Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 31 de Outubro de 2024, as 22:12:44

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Foot switch para zoom G2  (Lida 9989 vezes)
Biograve
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8

« Responder #15 : 06 de Janeiro de 2013, as 18:21:02 »

Pá de ouro para eu. Palmas
Pessoal eu comecei um projeto de um footswicht para acionar diretamente as funções mais importantes da famila 2 da zoom, por exemplo:
-efx
-drive
-mod-sfx
-delay-reverb
-tap

A lógica do pedal seria parecida com a da zoom g7 e g9 e de pedais analógicos.
Desta forma podemos ligar e desligar os efeitos selecionados nos bancos apenas pisando os foot...
Enfim ainda estou pensando como fazer o controle, mas não será difícil pois apenas vou usar os controles normais da zoom, no caso o circuito só tem que acessar a função control no modo desejado, e depois acionar o foost de bank up para acionar o efeito ou desliga-lo.
Para quem nunca abriu um zoom G2, B2, B2.1u, G2.1u - A2 e companhia...
Oque faz a mudança de play para outros parâmetros e a mudança de resistência resistência em três pinos do pot com parada do control. No caso no modo play seria: 12k, 2k4 e por exemplo para ter acesso ao drive, o valor é: 8k4, 6k1. Resumo da opera o que aquela controle rotativo com trava faz é variar a resistência e levando-se em conta que controle tem 3 fios, podemos subtender que o que defini isso é uma queda de tensão nesse potenciômetro.
Nossa falei muito e não consegui passar oque esta na minha mente. Mas vou estudar melhor e amadurecer o projeto e assim que tiver algo concreto eu posto.
Só para adiantar, será usado um circuito sequenciador, portas inverssoras e triacs(chave eletrônica), simples assim hehe.
 Guitarrista)

-----
Enquanto esperam eu desenvolver, para quem tem zoom com pedal de expressão, pode fazer essa mod que já deixa ela muito mais versátil.
Caso queiram eu posto fotos de como se faz..

http://www.youtube.com/watch?v=kQUoLBh6yYY
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 20:50:56 por Biograve » Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
Biograve
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #16 : 17 de Abril de 2013, as 11:53:03 »

Pessoal consegui um circuito pelo qual da para começar o projeto,  porém preciso da ajuda de algum fera em eletrônica.
*Vamos lá, preciso que ao invés de usar toque dos dedos eu use o sinal O de um CI4093 , o sinal positivo do 4017 e o pulso de clock de um CI555 ou similar, para o acionamento de reset ou contact do 4093.
*Existe um CI equivalente ao 4017 mas que ao invés mandar tensão positiva na saída, aterre a saída?

Bem é isso aguardo ansioso a ajuda.

Segue circuito:

"Este circuito saiu numa revista Hobby Electronics de março de 1980. A revista não mais existe, mas o circuito é atual pelos componentes que usa. O circuito permite selecionar uma de 10 saídas de um 4017 através do toque num sensor. Também temos um sensor de reset. Na saída do 4017 é possível ligar etapas de potência e circuitos a serem acionados. O circuito pode ser alimentado com tensões de 5 a 15 V. Nunca use fonte sem transformador. O transistor pode ser um BC548 e os demais componentes são absolutamente comuns.

Escrito por Newton C Braga.
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-de-circuitos/timers-e-disparadores/5828-cir1025"
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, as 11:54:35 por Biograve » Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048

e^(i x pi)+1=0

« Responder #17 : 17 de Abril de 2013, as 15:01:58 »

Pessoal consegui um circuito pelo qual da para começar o projeto,  porém preciso da ajuda de algum fera em eletrônica.
*Vamos lá, preciso que ao invés de usar toque dos dedos eu use o sinal O de um CI4093 , o sinal positivo do 4017 e o pulso de clock de um CI555 ou similar, para o acionamento de reset ou contact do 4093.
*Existe um CI equivalente ao 4017 mas que ao invés mandar tensão positiva na saída, aterre a saída?

O esquema não apareceu. Mas se quiser inverter a lógica de saída do contador johnson 4017 (saída ativa em nível alto), use portas lógicas inversoras em cada uma das 10 saídas. Dois cis 4049 (cada um tem 6 portas lógicas inversoras) dariam conta do recado.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Biograve
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #18 : 18 de Abril de 2013, as 18:42:13 »

Pessoal consegui um circuito pelo qual da para começar o projeto,  porém preciso da ajuda de algum fera em eletrônica.

O esquema não apareceu. Mas se quiser inverter a lógica de saída do contador johnson 4017 (saída ativa em nível alto), use portas lógicas inversoras em cada uma das 10 saídas. Dois cis 4049 (cada um tem 6 portas lógicas inversoras) dariam conta do recado.
Obrigado xformer pela dica, vai atender a minha demanda, mas tenho uma dúvida...
Se eu colocar o CI 4049 na saída, ele vai continuar gerando apenas pulso correto?
Exemplo:
O 4017 vai mudando os estado de baixo para alto nas suas saídas de 0 a 9, no caso o 4049 apenas vai inverter o sinal alto para baixo (pulso de aterrando) ou vai deixar todas saídas em estado baixo?
Vou explicar melhor, no 4017 enquanto a saída 0 esta alto as demais estão baixa, em seguida a saída 1 fica alta e as demais baixas. Isso vai continuar acontecendo só que invertido mesmo com o 4049 ligado nas saídas dele?
Só para fica mais claro hehe, o sinal do 4049 tem que gerar um aterramento momentâneo como se fosse uma chave NA, fazendo o mesmo papel da dos foot switch e os botões da zoom.

Caso não consiga ver a imagem, entre no link que eu deixei mais abaixo da imagem.
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #19 : 19 de Abril de 2013, as 09:59:30 »

O 4017 vai mudando os estado de baixo para alto nas suas saídas de 0 a 9, no caso o 4049 apenas vai inverter o sinal alto para baixo (pulso de aterrando) ou vai deixar todas saídas em estado baixo?
Vou explicar melhor, no 4017 enquanto a saída 0 esta alto as demais estão baixa, em seguida a saída 1 fica alta e as demais baixas. Isso vai continuar acontecendo só que invertido mesmo com o 4049 ligado nas saídas dele?

Exatamente. Só que você tem que usar agora as saídas das portas inversoras, pois as saídas do 4017 vão ligadas nas entradas das portas inversoras.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Biograve
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #20 : 20 de Novembro de 2013, as 11:42:48 »

Pessoal, quem tem uma zoom g2 ou b2 para fazer um teste para mim?
Eu preciso testar uma mod, mas na minha não da pois a ela é o modelo .1u que já tem a função que eu gostaria de implementar nos modelos normais.
Quem se arrisca a tentar? Eu não me responsabilizo por danos, se surgirem interessados eu explico a mod?
 Grin
« Última modificação: 23 de Março de 2014, as 16:07:36 por Biograve » Registrado

Biograve
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #21 : 27 de Novembro de 2013, as 22:29:54 »

Vou continuar registrando meus avanços hehe.

Sinal Controle rotativo, no caso para a zoom B2, no resto da famila A2 e G2 deve ser igual.
Referencia 3,25 V, ligado em um potenciômetro de parada que funciona como um divisor de tensão.

Placa: pino 1 = 0V, pino 2 = sinal, pino 3 = 3,25V

Play - 0V
Comp - 130 mV
Wah - 480 mV
Drive - 870 mV
ZNR - 1230 mV
Low - 1610 mV
Hi - 2010 mV
Mod - 2380 mV
Delay - 2740 mV
Reverb - 3100 mV
Control - 3250 mV

Ainda esperando cobaias  Sad

« Última modificação: 15 de Maio de 2014, as 23:42:31 por Biograve » Registrado

Biograve
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #22 : 15 de Maio de 2014, as 23:32:24 »

Galera precisa de uma ajuda... alguém tem alguma idéia de como eu posso fazer um circuito que em sua saída responda 1 ou 0 de acordo com 10 sinais de entrada de 4 amplitudes diferentes (alimentação led 2 segmentos)?
Preciso identificar essa situação aqui como sendo sinal baixo 0.
pino 1 - 2,75v
pino 2 - 2,75v
pino 3 - 1,7v
pino 4 - 3,25v
pino 5 - 1,7v
pino 6 - 1,7v
pino 7 - 0v
pino 8 - 1,7v
pino 9 - 0v
pino 10 - 1,7

É que a unica fonte de informação que eu consegui das pedaleiras da zoom foi do display... essa sequência informada, define off no visor da zoom e eu preciso converter isso para sinal baixo, qualquer coisa diferente disso seria sinal alto.
E ai quem manja e pode me ajudar? Grin
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #23 : 16 de Maio de 2014, as 08:21:59 »

O que você entende por 1 ou 0 na saída ? São níveis lógicos ou indicação de dígitos 1 e 0 num display ?
As entradas podem assumir qualquer dos 4 valores ?
As tensões de entrada podem se alterar dependendo da carga aplicada nelas ?
Você pegou as tensões nos leds ?
Como os leds são acionados, isto é, eles são ligados a um ci  através de resistores ? Se sim, as saídas desse ci são saídas lógicas com nível 0V e 5V (ou mais)? Nesse caso é mais fácil pegar esses sinais, pois tem apenas dois níveis de tensão (e só ligar e combinar portas lógicas).

Caso os leds sejam acionados por circuitos analógicos, uma ideia seria usar comparadores analógicos (com ajuste por trimpot numa das entradas e a outra ligada a cada entrada de sinal) do tipo LM311 ou LM339. A saída seria levada para circuitos lógicos.
« Última modificação: 16 de Maio de 2014, as 11:26:54 por xformer » Registrado

Biograve
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #24 : 16 de Maio de 2014, as 14:39:35 »

Níveis lógicos, para acender ou apagar um led.
O sinal analógico eu peguei do chicote que vai a placa do display, nessa placa só tem alguns componentes passivos, acho que dois resistores. A respeito do que você falou sobre as tensões variarem, realmente você esta certo, isso ocorre devido as quedas de tensões nos leds, vou fazer um teste retirando o plug do display e vendo as oscilações que ocorrem, provavelmente serão apenas dois valores mesmo.
Referente ao CI que controla esse display, ele é proprietário da zoom(micro-controlador), ele recebe o sinal digital diretamente do DSP central e divide entre todas as entradas e saídas tanto digital quanto analógicas.
Vou fazer o teste retirando o conector, confirmar se são apenas dois níveis que oscilam devido aos leds e resistores, pensar em um lógica e coloco aqui no forum.
Brigadão xformer, você me fez pensar em algo que nem me ocorria, eu estava caçando chifres em cavalos.

-----
Infelizmente as saídas não possuem  dois níveis lógicos, mas sim os 4 analógicos como mencionei....
xformer, gostei da sua idéia de usar comparadores analógicos, estou pesando no LM339, ele tem exatamente o número de entradas que preciso, eu posso usar alimentação alimentação normal nê? eu não entendi o motivo do datasheet falar sobre alimentação simétrica ou normal...

Sobre usar o trimpot, não seria mais interessante pegar os sinais prontos e ir comparando?
Exemplo, comparar:
pino 5 - 1,7v / pino 3 - 1,7v(resistor 1,5v) = 1
pino 4 - 3,25v / pino 6 - 1,7v = 1
pino 8 - 1,7v / pino 7 - 0v = 1
pino 10 - 1,7 / pino 9 - 0v = 1

Ai eu teria 4 como saídas, que eu poderia ligar nas entradas de um 4081/ 4012 tendo no final o resultado 1 ou 0, ainda não me decidi qual será o melhor....
Você acha que vai dar certo?

« Última modificação: 18 de Maio de 2014, as 02:54:17 por Biograve » Registrado

Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: