Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 05:07:50

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O que é Headroom?  (Lida 11699 vezes)
bec2010
Visitante
« : 25 de Julho de 2011, as 21:39:08 »

O que é HEADROOM? Diz no datashet dos captadores EMG ativos que podem ser alimentados com 18V para mais headroom, mostra até a maneira de ligar duas baterias de 9V em série, e o meu só está com uma bateria de 9V...  Evil
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #1 : 25 de Julho de 2011, as 21:49:46 »

Se nao me engano, headroom é o sinal original.
fovb
Visitante
« Responder #2 : 25 de Julho de 2011, as 21:52:50 »

BEC, no seu captador você utiliza expander também?
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #3 : 25 de Julho de 2011, as 22:23:56 »

Pelo que entendo, "headroom" refere-se à diferença entre o volume do sinal original e o volume máximo sem distorção harmônica.
bec2010
Visitante
« Responder #4 : 25 de Julho de 2011, as 22:26:13 »

O que é expander? Se forem aqueles controles de tom com uma plaquinha de circuito, não tenho não mas estou atrás dos esquemas eletrônicos...  Evil
DIY Freak

Obrigado

« Responder #5 : 25 de Julho de 2011, as 22:30:35 »

O Expander faz o oposto do Compressor, basicamente, ele acentua a dinâmica dos instrumentos.
bec2010
Visitante
« Responder #6 : 25 de Julho de 2011, as 22:35:40 »

Acho que headroom é isso que o Adiel disse mesmo:

Headroom is a term used in signal processing referring to the
maximum allowable signal level before compression or distortion.
- Wikipédia

Headroom is defined as the ability of the pickup to deliver a clean, undistorted waveform.
- Datasheet EMG

Agora expander eu nunca tinha ouvido falar... É em forma de pedal o negócio?
DIY Freak

Obrigado

« Responder #7 : 25 de Julho de 2011, as 22:39:27 »

Não conheço Expanders em pedal, só em racks, para gravações, mesmo.
bec2010
Visitante
« Responder #8 : 25 de Julho de 2011, as 22:44:34 »

Expander em pedal da ElectroHarmonix, deve ser muito louco o negócio:

http://www.ehx.com/products/steel-leather
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #9 : 25 de Julho de 2011, as 22:47:25 »

Expander é um tipo de circuito processador de sinal analógico, a princípio, como o compressor. De certa forma podemos dizer que ele é o oposto do compressor. Ambos são amplificadores nào lineares, ou seja, não aplicam a mesma taxa de ganho para diferentes níveis de sinal (a distorção também é um amp não linear). O compressor amplifica mais os sinais mais baixos e amplifica menos os mais altos, achatando a resposta dinâmica, ou seja: comprimindo! Por isso, quando aplicado de forma correta ao sinal da guitarra, dá a impressão de se conseguir mais sustentação das cordas.

O expander faz o inverso, acentua as diferenças entre os níveis do sinal, aumentando a resposta dinâmica de um sinal. É comum o uso de integrados (ou mais "antigamente" em circuitos discretos mesmo) com expander e compressor juntos, os famosos companders, em pedais analógicos de delay (nos primeiros delays digitais também se usou esse truque para simular mais de 8 bits de resolução) para se comprimir o sinal que entra na linha de retardo analógica (BBD's) e depois o expander para tentar voltar o mais próximo da dinâmica original. Nessa brincadeira o ruído do próprio BBD acaba sendo atenuado também.

Headroom É praticamente o que o nosso colega Adiel colocou de forma simples e direta.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
FRED
Visitante
« Responder #10 : 25 de Julho de 2011, as 22:52:34 »

Vejamos se eu entendi:

Um amplificador diferencial seria, então, uma espécie de expander. Um amplificador logarítmico funcionaria como um compressor. É isso?
Visitante
« Responder #11 : 25 de Julho de 2011, as 22:52:56 »

BEC, o expander em caps ativos é o que dá dinâmica à guitarra, sim, são as plaquinhas que vem nos pots...

Um erro muito comum, é o cara colocar o kit ativo do Zakk nas epiphones e ficar de bode que não a mesma resposta, tem um BAITA peso, mas falta alguma coisa, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ... Os expander de médio e grave (médio-grave) que dão uma timbrada legal no instrumento.

Vou ver se descolo um kit desse com meu luthier e copio a plaquinha  Wink
DIY Freak

Obrigado

« Responder #12 : 25 de Julho de 2011, as 23:09:10 »

Fernando, não se esqueça do tapa-olho e do periquito no ombro!!    Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #13 : 25 de Julho de 2011, as 23:11:12 »

É bom lembrar que na hora do marketing palavras que tem um significado específico científico são usadas ao bel prazer... O que importa é que o discurso pareça eloquente e convença o consumidor!

Mas no caso dos EMG (argh!) pode ser que esteja correto, pois seria interessante ter um expander depois deles, principalmente se for multibanda. Eu tenho uma Dean com dois EMG's (81 & 89), funciona muito bem com distorção massiva, bem articulada, mas tem um dos sons limpos mais feios e antinaturias (no mal sentido) que já ouvi! Mas a articulação deles é impressionante! Além, é claro, de nào terem ruído praticamente nenhum, nem "Buzzzz", nem "Shhhhh".
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bec2010
Visitante
« Responder #14 : 25 de Julho de 2011, as 23:11:40 »

Fovb, pena que os EMG que estou falando são PJ, não me servem as plaquinhas de expansão dos guitarra, vou catar as de baixo, tipo essas:

http://www.emgpickups.com/products/index/140/146/4

Imprimir  

Ir para: