Eduardo
Esses tempos atrás eu momtei um zendrive, fiz alguns testes e ele soou mais legal com 24v, então resolvi montar um charge pump pra colocar junto com o circuito e, fuçando na net eu vi um que usa o ci 555, que é um componente muito barato:
http://www.circuitdiagram.org/dc-voltage-doubler-multiplier-circuit.html Montei o circuito na protoboard e medindo ele com 9v saia +-17, não era os 24 mas dava um mojo, até ai b
l
z
(moderador, peço que me suspenda do fórum), mas conectado ao circuito, a tensão caia pra 13v
, desisti do 555, ficou jogado junto com outras placas de pedais que eu monto e não aproveito...
Tempos depois eu li em algum forum que diodos de germânio reduziriam as perdas, não tinha ge em casa, mas tinha alguns schottky de fonte de pc, bingo! Sem carga o charge pump com 555 gera 22 volts, com carga cai pra 17,5, ou seja, 1/2 volt de perda!!!
Estou usando 1N5817 no lugar dos 1n4001, e é claro, este circuito só é eficiente pra aplicações de baixo consumo, e quanto maior a carga maior a queda de tensão.