Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 12:44:08

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sample Mesa DR Red Channel - Pedal  (Lida 7193 vezes)
FRED
Visitante
« : 31 de Julho de 2011, as 02:54:32 »

Fala galera!
 EStive fuçando no esquema do preamp do MEsa Dual Rectifier Red Channel, e, após algumas alterações (que funcionaram com o equipamento que tenho aqui), consegui chegar a resultados que me agradaram. As alterações foram as seguintes (a maioria foi necessária por pura falta de recursos):

Apenas duas válvulas foram utilizadas (as duas primeiras);
 Os dois primeiros estágios, assim como o circuito do tonestack, foram mantidos, sendo o último conectado ao catodo do último triodo;
 As duas válvulas são alimentadas com a mesma tensão (340V);
 Dentre outras.

Tomei a liberdade de postar alguns links, na seguinte ordem:

vídeo descritivo do equipamento utilizado;

Diagrama esquemático;

Arquivos de áudio - 4 no total( utilizei todas as posições da chave seletora, em sequência, do captador da ponte ao do braço. No último arquivo (o 1015), utilizei um equalizador após a distorção, para ressaltar certas frequências).

http://www.youtube.com/watch?v=4i2WZTyBcOw

http://www.mediafire.com/i/?c4y5jr09nafaazl

http://www.mediafire.com/?uqlgkcq9cc63gqb

http://www.mediafire.com/?3db8hcjbcquki3r

http://www.mediafire.com/?k4554hd5xz667fo

http://www.mediafire.com/?gve0uhykghsbdqr
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 31 de Julho de 2011, as 10:32:43 »

Beeeem legal!!! Parabéns! Dentro de uma caixa, bem blindado deve dar uma contida nesse ruidão.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
FRED
Visitante
« Responder #2 : 31 de Julho de 2011, as 12:16:45 »

Mas, se você reparar bem, o ruidão aparece mais nas posições em que eu utilizo somente o single-coil. Acho que ele, depois de montado, ficaria até bem silencioso, já que eu estou usando protoboard, jumpers, fios de alimentação de B+ e filamentos, passando um por cima do outro, cabos feitos por mim, bem vagabundos, um capacitor de filtro (82 uF), guitarra barata, e nada de aterramento na rede elétrica. Repare nas posições em que há cancelamento de ruído na strato, eu achei que (nessas condições) o ruído até que ficou em um nível bem aceitável. Gostaria de acrescentar um "tonestack" transistorizado, para dar uma "equalizada" mais agessiva no efeito, e deixar a distorção mais forte. Daí surgem algumas dúvidas:

1- Os filtros passivos "roubam" ganho do sinal? A diferença é grande, comparada aos filtros ativos?
 2- Quais as bandas , frequências, e ganho mais utilizados para controles de graves, médios e agudos, em um pedal de distorção hi-gain?

Pretendo projetar os filtros (quero pôr em prática o que eu aprendi na faculdade), mas tenho dúvidas quanto a esses dados acima.

P.S.: Acho que foi cisma minha, a Sovtek parece estar funcionando a contento, talvez minha impaciência e frustração em não conseguir os resultados esperados tenha atrapalhado um pouco. Vou ficar com ela, e utilizar em outros projetos. Ah, e quando o G4 marcar o linchamento de amplificadores, me avise (se eu for convidado, é claro) para assistir, ou ajudar em alguma coisa.

Obrigado pelo apoio.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #3 : 31 de Julho de 2011, as 13:30:44 »

Não tenha dúvida que será benvindo e esperamos que traga o pedal ou a proto-aranha...rs

Os tone stacks atenuam muito o sinal, porém, se a idéia é colocá-lo depois dos estágios valvulados, não vejo problemas em usar alguns esquemas de recuperação do sinal em estado sólido (se é que se fará necessário, imagino que a saída aí seja bem "quente"!!!). Caso deseje o som mais próximo do Mesa, deveria usar o tone stack do próprio amp. Se a intenção for um pedal mais original e dirigido para o povo do numetal, um controle de médios "sweepable" pode ser o canal... Algo como o encontrado em pedais como o Metal Zone da BOSS.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
FRED
Visitante
« Responder #4 : 31 de Julho de 2011, as 13:38:36 »

É bem por aí que eu pretendo seguir. Já consigo sons de metal clássicos com esse circuito. Pretendo chegar a sons que agradem os guitarristas de nu metal. Alguma sugestão prática?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #5 : 31 de Julho de 2011, as 14:31:52 »

É bem por aí que eu pretendo seguir. Já consigo sons de metal clássicos com esse circuito. Pretendo chegar a sons que agradem os guitarristas de nu metal. Alguma sugestão prática?

Adicionar a válvula que falta ao circuito original.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
FRED
Visitante
« Responder #6 : 31 de Julho de 2011, as 14:59:47 »

Beleza, cara. Você está certo, eu pedi uma sugestão prática. Mas eu não consegui chegar a bons resultados utilizando o circuito original. Também não disponho de componentes para montar a fonte de alimentação original. Só tenho capacitores de 400V. Além disso, meu amplificador não possui entrada direta para o amplificador de potência, então, meu propósito era utilizá-lo como um pedal, ligando no pré do meu amp.
 A propósito, você já testou esse circuito? Como pre ou pedal, tanto faz. Ele realmente chega naquela distorção legal de nu metal?

-----
É Alex, acho que vou experimentar com o esquema do Metal Zone e ver no que dá.
« Última modificação: 31 de Julho de 2011, as 15:45:44 por FRED » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #7 : 31 de Julho de 2011, as 15:47:34 »

Beleza, cara. Você está certo, eu pedi uma sugestão prática. Mas eu não consegui chegar a bons resultados utilizando o circuito original. Também não disponho de componentes para montar a fonte de alimentação original. Só tenho capacitores de 400V. Além disso, meu amplificador não possui entrada direta para o amplificador de potência, então, meu propósito era utilizá-lo como um pedal, ligando no pré do meu amp.
 A propósito, você já testou esse circuito? Como pre ou pedal, tanto faz. Ele realmente chega naquela distorção legal de nu metal?

Não montei esse circuito exatamente, mas montei um pré com duas válvulas também que deveria ser hi gain e posso te dizer que com duas válvulas é difícil chegar num nível de ganho como esse sem trazer outros problemas junto como oscilação, apitos entre outros o mais fácil é realmente ir adicionando o ganho que você precisa em 3 válvulas ou você acha que a MESA não pensou nisso ?  Pra eles seria muito mais barato usar somente 2 válvulas concorda ?
FRED
Visitante
« Responder #8 : 31 de Julho de 2011, as 18:38:58 »

É cara, eu sei.  PArece muita pretensão minha (e realmente é), mas já vi um vídeo no youtube (SVS TD3), e o cara é hi gain, e utiliza somente duas válvulas. Pelo visto, alguém conseguiu fazer um pedal hi gain, utilizando 2 válvulas. Não vejo problemas em utilizar 2, 3, ou 10 válvulas, se o resultado for bom, inclusive o Nevio postou um sample do 5150, e estou doido pra botar as mãos no esquema, mas gosto de experimentar, e acho que não há mal algum nisso. Já montei o circuito utilizando o esquema original (ou algo parecido), mas, como já disse, não tenho acesso externo à entrada do power, e eu não tive capacidade para colocar o circuito para funcionar corretamente, com 3 válvulas.
 Entendo seu ponto de vista, uma parte de mim também pensa dessa maneira, me parece muito válido. Mas, como já disse, não vejo mal algum em experimentar, principalmente com os controles de tonalidade. Provavelmente vou acabar com 3 válvulas, mas nessa brincadeira já aprendi algumas coisas, então acho que valeu a pena. Obrigado pelas dicas.
Visitante
« Responder #9 : 04 de Agosto de 2011, as 19:36:53 »

É bossman, você parece estar certo. Não consegui resultados satisfatórios utilizando apenas duas válvulas. Mesmo a tentativa de adicionar um tonestack transistorizado (usei o circuito do metal zone), não rendeu muito.
 Consegui sons bem mais "distorcidos" utilizando uma adaptação do esquema original (tive de colocar um potenciômetro na saída, pra parar de pipocar o amp), e o esquema do pré do 5150, que o Bello postou no referido tópico. Agora sim estou chegando nos resultados que eu esperava, e os graves vão muito bem, obrigado. Gostei muito desse projeto do 5150.
 Agradeço pelos conselhos.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #10 : 05 de Agosto de 2011, as 00:27:25 »

Como assim ? Você modificou o MESA pra 5150 é isso ?
EVI
Visitante
« Responder #11 : 05 de Agosto de 2011, as 00:38:19 »

Pelo o que o FRED falou ele adaptou o tonestack do 5150 no mesa, pelo menos é o que entendi Cheesy

Explique-se Fred hahahahaha
Visitante
« Responder #12 : 05 de Agosto de 2011, as 01:03:59 »

Foi mal, galera. Deixe-me explicar.
 Fiz mais algumas tentativas no mesa, mas acabei ficando com o esquema original, com mais um pot na saída (pra baixar um pouco o nível da saída, e não estourar o pré do meu amp.
 Depois, montei o 5150.

Foi isso, não tentei intercambiar os dois circuitos.
  Imprimir  

Ir para: