar e agir. Precisamos dessas motivações.

Por isso sempre digo,  compre uma guita que te leve a tocar, que te inspire. Tem gente que compra quadro caro pra por na parede e ficar olhando! E daí? Cada um faz o que quer!
Compre um amplificador valvulado de US10.000 para tocar discos para seu curió. Esse bichinho tem bons ouvidos e imita bem timbres e harmônicos, portanto merece.

Nossa escrevi demais!

Visitante
« Responder #109 : 26 de Janeiro de 2012, as 09:37:00 »

Olá amigo, então vi sua empreitada em busca de material para a montagem do 18watt, quanto a placa daria para vc substituir por algo que a Fender faz ou fazia em seus amplificadores, um amigo meu tem um Princeton Reverb da década de 70 e ele tem os componentes montados em uma espécie de papelão bem rígido, substituindo as placas e no lugar dos turrets, ilhós, dá uma olhada nessa foto:

Pensei em substituir esse material da placa por capa-dura de caderno com ilhós, acho que vai dar um resultado interessante, claro que não vai ficar com aquele aspécto profissa mas vai funcionar, eu acho.

Alguma contra indicação mestre Eduardo?

Abraço
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, as 10:45:12 por harckan » Registrado
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #110 : 26 de Janeiro de 2012, as 11:10:02 »

Pessoal o maior problema nessas substituições e o fato do material pegar umidade do ar.
Como são circuitos que trabalham com alta tensão pode haver curto circuito devido a umidade na placa. Isso acontecia ate com as placas de fenolite, imagine com papelão ou madeira.

Eu não recomendo...

Att
Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #111 : 26 de Janeiro de 2012, as 11:24:30 »

...ele tem os componentes montados em uma espécie de papelão bem rígido...
Esse material é semelhante ao material comumente usado na parte do fundo de guarda roupas?
Nao sei o nome exato, mas o pessoal costuma chamar de eucatex (isso é quem fabrica, por isso nao sei se é o nome certo), o pessoal aqui do forum que tem conhecimento em marcenaria pode informar melhor o nome.

Mas concordo com o Daniel, a umidade do ar pode ser um vilão...
Uma alternativa, pode nao ser tão legal dependendo do ponto de vista, é usar ponte de terminais.
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado

« Responder #112 : 26 de Janeiro de 2012, as 12:03:15 »

Uma alternativa é usar um placa de fibra de vidro, so que no meu caso eu removi todo o cobre pra usar so a placa.
Concordo com vc Amorim ,  ponte de terminais é uma boa alternativa t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), inclusive como o Eduardo disse é mais facil pra se fazer correções ou mod's, bom ai vai do gosto pessoal.

E depois que  a madeira ou pepel queima, isto é carboniza , a coisa fica pior por que o carvão é condutor , ai é fogo na certa.

Att

Daniel
harckan
Visitante
« Responder #113 : 26 de Janeiro de 2012, as 12:04:37 »

Esse material é semelhante ao material comumente usado na parte do fundo de guarda roupas?

Mas concordo com o Daniel, a umidade do ar pode ser um vilão...

Pois é, o material é mesmo um tipo de papelão bem rígido, não é parecido esse material de fundo de guarda roupas não, pelo que vejo é mesmo um tipo de papel rígido não é igual a esse da foto, mas é interessante também o "Eucatex" que vc citou, sei que não é o ideal mas acho interessante buscarmos alternativas para a montagem.

Quanto a umidade, realmente pode acontecer, mas fico me perguntando, o amplificador de meu amigo já tem mais de 40 anos, é mais velho que eu, nunca passou por nenhuma manutenção é todo original, ele comprou novo nos EUA, e até hoje está funcionando perfeitamente, embora não seja muito utilizado nos últimos 10 anos, e moramos em Belém/PARÁ/Amazônia onde a umidade relativa do ar é bem alta e até o presente momento não teve nenhum problema relativo a umidade, pelo menos na placa não, agora o gabinete ...

Abraços
Colaborador

Obrigado

« Responder #114 : 26 de Janeiro de 2012, as 12:17:39 »

harckan , pode ser que a placa seja feita com algum tipo de fenolite, com esssa idade não haveria duvida, bom isso dentro do meu conhecimento. Dependendo da qualidade é pra durar bastante sim, como você mesmo disse.
Mas de qualquer forma, de uma boa estudada no assunto.

Qualquer duvida e so postar...

Att

Daniel.
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #115 : 26 de Janeiro de 2012, as 12:24:42 »

Esse material deve ser impermeabilizado, ou preparado de alguma forma.
De fato uma empresa como a Fender nao faria algo com um material muito fragil ou vulneravel a umidade.

Ja vi dessa placa da foto, nao sei se é o mesmo material, mas se parece muito.
É uma placa meio flexivel (nao muito) e bem rigida, se parece um pouco com a fenolite.

Como o Daniel mencionou, usar uma placa, de preferencia de fibra, é uma boa saida tambem.

harckan
Visitante
« Responder #116 : 26 de Janeiro de 2012, as 12:41:23 »

Tenho que concordar com v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) que realmente a utilização de material suspeito é muito perigoso em se tratando de amplificador valvulado, quando utilzamos produtos realmente indicados já é um perigo quanto mais assim.

Realmente o material utilizado pela Fender não deve ser um simples papel rígido, deve ter algo sim que o faça durar tanto e sem ter nenhum tipo de condutividade no mesmo, mas é bem isso que o Amorin disse, ele é meio flexível mas rígido ao mesmo tempo, e com um aspecto semelhante a papel tipo capa-dura de caderno, pena eu não estar mais com o amplificador se não bateria uma foto para postar aqui, agora a placa é um dos menores custos do amplificador, acho que não vale a pena economizar nele, não é?

Quanto a placa de fibra, acho bem interessante também, mas o valor dela não é muito interessante, sem falar que fico com pena de tirar todo o cobre para utilizar somente a parte de fibra da placa, não conseguimos essas placas de fibra, somente a fibra, em outro seguimento?

Daniel, valeu pelas dicas e quando vai sair um amplificador novo?

Valeu
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, as 13:09:41 por harckan » Registrado
vbordalo
Visitante
« Responder #117 : 26 de Janeiro de 2012, as 14:02:23 »

Que maneiro!
Obrigado pela dica.
Simples e eficiente.
Ainda não comprei ou decidi que placa usarei.
Mas como devo encomendar mês que vem alguns componentes da tubedepot acho que a placa original e os turrets do projeto "vem junto"!
Faz sentido sim a questão da umidade, não tinha pensado nesse aspecto.
Abraços

Olá amigo, então vi sua empreitada em busca de material para a montagem do 18watt, quanto a placa daria para vc substituir por algo que a Fender faz ou fazia em seus amplificadores, um amigo meu tem um Princeton Reverb da década de 70 e ele tem os componentes montados em uma espécie de papelão bem rígido, substituindo as placas e no lugar dos turrets, ilhós, dá uma olhada nessa foto:

Pensei em substituir esse material da placa por capa-dura de caderno com ilhós, acho que vai dar um resultado interessante, claro que não vai ficar com aquele aspécto profissa mas vai funcionar, eu acho.

Alguma contra indicação mestre Eduardo?

Abraço
Colaborador

Obrigado

« Responder #118 : 26 de Janeiro de 2012, as 14:10:19 »

Harckan, Amp novo.. nossa coça os dedos pra começar ... ate sinto o cheiro do estanho derretendo na ponta do ferro de solda,, rs, mas por hora so vou ficar mesmo com o meu plexi 1987. Vontade não me falta.. mas sim tempo e grana...
O lance da placa de fibra, não tenha dó... e pro resto da vida... experiencia propria... o custo x beneficio e muito bom.

Na verdade agora to encarnando o RYU pra juntar o poder e dar um Haduken no pedal 5051 que tem aqui no forum... Mas o tempo não deixa começar . rs

Um dia sai do papel.... ahaha.

Olha as fotos abaixo.. e o que eu fiz com a placa de fibra.

http://i1082.photobucket.com/albums/j370/daniel_venticinco/amplifor003.jpg
http://i1082.photobucket.com/albums/j370/daniel_venticinco/plexifotos009.jpg

Att

Daniel
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, as 14:17:26 por daniel_tubes » Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #119 : 26 de Janeiro de 2012, as 14:47:46 »

Quanto a placa de fibra, acho bem interessante também, mas o valor dela não é muito interessante, sem falar que fico com pena de tirar todo o cobre para utilizar somente a parte de fibra da placa, não conseguimos essas placas de fibra, somente a fibra, em outro seguimento?

Realmente o preço das placas de fibra desanima, mas como o Daniel disse "é para a vida toda".
Em alguns lugares a placa de fibra é bem mais cara, mas tem lugares que o preço é bom, tem que dar uma pesquisada.

Placa de fibra em outros seguimentos, ate tem, mas é dificil encontrar as semelhantes as usadas em eletronica.
Quem trabalha com reparo e restauraçao de lanchas, cabines de carreta, usam fibras, ta ai um caminho.
Pode se pedir para fazer as placas, isso se o preço for bom  Afro
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 11   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: